Mackie profx8 vs Yamaha mg10fx

Piont

Member
Pessoal, sou novo no fórum, e apesar de acompanhá-lo na leitura a algum tempo resolvi participar escrevendo :)
Eu estou precisando comprar minha primeira mesa de som, para apresentações de minha pequena banda (por enquanto apenas dois integrantes), e primeiramente pensei em uma Behringer, mas depois de tantos comentários aqui... kkk
Então eu pensei em uma mesa menor da Yamaha ou Mackie, muito bem faladas aqui, e estou em dúvida sobre esses dois modelos (três na verdade, vamos devagar...). Valendo dizer que quanto à quantidade de canais todas irão me servir bem.
Vamos lá:

MACKIE - Sei que as mesas Mackie são de primeira linha, e essa em específico me agradou muito por ser pequena e mesmo assim trazer um equalizador gráfico consigo, que sei que, se bem usado, pode ser muito útil (tendo em vista que ela já tem um ótimo pré).

YAMAHA - Esse modelo da Yamaha me parece muito bom também, muito bem falado, e provavelmente uma ótima opção como primeira mesa. Não contém equalizador gráfico, e creio que o pré da Mackie seja um pouco melhor, mas esse modelo da Yamaha tem um preço um pouco mais acessível, por isso são competitivas.

Uma coisa que me chamou atenção foi que o modelo da Mackie não tem saída balanceada, o que me causou espanto, pois uma mesa desse porte simplesmente não botar uma saída balanceada, levando um sinal sujo para a caixa de som realmente não faz nenhum sentido, ou eu estou enganado? Por que já tive a oportunidade de comparar uma saída xlr com um p10 de um violão, e a diferença é gritante, até para os leigos, por isso fico espantado.
Então a minha pergunta é: qual das duas mesas tem o melhor custo benefício para o que entregam?

A terceira , e mais simples, opção (botei essa separada pois é nova no mercado) é a Mackie mix12fx, contendo o mesmo "problema" de saída não balanceada da outra Mackie. Se alguém tiver algo a dizer sobre esse modelo, sinta-se à vontade :)
 
Pessoal, me enganei sobre uma das características da Mackie Profx8, ela contém sim saída balanceada, que fica na parte traseira da mesa, do lado do plugue do cabo de força kkkkk ao menos assim quem tiver ou já teve essa dúvida irá sanar aqui. Mas quanto à terceira opção, a Mackie mix12fx, essa realmente eu creio que não tenha saída XLR balanceada. então a dúvida quanto a que isso prejudica muito ou não a mesa continua.
Vi no manual dela que pode-se usar um p10 balanceado nessa saída (e eu nunca vi isso!), é realmente válido?
 
Tanto faz se é P10 ou XLR. Ambos podem ser balanceados ou não. Ambos podem ser nível de linha ou mic. Tem que ver e no manual dela de as entradas/saídas P10 são balanceadas (TRS) ou não (TS). Quanto à sua dúvida, vai em qualquer uma. Esqueça o equalizador gráfico, tenho um de 31 bandas na igreja e aposentei ele. Imagine um de 5 ou 7.
 
Última edição:
Boa tarde amigo, e seja bem vindo ao SAV. Bem vamos a minha opinião, sem duvidas a Mackie é muito superior a Yamaha em questão de prés (minha opiniâo), o som da Yamaha é mais voltado para os médios, costumo dizer que acho o som da Mackie mais aveludado e da Yamaha mais ardido, acho que para o seu caso como primeira mesa de som optaria pela Pro FX8, pois é a que tem mais recursos em comparação com as outras, e acho que o preço não deve ser muito diferente entre elas. Eu iria de Mackie Pro FX8, um abraço e mais uma vez seja bem vindo.
 
Amigo, você só se enganou quanto à Mackie não ter saída main balanceada, mas já se corrigiu.
eu já tive as duas, quanto à escolha, eu diria que veja se a quantidade de canais são mais que o suficiente para vocês, ou seja, que não seja "a conta" para os instrumentos, é interessante ter sempre umas duas saídas de MIC sobrando, por exemplo.
mas se ambas te atende bem nesse quesito, eu diria que são boas mesas e vão te atender bem.
esse equalizador que vem na mackie é um quebra galho, não a torna melhor por isso.
como eu sei que quem vem aqui quer uma opinião, talvez se a yamaha vai te atender bem e tiver compensando no preço, pega ela e compre um equalizador ou um processador digital pra ficar tudo bem compacto.

