Artigo Lugar de cabo ruim é no lixo

bersan

Administrator
Moderador
Comprei muitos microfones da Le Son na minha vida de operador de som. Mais de 30. Alguns novos, alguns usados, alguns resistiram e estão até hoje, outros foram parar em outras igrejas, etc. Mas não quero falar de microfone, mas sim do cabo que vem junto, principalmente os cabos mais antigos, balanceados.

De alguns anos para cá, para cortar custos, a Le Son envia cabos coaxiais com seus microfones (XLR fêmea no lado do mic, P10 para entrar na mesa de som). Nos tempos áureos (leia-se: sem concorrência dos importados baratos), os cabos eram balanceados, e então era só cortar o plugue P10 fora e colocar um XLR macho e teríamos então um cabo XLR-XLR balanceado, padrão profissional.

Passados alguns anos, estou vendo todos esses cabos darem problema. Todos mesmo: se tiver a marca Le Son estampada no cabo e ele for balanceado, pode procurar o problema que você vai encontrar (a não ser últimos cabos fabricados, pois ainda não deu tempo de aparecer o problema). O caso é sério, pois não é problema nem de solda nem de conector, mas o próprio fio mesmo que estragou, e o resultado é um só: lixo.

O problema é fácil de identificar. Corte fora um pedaço do isolante externo, de uns 3 a 4 centímetros, de forma a ver a malha. Se o cobre estiver “zinabrado” (esverdeado), aí está o problema! Faça também o seguinte: desfaça o trançado da malha e tente “puxar” fora os fios da malha. Eles vão se soltando facilmente! Já os condutores internos estão perfeitos. O problema é “apenas” na malha mesmo, que está toda comprometida e perdeu a sua função de proteger os condutores internos.

cabo_zinabrado.jpg

Essa situação é extremamente ruim. Um cabo balanceado sem a malha vira um cabo paralelo! Sem a proteção da malha, a interferência chega até o cabo. E daí podem acontecer ruídos, barulhos, etc. E ele deixa de ser balanceado. Não funciona com Phantom Power, por exemplo.

E isso não acontece somente com cabos da Le Son: nos cabos da Santo Ângelo balanceados, modelo OFHC, também acontece a mesma coisa. Os coaxiais Santo Ângelo OFHC também dão o mesmo problema.

Na minha igreja, tivemos algumas reclamações sobre microfones que não funcionavam e/ou com problema e então pedi para um rapaz me ajudar a testar os cabos. São sempre a primeira coisa a se verificar. Antes mesmo de começar a testar ele já foi logo separando alguns (é ele quem mais cuida do som da igreja). Disse “Estes 4 aqui não prestam! Toda vez que tento usá-los não funcionam direito”. Pois é: três Le Son e 1 Santo Ângelo OFHC. Aproveitei os conectores e os cabos foram para o lixo. Todos zinabrados.

O caso é interessante de relatar por várias razões: uma, porque é um cabo comum de se encontrar em qualquer igreja . Segundo, porque a vida útil esperada de um cabo é de década! Eu mesmo tenho cabos balanceados de mais de 10 anos funcionando bem, tenho cabos coaxiais com quase 20 anos de idade e ainda perfeitos. Então perder estes cabos, com idade entre 5 e 7 anos foi algo inesperado.

Por último, cabe ressaltar que a Santo Ângelo não faz mais cabos do tipo OFHC. Os atuais são muito bons, e mesmo cabos antigos de outras séries que não a OFHC também são bons. Já a Le Son, para reduzir custos (e qualidade) só manda agora cabos coaxiais, como já citado.

Esse é um alerta, para que o pessoal possa tomar ações preventivas (trocar os cabos logo), antes de algum problema maior
 
Editado por um moderador:
Isso aconteceu comigo:
Certa vez, peguei um fio coaxial duplo para fazer um cabo XLR-XLR.Quando olhei a malha tava todo verde. BAteu aquela tristeza, um cabo desses e ruim. Por que por aqui a maioria é coaxial simples.
A malha foi toda pro lixo, mas o resto, que estava bom eu aproveitei.

Abçs
 
Esses cabos vão pra sucata aqui. Eu desmonto todo, mando o XLR pra estoque e o cabo+P10 eu soldo outro P10 na ponta. Já quebra um galho quando um instrumentista esquece o cabo... ¬¬
 
Bom esse tópico. Na verdade nunca mexi com esses cabos da Le Son, sempre guardava-os do jeito que vieram, alguns nunca foram usados até hoje.
Os últimos SM-58 que comprei, modelo P-4 (que na verdade é o mesmo dos não P-4), os cabos vinham com conectores Swichcraft (tanto xlr como p10) e cabo da WorldWire. Os últimos 05 que comprei vieram assim.
Como faz tempo que não compro Leson...nem sei hoje, mas o correto é nem re-aproveitar, façam cabos maiores e de boa qualidade.


