Madeira vs plástico

R. Leal

New Member
Alguem poderia falar se existe alguma diferença de timbre, de resistencia ou alguma outra diferença entre caixas montadas com madeira e as de plástico injetado? Uma vez abri uma caixa da American Audio pra dar manutenção e vi que o plástico dela era bem fininho mas mesmo assim a caixa era bem pesada, não tive como testar o peso dela sem falantes e amp. mas parece que é muito pesada por ser plástico.
 
Caixas de plástico ABS (alto impacto) não são recentes, como o pessoal pode imaginar. Já existem a mais de 20 anos, pelo que eu conheço. Na verdade, no começo fizeram caixas de fibra de vidro, depois que começaram a usar ABS, material que é empregado de uns 15 anos para cá.

Em relação às caixas de madeira, elas tem a vantagem de serem mais leves e - principalmente, não estragam com as intempéries (sol/chuva/calor/frio).

Quem precisa colocar caixas em ambientes externos encontrará nas caixas de ABS um produto muito mais durável que as de madeira (que sim, podem ser também expostas às intempéries, mas devem ser tratadas/protegidas via vernizes, etc).

Já quanto aos impactos tão comuns de acontecerem quando se transportam equipamentos de sonorização, temos um problema. As primeiras caixas, de fibra de vidro, logo mostraram que não tinham resistência suficiente. A situação mudou com o ABS, mas ainda assim ele não pode ser muito fino. Alguns fabricantes chegam a especificar a espessura do plástico, e já vi alguns citando 10mm. Tudo depende do peso do conjunto completo e se é feito para empilhar uma com outra, etc. De qualquer forma, a madeira, desde que bem feita (e tudo depende da sua espessura também), aguenta impactos melhor que o ABS.

Quanto ao peso, inegavelmente o ABS é mais leve que madeira.

Mas acho que o fator de escolha entre ABS e madeira seja preço. No Brasil, enquanto ainda temos muita floresta Amazônica para desmatar, caixas de madeira são muito mais comuns, já que é mais barata. Já nos EUA e China, onde madeira custa muito caro, acaba que caixas ABS são muito mais comuns.

Quanto a sonoridade, as caixas de som não influenciam neste aspecto, ou pelo menos não deveriam. Na verdade, uma boa caixa deve proporcionar uma vedação perfeita e principalmente não vibrar. Quem tem que vibrar é o alto-falante, não a caixa, e isto pode ser conseguido (ou não) tanto com madeira quanto com ABS. Fora isto, é o volume da caixa que importa para o desempenho da caixa, não importando o material.

Um abraço,

Fernando
 
Primeiro uma pergunta...

American audio é marca boa? Tem mesas AA pra vender na Playtech com preços bem tentadores...

Outra coisa, a RCF é polipropileno, mas parece bem resistente, além de leve. Seria a mesma coisa que ABS?

Abraços

Israel
 
isinho disse:
Primeiro uma pergunta...

American audio é marca boa? Tem mesas AA pra vender na Playtech com preços bem tentadores...

Outra coisa, a RCF é polipropileno, mas parece bem resistente, além de leve. Seria a mesma coisa que ABS?

Abraços

Israel

A sonoridade da caixa que ouvi nao é ruim, mas também nao é lá essas coisas...tem coisa bem melhor por ae...
 
Polipropileno, plástico de alto impacto, ABS, etc e etc, é tudo a mesma coisa. Bem, para nós leigos é mesma coisa. De qualquer forma, iguais ou não, as características devem ser semelhantes.

O que não é mesma coisa é caixa de fibra de vidro. Essa quebra fácil.

American audio é marca boa? Tem mesas AA pra vender na Playtech com preços bem tentadores...

Isinho, são estes aqui?

m1224fx.jpg


m1624fx.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.americanaudio.us/default.asp">http://www.americanaudio.us/default.asp</a><!-- m -->

Se for, quais os preços?? O site da Playtech não traz estes produtos.

Um abraço,

Fernando
 
Ops...

Agora que vi, confundi com Amercan Pro...

Desculpem...

Aliás, alguém conhece essa AP?
 
É marca importada pela Decomac, que distribui DAS no Brasil.

Já escrevi sobre ela. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=159">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=159</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Isinho, fui pesquisar e olha o que achei:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://americanpro-audio.com/home/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=1&Itemid=32">http://americanpro-audio.com/home/index ... &Itemid=32</a><!-- m -->

Rapaz, tem umas coisas grandes, aparentemente bem legais.

Vamos fazer o seguinte: abra um tópico específico, se possível com fotos e preços dos produtos.

Um abraço,

Fernando
 
Então, achei bem legais os produtos, apesar do site mal feito...
hehe

Infelizmente, não dá pra postar porque não vou a sampa a um tempo, e aqui em Tatuí, se der sorte acha Behringer ou Ciclotron...

Abraços

Israel
 
Aliás, repare nas caixas, pelo que percebi são cópias idênticas de produtos da Electro Voice...

Repara só:

American Pro APL-300
5408201d2356c52a7f49c1e16ff57060.gif


EV SXa-100
SxA100Plus_7oc.jpg


Coincidência?
Difícil ein...
 
Na busca de informações para responder uma pergunta feita por um amigo meu sobre a diferença entre ABS ou madeira em caixas de som, constatei que os gabinetes mostrados acima são aguais ao da SKP e muito parecido com os gabinetes da Nenis. Detalhe: todos os citados são fabricados na China. Sería um fabricante de gabinetes para várias marcas? Quem fabrica os da RCF?

sds

Toninho
 
RCF muito provavelmente sejam eles mesmo (assim como a EV), os chineses devem copiar, não necessariamente ser apenas o mesmo produto (OEM).
 
Uns tempos atrás, li em uma reportagem na revista VEJA, sobre a crise econômica. O texto era uma referência a um fabricante de lâmpadas fluorescentes que fabricava para MAIS DE UMA CENTENA DE MARCAS DIFERENTES.

Daí... tirem suas conclusões.

Mas só lembrando: importante não é só isso, é o controle de qualidade de cada marca.

Um abraço,

Fernando
 
Além do controle de cada marca, o gabinete embora de suma importância, é um dos detalhes de uma caixa. Falo isso, pois a caixa que montei com gabinete Nenis e woofer/driver selenium ficou melhor que a SKP.

sds

Toninho
 
Não é bem detalhe, pois a resistência e dispersão depende diretamente dele (isso sem contar vibração, travamento, etc...)
 
Isinho,

O que eu quero ressaltar é que não adianta um bom gabinete se houver deficiência no woofer ou no driver. Sendo assim, várias marcas podem usar o mesmo gabinete e haver diferença de timbre entre uma e outra.

sds

Toninho
 
Toninho.. tendi bem o que quis dizer, pessoalmente só achei que não é apenas um detalhe, é um fator, bem como citado a qualidade dos outros compontes

Tenho medo das caixas de ''plastico'', parecem que a durabilidade é pequena. Mas se fosse assim, não estariam até hoje no mercado.
 
Back
Topo