é por aí...
 
Obrigado pelas repostas e pela gentileza. : )
Sei que o equalizador gráfico é um quebra galho kkkk mas ao menos já é um ponto a mais...
Quanto a isso que disseram, que a Mackie tem um som mais aveludado que a yamaha, isso me agrada bastante pois é esse o som que busco, gosto desse timbre, até por que tocamos músicas mais leves e tranquilas, então acho que a escolha da Mackie Profx8 está sendo-me a mais convincente kkkkk
Mas surgiu um outro modelo além desses três, a mesa Mackie 802VLZ4, parece um pouco mais enxuto, e gostaria de saber se alguém sabe algo sobre esse. O que o difere do Profx8?
 
Boa noite. (Adquiri recentemente uma MG10UX - Yamaha)
Pessoal, já tive mesas de som pequenas e maiores, inclusive estou com uma MG166CX USB... Recentemente, para mixar teclados, estive com uma Xenyx802 da Behringer e uma SoundCraft 802 tbém... e A QUESTÃO... A MINHA DÚVIDA é... Quando estou com 30 minutos a 1 hora com a MG10 UX ligada... ela já esquenta demais a parte traseira....
com 3 horas ligada direto, já esquenta muito embaixo também... fica fritando ovo... algo que nunca vi igual...
Isso é normal mesmo? Como o pessoal da loja disse e como o técnico da assistência aqui da Yamaha na minha cidade falou?
Estou em Ipatinga MG... cidade bem quente... ele ligado normal esquenta DEMAISSS... ligado no ar condicionado, lá na autorizada yamaha, durante 20 minutos, nem deu nada...
 
Se a mesa não apresenta problemas de funcionamento ao esquentar realmente pode ser considerado normal.
 
@Ronaldo 1;
Vc fez como eu. Tb tinha um FBQ6200 no PA da igreja da qual fazia parte, um dia um dos canais começou a chiar e a dar choque então liguei a mesa ( uma Mackie Onix 32.4 ) direto nas caixas e... o equalizador nunca mais voltou pra lá!

@Rinaldo Gomes;
Imensa alegria "revê-lo" Rinaldo. Vc é uma das referências que tenho do pessoal da antiga aqui do SAV.

@Piont;

Tenho uma Yamaha MG206, minha igreja anterior tem uma Mackie Onix 32.4 e a atual uma Yamaha MG32/14Fx ( acho que é esse o modelo ). Realmente como o Rinaldo diz, em se tratando dos prés Onix da Mackie comparados com os prés da série MG da Yamaha eu diria que os da Mackie são melhores, segundo o meu gosto, e que é mais fácil chegar a um resultado satisfatório. Logo eu iria de Mackie.
 
Então AltVan13, a questão é que essa linha da Mackie, Profx, não contem o pré "Onix", e sim o nomeado pré "Vita".

A série VLZ4 tem o pré "Onix", por isso também botei o modelo 802VLZ4 em questão, para ser comparado com esse modelo Profx8.
.Screenshot_2016-04-16-12-13-44.png Screenshot_2016-04-16-12-11-45.png
 
Lembrando que os pré amplificadores, tanto o Onix quanto o Vita, são apenas para as entradas Mic, o que me deixou meio surpreso também, afinal, isso é comum?
E AltVan13, por incrível que pareça as mesas da série VLZ4, mesmo com o pré Onix, são um pouco mais baratas que as da série Profx, e eu confirmei isso olhando até no Amazon, com anúncios da própria Mackie. Então isso me deixou intrigado, qual série afinal é melhor: as VlZ4 ou as Profx?
Acho que isso merece um novo tópico comparativo : )
 
Boa pergunta!
Na minha opinião depende de sua aplicação. Se vc verificar ambas as séries vai perceber que,para ficar mais barata que a série Profx, a série VLZ4 veio com algumas diferenças nos modelos menores principalmente. Por exemplo:
VLZ4 / Profx
faders rotativos ( Knobs ) / Faders deslizantes ( 60 mm )
Prés Onix / Prés Vita
Não tem / Equalizador Gráfico ( 7 Bandas )
Não tem / Efeitos
Equal. Paramétrico ( 3 bandas ) / Equalizador paramétrico ( 3 bandas com a freq. de Mid selecionável ).

