Ligar Notebook a Mesa de Som !

aberardof

New Member
Olá a todos, a minha dúvida é como ligar o meu notebook a minha mesa de som, para que possa reproduzir as músicas que tenho no notebook.. meus equipamentos são os seguintes:

1- Caixa ativa Lexsen - Lpx-1502a
1- Mesa De Som Xenyx X1204usb Behringer
1- Notebook

Sempre ligo da seguinte maneira, da mesa sai um cabo XLR femea da saida Main Outputs "Left ou Right" e entra P10 na entrada Mic In Bal da caixa ativa, é assim que eu faço quando vou ligar microfone e violão na mesa, sai tudo certo o som sai perfeito, mas quando ligo o note acontece o problema.

Para a ligação do note na mesa, tentei ligar com um cabo P2 saindo da placa de audio do note e entrando P10 em um dos canais da mesa, funcionou, só que sai um som tipo som de karaoke, aquele som que nao sai praticamente voz nenhuma e vc sente a falta de peso e de alguns instrumentos.. resumindo, não sai o som perfeito, vc sente que tem algo errado..
tentei tambem um cabo saindo P2 da placa de audio do note e entrando RCA na entrada 2-TRACK/USB INPUT da mesa, o som aí sim saiu perfeito e só precisei colocar o cabo vermelho RCA o branco nem precisei conectar.

A minha preferencia é ligar no canal mesmo, pq vou ter as opções de controle de agudo, médio, grave e efeitos

Fiz testes com outros caobs P2 e P10 e o problema continou.. peço a ajuda de vocês para que eu consiga resolver esse problema

Desde já muito obrigado

Abraço
 
Existe uma cabo P2/RCA, você pode usar um adaptador RCA/P10 e ligar na mesa, porém aconselho o uso da entrada que vem na mesa, se ela existe é por um bom motivo.
 
Olá... sou novo aqui no forum, mais já faz um tempo que estou acopanhando esses foruns aqui, que por sinal é um dos melhores para o pessoal técnico da nossa área de som, agradeço a Deus por existirem pessoas maravilhosas como vc´s para ajudarem tantos os leigos quando o pessoal que já tem um certo tempinho no ramo, acredito que: "até podemos saber muito, mais sempre terá alguem que saiba mais que vc mesmo, sempre passe o que vc sabe para quem necessita."

Esse assunto da saida de audio do Notbook para a mesa de som já ocorreu comigo, colocava o audio na mesa daí parecia que era karaoke... para ser verdade descobri depois de algum tempo que não era isso... o sinal estava certo na saída no Not e na entrada da mesa... só que na saída do Not é stereo e na mesa Mono, descobri por inclivel que pareça no Vegas (programa de audio) depois que converti o audio Stereo (o mesmo que estava dando problema na mesa) para Mono ela fez a mesma coisa (parece que tudo fica tipo Karaoke)..

Solução e o que foi descoberto.

Descobri que o sinal stereo quando passado para mono algumas frequencias eram anuladas quando ajuntadas para 1 só (mono) parecia que anulava, mesmo coisa quando acontece em PA quando anulá alguma caixa de som........

então a solução que fiz e funcionou.

Conector P2 Stereo saindo em cabo Y para conector P10 Mono (usando 2 canais da mesa para entrar)
ou
Conector P2 Mono saida para conector P10 Mono

se a mesa só aceitar XLR conectores mono no D.I

Espero ter ajudado.. comigo resolveu o problema....abração
 
O resultado é parecido com esse?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/audio/DccgKq1f/Always_Coca_Cola_Theme-Phase.html">http://www.4shared.com/audio/DccgKq1f/A ... Phase.html</a><!-- m -->

Original:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/audio/zylN5InR/Always_Coca_Cola_Theme.html">http://www.4shared.com/audio/zylN5InR/A ... Theme.html</a><!-- m -->

Se for isso, já pesquisei e não encontrei nada... mas tenho uma teoria.
 
Marcos Paulo Alves disse:
Olá... sou novo aqui no forum, mais já faz um tempo que estou acopanhando esses foruns aqui, que por sinal é um dos melhores para o pessoal técnico da nossa área de som, agradeço a Deus por existirem pessoas maravilhosas como vc´s para ajudarem tantos os leigos quando o pessoal que já tem um certo tempinho no ramo, acredito que: "até podemos saber muito, mais sempre terá alguem que saiba mais que vc mesmo, sempre passe o que vc sabe para quem necessita."

