line array ou caixas acusticas passivas???

:?:
Se você chegou a suas conclusões então ta certo pra você.
Não temos que concordar em tudo, esse é o legal da coisa.
 
Saudações minha querida família do "barulho" kkkkkkk

Eu gostaria de reviver o tópico pois vi que a situação não ficou resolvida e após terminar a leitura percebi muitos equívocos dos quais preciso comentar, assim como nosso amigo Jose tem nos pedido. Afinal, a ideia de um tópico é debater, trocar informações, e mesmo que o autor deste tópico atualmente já saiba de tudo que vou falar, servirá então para futuros leitores :)

Jose, sobre o comentário da economia em dinheiro através da comparação da potência dos amplificadores dos line-arrays vs caixas convencionais é um equívoco grande.
Meu caro amigo, é um erro comum as pessoas acharem que o "volume do som" do sistema vai ser medido pela potência watts rms do amplificador.
Muitos watts rms não é sinônimo de muita pressão sonora (vulgo volume do som), dada que a pressão sonora do sistema será a soma de vários fatores: como a sensibilidade dos alto falantes e a quantidade dos mesmos; Sendo esses fatores tão importantes quanto a potência do amplificador.

Explicando na prática: para um mesmo amplificador, um alto falante com sensibilidade (eficiência) de 90dB SPL irá gerar a metade da pressão sonora de um alto falante de 93db SPL. Por isso a qualidade dos alto falantes é primordial para o resultado final.

O mesmo vale para a quantidade de alto falantes ligadas ao mesmo amplificador: quanto maior a quantidade de alto falantes, maior será o aproveitamento da potência elétrica provida pelo mesmo, logo maior será a pressão sonora.
Em vista disso e de outras características, os sistemas de coluna saem em grande vantagem sobre os sistemas convencionais (e os sistemas de coluna possuem várias das vantagens dos line-arrays).


Meu amigo Jose, você também perguntou se o line array, focado no apontamento das caixas (direcionamento), acarretaria em um mal espalhamento do som, com a "potência" focando a direção das caixas. E a resposta é: com certeza não meu amigo.
A dispersão horizontal do som não é "focada", pelo contrário, é totalmente abrangente, "abraçando" todo o público lateral. A única que é "focada" é a dispersão vertical, mas é focada individualmente em cada célula do sistema, e como são postas de modo que formem uma torre, a dispersão vertical do sistema inteiro acaba também sendo enorme, também "abraçando" bem o público que está perto e que está longe. Por isso também é um sistema que, quando bem estruturado, é considerado ideal... Mas para eventos grandes.

Para eventos menores o que pode-se comparar são sistemas convencionais com sistemas de coluna+sub.
O sistema de coluna possui qualidades similares ao line-array (lembrando que estou falando sobre sistemas descentes) e outras próprias, tais como:
um ângulo de dispersão sonora h/v muito bom devido ao acoplamento, terem excelente distribuição de pressão sonora entre o público, baixa realimentação (microfonia, feedback), excelente aproveitamento do amplificador, e muitas vezes serem mais compactos do que os sistemas convencionais. Em fim, só a há vantagens... Mas isso tudo varia de acordo com o que nossos bolsos podem pagar kkkkk eu mesmo sonho em ter um sistema de coluna, e um dia chego lá

Meu amigo, se tiver mais dúvidas e comentários, por favor que continue a prosa :)

Um abraço!
 
Back
Topo