A leitura que faço disto é que para compor o preço da série Profx tiveram que agregar vários recursos e na VLZ4 o fator que agrega são os Onix.
Logo para decidir seria primordial que vc ouvisse ambas as mesas, se vc conseguir diferenciar o timbre delas fique com o que mais te agradar ( acho que será a VLZ4), senão diferenciar fique com a que te dá mais recursos, mesmo que na maioria das vezes vc não vá usá-los ou, como na maioria das vezes vc não vai usar mesmo estes recursos, opte pela mais barata.
Se vc quer minha opinião novamente, que fique bem claro que sou totalmente tendencioso com relação á Mackie ( embora ainda não tenha ouvido nem Soundcraft nem Allen&Heath - e depois que ouvir possa mudar de opinião ), falou que os prés são Onix e cabe no meu orçamento, tô comprando, logo escolheria a VL4.
 
AltVan obrigado, ando meio sumido mesmo rssssss. Mas quanto a mesa para o amigo, acho que para o seu uso a ProFX será melhor, vai ser muito util ter o efeito (que na Mackie é bom), o equalizador também pode quebrar muito galho em ambientes ruins de acústica, já possui uma CFX20 que tinha um equalizador, e ele era quase melhor que um 6200 da Behinger que possuía de 31 bandas, ou seja dá para usar sim, continuo firme na minha opinião, vai de Mackie, sou um apaixonado pela marca, hoje tenho uma 402 vlz, 1202 vlz e uma DL 32r, gosto demais da marca.
 
Mackie é um espetáculo de som. No caso eu iria também de Pró fx8, pois tenho certeza que o som é ótimo também e em muitas ocasiões os efeitos fazem toda a diferença.
 
Galera, antes quero agradecer pelos muitos comentário e pela ajuda que me prestaram, são todos muito gentis! : )

Eu tenho lido alguns fóruns gringos e, apesar de não entender tudo, vi alguns comentários sobre o uso desse pré Onix nessa nova série VLZ4, dizendo que não soou tão bem nessa série quanto em outras mais antigas, ou seja, parece que os demais componentes timbrísticos da mesa também não são os mesmos. Não posso afirmar com absoluta certeza sobre a validade desses comentários, mas devo dizer que faz sentido, creio que não podemos julgar a qualidade sonora da mesa apenas pelo seu pré amplificador.

Sei que pra eu escolher de maneira mais correta eu teria que escutar as duas lado a lado como nosso amigo sugeriu, contudo não tenho como fazer isso pois onde moro não há lojas grandes que me dêem esse privilégio, mas analisando nossa prosa e minha situação eu acho que vou preferir a profx mesmo! : )
 
@Piont;

Como eu disse @Rinaldo Gomes é referência pra mim. Minha opinião a respeito dos efeitos e do equalizador das Profx foi baseado no que vi, ou ouvi, em outras marcas onde estes recursos eram apenas perfumaria e tinham pouca eficiência. O Rinaldo tem experiência com estes recursos nas Mackie e recomenda, @ Ronaldo1, outro usuário que respeito e temos um gosto bem parecido, tb recomenda logo mudo de opinião e fico com eles: vá de Profx.
 
@Piont , vc comprou a Profx8v2? Funcionou tudo certinho? Tive uma surpresa super desagradável com esse modelo. Fiz um post próprio a respeito aqui no SAV, dentro da subdivisão sobre Marcas de Mesa / Mackie. Dá uma olhada e confere se a sua não tem o problema citado e mostrado no vídeo (caso tenha comprado).
 
tenho uma profx16 excelente mesa e o equalizador ajuda mesmo, na igreja so uso o equalizador da mesa nao precisa de mais nada, é claro lembrando que cada ambiente responde de maneiras diferentes, um abraço a todos
 
Back
Topo