Abraços!
 
Caros Amigos da Som ao Vivo,

Meu nome é Daniel Bernardes, Engenheiro de Desenvolvimento da Santo Angelo. Um dos nossos clientes mandou-me a noticia do cabo oxidado, e gostaria de informá-los que todos os produtos Santo Angelo com defeito de fabricação, são cobertos com um prazo de garantia.

Caso encontre algum cabo com defeito de fabricação, não joque-o no lixo; devolva-o para a fabrica conforme instruções contidas no certificado da garantia para analise;

A liga de cobre OFHC ou OFC não quer dizer o cobre não possa oxidar, afinal tudo na natureza oxida, inclusive nosso corpo (processo natural de envelhecimento), problemas como este podem acontecer por vários motivos:

- Fluxo de solda incorreto;
- Acido úrico na mão do montador;
- Armazenagem incorreta, etc.

Somente analisando o produto no laboratorio, conseguimos identificar o que aconteceu. Portando, quaisquer dúvidas, criticas ou sugestões estou a disposição para juntos pesquisarmos as soluções,

Abração a todos,

Daniel
 
Olá Daniel Bernardes, seja bem vindo.

Primeiro de tudo, parabéns à Santo Ângelo pela iniciativa. Vir aqui e explicar aos clientes o que e como é algo muito bom. São bem vindos a continuar participando sempre!

"Segundo de tudo", vamos aproveitar o comentário para esclarecer algumas coisas...

gostaria de informá-los que todos os produtos Santo Angelo com defeito de fabricação, são cobertos com um prazo de garantia.

Que tal colocar isto nas caixas? Em 20 anos de trabalho com áudio, eu nunca vi uma nota sobre garantia, e - principalmente - tempo de garantia, nem na sua caixa nem da dos concorrentes (RFS, Sparflex, WireConnex. Seria um bom diferencial. Os atuais carretéis então, quase nada tem de informação.

devolva-o para a fabrica conforme instruções contidas no certificado da garantia para analise

Novamente, nunca vi um certificado de garantia. Nem na época que o cabo vinha nas caixas de papelão. Mas não é reclamação contra vocês não, eu nunca vi isso na caixa de ninguém. Aliás, qual o tempo de garantia?

Hum... pensando bem, você deve estar falando de cabos soltos, esses prontos, que vendem para o mercado de consumo. Esses eu já vi mesmo, 5 anos de garantia. Mas eu compro cabos em rolos, nas caixas de papelão (hoje bobinas). Nessas, nunca vi nada.

Caso encontre algum cabo com defeito de fabricação, não joque-o no lixo; devolva-o para a fabrica

Uma pena não saber disto antes. Eu devolveria umas três bobinas, pelo menos, hehehe.

Olhe só... os cabos citados foram de uma única série, OFHC, e todos fabricados na década de 90, se não em engano comprados entre 1995-1997. Na época em que o artigo foi escrito, eles já estavam velhos, com aproximadamente década de uso. Eram cabos meus e de outros amigos da região, porque acaba que quem fazia cabos para um monte de igrejas na época era eu, ninguém mais sabia soldar direito (ou queriam pagar para alguém soldar, aí sobrava para mim). Assim, vi muitos, muitos cabos zinabrados como na foto, alguns de microfone, outros coaxiais (instrumento).

problemas como este podem acontecer por vários motivos:

- Fluxo de solda incorreto;
- Acido úrico na mão do montador;
- Armazenagem incorreta, etc.

Descarte as opções de ácido úrico e fluxo de solda incorreto. Eu pegava cabos onde metros e metros estavam contaminados com o zinabre, mesmo longe das pontas. Cabos de 10, 20 metros completamente zinabrados em todo o comprimento. Eu abria os cabos todos com estilete para mostrar ao amigos (outros operadores de som) o problema, e então fazê-los criar coragem para jogar fora e comprar novos.

Quanto a armazenagem, eram tantos cabos, de diversos fornecedores diferentes, que dificilmente todos eles fariam armazenagem incorreta. Eletrônicas Gorza, Strauch, Loja Song´s, etc.

Pessoalmente, minha teoria era que algum componente na borracha isolante externa contaminava o cabo internamente. Difícil de acreditar, mas única explicação. O(s) condutor(es) interno(s) não sofriam problema algum, apenas à malha, que ficava em contato com a borracha diretamente.

