Limpando os pratos da bateria!

Leandro Marcos

New Member
Ola Amigos do Sav

Na minha igreja estamos no momento sem baterista, temos uma Rmv com pratos Orion, bateria esta um pouco encostada de vez enquando um irmão que fazia parte do grupo de louvor toca nela ou quando vem

algum grupo de fora entao ela é utilizada, eu que as vezes limpo ela quando esta empuerada, limpo apenas com uma flanela umida! Notei que os pratos estão perdendo o brilho, tenho medo de eles

enferrujarem! Alguem aqui no Sav é baterista e sabe de algum produto para dar brilho nos pratos?
 
Cara... flanela úmida no prato??? se ele estiver com o verniz intacto eu acho que não tem problema, no entanto, se estiver sem o verniz, pode oxidar. Tem um prato de lá que está completamente enferrujado porque as mulheres que limpam a igreja, passavam pano molhado em toda a bateria.

Um baterista amigo meu, toca há uns 15 anos e ele diz que não pode passar WD, BRASSO, KAOL e essas coisas, apenas lavar com água e sabão de coco e depois secar bem, muito bem mesmo.

E foi assim que fizemos com a bateria quando o padre mandou limpar a bateria para retirá-la da igreja!
 
caiqueteixeira disse:
Cara... flanela úmida no prato???
caiqueteixeira disse:
apenas lavar com água e sabão de coco e depois secar bem, muito bem mesmo.

Perai amigo não entendi, primeiro voce pergunta hironizando, por que eu passa flanela umida!

Depois diz que seu amigo joga agua e sabão nos pratos!

Acredito que jogando muita agua que vai tirar o verniz dos pratos, não é?
 
Umas dicas..

Leandro Marcos disse:
Perai amigo não entendi, primeiro voce pergunta hironizando, por que eu passa flanela umida!

Depois diz que seu amigo joga agua e sabão nos pratos!

Acredito que jogando muita agua que vai tirar o verniz dos pratos, não é?

Se sair o verniz.. use cera de polir carro que volta..

Tem gente que usa Braço... outros usam WD40... outros cera.. e uns até vinagre.. - maneiras existem bastante... vai depender do seu gosto..

Agua e Sabão -> podem tirar as letras.. mas deixam com brilho natural..
WD40 -> tome cuidado uns podem ser corrosivos.. prefira tipo silicone e sem corrosão.. limpam bem, e até resistem algumas dedadas depois..
Cera -> limpa bem.. mas pode tirar as escritas.. deixam com bastante brilho..
Vinagre -> a cada gota derramada.. mancha o prato.. mais gotas.. vai começando a limpar... mas tira o brilho..
Produto Zildijan -> exelentes.. mas é caro..
Outros -> dependendo do produto, ao passar ou esfregar fica preto, apos passe o pano, sai o pretume.. mas cuidado pode ser oxissidante..

[]'s.
 
Leonardo Go disse:
Agua e Sabão -> podem tirar as letras.. mas deixam com brilho natural..
WD40 -> tome cuidado uns podem ser corrosivos.. prefira tipo silicone e sem corrosão.. limpam bem, e até resistem algumas dedadas depois..
Cera -> limpa bem.. mas pode tirar as escritas.. deixam com bastante brilho..
Vinagre -> a cada gota derramada.. mancha o prato.. mais gotas.. vai começando a limpar... mas tira o brilho..
Produto Zildijan -> exelentes.. mas é caro..
Outros -> dependendo do produto, ao passar ou esfregar fica preto, apos passe o pano, sai o pretume.. mas cuidado pode ser oxissidante..

Em geral sao dois tipos de pratos: com verniz e brilhante.
1. Se usar atecnica de agua e sabao ,ou vinagre ,ou WD40 (etc) num prtao brilhante - ja era.
2. Se usar esfregao no verniz - ja era .
3. Se pegar com maos suadas prato brilhante - pode fazer um exame de datilografia daqui a 10 anos - vai pegar o digital exatamente como foi deixado.
Foi pouco promissor?Entao 'e so seguir a regra "basica" : latao (tanto faz se 'e o prato ou sopro ) tem o mesmo cuidado.Por tanto pode tranquilamente usar os produtos de limpeza de instrumentos de sopro , pro exemplo da Yamah , Dunlop ,Herco ...
Tem sabao(Brass Soap),polidor brilhante (metal polish), polidor para verniz (lacquerpolish),etc..

Abrcs,
andry110
 
Lá na Igreja optamos pelo mais simples:

Não usamos nada, além de flanela seca. Por quê?

Os pratos da bateria não duram o brilho por mais de uma semana, sem contar que ficam com um visual vintage e os demais instrumentos incluindo os cascos de madeira podem absorver líquidos e perderem o timbre original.

