Machine sbx 3.5 pro, bridge?

cleber costa

New Member
Peço ajuda a vcs no seguinte, estou na dúvida de pegar este amplificador, tenho 02 oversound 18" 800 RMS de 8 ohms cada e queria ter a opção de usar 02 ou somente 01 sub, dependendo do momento. O manual deste amplificador diz que em bridge, toca 2400 RMS em 4 ohms, não cita bridge em 8 ohms.
1) posso ligar somente 01 Sub de 8 ohms no bridge deste amplificador, funciona?
2) Se sim, alguém sabe quantos RMS este amplificador fornece em bridge de 8 ohms?
3) Está potencia toca 02 subs de 800 com qualidade?
 
Olá amigo! No manual, só cita a saída bridge deste amplificador em 4 ohms (2400 RMS) e na verdade eu queria ligar somente 01 sub de 8 ohms, está a minha dúvida! Já ouvi dizer que não podemos ligar auto falante com impedância menor que a do amplificador, mas ao contrário, tenho dúvida no caso de saída em bridge.
Desde já, agradeço pela atenção!
 
Oi irmao. Cara, nao sei qual sua idade, ja to nos "enta" kkkkk olha soh, quando moleke, e te digo que comecei a mexer e futucar audio com uns 14 anos, a gente ligavae ligava e ligava. Tudo sempre em paralelo porque "dividia" as caixas pros amps DELTA que a gente tinha na epoca; vez em quando pocava um... Kkkkk Normal.... Mas nois ia.... Fazia conta nao..... Era pares iguais nas saidas e foi. Mas ateh nisto nos baixavamos as impedancias/resistencias - percebe - creio que liga-lo com esse sub (se vc nao stressar ele) vai falar, embora nao seja projetado para empurrar 8Ω. Supondo a regra usualmente descrita ai pelos fabricantes, deve rolar uns 1200 em 8. Eh seguro.... NAO ! Isso pq ele foi projetado para estar confortavel em 4Ω gerando 2400 W de saida. Veja se de repente o falante tem bobina dupla, se tiver baixe pra 4Ω a ligaçao (caso consiga), se nao... e nao tiber como comprar nada agora, USE COM MODERAÇAO PRA NAO TORRAR O AMP. Como te disse, ja liguei tudo do jeito que vc imaginar pra festa rolar.... A melhor instalaçao eh aquela que nao queima nada no final kkkkkk opte sempre pelas contas e ligaçoes corretas !

Abç e Sucesso
 
Devido a facilidade, comprei o amplificador, testei 01 sub de 8 ohms na saída bridge e o resultado foi péssimo, grave fraco que quase não se houve e com muito chiado no sub, como se o auto falante estivesse batendo bobina. Não testei as duas caixas em paralelo ainda. Testei 01 sub ligando somente em um canal e também não agradou, fraco. Usava anteriormente outro amp, com menor potencia total, um novik de 1500 RMS no bridge de 8 ohms e o grave era perfeito e alto com muita qualidade para 01 sub. Não sei o que fazer, Vou providenciar a substituição, pois o amplificador mavhine sbx 3.5 pro não me atendeu ou deve está havendo algum problema com o mesmo. Obrigado, abraço!
 
A estrutura de ganho do sistema está toda correta? Pesquisando sobre estrutura de ganho aqui no forum vc consegue achar uns artigos bem didáticos.
 
Bom Dia,
Apenas para complementar, ligar uma impedância menor do que a impedância suportada pelo canal do amplificador não é recomendado e se tem grandes chances em queimar a saída do amplificador, alem de você perder muita qualidade de áudio.

O cenário perfeito seria no minimo trabalhar com dobro de impedância(Ohms) e Potencia RMS, por que estes testes de Impedancia/Potencia são feitos em Frequências especificas, ou seja na frequência em que a fabricante fez o teste atendeu as exigências, mas em outras frequências podem haver distorções,perda de qualidade e por isso a recomendação de sempre se trabalhar com "folgas". Mas como todos sabem a grana sempre é controlada e isso se torna uma brincadeira cara ao final, por isso sempre se acha o "meio termo" hehehehe

A SBX 3.5 PRO tem as seguintes especificações(Segundo Manual):

Potência Total 8 ohms: 850 W (425 por canal)
Potência Total 4 ohms: 1500 W (750 por canal)
Potência Total 2 ohms: 2400 W (1200 por canal)
Potência em Bridge 4 ohms: 2400 W

Se você ligar falantes por canal stereo, o cenário ideal seria trabalhar com esse amplificador em 4 Ohms, mesmo ela suportando 2 Ohms...
Se você ligar em Bridge o ideal seria trabalhar em 8 Ohms, mesmo ela podendo trabalhar até 4 Ohms..., vale lembrar que em 8 Ohms no Bridge ela não vai entregar os 2400w, no máximo vai entregar 1200W(isso não está especificado no manual)
Mas por via de regras, Ohms maiores não tem nenhum problema, você ganha em Qualidade de áudio, mas perde em potencia.