-----------------------
Por último,

Eu pessoalmente tenho hoje muitos cabos, alguns M30, outros R30, fabricados também na mesma época, sem problema algum. E hoje uso muito os SC30, tenho muitos de 2001 e estão perfeitos. Ou seja, acredito que foi um problema localizado, e que já foi resolvido há muito.

Gosto muito dos cabos Santo Ângelo, uso e recomendo. São os meus cabos pessoais. RFS também é um excelente cabo, tão bom quanto. Também ando usando Sparflex, também gosto. Wireconnex... uns gostei, outros não.

Um abraço,

Fernando
 
Cabos, danificados são complicados as vezes te colocam em situações delicadas, e as vezes põe em risco algum equipamento que esteja ligados, imaginem um cabo em curto no canal e uma mesa, ou em um amplificador, esses dias tive maior confusão com os musicos por causa de um cabo do retorno deles, não foi facil descobrir por que quando agente ia verificar estava funcionando normal, mais durante o culto em alguns momentos que o instrumento aumentava devido ao louvor ele falhava. Problema, um cabo danificado que estava colocando em risco o amplificador, acertamos e acabou o problema. As vezes está tudo perfeito, tudo certinho, mais por causa de um cabo tudo se perde !!!


VAMOS AVALIAR PERIODICAMENTE OS CABOS, PARA NÃO TERMOS SURPERSAS DESAGRADÁVEIS GERALMENTE ELES NÃO AVISAM QUANDO VÃO DAR PROBLEMA !!!
 
Caro Fernando,

Muito obrigado pela sugestão dos certificados nas embalagens dos cabos em rolos. Dentro de 1 mês aproximadamente, elas já estarão marcadas com sua sugestão;

Na Norma ISO 9001-2008, existe o termo rastreabilidade, onde podemos saber a origem de todas as materias-primas utilizadas em nossa fabrica; toda esta documentação tem um prazo para ser armazenado, e infelizmente, os fatos que voce relatou esta acima deste prazo e não podemos afirmar com certez sobre as causas deste problema; por isso que fórum como som ao vivo e participantes como voce são tão importantes para a construção de um produto.

Posso lhe garantir que a Santo Angelo pensa desta forma, e que nossa preocupação maior é com os músicos e técnicos de som.

Fica o convite a todos vocês, para quando estiverem em São Paulo, agendarem comigo uma visita a fabrica para poderem conhecer nossos processo de fabricação certificados ISO 9001 da qualidade e 14001 meio ambiente.

Abração a todos,

Daniel
 
Daniel,

você poderia comentar sobre durabilidade de cabos? Claro que depende do uso deles, mas em média, os cabos embutidos em instalações fixas (canaletas, tubulações) tem vida útil estimada de quanto tempo?

Não lembro a norma, mas se não me engano existe norma ABNT para cabos elétricos que prediz a vida útil de 30 anos, no mínimo. E para áudio, existe alguma coisa semelhante?

Multicabos de medusa, por exemplo, que são mais finos, tem vida útil menor?

Tenho certeza que são dúvidas de muitos aqui no SomAoVivo.

Um abraço,

Fernando
 
Estou abismado em encontrar aqui no forum uma resposta de um fabricante.

Mais abismado ainda em ele ter aceitado e colocado em prática uma sugestão dos participantes.

Isso mostra a expressividade que este forum tem e o respeito que este fabricante tem sobre os seus consumidores finais.


Eu participo há 10 anos de foruns de carros, já tendo administrado um e ainda sendo moderador deste.

Nunca, nunca vi nenhuma montadora ou funcionário da mesma, em qualquer um dos fóruns que participo.

Para ter idéia, um dos que participo tem volume de 1000 a 3000 mensagens por dia.

PARABÉNS A SANTO ANGELO E AOS ADMINISTRADORES, IDEALIZADORES E PARTICIPANTES DESTE FORUM.
 
bersan disse:
Daniel,

você poderia comentar sobre durabilidade de cabos? Claro que depende do uso deles, mas em média, os cabos embutidos em instalações fixas (canaletas, tubulações) tem vida útil estimada de quanto tempo?

Não lembro a norma, mas se não me engano existe norma ABNT para cabos elétricos que prediz a vida útil de 30 anos, no mínimo. E para áudio, existe alguma coisa semelhante?

Multicabos de medusa, por exemplo, que são mais finos, tem vida útil menor?

