Ligar dois canais de saida da mesa em 1 caixa de som

Fabio Coqueiro

New Member
Pessoal. Comprei a Mackie mix 12fx e quero aproveitar todos os canais dela.. Como os canais de 5 a 12 são estéreo, comprei um cabo estéreo para ligar as saídas dela na mesma caixa ativa, porém não funcionou. COmprei um cabo esse: https://produto.mercadolivre.com.br...o-oferta-_JM?quantity=1&variation=39014052830

Mas não deu certo.. O correto seria um cabo mono na outra ponta? QUero unir o master L/R em uma unica caixa de som e aproveitar todos os 12 canais, já que do 5 ao 12 é estéreo e sai apenas de um lado da mesa.

Segue imagem do esquema da mesa quero.

Obrigado!
 

Attachments

  • Mesa.jpg
    Mesa.jpg
    781.5 KB · Visitas: 9
Boa noite Fábio,

Na verdade sua mesa só tem 8 canais, os canais de 5 a 12 são estéreos, porém é pra ligar apenas um equipamento que pode ser mono ou estéreo.

Se vc só tem uma caixa, de qualquer forma seu som vai ser mono, basta ligar a caixa na saída L ou R e configurar o PAN de igual modo.

Ligar dois instrumentos no mesmo canal corre o risco de danificar a mesa e o controle também fica prejudicado uma vez que os equipamentos possuem ganhos diferentes e vc só tem um controle de volume.

Um abraço
 
Boa noite Fábio,

Na verdade sua mesa só tem 8 canais, os canais de 5 a 12 são estéreos, porém é pra ligar apenas um equipamento que pode ser mono ou estéreo.

Se vc só tem uma caixa, de qualquer forma seu som vai ser mono, basta ligar a caixa na saída L ou R e configurar o PAN de igual modo.

Ligar dois instrumentos no mesmo canal corre o risco de danificar a mesa e o controle também fica prejudicado uma vez que os equipamentos possuem ganhos diferentes e vc só tem um controle de volume.

Um abraço

@neyrohem .

Quanto ao ganho não tem problemas em controlar os dois no mesmo canal.. Tranquilo isso pra mim.. Seria mais pra vozes.. Eu coloco duas com a mesma intensidade de voz e uso o mesmo controle de volume.

Só fiquei receoso com a parte q vc disse q danifica a mesa.. Será q isso pode mesmo ocorrer ? Ate pq vc pode usar um instrumento estéreo (teclado por ex) como vc disse e usar o mesmo canal estéreo. Bom.. Sei la...rs
 
Pessoal. Comprei a Mackie mix 12fx e quero aproveitar todos os canais dela.. Como os canais de 5 a 12 são estéreo, comprei um cabo estéreo para ligar as saídas dela na mesma caixa ativa, porém não funcionou. COmprei um cabo esse: https://produto.mercadolivre.com.br...o-oferta-_JM?quantity=1&variation=39014052830

Mas não deu certo.. O correto seria um cabo mono na outra ponta? QUero unir o master L/R em uma unica caixa de som e aproveitar todos os 12 canais, já que do 5 ao 12 é estéreo e sai apenas de um lado da mesa.

Segue imagem do esquema da mesa quero.

Obrigado!
Esse cabo que você comprou só serve pra insert, não existe mesa com entrada ou saída stereo P10. Sua mesa tem 12 ENTRADAS, mas só 8 CANAIS. É preciso se atentar a isso na hora da compra.
 
@Ronaldo1 , então seria correto usar apenas a saída L mesmo, né? Dá um receio tb pq se ligar L/R e transformar em mono, vai haver duplicação no nível de sinal mono, né? As chances de distorção são maiores na entrada da caixa de som ativa. Pela lógica, seria isso, mas não sei se está certa a minha linha de pensamento.. kkkk

Obrigado pela resposta.
 
@Ronaldo1 , então seria correto usar apenas a saída L mesmo, né? Dá um receio tb pq se ligar L/R e transformar em mono, vai haver duplicação no nível de sinal mono, né? As chances de distorção são maiores na entrada da caixa de som ativa. Pela lógica, seria isso, mas não sei se está certa a minha linha de pensamento.. kkkk

Obrigado pela resposta.
Não tem problema algum ligar o cabo Y, desde que todas as pontas sejam P10TS. Só que não precisa, já que normalmente a saída L, quando ligada só ela, já faz a soma e manda o LR juntos.
 
Fabio Coqueiro. Amigo, como já falaram a sua mesa é na verdade de 8 canais, e não 12 como é vendida. Algumas marcas, como por exemplo a Behringer faz esse tipo de mesa. O que precisa se entender é que são canais estéreos, ou seja, L/R; Mas não se pode ligar dois aparelhos diferentes como por exemplo uma guitarra e um violão, ou uma voz e um violão, entende? Você pode usar só uma entrada L por exemplo ou as duas L/R, mas nunca ligar dispositivos diferentes no mesmo canal. Acho que o principal é isso: NUNCA LIGUE DOIS APARELHOS DIFERENTES NO MESMO CANAL. Não que não possa, mas talvez não dê muito certo né hehe
 
Back
Topo