Litragem, Falante e qual Caixa

Leonardo Go

Active Member
Ola a todos..

Se pretendemos fazer uma determinada caixa de som, levamos em consideração o tamanho do falante, e a litragem que deve ser calculada para esta caixa.

Pois bem.. se usarmos um falante da marca A, ligamos para o fabricante da marca A ou mandamos um e-mail pedimos as informações para fazer uma caixa full por exemplo, ele respondera que voce devera usar a seguinte litragem para fazer esta caixa.
A = 300WRms responde 40 a 3.500 Hz

Por outro lado temos um falante da marca B, que tambem tem os mesmos dados do modelo do fabricante A.
B = 300Wrms responde 40 a 3.500 Hz

Também temos um falante do fabricante C, de mesmo tamanho mas com potencia maior.
C = 400WRms responde 40 a 3.500 Hz

Perguntas:
A caixa que o fabricante A disse pra fazer, serveria também para usar o falante do fabricante B ??
E o falante do fabricante C, poderia usar nesta mesma caixa ??

Afinal hoje compramos gabinetes prontos, somente para colocarmos o falante.. e não levamos em consideração a litragem... mas será que isso faz diferença ??

Qual seria o resultado final dessas combinaçoes.. ?? teriamos a mesma resposta de som com ambos os falantes usando a mesma caixa ??

Tai a questão.. podem responder..

[]'s
 
Leonardo,

TUDO faz diferença no projeto de uma caixa de som. Não é apenas o volume da caixa que importa.

Falantes com especificações de resposta e potência iguais podem ser bem diferentes entre si, pq esses não são os únicos parâmetros a se considerar.

Por isso, se vc for fabricar as próprias caixas é essencial seguir o projeto do fabricante à risca.


É por isso que sempre recomendamos que se comprem caixas prontas (não apenas o gabinete, mas o conjunto caixa + driver(s)).
Existe engenharia demais nelas, tanto no desenvolvimento quanto no processo de fabricação.
Desenvolver e fabricar caixas de som é extremamente complicado. Coisa p/ muitos neurônios queimados e máquinas caras.
 
Leonardo,

para calcular as dimensões da caixa e do duto, você precisa dos parâmetros Thielle-Small dos mesmos. Cada falante tem os seus próprios parâmetros. Dá uma olhada lá na seção "Dicionário" aqui mesmo do fórum que tem bastante coisa sobre T-S.

Fernando
 
É isso que eu queria saber..

Falantes iguais, mas de marcas diferentes.. as vezes não dão o mesmo resultado se colocados na mesma caixa..
Olha preciso de 2 tipos de caixas:

1- para usar em retorno, com falante 12PW5, mais D220TI, com divisor nenis DF302TI - a caixa tem que ser bem legal..

2- para usar em retorno tambem, com falante 12PW3, mais D210TI ou D220TI, com divisor nenis DF202L - caixa para uso geral.. quando necessitar..

3- uma caixa Full - (pedestal), com falante 12PW3, mais D210TI ou D220TI, com divisor nenis DF202L - essa caixa pode ser até com 2 falantes, mais ai tenho que mudar o divisor para DF952TI

Tenho 6 falantes 12PW3 guardados, e dois 12PW5.. tambem tenho 2 falantes de 15" 450Wrms, mas não tem a marca do fabricante.. por isso não sei o que fazer com esses..

[]'s.

Bem, ai esta as minhas opçoes.. tenho 6 falantes 12PW3 guardados, e dois 12PW5..
 
Leo,

liga para o 0800 da Selenium, eles lhe dão todas as medidas, dutos, tudo! E de graça até o telefonema.

Fernando
 
Então Leo,

Para seus 12pw5 faça uma caixa com 45litros com 55Fb(hz) com dois dutos de 50mm de diametro e 5cm de profundidade.
Para seus 12pw3 pode fazer caixa com 45litros com 60Fb(hz) com dois dutos de 75mm de diametro e 10cm de profundidade.
 
A PAZ


Com os 12pw5 eu te indicaria os driver's oversound, pois os 220ti os cortes recomendados são em 2k , os falantes 12pw5 é ideal que o corte seja mais baixo, indicaria tambem Snake,. mas não sei como está os preços deles.
 
lucasoliveira disse:
Então Leo,

Para seus 12pw5 faça uma caixa com 45litros com 55Fb(hz) com dois dutos de 50mm de diametro e 5cm de profundidade.
Para seus 12pw3 pode fazer caixa com 45litros com 60Fb(hz) com dois dutos de 75mm de diametro e 10cm de profundidade.
Dutos com 50mm de diametro podem causar ruidos de sopro, sugiro o uso de 75mm aumentando o comprimento na proporcao correta.
 
Pessoal..
A Selenium me passou varias informaçoes sobre as caixas..
E percebi que os dados são comuns para os dois falantes 12PW3 e 12PW5, ambos 46L dutos de 75mm por 12cm.

Só que não gostei dos modelos de retornos são muito antigos, se comparados com a leva nova de modelos hoje,, queria algo mais atual.. mas com essa medidas posso fazer as caixas.

Outra, quem me respondeu por parte da selenium me indicou corte de 2k, com corneta HM17-25..
agora os divisores da nenis tem corte de 1k9 e outro de 1k8, acho que vai cair bem... mas quando estiver prontas as caixas farei testes.. e se preciso for, ligarei para Nenis para poder fazer a atenuação entre driver e divisor, para ter uma resposta melhor.

[]'s.
 
Sim eu sei..
mandei um e-mail para saber o valor... R& 399,00 cada um.. - com R$ 500,00 eu faço 2 caixas com os divisores, e ainda sobra um pouquinho.. rs..

[]'s
 
Heribertor escreveu:

Com os 12pw5 eu te indicaria os driver's oversound, pois os 220ti os cortes recomendados são em 2k , os falantes 12pw5 é ideal que o corte seja mais baixo, indicaria tambem Snake,. mas não sei como está os preços deles.

Vai de Oversound, 4630 é um pouco mais caro, pagamos R$ 240,00, mas vale, pode cortar em 1,2k 12dB/8a em um drive de 1" :shock:

O D220 é mais linear, mas fala bem menos.

Abç,
 
Eu recomendaria o drive D2500TI da selenium base de R$180,00 e a qualidade é muito mais muito boa, afinal é selenium. Leo sobre a litragem, fiz aqui, fica uma resposta bem estavel, pode construir vai ficar muito bom.
 
Lucas..

com 45 ou 46 litros..?? ou como eu postei logo mais acima..

outra..

o D2500 e o D220, ambos são de 80Wrms.. o que já é bom pra retorno..

[]'s.
 
Então Leonardo, eu particularmente iria de 45litros com dutos de 75mm de diametro e 10cm de profundidade, mas como a selenium te sugerio 46l a 12de profundidade, segue eles, sobre o drive, a qualidade profissional entregue ao 2500Ti da selenium é muito boa, mas como disse ser retorno pode ir de D220 tranquilo que tambem é muito bom, e se encaixa com caixas de retorno, ou em até caixas para pequenos eventos.

Fica ai a dica.
 
Ei pessoal, estive analisando as conversas a cima e estas medidas me serviriam pra usar em minha igreja certo?
as medidas são:
18 compr.
9 larg.
7 alt.
 
Back
Topo