Mackie DL1608 X PRESONUS STUDIO LIVE 16.4.2 (ou 16.0.2)

Rodela

Member
Desculpem se já houver tópico equivalente, mas não achei muita informação, senão algumas esparças.
Temos uma igreja bem pequena, que talvez nem mereça essas mesas, mas a nossa Behringer X2222 começou a dar pau.
Estamos indo lentamente e gostaria de melhorar, principalmente, a qualidade de som.
Temos dois Subs, duas caixas Attack Versa 112, 3 microfones quase ruins da Sansom e um AKG D5. Pensei em comprar uma mesa mais barata e trocar microfones ou as caixas, mas notei que a substituição do microfone isoladamente não produziu grandes resultados em qualidade (em captação sim), e as caixas (tipo uma JBL) também não tenho certeza se subiriam a qualidade tanto quanto uma mesa com bons prés. Também vou ficar sem grana pra comprar um mic sem fio, que é uma necessidade nossa.
Os preços das duas se equivalem, considerando que vou ter que comprar um tablet no caso de optar pela mackie.
Pelo que li por aí: a Mackie é superior nos prés.  A presonus dá mais segurança por ter controles físicos, o que também pode parecer mais fácil de operar (ou não). A presonus tem só 4 aux, contra 6 da mackie. A mackie não grava mutilpista. Não parece ser muito seguro depender totalmente de um tablet. A mackie é bem intuitiva e a presonus meio difícil de mexer.
As minhas dúvidas para compará-las são:
- Há mesmo a superioridade dos prés da mackie em relação aos da presonus, que também são elogiados?
- Eventual superioridade dos prés, no quesito "ao vivo", fará tanta diferença, uma vez que os outros periféricos podem acabar "anulando" essa qualidade?
- qual das duas tem melhor funcionalidade para alguém mais leigo, já que a presonus tem controles físicos mas um mísero painel led, e a mackie parece ser mais intuitiva mas só funciona num tablet (que nem sempre é preciso na hora de alterar os parâmetros)?
- qual das duas ganha na média geral?
Se puderem também em tirar  outras dúvidas:
- a presonus precisa de router para ser utilizada via wifi pelo notebook?
- Por nao ter faders motorizados, vou ter que conferir o volume dos canais toda vez na presonus, mesmo com cenas salvas?
- as duas tem equalizadores gráficos para as saídas master (sem ser aqueles independentes para cada canal)?
Muito obrigado desde já!
 
jcarlos250878 disse:
Meu amigo! eu iria de Behringer XR-18, é atualmente o meu sonho de consumo, e o preço está fantástico. Elá ´também tem 6 auxiliares, tem roteador embutido e ainda está num preço fantástico na Gang Music com entrega grátis para todo o brasil. Tenta aproveitar essa baba e seja rápido antes que o preço aumente.

Segue o link.
http://http://gangmusic.com.br/p/audio-e-tecnologia/mesas/mesa-behringer-xr18-x-air/7737/

Pois é, mas talvez seria meio incoerente eu trocar uma Behringer que deu problema por outra. Pelo menos o pastor nao iria entender kkk.

Pelas funcionalidades parece valer a pena.. mas fico realmente com o pé atrás, até porque essa da promoção aí ta praticamente o mesmo preço que achei a Mackie :x
Mas e os prés dela, será que são bons como os da Mackie e Presonus? 
Tudo bem que são Midas, mas vai saber....
 
Os prés da XR-18 realmente não são Midas (se fosse o preço passaria de 15k), porém são incomparavelmente superiores a X2222, tem o mesmo padrão da X32, muito bons mesmo, a X32 é uma mesa que tem superado muitas expectativas no mercado em relação a custo benefício, além do grande número de recursos disponíveis. 
A DL1608 tem bom prés, já ouvi a mesa em ação e realmente cumpre o que promete, a Presonus ainda não ouvi pessoalmente mas vi falarem muito bem. Porém em relação a custo benefício ficaria com a XR-18, porque as novas mesas digitais da Behringer trazem um novo padrão de qualidade em relação as analógicas, a qualidade Behringer foi muito contestada ao longo dos anos, mais já nos provaram que conseguiram produzir uma linha de produtos de qualidade e com custo mais acessível, principalmente depois da marca ter se unido a renomada engenharia MIDAS, apesar dos produtos não se misturarem.
Cabe a você agora analisar, pesquisar muito, testar produtos, ver outras opniões, e somente depois dar um passo para comprar. Lembrando que os preços agora tendem a ir para as nuvens com a alta do dolar, e alguns poucos produtos continuam no preço velho.
 
tonreb disse:
Rodela disse:
Tudo bem que são Midas, mas vai saber....
Não são Midas não.... tem diferenças!

Eu imaginei. Vi um video de comparação de uma X32 contra uma Soundcraft, uma Studiolive e uma Roland m200i. Se fosse Midas mesmo acho que iria ficar pau a pau com a Soundcraft, mas a Soundcraft teve o melhor som do comparativo (na minha opiniao), seguido da Presonus.