Fernando

Caro Fernando e demais membros do forum,

A questão é muito boa e fui checar com nosso fornecedor de PVC (o material que aplicamos na capa externa dos cabos) sobre as normas de instalação conhecidas. Para voce ter uma idéia, existem no cadastro daquela empresa mais de 5.000 tipos diferentes de PVC para aplicações em cabos eletricos mas ele nao soube me precisar sobre uma norma especifica. Como não é a nossa area de experiencia gostaria que o participante que conhecesse qualquer norma sobre o tema que me informasse também.

Ate onde eu sei, nao existem normas para instalações fixas de áudio disponiveis no Brasil. E se fossemos seguir as normas norte-americanas deveriamos colocar um tipo de PVC a prova de emissão de gases toxicos (halogen free) em todas elas. Nós lançamos cabos com este material há 3 anos atras numa AES e quase ninguem comprou a idéia, para voce ter uma noção de como o pessoal respeita as normas aqui no Brasil.

Acredito que temos de usar bom senso em todas as decisões da vida: se voce troca a mesa de som a cada 5 anos, porque não trocar os cabos tambem? Existem instalações em que os microfones são trocados todos os anos. Porque destes microfones deveriam ter uma vida mair que eles.

Eu tenho visitado instalações em que os pinos dos conectores XLR estão negros de tanta oxidação. Quem é quer perde com um item deste que custa R$ 15,00 em uma instalação de R$ 50.000,00. Isso nao quer dizer que fabricamos produtos para durar pouco, muito pelo contrario, nossa intenção é desenvolver cabos e conectores cada vez mais duraveis. Gostaria de ver este itens serem considerados como parte integrante de todo o sistema e não como um material que ficará de herança para a proxima geração.

Vcs concordam?

Daniel
 
vagner_rj disse:
Estou abismado em encontrar aqui no forum uma resposta de um fabricante.

Mais abismado ainda em ele ter aceitado e colocado em prática uma sugestão dos participantes.

Isso mostra a expressividade que este forum tem e o respeito que este fabricante tem sobre os seus consumidores finais.


Eu participo há 10 anos de foruns de carros, já tendo administrado um e ainda sendo moderador deste.

Nunca, nunca vi nenhuma montadora ou funcionário da mesma, em qualquer um dos fóruns que participo.

Para ter idéia, um dos que participo tem volume de 1000 a 3000 mensagens por dia.

PARABÉNS A SANTO ANGELO E AOS ADMINISTRADORES, IDEALIZADORES E PARTICIPANTES DESTE FORUM.

Caro Vagner,

Obrigado pelos elogios, mas sinceramente, acreditamos (eu e a empresa) que os não merecemos porque estamos fazendo a nossa obrigação de estar ao lado dos consumidores dos nossos produtos.

Estou aqui para trocar experiencias e aprender com todos voces,

Abraços,

Daniel
 
Concordo plenamente Daniel!

Em uma expomusic a uns 2 ou 3 anos, vi um cabo que não usava borracha - pelo menos não a convencional - mas um material plástico parecido com pele de cobra (meio escamoso); que cado é aquele?
Alguma característica especial?
 
Olá Daniel,

obrigado pelos esclarecimentos.

Temos sempre ensinado aqui no SomAoVivo. Fios e conectores representam 10% do gasto de um sistema mas 90% dos problemas são causados por eles.

Simplesmente NÃO DÁ PARA ECONOMIZAR NISTO! Agora, entre um bom plugue de R$ 15,00 que terá uma vida útil de muitos anos e um xing-ling CSR de R$ 3,00 que quebra com 6 meses, imagine qual compram (infelizmente)?

Um abraço,

Fernando
 
isinho disse:
Concordo plenamente Daniel!

Em uma expomusic a uns 2 ou 3 anos, vi um cabo que não usava borracha - pelo menos não a convencional - mas um material plástico parecido com pele de cobra (meio escamoso); que cado é aquele?
Alguma característica especial?

Bom dia Isinho,

Eu não me lembro deste cabo, este que vc citou era montado ou vendido em rolo?

Daniel
 
Acredito que seja isto mesmo, um cabo modelo SCVT ou SCVTL conforme o link abaixo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.santoangelo.com.br/conteudo.php?cd_subcategoria=16&mudarconteudo=2">http://www.santoangelo.com.br/conteudo. ... conteudo=2</a><!-- m -->

É este?

Abraços a todos,

Daniel
 
O cabo era pronto mesmo, mas não era recoberto de tecido não...

Agora, não faço idéia de qual o modelo. Lembro apenas que era bem mais rígidos que os de borracha...
 
Back
Topo