Já ouvi falar que em pratos pode ocorrer isso também de tanto passar produtos abrasivos acabar mudando um pouco o som, achei meio exagero, mas li em uma revista de Batera.

Abç,
 
Perai amigo não entendi, primeiro voce pergunta hironizando, por que eu passa flanela umida!

Depois diz que seu amigo joga agua e sabão nos pratos!

Desculpe falar daquela forma, é porque geralmente passamos o pano úmido e deixamos secar ao natural e isso pode ser um tanto perigoso.

Esqueci do detalhe que o Leonardo citou... o WD!
Nos pratos a gente limpou com água e sabão de coco (com cuidado nas impressões do nome) e depois passamos uma fina camada de WD desses que o Leonardo citou com silicone e sem corrosão.
 
deneripr disse:
tá, para conservar é uma coisa, mais e quando os pratos já perderam o brilho? o que fazer?
Compra outro :lol:
Não tem jeito, escureceu ja era!

Quanto a limpeza, apenas flanelas... Se toda vez que usar você passar uma flanela seca mesmo, você concervará o brilho que naturalmente se perderá com o passar do tempo, não há produto que mantenha por muito tempo.
Produtos Zidjian, Sabian, etc... Todos eles ajudam no INICIO mais com o tempo (alguns messes) tiram o verniz, ai você tme que usar a cera deles, que com o tempo escurecem... Não tem jeito!

Só para constar também todos produtos citados anteriormente não são indicados, muito menos cera de carro... Em pouquíssimo tempo eles alteram o som do prato.
Dica, se ta bravo, mete pano umido, se aparecer oxidações, logo no INICIO passe o WD40, para proteger passe uma cera específica para pratos, mais não use SEMPRE, use somente quando o process de limpeza com agua e/ou WD40 forem feitos.


É o que eu faço, tenho pratos já com 6 anos e um brilho conciderável...
 
Galera éo seguinte:
Há varias maneiras de se limpar, seja com vinagre, brasso, ou até mesmo com limão, que eu já vi e fica limpo mesmo. O problema é que ao tocar as mãos mancha completamente e acredito que com outras formas tmb aconteça isso...
Eu acho que o melhor mesmo seria tocar com umas luvas finas mesmo, demoraria acontecer essas coisinhas....

Lisanías Barros - I. C. - Apodí/RN
 
Lisanías Barros disse:
Galera éo seguinte:
Há varias maneiras de se limpar, seja com vinagre, brasso, ou até mesmo com limão, que eu já vi e fica limpo mesmo. O problema é que ao tocar as mãos mancha completamente e acredito que com outras formas tmb aconteça isso...
Eu acho que o melhor mesmo seria tocar com umas luvas finas mesmo, demoraria acontecer essas coisinhas....

Lisanías Barros - I. C. - Apodí/RN

Não recomendo nenhuma das maneiras citadas, afinal de contas o que é mais importante? Brilho ou som?
Todas citadas são abrasivas e alteram drasticamente o som do prato!
Se for usar algo, ao menos use algo apropriado feito para tal fim de uso, no mais é melhor previnir que remediar, cuide dos pratos em quanto ainda tem brilho, porque depois de perder não terá mais volta... Ou não terá uma volta que compense!
 
Bom vou tentar ajudar, sou baterista, vou postar depois fotos do meu Kit Sabian B8 Pro ja tem uns 15 a 20 anos na igreja, ta muito feio, conheço um pessoal da Orion, ganhei pratos deles ja, e por curiosidade perguntei se no Prato existe mesmo Verniz, a resposta é simples, não existe verniz, o Prato o que da o Brilho é o proprio material, o proprio metal que da o Brilho, se o prato ta enferrujado, cheio de zinabre, o som ja esta afetado, segundo um torneiro da Orion, amigo Guitarrista meu, ele falou que eu posso polir os pratos, o que acontece, tem a camada do prato, por exemplo, tem 2 milimetros o metal ele pode diminuir para 1.8 mm mais o prato parecerá que é novo, e pra não acontecer, sempre limpar com flanela, não adianta com o tempo pode acontecer novamente.


vou fazer no meu kit, postarei uma foto para ter uma idéia de como esta meus pratos depois posto como ficará e como eu fiz.

Abram o link, porque aqui não aparece direito...
http://i41.photobucket.com/albums/e257/vini-vx/Imagem006.jpg
 
Para a melhor conservaçao dos pratos e ferragens eu uso um pouco de vaselina liquida com uma flanela, faço isso uma vez por mes
 
Cera Liquida de carro ou Lustra Moveis - Fika bacana e não desgasta os pratos.

Mas se tiver bem feio dá um talento com massa de polir nº2.
 
Back
Topo