Mas alguem mais sobre a DL1608 e Studiolive??
Achei que esse tópico ia ter um monte de respostas haha
 
A DL1608 é um excelente mixer, com ótima qualidade, mas tem outros mixers que estão por vir que fazem tão bem quanto, a XR18 da behringer, TM da RCF, a DL32R da Mackie, RM32a da Presonus, QU-Pac da Allen & Heath, entre outras; são todos produtos novos que ainda não sabemos dizer da qualidade de forma geral, mas sei que o DL32r e a RM32a são acima da DL1608.

A Pétala (Cavalcante) teve um DL1608 e era só elogios, utilizei apenas 1 vez, gostei muito. Alguns reclamam de aquecimento, mas basta deixar em um local que tenha ventilação que não apresentará problemas.
 
Rodela disse:
Desculpem se já houver tópico equivalente, mas não achei muita informação, senão algumas esparças.
Temos uma igreja bem pequena, que talvez nem mereça essas mesas, mas a nossa Behringer X2222 começou a dar pau.
Estamos indo lentamente e gostaria de melhorar, principalmente, a qualidade de som.
Temos dois Subs, duas caixas Attack Versa 112, 3 microfones quase ruins da Sansom e um AKG D5. Pensei em comprar uma mesa mais barata e trocar microfones ou as caixas, mas notei que a substituição do microfone isoladamente não produziu grandes resultados em qualidade (em captação sim), e as caixas (tipo uma JBL) também não tenho certeza se subiriam a qualidade tanto quanto uma mesa com bons prés. Também vou ficar sem grana pra comprar um mic sem fio, que é uma necessidade nossa.
Os preços das duas se equivalem, considerando que vou ter que comprar um tablet no caso de optar pela mackie.
Pelo que li por aí: a Mackie é superior nos prés.  A presonus dá mais segurança por ter controles físicos, o que também pode parecer mais fácil de operar (ou não). A presonus tem só 4 aux, contra 6 da mackie. A mackie não grava mutilpista. Não parece ser muito seguro depender totalmente de um tablet. A mackie é bem intuitiva e a presonus meio difícil de mexer.
As minhas dúvidas para compará-las são:
- Há mesmo a superioridade dos prés da mackie em relação aos da presonus, que também são elogiados?
- Eventual superioridade dos prés, no quesito "ao vivo", fará tanta diferença, uma vez que os outros periféricos podem acabar "anulando" essa qualidade?
- qual das duas tem melhor funcionalidade para alguém mais leigo, já que a presonus tem controles físicos mas um mísero painel led, e a mackie parece ser mais intuitiva mas só funciona num tablet (que nem sempre é preciso na hora de alterar os parâmetros)?
- qual das duas ganha na média geral?
Se puderem também em tirar  outras dúvidas:
- a presonus precisa de router para ser utilizada via wifi pelo notebook?
- Por nao ter faders motorizados, vou ter que conferir o volume dos canais toda vez na presonus, mesmo com cenas salvas?
- as duas tem equalizadores gráficos para as saídas master (sem ser aqueles independentes para cada canal)?
Muito obrigado desde já!

Saudações pessoal! 

Bom vamos a nossa experiencia com a DL1608L da mackie:

Os prés da DL1608L são os ONYX, linha top da mackie e são fantasticos, antes usavamos a ZED 14 da A&H e tinhamos medo de perder a qualidade que tinhamos nos prés, mas quando ouvimos a mackie ficamos maravilhados!
Tinhamos muito medo tambem sobre a confiabilidade em usar o wifi para nossos eventos visto que 100% deles sao ao vivo, mas nosso desejo em acabar com o uso de multicabo era maior. Muito embora o pessoal dizer que pode-se usar qualquer roteador com a DL1608L,  optamos por um mais robusto e compramos o DIR850L da DLink ( http://dlink.com.br/produto/dir-850l ), ae fechou!!! A casadinha MACKIE, APPLE e DLINK é xou de bola!! Usamos 2 ipads, um para o PA, que fica com meu filho que é nosso técnico de audio, e outro comigo lá na frente onde controlo nosso retorno. Já fizemos eventos em igrejas para 800 pessoas e o sinal é sempre forte e estavel nunca tivemos nenhuma queda ou dificuldade que nos deixasse em situação complicada!
Sobre o tablet que vc citou, trata-se de um ipad com sistema iOS rodando, a precisão nos controles é total !! Eu particularmente nao confio em outro sistema como android, linux, etc...
A facilidade de uso do soft da mackie é muuito grande, meu filho mais novo, de 13 anos, aprendeu a operar a mesa em 30 minutos!!
Nunca nem observei aquecimento nessa mesa, nossos eventos são em media de 4 a 5 horas de uso constante e ZERO travamento ou qualquer coisa do gênero!
Compramos a DL1608L em Dez/2014 e já fizemos 4 atualizações de sistema nos ipads, mudamos do iOS7 para o mais novo iOS8.3 e 2 atualizaçoes de firmware na mesa, da versao 2 para a 3.2 do master fader sem qualquer tipo de trauma! Tudo muito simples, rapido e eficiente!
E finalmente, sim a mackie tem equalizadores graficos e muitos outros recursos para todas as saidas! Seja nos master, auxiliares, etc!!

