Local para manutenção de falante Oversound no Rio de Janeiro

marcelokpz

New Member
Srs.,

Possuo em minhas caixas acústicas dois falantes Oversound Steel 12/300 (12 polegadas, 300W). Essas caixas originalmente NÃO foram feitas para fornecer um grave, ou um grave muito potente, mas ainda assim elas possuíam um grave bem melhor antigamente do que hoje em dia.

Eu senti que o som do grave foi aos poucos deixando de ser aquele "BUUUUM", e passou a ser mais um "estalo". Não sei se essa é a melhor definição, mas sei que o som foi ficando mais fraco com o tempo.

Já dei uma olhada "geral" no falante, e aparentemente não existe nenhum furo, rasgo, ou problema na suspensão (aparentemente!). Será que esse tipo de perda pode realmente ocorrer com o tempo, de forma natural, como um envelhecimento das partes móveis ou circuitos? O que pode causar isso? Será que se fizer algum tipo de manutenção, o falante pode voltar a ser como era?

Bem, e a segunda parte da pergunta é a seguinte: alguém conhece lojas aqui no Rio de Janeiro pra indicar, que façam a manutenção deste tipo de falante, com os componentes originais? Eu conheço a SAMBATRIZ (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.sambatriz.com.br">www.sambatriz.com.br</a><!-- w -->), que é muito boa, mas eles não possuem os itens para realizar a troca pra esse falante especificamente... Também costumava usar os serviços da LABOTEC (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mega-labotec.com.br/">http://www.mega-labotec.com.br/</a><!-- m -->), mas acho que eles fecharam as portas há alguns anos (sem deixar rastros).

Se alguém souber, agradeço. Quer dizer, já agradeço agora de uma vez. :)

Muito obrigado,

Marcelo KPZ
 
Re: Local para manutenção de falante Oversound no Rio de Jan

Primeiro verifica os cabos e principalmente o amplificador, e periféricos, pois pode ser defeito em algum componente eletrônico na mesa, mix, equalizador, amplificador, etc

No Rio já fiz manutenção em falantes em cascadura não me lembro o nome da loja mas eles ficam em frente a maravilhario, no centro já fiz la na republica do libano quase esquina com a constituição tambem não lembro o nome da loja, mas eles tem reparos originais de praticamente todos os fabricantes mais usados e conhecidos, ja fiz reparos em snake e selenium, tenho alguns oversound mais nunca tive problemas, até porque no começo dei alguns vacilos hj tenho tudo bem dimensionado e configurado e nunca mais tive queima de nenhum componente.

Este steell uso como medio grave, ele tem até um grave mas não muito
tenho duas caixas que vieram com premium (medio grave), fiz a troca por oversound 15g-400 e a caixa virou praticamente sub, e era uma caixa antiga que nem usava mais deu uma vida nova e agora quando preciso de reforço nos graves uso ela
 
Re: Local para manutenção de falante Oversound no Rio de Jan

Kadu,

Concordo, pode ser algum problema ao longo do sistema, não necessariamente no falante. O problema é que eu não tenho meios para testar. Vou acabar tendo que levar em alguma loja mesmo. A propósito, mandei um email para a Oversound, e eles me responderam dizendo que tem uma loja autorizada em Cascadura sim. O nome é Eletronica Girimum, e fica na Av. Dom Helder Camara, 10466 - Rio de Janeiro (email: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> (falar com Leandro)). O ruim é que é longe pra mim, eu moro perto do Centro.

Sobre esse falante, sim, ele dá um grave legal. Aliás, antigamente dava bastante. Não sei o que aconteceu. Talvez o fato de ter instalado e passado a usar um divisor de frequência bem forte em cada caixa (é um Eletro Acústica MASS 2W24/2000EQ, 2 vias, atenuação de 24 db por oitava, e corte em 2000 Hz -- <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br/loja/index.php?xvar=material_individual&xid_mat_ind=162&xid_vin_ind=430">http://www.eam.com.br/loja/index.php?xv ... in_ind=430</a><!-- m -->), o grave possa ter diminuído. Pode ter sido isso?

Abs Marcelo.
 
Re: Local para manutenção de falante Oversound no Rio de Jan

Os divisores não costumam atenuar os graves, eles somente atenuam os médios e agudos, nos graves eles aumentam a impedância que no falante real medido é cerca de 6 ou 7 (woofer de 8ohm) ele eleva para 8, que é melhor para usar nos amplificadores pois a baixa impedância quando ligados mais de uma caixa (woofer) por canal pode resultar em impedância abaixo do recomentado (EX 2 woofers de 6 ohm resultaria em 3 ohm quando o amplificador suporta minimo de 4ohm)

Então não creio que seja do divisor, a menos que ele esteja danificado,

1 - faz o seguinte, liga o woofer direto na saída o amplificador e verifique

2 - tire o máximo de periféricos possíveis, como equalizador, crossovers ativos, etc

3 - se possivel use outra mesa e outro amplificador nas suas caixas para testar

4 - e por ultimo tente conectar outras caixas no seu sistema para ver

Se quiser moro no rio na ilha do governador e tenho vários equipamento para fazer estes testes, ou então leve em uma loja no centro que eles podem fazer estes testes para você.
 
Re: Local para manutenção de falante Oversound no Rio de Jan

Kadu, obrigado pela sugestão, e também pela oportunidade de testar junto com você. Mas acho que eu vou levar os falantes direto lá na Sambatriz e ver o que eles acham da suspensão do cone, etc. Vai dar menos trabalho pra todo mundo. :))

Valeu mesmo!

Abraço Marcelo.
 
Back
Topo