line array! até aonde é viavel?

gostaria de fazer uma coisa bem pratica , tipo assim , que todas as duvidas que os irmão tenham sobre colocar ou não na igreja sejam respondida por muitos aqui .
o dilema é que recebo varios email querendo projetos e querendo fazer magica.
umas 2 pessoas diferentes me pediram uma informação pois a igreja cabia 150 pessoas e ele gostaria de colocar line array na igreja .
vamos discutir o assunto para esclarecimentos de todos que interessam do assunto .
a questão seria assim que todos que interessam e tenha duvidas possa perguntar. abs!
 
Fala Giorgio,

Gostei da sugestão, é um assunto que é pouco difundido, como tudo que é novo, apesar de que os Line's já tem um tempinho, mas agora é que vem sido produzido por fabricantes aqui no Brasil, o que resta saber é se são confiáveis, acredito que não todos.

Sabemos que a teoria é muito boa e convidativa, principalmente a que anda sendo vendida por aí no ML, mas na prática a coisa muda de figura, por diversos fatores. Acho que esse tópico pode nos ajudar bastante a desvendar e entender até onde compensa e o que é esse sistema.

Hoje não cheguei muito inspirado para perguntas e textos longos, a mente está cansada, semana com feriado é terrível...Em breve a gente começa a conversar.

Aos demais "Audionautas" desta seleta família aproveitem o tópico!

Abraço,

Marcelo
 
A PAZ

Bem colocada a pergunta.
Realmente sempre me pergunto qual a altura, qual a distancia minima e qual largura ideal. Pois tenho visto muitos com locais estreitos e curtos e sem altura suficiente querendo colocar Line.


Heriberto
 
Isso quando não empilham uma pá de caixas de qq jeito, penduram, e sai um "line-errei", hehehe!


Abraço!
 
Alguém conhece alguma caixa de line-array por menos de R$ 2.000,00 cada uma?

As pessoas sabem que, para se obter o verdadeiro efeito de line-array, é necessário empilhar várias caixas, pois a distância máxima a ser coberta é função direta da altura da pilha de caixas?

Sabem que, para se ter um line-array de verdade, é necessário fazer projetos e cálculos complicados (os fabricantes ajudam nisto)?

Sabem que os lines provavelmente exigirão também processamento externo para funcionar bem?

Sabem que os line-arrays foram criados para "quebrar" a lei dos inversos dos quadrados, permitindo assim uma economia de 50% em potência de amplificadores, já que as perdas com distância caíram de -6dB para -3dB?

Ora, a maioria das pessoas acha que line-array é moda, então vamos aderir a essa moda, ora bolas! Esquecem que há toda uma complicação por trás disto, complicação esta que influenciará diretamente os custos diretos (o material) e indiretos (um operador de som BOM, ESTUDADO, ETC). Em resumo, é algo que não sairá barato. Acho que um line, por menor que seja, não sai por menos de R$ 10.000,00 em hipótese alguma (3 caixas empilhadas + processador).

Obviamente, devido ao alto custo, implementar lines em igrejas grandes (ou seja, arrecadação maior) e com equipe de som bem estruturada é muito mais fácil que em igrejas pequenas, onde mal mal há um operador consciente.


E não podemos esquecer que sim, são muitos os exemplos de boas sonorizações feitas com caixas do tipo tradicional, de boa marca/procedência, mesmo full-range (e porque não?) e em sistemas bem simples (dependendo da situação, às vezes nem sequer um equalizador é necessário). Os custos são reduzidos enormemente, o sistema é simplificado, a operação é mais fácil, etc.

Em resumo: não é line-array, mas funciona, funciona muito bem, atende ótimamente ao esperado e... custa muito mais barato.

Para mim, line-array ainda está restrito ao grande porte, onde a economia que se faz em amplificadores compensa o gasto extra nas caixas. Ainda assim, há diversas empresas de locação que ainda trabalham com KF+SB sem o menor problema, fazendo eventos de altíssima qualidade.

