bom...sobre mixagem, tenho algumas coisas a falar...
sobre o tipo de eq, partimos sempre de uma premissa basica....o que deve se ouvir pelas caixas é o que se ouviria ao natural..
nada de colocar mais grave ou agudo so pq o cantor acha que eh bonito...nada de enfeitar um violao com notas graves pra soar cheio qdo ele ta com cordas de metal...
o que vc ouve ao natural deve ser o que se ouve nas caixas....a eq, serve para se corrigir.....corrigir captaçao do microfone (nem sempre temos os mics que queremos..), corrigir mau uso (gente que fala muito perto 'puxa' graves...), e por ai vai....mas nunca, NUNCA para corrigir afinaçao de voz ou instrumento. se quiser aprender a equalizar, ouça uma voz por ex ao natural, depois de um mic para a pessoa e tente chegar o mais perto possivel da voz natural daquela pessoa com as caixas...
sobre o abaixar eh melhor que aumentar, o que o bersan falou eh verdadeiro, e acrescento eu, que quando algo falta, é pq algo sobra. logico, neh??rsrs
mas falando serio, quando vc tira a sobra, de modo a equalizar=igualar o som, preservando suas caracteristicas, vc ganha tambem em dinamica. deixando o som mais igual no espectro de frequencias pelo nivel de baixo (ou seja abaixando as sobras), vc ganha uma margem para poder aumentar o volume daquele canal. por isso que shows tem um volume altissimo sem microfonias. equalizando bem o sistema e os mics, tem-se uma margem grande de volume antes de microfonar.
como o amigo la falou sobre mcs, cada microfone tem uma caracteristica de captaçao, mais ou menos como os captadores do seu baixo...tentamos sempre usar cada microfone com caracteristica ideal para o que vamos microfonar. mics com capsula maiores geralmente respondem bem aos graves, sendo ideal para bumbo, baixo e por ai vai...mics a condensador sao bons para captar detalhes, como um piano de cauda, uma voz afinada...mics dinamicos sao legais para uso geral, pois geralmente suportam um volume bem alto vindo da fonte de som antes de distorcer. conheccendo as caracteristicas de captaçao de cada mic, ouvindo o instrumento ao natural, sabemos as diferenças entre o que eh natural e o que eh do microfone. ai sabemos o que corrigir. um microfone com um timbre cheio de medios, sendo usado por uma cantora soprano lirica, com certeza vai sobrar medias. ai vc abaixa as medias ate achar o som mais proximo a voz da cantora ao natural.
abraços!!!
ingo