Obs: Não tem nenhum problema você trabalhar na impedância minima suportada pelo canal, só não pode ser menor pelo fato de "forçar" a saída e correr riscos de queima, meu texto está meio longo, mas gostaria de deixar claro essa relação de POTENCIA vs QUALIDADE.

Na explanação acima não entrei no mérito de potencia RMS, que também deveria ser levado em conta, o amplificador entregar no minimo o dobro de RMS que o suportado pelos falantes.

Com certeza se você fizer as contas vai ficar horrorizado e vai me falar o seguinte: Mas com isso eu vou ter que comprar um amplificador muito potente, vou pagar caro, e usar mal e mal apenas a metade do que ele é capaz de me entregar em Potencia.

Sim, exatamente isso, claro que estamos falando do "mundo perfeito" nesse caso. Por isso como tudo na vida praticamente, a gente procura o ponto de equilíbrio, principalmente financeiro e abre mão de algumas coisas...
 
Agradeço imensamente pelas orientações relatadas referente a minha dúvida. Fiz mais alguns testes usando o sbx 3.5 pro comparando com o novik 1500, usando somente a saída bridge de cada um em um sub 18" de 8 ohms e realmente, fiquei surpreso. Esperava mais do machine por ser tão robusto e conceituado e sabendo que a diferença entre os dois usando em 8 ohms não deve ser muito grande, mas o novik que não é muito conceituado por algumas pessoas, me surpreendeu positivamente. No meu caso, com o mesmo ganho para os dois amplificadores, o novik sai muito na frente e com muita qualidade, sem precisar forçar o amplificador. Não estou dizendo que o machine é ruim, não, muito pelo contrário, sei que faz parte de grandes projetos e é respeitado no mercado, mas no meu caso em específico, não tive sucesso para o meu objetivo.
 
O machine tem uma chave seletora de sensibilidade. Vc testou alterando a posição dessa chave?
 
Agradeço imensamente pelas orientações relatadas referente a minha dúvida. Fiz mais alguns testes usando o sbx 3.5 pro comparando com o novik 1500, usando somente a saída bridge de cada um em um sub 18" de 8 ohms e realmente, fiquei surpreso. Esperava mais do machine por ser tão robusto e conceituado e sabendo que a diferença entre os dois usando em 8 ohms não deve ser muito grande, mas o novik que não é muito conceituado por algumas pessoas, me surpreendeu positivamente. No meu caso, com o mesmo ganho para os dois amplificadores, o novik sai muito na frente e com muita qualidade, sem precisar forçar o amplificador. Não estou dizendo que o machine é ruim, não, muito pelo contrário, sei que faz parte de grandes projetos e é respeitado no mercado, mas no meu caso em específico, não tive sucesso para o meu objetivo.
O ideal é testar os dois na mesma sensibilidade.
Sim, foi feito teste no machine com sensibilidade em 1,55v e no novik em 1,4v. Na alterações de sensibilidade, não houve melhora. Ainda não me dei por convencido, poderia estar havendo algum problema no funcionamento do amplificador machine impossibilitando ele entregar toda a potência declarada tais como por exemplo transistor defeituoso ou algo semelhante?
 
O ideal seria testar os dois na msm sensibilidade. Se n me engano, os dois tem opção de 0,77v.

E sim, sempre tem o risco do equipamento em questão estar com algum defeito. Mas se ele não apresenta nenhum outro sintoma... Não sei.
 
O ideal seria testar os dois na msm sensibilidade. Se n me engano, os dois tem opção de 0,77v.

E sim, sempre tem o risco do equipamento em questão estar com algum defeito. Mas se ele não apresenta nenhum outro sintoma... Não sei.
Nossa alta a sensibilidade do Machine 1,4V ou 1,55V, os Novik que vi aqui pelo Mercado Livre está mais no padrão usual dos fabricantes 0,775V ou 1,4V.

Para excitar esse Machine tem que trabalhar como a mesa um pouco acima dos 3dbs
 
O ideal seria testar os dois na msm sensibilidade. Se n me engano, os dois tem opção de 0,77v.

E sim, sempre tem o risco do equipamento em questão estar com algum defeito. Mas se ele não apresenta nenhum outro sintoma... Não sei.
Nossa alta a sensibilidade do Machine 1,4V ou 1,55V, os Novik que vi aqui pelo Mercado Livre está mais no padrão usual dos fabricantes 0,775V ou 1,4V.

Para excitar esse Machine tem que trabalhar com a mesa um pouco acima dos 3dbs
 
Back
Topo