Ligar baixo na mesa!!??

xbennY

Member
Tem algum problema em ligar o contra-baixo direto na mesa de som? Já li várias coisas sobre isso e nunca chego a uma conclusão!
Mesa: Yamaha MG166CX
Abraços!
 
CRIATURA, eu tinha certeza que tinha enviado para voce a resposta...kkkkkkkkkkkkk

Seguinte, se o baixo for ativo, e ligar na entrada de mic, será necessário usar o DI
Se o Baixo for passivo, poderá ser ligado na entrada de MIC.
 
heriberto disse:
CRIATURA, eu tinha certeza que tinha enviado para voce a resposta...kkkkkkkkkkkkk

Seguinte, se o baixo for ativo, e ligar na entrada de mic, será necessário usar o DI
Se o Baixo for passivo, poderá ser ligado na entrada de MIC.


kkkkkkkk
Vocês são fera mesmo!
 
Ligue sempre no line. Sendo passivo ou ativo. Sub não importa nesse caso, apenas dependendo das suas caixas o som pode não ser tão bom. A questão do direct box depende da distância do baixo à mesa.

Dá uma revisada nesse artigo: http://www.somaovivo.org/artigos/mic-in-e-line-in-em-mesas-de-som-uma-tremenda-confusao/
 
Somente complementando: http://www.somaovivo.org/artigos/o-que-voce-precisa-saber-sobre-direct-boxes/
 
Estão esquecendo um pequeno detalhe,,,,os Direct Box não é apenas para longas distancias é balanceador de sinal e casamento de impedância, por isso que pode ser ligado nos MIC'S, claro se o Direct tiver atenuadores melhor ainda, pois caso o sinal estiver forte basta atenuar,,,,ah, existe Direct box mesmo passivos, com atenuadores...
 
Certo....Mais ou menos...
Em termos de "compatibilidade", está certo. Mas se teu baixo for de 5 cordas, os graves são muito profundos, e não tiver Sub, as Tops provavelmente não irão reproduzir bem esses harmônicos, pois não descem a 35-40hz.
Fora isso, não há problema.
 
Heriberto, creio que haja um pequeno equívoco rs

Ligar na entrada MIC: Só se a mesa tiver o PAD pra atenuar o sinal, mas mesmo assim não é tão recomendável.

Como o Carlos lembrou, não importa se o baixo é ativo ou passivo, a regra é ligar em LINE. Se tiver mais de 10m de cabo entre a mesa e o instrumento, o direct box deve ser usado.

Quando o DI é usado, deve-se ligar na entrada MIC.

Apenas lembrando:

O sinal de microfone é muitíssimo menor que o sinal de instrumento (Via de regra).

Imagine o sinal de microfone como 1x e o de um baixo como 10x.

A mesa precisa do sinal em 100x para trabalhar bem.

Sendo assim, a entrada MIC amplifica o sinal muitas vezes mais que a entrada LINE.

Ex:
Microfone com sinal 1x ligado na entrada MIC: O pré eleva o sinal 100x = Sinal = 100x

Instrumento com sinal 10x ligado na entrada LINE: O sinal será elevada 10x= Sinal = 100x

Agora imagine um contra-baixo sendo ligado direto na entrada MIC: Sinal 10x sendo pré amplificado 100x= Sinal = 1000x

Em suma, será necessário segurar MUITO o ganho pra não danificar o canal.

Obs: existem alguns violões com captações diferentes (Agora me falha a memória), para os quais o nível de sinal é muito baixo; Nesses casos, não traria danos à mesa se o mesmo fosse ligado na entrada MIC.

Em suma: Instrumento em geral LINE. Para ligar na entrada MIC, só com Direct Box.

Espero ter ajudado!

Fiquem com Deus.
 
Levando em conta que não vamos ter problemas por cabos longos, não precisando "balancear"(usar DI) o sinal, a questão de ligar no line ou no mic depende unicamente de obedecer a estrutura de ganho do seu sistema, qual o nivel medio de sinal do instrumento, qual o nivel das entradas da mesa? Mesas tem sensibilidade diferentes unas das outras em suas entradas, algumas permitem regulagem, outras permitem switchs outras tem entradas direrentes para niveis de sinais diferentes.

Eu recomendo o uso de um bom DI, existem DI proprios para contra-baixo e melhoram bastante as coisas, digo o som, não porque pode ou não pode, mas porque melhora muito o som, visto que o sinal balanceado sofre menos interferencia, principalmente nas frequencias extremas.

hartke_attack_vxl_angle-display.jpg
 
heriberto disse:
,,,ah, existe Direct box mesmo passivos, com atenuadores...

Na verdade todo Direct Box passivo atenua o sinal. Tá precisando dar uma relida nos artigos, ein Heriberto?!
Se achar um que não atenue, por favor cite aí.
 
carlosecg disse:
O Hartke é uma boa opção. Tenho um, o Eliabe também tem se não me engano... Muito bom mesmo.
tenho sim, o Hartke realmente é uma boa opção.
A diferença entre ele e um DI comum é considerável, vale o investimento, de quebra você ainda ganha um PRE que é bem honesto.
 
Back
Topo