Bem estou estes últimos dias estudando sobre o correto posicionamento do PA.
Logo cheguei à questão das linhas de reforço (torre de delays), e lendo bastante consegui chegar a algumas conclusões...
Não me apeguei e não vi ninguém se apegar a distancias propriamente dito, mais sim a diferença de sinal (atenuação) a uma certa distancia, quando esta diferença chegar a uma magnitude de 10dBSPL, passa ser indicado o uso do reforço.
Porém esta atenuação não pode ser estimada unicamente observando-se uma distancia, ela deve ser calculada em função da sensibilidade do sistema.
Cálculo da atenuação em função da distância
dBSPL = SenS + 20 x log (1 / DistO)
SenS = Sensibilidade do PA (1w/1m)
DistO = Distancia do último ouvinte
Há ainda a questão das ondas cilíndricas (leia-se LINES) que tem sua atenuação na metade da onda esférica (leia-se CAXAIS CONVENCIONAIS), neste caso não achei uma fórmula específica para o cálculo, mais adaptando a de Hopkins-Stryker, ficaria assim.
dBSPL = SenS + 10 x log (1 / DistO)
SenS = Sensibilidade do PA (1w/1m)
DistO = Distancia do último ouvinte
Mas, meu foco não são os lines, então vamos ao que interessa.
Tendo em mãos sua diferença de atenuação (dBSPL) entre a primeira fileira de ouvintes e a última só devemos observar a diferença, é maior que 10dBSPL?
Então vamos implementar a linha de reforço.
Escolha então uma posição média, assim não precisará de tanta pressão na fonte principal.
Escolhido esta posição, devemos medir a distancia em metros entre a caixa principal e a caixa de reforço, em posse destes dados podemos calcular o tempo de delay.
Porém antes de calcular o delay devemos conhecer a velocidade do som.
Velocidade do SOM
Vsom = 20.06 * raiz(T + 273)
T = Temperatura
Uma vez obtido a velocidade, vamos ao cálculo de delay.
Tempo de delay
Delay = Dist / Vsom
Dist = Distância do PA para o Delay
Vsom = Velocidade do som
E com o tempo de delay em mãos basta setar este parâmetro no gerenciador, ou até mesmo em um processador de efeitos, deste que o feedback seja desativado, e a mistura (WET) esteja em 100%.
Obs: Na fórmula do tempo de delay, tem uma grande incógnita para mim, sobre acrescentar +20ms no tempo obtido por conta do efeito Haas, muitos dizem que isto é um erro, muitos dizem que ajuda...
Então no mínimo faça o teste, e via “ouvidometro” veja o que soa melhor para você.
Obs2: Estou estudando isto a pouquíssimo tempo, então posso ter cometido algum equívoco, então é possível que eu reitere algo que tenha dito acima, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Espero que alguém com mais experiência possa opinar no tópico e que ele sirva de aprendizado para outras pessoas.