macetes para uma boa mixagem?!?

gaara2005

Member
Galera blz, sou de Vitória da Conquista Bahia, Músico católico contrabaixista.

Sempre tive curiosidade de saber como melhor fazer a mixagem do meu instrumento e de microfones mas sou completamente perdido nesse assunto.

Então por onde começar pois minha dúvida é em relação aos graves, médios e agudos da mesa e do instumento. Como deixá-los em "harmonia"?

E no caso de microfones?? Qual a mixagem inicial para eles, e dependendo da voz da pessoa que vai cantar ou falar?? Como mexer ?? Existe algum maçete para descobrir o que se está precisando (grave, médio etc...)

Deus abençoe a todos !!
 
Eu também sou meio perdido nessa área... mas eu vi em algum lugar uma frase falando que primeiro não devemos colocar o que está faltando, e sim tirar o que está sobrando...

Tipo, eu percebo isso bem na mesa que uso, uma Wattsom... ela deixa o som com muito grave, a voz meio abafada... qual a tendencia da pessoa, jogar bastante agudo na voz, certo? Mas primeiro você tira o grave, deixa a voz com um peso natural, e depois, se precisar de um agudo, você coloca.

Assim você vai fazendo com os microfones e instrumentos, vê o que tem demais no som, se tá muito agudo, muito grave, se tá com muito médio...

É mais ou menos assim, eu acho.
 
Olá Gaara2005, seja bem vindo.

mixagem a gente aprende com ensaio, mais ensaio e muito ensaio. É nos ensaios que aprendemos sobre o como a música é e como queremos que os outros a escutem. Nos ensaios adquirimos sensibilidade musical. Treinamos os ouvidos, assim como os treinamos ao escutar músicas.

Quando o grupo ensaia um hino, em geral de Cd, escuto-o repetidas vezes. Qualquer músico ou cantor faz isso também, prestando atenção na sua voz ou no seu instrumento, mas como operador de som eu escuto o conjunto, como ele é mostrado e deve aparecer.

Os volumes de cada canal ajustados por essa sensibilidade e - é claro - dependendo do que estou ouvindo. Volume para cantor desafinado é algo complicado...

Quanto à equalização, costumo começar a trabalhar com a mesa toda fletada (os graves, médios e agudos sempre no meio). À medida que vou sentindo falta, vou tirando e/ou adicionando. A equalização depende muito do equipamento em uso, não existe uma regra fixa. Na MXS/AMBW eu começaria com menos 2 horas de graves já de início.

Com o tempo, você conhece a particularidade de cada pessoa do grupo musical e já sabe que para Fulano tem que tirar grave, que para Siclano tem que abaixar o volume, etc. Até as particularidades dos próprios instrumentos musicais também.

LS.Bastos,

tirar é melhor que colocar por um motivo. Se um microfone está funcionando sem microfonia mas com falta de agudos, posso tomar duas atitudes:

- incrementar os agudos, mas esse incremento pode trazer microfonia
- diminuir os graves. Como não havia microfonia antes, diminuir com certeza não trará microfonia depois.

Por isso aconselha-se tirar, não colocar. Claro que, se tirar os graves não resolver, será necessário colocar uma "pitada" de agudos. Mas primeiro tirar os graves.

A regra é simples, mas pouca gente conhece. E faz uma diferença enorme. Pode evitar enormes tragédias (microfonias).

Um abraço,

Fernando
 
bom...sobre mixagem, tenho algumas coisas a falar...
sobre o tipo de eq, partimos sempre de uma premissa basica....o que deve se ouvir pelas caixas é o que se ouviria ao natural..
nada de colocar mais grave ou agudo so pq o cantor acha que eh bonito...nada de enfeitar um violao com notas graves pra soar cheio qdo ele ta com cordas de metal...
o que vc ouve ao natural deve ser o que se ouve nas caixas....a eq, serve para se corrigir.....corrigir captaçao do microfone (nem sempre temos os mics que queremos..), corrigir mau uso (gente que fala muito perto 'puxa' graves...), e por ai vai....mas nunca, NUNCA para corrigir afinaçao de voz ou instrumento. se quiser aprender a equalizar, ouça uma voz por ex ao natural, depois de um mic para a pessoa e tente chegar o mais perto possivel da voz natural daquela pessoa com as caixas...

sobre o abaixar eh melhor que aumentar, o que o bersan falou eh verdadeiro, e acrescento eu, que quando algo falta, é pq algo sobra. logico, neh??rsrs
mas falando serio, quando vc tira a sobra, de modo a equalizar=igualar o som, preservando suas caracteristicas, vc ganha tambem em dinamica. deixando o som mais igual no espectro de frequencias pelo nivel de baixo (ou seja abaixando as sobras), vc ganha uma margem para poder aumentar o volume daquele canal. por isso que shows tem um volume altissimo sem microfonias. equalizando bem o sistema e os mics, tem-se uma margem grande de volume antes de microfonar.
como o amigo la falou sobre mcs, cada microfone tem uma caracteristica de captaçao, mais ou menos como os captadores do seu baixo...tentamos sempre usar cada microfone com caracteristica ideal para o que vamos microfonar. mics com capsula maiores geralmente respondem bem aos graves, sendo ideal para bumbo, baixo e por ai vai...mics a condensador sao bons para captar detalhes, como um piano de cauda, uma voz afinada...mics dinamicos sao legais para uso geral, pois geralmente suportam um volume bem alto vindo da fonte de som antes de distorcer. conheccendo as caracteristicas de captaçao de cada mic, ouvindo o instrumento ao natural, sabemos as diferenças entre o que eh natural e o que eh do microfone. ai sabemos o que corrigir. um microfone com um timbre cheio de medios, sendo usado por uma cantora soprano lirica, com certeza vai sobrar medias. ai vc abaixa as medias ate achar o som mais proximo a voz da cantora ao natural.
abraços!!!
ingo
 
Acredito que foi o Fernando que disse uma máxima e até hoje uso pra mim e passo pra os que estão por perto.: MENOS É MAIS. (pode acreditar que é real.)
 
Bersan disse:
... tirar é melhor que colocar por um motivo. Se um microfone está funcionando sem microfonia mas com falta de agudos, posso tomar duas atitudes:

- incrementar os agudos, mas esse incremento pode trazer microfonia
- diminuir os graves. Como não havia microfonia antes, diminuir com certeza não trará microfonia depois.

É uma prática muito importante, principalmente para quem não tem muita experiência com equalização. Mas ainda há outro motivo para isto, além dos citados pelo Bersan e pelo Ingo... todo filtro eletrônico (e os equalizadores são, em última análise, um grupo de filtros) insere um pequeno atraso de tempo no sinal que passa por ele. Este atraso torna-se ainda maior qd há excesso de ganho nos filtros. Este somatório de atrasos, devido aos ganhos dos diversos faders, chama-se atraso de grupo.

Experimente fazer o seguinte para ouvir como é o atraso de grupo: num momento em que vc esteja só no templo, coloque uma música prá tocar e levante ao máximo todos os faders de agudos... vc ouvirá um som extremamente agudo e distorcido... vc está ouvindo a distorção por atraso de grupo, que é extremamente incômoda. Esta distorção é bastante comum pq as pessoas associam a qualidade do som aos agudos e costumam, no EQ, carregar a mão nesta faixa.

[]'s
 
Back
Topo