Por outro lado, para tais empresas, investir em tecnologia velha é complicado... melhor investir logo em line-arrays, é a melhor opção para não se ficar defasado tecnologicamente em relação aos concorrentes,e até porque lines tem vantagens diretas (economia de amplificadores) e indiretas (menor peso e volume das caixas, já que geralmente os falantes são de neodímio, sistema de montagem mais simples e rápida, etc).

Já para igrejas, lines são MAIS UMA OPÇÃO, mas não a única a ser considerada, e ainda assim para igrejas de grande porte.

Um abraço,

Fernando
 
Eu té acrescentaria mais algumas coisas aos comentários do Bersan.

- O line array tem como função emitir ondas cilíndricas, onde 'teoricamente' (não sei se praticamente), não devem existir cancelamentos. A grosso modo, seriam 4 ou mais caixas falando como apenas uma. E cá entre nós, não é qualquer um que consegue alinhar bem um line, mesmo sendo de marca top.

- Não é só ter dinheiro para adquirir o line. Como o Bersan disse, tratar um line é estudar desde sua aquisição. Diante das inúmeras opções no mercado (acho que apenas duas ou três nacionais fabricam line arrays reais), já pensou se alguém adquire um determinado modelo, com uma projeção horizontal alta, e coloca num salão com problemas de reflexão? Mesmo que seja numa posição central, ele vai 'espirrar' som pra todos os lados, e...

- É preciso também, estudar a estrutura caso esse line seja pendurado. Não sei se todo mundo faz cálculos certos em relação a isso.

- line array de verdade, eficiência real, é caro mesmo. Não tem como, envolve várias tecnologias. Agora, por aí vc ve line pra tudo, né... o cliente manda o marceneiro fazer com falante de 8, o cara até pergunta "quantos de 8? Dá pra por quantos vc quiser!" :D

Em suma, o line array é muito esquema, funciona bem demais, não tem igual. Mas saindo daquilo a que ele se propoe, pode causar muitos problemas.

Agora, o Bersan falou de KF+SB... nossa, aquilo que é caixa, né não? Pena que já não vemos tantos PAs com elas por aí...

Abraços!
 
Comentar depois do Bersan fica dificil rsrs

Acho que o maior problema e o modismo e a falta de informação.
Tenho vontade de fazer um teste em algumas lojas, chegar e dizer que quer comprar um Line array para a igreja, aposto que muita gente vai querer vender sem pedir maiores detalhes.
Fui em uma loja esses dias e vi uma caixinha de Line array, virei pro vendedor e perguntei se aquelas caixas eram da Nexo, olhem so o que ele respondeu:
Nosso patrão comprou uma caixa dessas e levou para nossa fabrica la no setor tal, e la nos abrimos a caixa e olhamos e fizemos igual, e uma caixa muito boa de fabricação própria. Eu pensei deve ser mesmo a começar pelos falantes :twisted:

Ja vi fotos de caixas de sistema Fly instaladas na horizontal sendo chamadas de Line array onde o nome correto seria Line errey ou Line te enganei.

O processamento e complicado tem que ser muito preciso.

Line array ate aonde e viavel?
Onde realmente precise!
 
caio oliveira! concordo que tem muita lambança por ai , mais dizer que existe apenas 2 ou 3 lines de verdade ai sim é equivoco.
o que existe são pessoas que ou clientes que querem do jeito delas ,tipo falantes que eles querem e não o do projeto , quer muito mais barato,etc...
por isso que acho equivocado.
mais olha esse line errey
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=209586174712040394&aid=1263314191" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid= ... 1263314191</a><!-- m -->
 
Talvez um tópico para ser discutido, no contexto, seria o TAMANHO do templo?
Ou o formato deste também?;

Estou atuando em uma igreja, para 100 pessoas sentadas.
Nossa denominação privilegia qualidade, por isso, já se fala em Line Array... e eu vejo TANTAS PRIORIDADES antes de chegarmos a isso e que, um sistema deste, lá, SOBRARIAAAAAAAAAAAAA......