Bom, nao conheco a presonus nem a xr18 ainda, e acredito que sejam excelentes equipamentos tambem, meu depoimento é baseado no sistema que utilizamos e estamos altamente satisfeitos com o mesmo e indico de olho fechado a todos!!

Espero que tenha ajudado na sua e escolha e qualquer duvida a mais sobre a DL1608L, é so dizer ae !!!

Abraço a todos!!
 
Pelo visto temos mais informações sobre a Mackie que a Presonus...
Estou mais inclinado pra Mackie por enquanto, pq a promoção que tinha da presonus 4.0.2 por R$ 4700,00 acabou. A Mackie tbm ta me parecedo melhor pra um leigo em matéria de PA como eu, já que não tenho muitos conhecimentos nisso e ela além de ser mais intuitiva parece ter os prés melhores (boatos ainda nao confirmados aqui nesse topico). Duro é perder a possibilidade de gravaçao multipista na Mackie.

Quanto a Behringer, fora de cogitação pra mim pra essa proxima aquisição. Eu mesmo estou com pé atrás, e o pessoal da igreja mais ainda, nao seria legal trocar uma Behringer quebrada por outra Behringer. E os produtos X18 e XR18 ainda estao ha muito pouco tempo no mercado, nao da pra saber se terá problema. Infelizmente a Behringer vai colher um pouco os frutos antes de ter uma credibilidade totalmente restaurada.

Mas diante da possibilidade de uma 16.0.2 usada por R$ 4400 e uma Mackie nova por R$ 3800 ainda estou na duvida.
 
Paulinho disse:
Espero que tenha ajudado na sua e escolha e qualquer duvida a mais sobre a DL1608L, é so dizer ae !!!
Abraço a todos!!

Paulinho:
Você acha que funcionaria bem nos ipads mais antigos e mais fracos, tipo um iPad 2 16gb?
pra usar ela via Wifi (mesmo com o tablet principal), somente com roteador?
Vi um video onde se tocava musica direto do iPhone nela, via Wifi. Vc sabe como funciona? Cria-se um canal somente pra isso?
 
Rodela disse:
Paulinho disse:
Espero que tenha ajudado na sua e escolha e qualquer duvida a mais sobre a DL1608L, é so dizer ae !!!
Abraço a todos!!

Paulinho:
Você acha que funcionaria bem nos ipads mais antigos e mais fracos, tipo um iPad 2 16gb?
pra usar ela via Wifi (mesmo com o tablet principal), somente com roteador?
Vi um video onde se tocava musica direto do iPhone nela, via Wifi. Vc sabe como funciona? Cria-se um canal somente pra isso?

Saudações pessoal! Respondendo as perguntas do amigo Rodela:

1- O iPad funciona apenas como interface de controle da mesa, todo o processamento é realizado na DL1608L. Acredito que funcionaria sim! Segundo a mackie, a mesa funciona com os iPads 2 pra frente! Deve-se ter apenas cuidado com o modelo da mesa que vc vai comprar:

DL1608   - Usa conector de 30 pinos
DL1608L - Usa conector Lightning existente nos iPads mais novos (Mini, Mini2, Mini3, Air e Air2)

2- Exatamente, WIFI com ela, só com um roteador!! Pode-se conectar até 10 dispositivos iOS nela, entre iPads, iPods e iPhones! Fora isso, só com um iPad plugado na DL1608.

3-Para tocar música direto do iPad, apenas com o iPad conectado nela!! via WIFI não rola!! E sim, ela tem um canal stereo exclusivo para isso, independente dos 16 canais fisicos que existem na mesa! Mas nada lhe impede de plugar na mesa qualquer outro player!

UMA DICA MUITO IMPORTANTE: Cuidado onde vc irá comprar sua mesa! A mackie não presta assistencia tecnica se a mesa não for adquirida por um representante oficial!! Tem gente vendendo essa mesa por 3K no mercadolivre e em outros lugares, o barato que pode sair caro!!

Qualquer duvida, manda um alo!! Abraço!!
 
Muito preciosas suas dicas, Paulinho!
A principio, olhei melhor o video que vi sendo reproduzida musica pelo iphone, é que o cara usou um aplicativo chamado airfloat e outro chamado Remote, então, com o ipad fixado na mesa, o iphone transmitia o audio para o ipad (nao sei se por bluetooth ou wifi mesmo), e ae o ipad passava o som pra mesa.

Mas agora que você falou dessa questão da assistência da Mackie, volto a pensar na Presonus usada mesmo, por questão financeira. Só aguardando alguma opinião sobre a Presonus
 
Back
Topo