Esse assunto da saida de audio do Notbook para a mesa de som já ocorreu comigo, colocava o audio na mesa daí parecia que era karaoke... para ser verdade descobri depois de algum tempo que não era isso... o sinal estava certo na saída no Not e na entrada da mesa... só que na saída do Not é stereo e na mesa Mono, descobri por inclivel que pareça no Vegas (programa de audio) depois que converti o audio Stereo (o mesmo que estava dando problema na mesa) para Mono ela fez a mesma coisa (parece que tudo fica tipo Karaoke)..

Solução e o que foi descoberto.

Descobri que o sinal stereo quando passado para mono algumas frequencias eram anuladas quando ajuntadas para 1 só (mono) parecia que anulava, mesmo coisa quando acontece em PA quando anulá alguma caixa de som........

então a solução que fiz e funcionou.

Conector P2 Stereo saindo em cabo Y para conector P10 Mono (usando 2 canais da mesa para entrar)
ou
Conector P2 Mono saida para conector P10 Mono

se a mesa só aceitar XLR conectores mono no D.I

Espero ter ajudado.. comigo resolveu o problema....abração

Olá Marcos Paulo Alves, vou tentar usando um cabo saindo do note P2 mono e entrando na mesa P10 mono.. muito obrigado por sua ajuda !

abraço
 
carlosecg disse:
O resultado é parecido com esse?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/audio/DccgKq1f/Always_Coca_Cola_Theme-Phase.html">http://www.4shared.com/audio/DccgKq1f/A ... Phase.html</a><!-- m -->

Original:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/audio/zylN5InR/Always_Coca_Cola_Theme.html">http://www.4shared.com/audio/zylN5InR/A ... Theme.html</a><!-- m -->

Se for isso, já pesquisei e não encontrei nada... mas tenho uma teoria.

É exatamente isso que acontece

abraço
 
Postando minha teoria para avaliação dos nobres colegas.

Ao usar um cabo "mono" em um jack "estéreo", você está somando o sinal R com o L, mas invertendo a fase. Com isso, tudo o que tem a mesma intensidade nos dois canais será anulado. E em uma mix, o que costuma ir no "centro", mesma intensidade nos dois canais? Baixo, bumbo, voz principal...

Fiz exatamente isso no arquivo da música da coca-cola: inverti a fase do canal R e somei com o canal L resultando em um arquivo mono.

Ligando na entrada RCA da mesa o problema não aconteceu porque você não misturou os dois sinais.

Se você realmente precisa ligar em um canal da mesa, use um cabo de insert, mesmo que use apenas 1 canal. Não plugue um cabo mono no notebook, pois você estará invertendo a fase do canal R direto na fonte.

dd534c641a9e2e875c2bbbbc47f10b16.jpg
 
Isso ocorre por conta do cancelamento.

A saída do notebook é estéreo ou seja, Plug TRS P2, diremos que, T+ R+ S- ou L+ R+ e N-
Na mesa, é TRS P10, sendo, Tip (+) Ring (-) e Sleeve(malha).

"Desprezando" a malha, nota-se que o Tip(+) da mesa e do note batem, mas no Ring não, pois na mesa pede "sinal negativo" e no caso será enviado positivo, dai o cancelamento.
O ideal será usar P10 mono com P2 mono ou cabos Y como já foi citado pelos colegas.

No momento uso P2 estéreo com 2 RCA com adaptador P10 em cada lado com Di quando ligado no note que fica afastado da mesa
e esse mesmo cabo ligado na entrada RCA estéreo da mesa(Yamaha MG 24/14 Fx) quando é usado o note do lado da mesa.


Não sei se expliquei bem, mas é por ai... :twisted: :mrgreen:
 
Fazendo uma brincadeira com o "desprezando a malha", colocarei assim:

Mesa - Tip(+) Ring(-) e Sleeve(malha)
Note - Tip(+) Tip(+) e Ring(-) ou Tip(L) Tip(R) e Ring(-)
 
Então quer dizer que para ligar o notebook a um canal da mesa tenho duas formas..
utilizando um cabo "Y" e uma ponta P2 estereo e nas outras duas P10 mono
ou utilizando um cabo com uma ponta P2 mono e na outra ponta tambem P2 mono
estou certo ?

se com o cabo "Y' estiver correto.. como faço para equalizar o som na mesa, já que vou usar dois canais, supomos que vou utilizar o canal 1 e 2 usareis os dois canais para equalizar, ou apenas um ?

abraço
 
Sua mesa possui canal estéreo? Tipo, aqui na igreja, uma Yamaha, ela tem 2 canais estéreos P10 e 2 canais estéreos P10 e RCA.
Se tiver, um cabo Y com P2 estéreo no note, e nas pontas P10, se só tiver canais mono e quiser usar em estéreo, com o mesmo cabo Y, plugue em dois canais, gire o pan ou balanço um para o L e outro para R, equalização, volume e ganho deixe igual pros dois.
Ou, pode usar cabo P10-P2 mono, já usei muito aqui e uso quando não vejo utilidade em precisar do áudio estéreo.
 
Me liguei agora na sua mesa, hehehehe

No seu caso, se fosse você, usaria um cabo desse
16_5_2011__1_ac14.jpg
no canal 7/8, o pan pode deixar no meio.
 
Marcos_CE disse:
Me liguei agora na sua mesa, hehehehe

No seu caso, se fosse você, usaria um cabo desse
16_5_2011__1_ac14.jpg
no canal 7/8, o pan pode deixar no meio.

Marcos, muito obrigado por sua ajuda.. vou procurar um cabo desse para comprar

abraço
 
carlosecg disse:
Postando minha teoria para avaliação dos nobres colegas.

Ao usar um cabo "mono" em um jack "estéreo", você está somando o sinal R com o L, mas invertendo a fase. Com isso, tudo o que tem a mesma intensidade nos dois canais será anulado. E em uma mix, o que costuma ir no "centro", mesma intensidade nos dois canais? Baixo, bumbo, voz principal...

Fiz exatamente isso no arquivo da música da coca-cola: inverti a fase do canal R e somei com o canal L resultando em um arquivo mono.

Ligando na entrada RCA da mesa o problema não aconteceu porque você não misturou os dois sinais.

Se você realmente precisa ligar em um canal da mesa, use um cabo de insert, mesmo que use apenas 1 canal. Não plugue um cabo mono no notebook, pois você estará invertendo a fase do canal R direto na fonte.

dd534c641a9e2e875c2bbbbc47f10b16.jpg

É exatamente assim q eu comprei meu cabo pra ligar o note na minha mesa de som, com esse cabo eu posso mexer nas configurações do Virtual DJ para fazer cada canal da mesa ser um deck do programa, assim facilita na passagem da música!
 
aberardof disse:
Marcos_CE disse:
Me liguei agora na sua mesa, hehehehe

No seu caso, se fosse você, usaria um cabo desse
16_5_2011__1_ac14.jpg
no canal 7/8, o pan pode deixar no meio.

Marcos, muito obrigado por sua ajuda.. vou procurar um cabo desse para comprar

abraço

Compre sim q acredito q isso vai resolver seu problema! É com esse cabo q eu faço a conecção do meu note na mesa!
 
aberardof disse:
Marcos_CE disse:
Me liguei agora na sua mesa, hehehehe

No seu caso, se fosse você, usaria um cabo desse
16_5_2011__1_ac14.jpg
no canal 7/8, o pan pode deixar no meio.

Marcos, muito obrigado por sua ajuda.. vou procurar um cabo desse para comprar

abraço

Com certeza esta solução vai funcionar, podendo ligar em um dos dois canais estéreo, 5/6 ou 7/8.
Você vai usar DI para ligar o note na mesa?
 
Ola minha primeira dica aqui então desculpe-me de alguma coisa.
bom vamos la ja se fazem mais de 6 anos que uso not na mesa e nunca deu problema,
faço o seguinte como mosta a imagem do marcos um cabinho com P2 stereo em uma ponta e na outra ponta dois RCA mono com adaptadores para P10, ligo os dois P10 em linha (line) na mesa de som, bom na mesa marca linha e mic serto,
dai eu coloco um balanço de um canal em R e o outro em Le equalizo os dois canais igualmente.
espero ter ajudado.
 
Back
Topo