Na Comunidade da Graça Séde (Vila Carrão em SP), tem um sistema Fly (não é line array) com 12 JBL´s GRANDES... e é uma igreja para 1500 pessoas sentadas... já fui em cultos, aonde nem tudo pode ser ligado, senão... SOBRARIAAAAA

Qual seria o tamanho / layout de igreja adequados para pensar-se em Line Array. Esta seria a minha pergunta.
 
Natan disse:
Na Comunidade da Graça Séde (Vila Carrão em SP), tem um sistema Fly (não é line array) com 12 JBL´s GRANDES... e é uma igreja para 1500 pessoas sentadas... já fui em cultos, aonde nem tudo pode ser ligado, senão... SOBRARIAAAAA

Qual seria o tamanho / layout de igreja adequados para pensar-se em Line Array. Esta seria a minha pergunta.
Oi, Natan!

Cara, eu conheço o PA da Comunidade da Graça, é muito loko, não é? Inclusive, as fileiras de caixas de cima são de ponta cabeça para os drivers ficarem "colados" com as de baixo, repara!

Quanto ao formato ou layout ideais, acredito no formato retangular com o púlpito num dos lados menores, ou um quadrado equilátero, pois este tipo de caixa proporciona uma eficiente dispersão horizontal, e com um pé direito de, no mínimo 4 metros. Mas, de qualquer forma, teria que chamar um engenheiro ou algum representante de uma determinada marca de lines que possa visitar o local e inicie um estudo para implantação do sistema. Pense no seguinte: line é tão complexo que quando você pendura, não pode pensar em baixar.

Abraços!
 
A PAZ do senhor! minha duvida é minha igreja tem capacidade para 600 pessoas cheia mais nem tanto, sem contar com a galeria mais umas 140 pessoas, no total cheia em seminarios e coisa assim cabem umas 1100 pessoas, temos um sistema tradicional mais a intelibilidade no fundo da igreja e muito ruim, pensamos em utilizar line para tentar corrigir esse defito por causa da reverberação, sei que precisaria de um projeto acustico mais um line ou um fly já melhora pelo fato de estar apontado para o chão, eu pensava em utilizar o graves de chão que temos 4 de 18" 600Wrms cada um, como sub-graves e os falantes que temos na medio-agudos Kromus Alpha 1000WRMS cada fazermos 4 graves e comprar 8 caixas da attack versa 206 (300Wcada) para fazer duas torres, considerando que nossa igreja tem 20 de largura uns 40 de comprimento e 5 de altura, com a galeria no fundo(5x20) esse sitema seria correto? os graves seriam de mais? os lines de menos?
 
Natan,

não existe "tamanho ideal" de igreja para usar line. Line pode ser usado em qualquer ambiente, dependendo do line, claro. Há lines pequenos (a FZ tem um que é mínimo, lindo mesmo), há lines grandes.

Mas tudo depende de cálculos. O alcance da dispersão cilíndrica depende da altura do line. Assim, um fator de limitação é exatamente este: o tamanho do pé-direito do local.

Mas a grande questão é a seguinte: será que compensa investir uns R$ 15.000,00 (no mínimo, e olhe lá) para instalar um line para 100 pessoas? Será que com R$ 5.000,00 não dá para atendê-los tão bem quanto?

MSCaio,

Cara, eu conheço o PA da Comunidade da Graça, é muito loko, não é? Inclusive, as fileiras de caixas de cima são de ponta cabeça para os drivers ficarem "colados" com as de baixo, repara!

Certíssimo, nota 10! A pessoa fez o acoplamento do driver, é assim mesmo, junta-se os drivers, uma caixa fica de cabeça para baixo em relação à outra.

Deneripr,

realmente, com um sistema line você provavelmente conseguirá resolver seu problema. Vai gastar uns R$ 50.000,00, é verdade, mas vai conseguir. Mas acho que com uns R$ 5.000,00 você consegue o mesmo feito, com umas caixinhas de reforço de agudos e um delay.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo