MEDIÇÃO ACÚSTICA E EQUALIZAÇÃO VIA RTA

bersan

Administrator
Moderador
Olá Pastor,

depois fala para o pessoal onde conseguir esse Pinguim. Gostei.

Vamos lá... como eu fiz os meus RTA...

1) coloca-se um microfone de medição em uma interface. Não serve qualquer microfone, tem que ser específico para medição. ECM 8000 Behringer é o mais comum, não que seja o melhor. Eu já usei ECM + DEQ2496 (um equalizador que tem RTA como função) mas prefiro hoje usar um Phonic PAA-3 pela praticidade, mas os resultados obtidos com os dois são praticamente os mesmos. Tem gente que usa via Interface, mas essas podem "mascarar" o resultado, pois podem afetar a qualidade do som.

2) O microfone deverá ser localizado no meio geométrico do ambiente, em pedestal. Quanto mais sólido o pedestal, melhor.

3) Fica uma pessoa junto ao microfone e fica outra junto ao equipamento de som, no equalizador. Pode-se usar rádios ou celular, mas prepare-se que demora uns 20 minutos.

4) coloca-se ruído rosa para tocar (na Internet encontra), em volume semelhante ao que se encontrará durante a celebração do culto, em todas as caixas da igreja, simultaneamente. Obviamente, é necessário assistir um culto antes com um decibelímetro para se tirar uma média. Por exemplo, certa vez eu fiz isto e obtive durante o louvor uma variação de 90dB a 105dB, então regulei o ruído rosa para 95dB (com picos de 98dB).

5) De posse dos dados da tela (igual essa primeira que o senhor mostrou aí), passo pelo rádio para o rapaz no equalizador o que tirar/colocar, de forma a obter a linha mais reta possível. Isso é válido de 200Hz até 4KHz. Fazer essa faixa primeiro.

6) De 4KHz até 20KHz, fazer uma curva suave, descendente, (chama-se de "Roll-Off") de forma que a resposta em 20KHz seja -6dB que a resposta em 4KHz. Essa queda é necessária pois imita o comportamento do ouvido, que também apresenta essa queda.

Antes de aprender sobre esse roll-off, eu tentava deixar reto mesmo, até 20KHz. Resultado: excesso de "brilho", reclamações de "fadiga auditiva" pelo público (eles não falam em fadiga auditiva, mas é só dar o intervalo e você nota o pessoal se sentindo aliviado por sair do local, do som - para bom entendedor isso é sinônimo de som ruim). Em resumo: o som ficava artificial. Aprendi a fazer o roll-off e nunca mais tive problemas.

No seu gráfico, o primeiro gráfico (antes) parece ter um roll-off "natural" bem feito, só precisando de pequenos ajustes... Já o segundo gráfico (depois) ficou um pouco pior, note a queda brusca nas últimas faixas amarelas.

7) Já regulamos tudo de 200Hz a 20KHz. Agora entra a pedreira, que é regular de 20Hz a 200KHz. Aqui, precisamos ter muita sensibilidade... e não é só som não. Veja:
a) precisa ter conhecimento do equipamento. Pergunte-se: meu equipamento pode dar todo esse grave ou vou forçá-lo até queimar?
b) Meu público exige todo esse grave (geralmente jovens) ou algo mais "normal" (jovens/crianças/adultos)?
c) E principalmente, a acústica do local permite um grave forte ou temos um local de acústica ruim, onde os graves significarão embolação?
d) Ouvido treinado e atento...

Se a acústica for ruim, eu começo fazendo um roll-off a partir de 200Hz (para baixo, em direção de 20Hz), com -6dB já em 100Hz e com zero em 40Hz. Caimento suave de 200Hz a 100Hz e depois um corte bem abrupto.

Se a acústica for boa, eu deixo a linha plana entre 100Hz e 200Hz, e depois uma queda suave entre 100Hz e 20Hz. Nesse ponto, é muito importante conhecer o equipamento. Se tiver MUITO SOM de sobra, pode cair -6dB em 40Hz e -9dB em 20Hz. Se não tiver muito headroom, cuidado com qualquer coisa abaixo de 50Hz. Força muito o equipamento.

Resumão geral: de 200Hz a 4KHz linha reta, 4KHz até 20KHz com roll-off suave, 200Hz para 100Hz com muito cuidado, muito cuidado mesmo, sob pena de acabar com os ouvidos do público (embolação) ou acabar com o equipamento...

Resultado: toda vez que fiz isto, obtive os seguintes resultados, no linguajar do público:
- "o som melhorou",
- "a embolação diminuiu",
- "deu uma clareada no som",
- tá dando para entender melhor.

Quanto ao pessoal do som:
- muito mais fácil regular/equalizar.
- microfonias diminuíram

Continuo...
 
Detalhes... (são muitos)...

1) O ruído rosa não pode ser MP3. Tem que ser WAVE. Pode vir de CD Player, notebook ou outra coisa, mas tem que ser WAVE. O problema do MP3 é que o algoritmo de compressão tira todos os agudos acima de 15KHz...

2) A medição feita com igreja vazia poderá provocar, com a igreja cheia, necessidades de equalização (nos canais da mesa de som) que antes não haviam. Tem que explicar para os operadores que isso é normal. Se antes eles tinham que tirar todo o grave de um microfone, agora vão ter que colocar um pouco de agudos... Absolutamente normal, mas encontrei certa resistência em gente que equalizava "de vista" e não "de ouvido" (a pessoa estava tão acostumada com o som ruim que não conseguia perceber o novo som). Aliás, na maioria dos casos simplesmente deixar os canais em flat geravam excelentes resultados.

3) Os graves são influenciados pela quantidade de público da igreja. Logo, igreja vazia terá um som mais seco (menos graves) do que com a igreja cheia. Para quem gosta de pancadão, será normal dar uns bons dB de acréscimo no subwoofer. Tenha reserva de potência para isto.

4) A medição realizada no meio geométrico da igreja alcançará a maioria das pessoas. Quem sentar nos cantos, junto às paredes terá um som diferente, obviamente (e de difícil solução). Mas cuidado com puxadinhos, mezaninos, galerias, etc e tal. Cada área dessas, se atendida por caixas de som diferentes, terá que sofrer o mesmo procedimento, para aquela área. Obviamente, cada região terá que ter seu próprio equalizador e seu próprio amplificador.

Em um Anfiteatro, cheio de puxadinhos, tive que repetir tudo 8 vezes, 1 para o ambiente principal e 7 para os "puxadinhos". Haja equalizador... Lembrando que cada tem que colocar som em tudo, todas as caixas, para medir cada puxadinho ou não.

5) Após tudo feito, uma boa sugestão é andar por todo o local (todo mesmo), identificando "sobras" e "faltas", e anotar todos os resultados. Por exemplo, medindo-se junto aos cantos existe menos agudos e um grave maior, ou seja, dificulta o entendimento. Assim, talvez tirar umas cadeiras e deixar um corredor pode ser interessante, ou redirecionar uma caixa de agudos para os cantos... Mezaninos que a gente acha que tem som bom descobrimos que precisa de um reforço nisso ou naquilo, etc. No palco, sobra muito de determinada frequência (o som bate na igreja e volta para o palco), então já sabemos que vai haver grande chance de microfonia por causa dessa frequência, etc.

Eu fiz isto até para a cabine de som. Eu fui lá medir a diferença entre o som que a igreja ouve e o som que o operador ouve. Em um caso, o operador tinha muito menos graves que a igreja, então informamos a todos os operadores que, quando o som estiver com pouco grave na cabine, estará ótimo para a igreja, e graves bons na cabine significa problemas lá embaixo.

6) Toda essa regulagem é feita uma só vez, e não precisa mudar nunca mais, mantidas as mesmas condições. Ou seja, enquanto não mudarem nada (equalizador, caixas, amplificadores, puxadinhos na igreja, cadeiras, paredes, janelas, etc, pode ficar tudo do jeito que está. Mudou alguma coisa.... então precisa refazer tudo.

7) Tente proteger seus ouvidos. 30 minutos de rúído rosa a 95dB não é fácil não.

8 ) Quando falo em "pedestal no centro geométrico", é óbvio que o mesmo captará o som das caixas MAIS a influência do ambiente acústico. A regulagem é assim mesmo, levando em consideração o ambiente acústico sim. Por outro lado, em eventos externos, ao ar livre, podemos fazer apenas o RTA das caixas, pois o ambiente pouco fará diferença. Coloque o microfone a 1m da caixa, no centro geométrico dela, e faça todo o procedimento. Funciona!

Um abraço,

Fernando
 
Pastor,

Eu não consegui entender ainda essa visualização. Tem muita barra no lugar das freqüências. Mas parece-me que o rol-off dos agudos foi insuficiente e os graves continuam exagerados.

Quanto ao barulho da rua, ele e ruído de fundo e não afeta a medição. Por exemplo, sua rua em ruído na faixa de 60db, mas o som na igreja tem 100db de media, por isto que o ruído rosa é tocado nos 100db então. Até o barulho do ventilador do amp desaparece também.

Assim, antes de começar verifique o dB spl para ver se esta adequado, e só então faça os ajustes.

Fernando
 
Link para as versões pagas
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.masterpinguin.de/index.html?neu/files/content/downloads.html">http://www.masterpinguin.de/index.html? ... loads.html</a><!-- m -->

link do download
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.masterpinguin.de/download/SetPGAM21.exe">http://www.masterpinguin.de/download/SetPGAM21.exe</a><!-- m -->
 
Eu baixei uma versão demo... ela funciona por 30 dias. Me parece que todas as funções estão liberadas, mas o programa não funcionará mais depois de 30 dias. Aí tem-se que comprar a licença.

[]'s
 
Ele tem um limite de 30 dias, mas só roda 3min tendo que reiniciar o programa quando chega esse limite...

Pr Wagner Pacheco disse:
Qual será a diferença do pago e do free? Alguém sabe?
Pr.
Não entendi o que o Sr quis dizer. Passei o link das versões pagas por que o o Sr passou o link para a versão Free(que é demo) para o pessoal dar uma olhada nos preços do software..
Desculpa se fui mal interpretado.
Fique na Paz!
 
Hugo,

acho que você que não entendeu a colocação dele. Muitos usuários no meu serviço também não entendem quando eu falo que o software é de demonstração, que não adianta "investir" nele enquanto demonstração.

Seguinte... a versão Free tem sempre alguma limitação. Pode ser recursos a menos, ou vida útil limitada, como o que o David citou.

A versão "paga" geralmente é a versão free com a licença (paga-se pela licença, o software é só baixar). Todas as funcionalidades liberadas, não expira depois de um tempo.

Esse software Pinguim pode ser muito útil sim, mesmo só "durando" 30 dias. Como eu disse, fazendo o alinhamento, não precisa mais mexer por um tempo (até a próxima mudança). Logo... 30 dias dá para fazer, testar e consertar alguma coisa, e depois deixar quieto.

Atenciosamente,

Fernando
 
Caro Wagner,
No grafico que foi anexado existe um detalhe FUNDAMENTAL, a resolução esta ALTA DEMAIS, me parece que algo entre 1/12 ou 1/24 de oitava.
A grosso modo o procedimento seria o seguinte, usar essa resolução para achar DEFEITOS, do tipo PICOS muito pronunciados ou VALES idem.
Uma vez localizados os mesmos, usar um eq parametrico se possivel, para mexer nesses PICOS/VALES, tentando sempre atenua-los. Reforçar apenas com a intenção de REALÇAR o defeito para depois ELIMINA-LO.
Num procedimento desses (equalizar som+ambiente) se basear em apenas uma posição no recinto, qto mais melhor.
Com os vales, deve-se marca-los de alguma forma, e depois variar a posição do microfone. Muitas vezes podem ser relacionados a reflexões não desejadas.
Para medições ligeiramente mais precisa, usar sempre que possivel o microfone no chão.
A forma e o tempo em que se mede o ruido é muito importante, o ideal nesses casos é sempre usar um ruido muito alto e impulsivo, como nem semnpre isso é viavel, a recomendação é usar ruido rosa em nivel até mais alto do que aquele mencionado pelo Bersan, mas em slava ou rajadas de tempos curtos, tipo um ou dois segundos. Ecitar ao maximo deixar o tal ruido muito tempo, pois pode acontecer dele excitar o ambiente alem do que seria interessante e numa condição totalmente diferente do uso real do local.
Nessa situação os parametros do medidor deve estar ajustados mais ou menos da seguinte forma :
Tempo de Resposta : FAST ou mais rapido
Função PEAK HOLD : Acionada
Curva de Ponderação : FLAT (para as mediçõe iniciais)
Essas recomendações são em,pregadas para se achar e corrigir problemas da associação SISTEMA DE SOM & AMBIENTE , uma vez que isso tenha acontecido, deve alterar a resolução do RTA para uma escala de 1/3 de oitava, e a partir disso passar ao processo de equalização propriamente dito.
Como disse antes, na resolução alta achamos e corrigimos problemas e na resolução mais baixa (1/3) ajustamos os ajustes mais sensiveis.
Motivo de se usar 1/3 de oitava ? Simples, nossos ouvidos tem uma percepção sonora aproximadamente nessa faixa (o pessoa de musica pode explicar melhor os detalhes 8) )
Depois que o procedimento tiver acontecido, ai sim podemos passar o medidor para uma curva ponderada A ou C conforme o volume a ser tratado e dar prosseguinto aos ajustes finais.
O detalhe de se trabalhar FLAT (sem ponderação) é que as realimentações captadas por microfones não seguem nenhuma ponderação ! :)

Alguns detalhes adicionais, vc pode considerar FLAT um sistema onde as variações estejam em torno de +/- 3 dB. DA mesma forma que frequentemente as equalizações mais agradaveis aos nossos ouvidos são aquelas onde se tem para a região dos graves, digamos entre 30 e 300 um nivel relativo enter 3 e 6 dB, entre 300 e 3kHZ um nivel de 0 dB e acima de 3k um nivel relativo entre -3 e - 6 dB.
Em termos de um programa ccom nivel medio de 90 dB teriamos, respectivamente 96 / 90 / 84 dB.

Acho que é isso ai ! Boa diversão !
 
Tchurma, tem usn errinhos de CATAMILHOGRAFIA na mensagem ai em cima, mas espero que vcs não os levem a sério ! É que não consegui editar a msg depois que enviei !
Abs
 
Deluna ... Eu procurei o BOTÃO EDITAR mas aqui no meu micro, não esta aparecndo, acho que alguma mancada minha de configuração do site.

Aos demais, o que eu entendi da versão demo é que :

1 - Dura 30 dias,
2 - (Apos os 30 dias) Cada sessão dura apenas 3 minutos, sendo preciso reiniciar o programa,
3 - (Apos os 30 dias) Não grava, nem recupera qualquer ajuste de configuração ou presets

Original :

The demo version is restricted in following ways:
1. 30 Days Time out period.
2. The program will finish working after 3 minutes, then you have to restart it.
3. The program will not remember and restore settings.
 
Editar msg na versão antiga:
46f88ac3a0f2aa4b109e9086bea3731f.jpg

Editar msg na versão nova:
41da5c3bf83029af8f069f5c3724e269.jpg
 
Gente, esqueci um detalhe fundamental no meu post anterior.

O lance de se usar "pulsos" ou ruido com duração curta relaciona-se com o fato de não se excitar demais o ambiente, para que o mesmo não entre em ressonancia, dificultando as medições e interpretações dos resultados.

Resumindo, qualquer correção que seja necessaria, vai levar um tempo muito grande para se fazer notar, com isso prosuzindo resultados nem sempre adequados.

Deluna, na minha tela não aparecem os tais botões, pode ser problema de configuração errada minha para o site, ou do meu navegador. Mais tarde corrijo isso !
 
Grande audiomestre Ullman, não se preocupe com o botão "editar", a mensagem foi clara e importantíssima. Eu ainda não me arrisquei em fazer nenhuma medição, mas estou estudando a respeito e todas estas informações estão me valendo muito!

Abraços e obrigado a todos!!!
 
Caro Wagner

Baixei o software e não achei onde se pode mudar a resolução, mas aparentemente qdo se usa amostragem de 44.1kHz ele automaticamente entra no modo de 1/3 de oitava. Se for realmente isso, minhas considerações ficam assim meio em suspenso.
Um detalhe, num dado momento existe a opção WINDOW, para medições acusticas e analogas, deve-se escolher a opção HANNING. As explicações fogem em muito ao escopo desta lista, de forma que basta saber, num primeiro momento, que esse JANELAMENTO HANNING refere-se à forma de processamento matematico do sinal (99% dos soft do tipo tem essas opções).
Pode ser que ao se mudar a amostragem se altere tambem a resolução, como acontece em softs analogos (FFT).
NAs telas que postou estranhei o excesso de barras, dai a impressão de se estar em uma resolução maior. Visto que nao consegui copiar a imagem decentemente para ler as escalas.
Como saber se esta em 1/3 de oitava ?
Bem, veja os valores na escala da frequencia se a sequencia deles for 20 / 25 / 31.5 / 40 / 50 / 63 / 9- / 100 / 125 / 160 / 200 e a partir dai multiplos dessas, esta em 1/3. Caso hajam valores ou barras intermediarias entre os mesmo, a resolução sera mais alta (1/6 - 1/9 etc .. ) Os valores abaixo de 31.5 Hz nem sempre são mostrados.
Vou tenta UPAR um soft (Gratis) chamado ImpulseLITE 1.5, que tambem é um analisador RTA baseado em, FFT. Mas farei isso mais tarde.

Existe um outro, com versão gratis 100% funcional que esta em :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.trueaudio.com/rta_down.htm">http://www.trueaudio.com/rta_down.htm</a><!-- m -->
Baixe a versão LEVEL 1, gratuita

E finalmente, o SMAART, eis o link para ciompra ou download do demo (ups !) :
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rationalacoustics.com/store/smaart.html">http://www.rationalacoustics.com/store/smaart.html</a><!-- m -->

Qto ao demo do smaart, depois de instalado e seu tempo de validade vencido, não se consegue instala-lo novamente, ou melhor, somente se consegue instar novamente se houver a licença disponivel (comprada). Versões anteriores crackeadas não devem ser atualizadas.
O unico remedio para se instalar o demo do Smaart novamente é formatar o HD ... Infelizmente.

Em tempo, creio que o TRUE RTA seja uma boa opção para seus experimentos.

Boa diversão.

PS1 : AH hAaaaaaaaaaaa ! Apareceu o botão EDITAR, como falei ou era bug no meu navegador ou eventualmente o bug esta numa das configurações de tela / forum disponiveis, voltei para a original e ressurgiu o tal BUTAO !

PS2 : E tempo, Wagner, consegui baixar uma copia da sua tela e realmente o analisador esta com uma resolução superior a 1/3 de oitava, aparentemente de 1/9 de oitava, pela qtidades de barras entre um valor e outro tipo entre 31.5 e 40 Hz ...

PS3 : Pode ser que para se alterar a tal resolução, deve-se clicar com o botão direito do mouse sobre a tela da SPECTRUM ANALIZER e procurar algo relaciona a SCALING ou RESOLUTION, na versão que baixei esses termos não aparecem, pode ser que na sua sim !

PS4 : WaRTAom fazendo a festa com o botão EDITAR ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (perceberam a pida intrinseca ??? .. afffffff)
 
Caro Wagner ...

Incialmente, não posso dizer se o corte que escolheu para o passa-altas (Fc = 35.5 Hz) é adequado ou não, de forma que preciso saber o modelo de suas caixas de graves (sub) ou que vc mesmo faça uma medida especifica da resposta da mesma.
Não sei quias as divisões da escala vertical das figuras, mas aparentemente a resposta do sistema esta bem interessante, descontand-se as pontas por motivos citados.
Um comentario, é preciso um pouco de cuidado nao se interpretar os graficos para frequencias acima de 10K, pois o ROLL OFF nas altas pode estar amarrado, alem de um eventual LPW (seu caso) a resposta do microfone, a absorção das frequencia pelo ar, distancia entre microfone e fonte sonora e varios outros motivos. Então, muitas vezes um decaimento acentuado nas altas frequencias, a partir de uns 10 ou 12 k é sinomino de pouca qualidade do sistema.

Para ajustar o Smaart, em algum lugar da tela vc vai ver as seguintes janelas e botões :

AVG -> Valor
Smooth -> Valor
SPL -> Fast / Slow / Weighted
Scale ~> LOG / LIN / 1/3 ...

Numa outra caixa, de nome FFT parameters, preciso que descreva o que esta escrito dentro dela. O mesmo com relação à caixa DELAY

Para fazer a medida de resposta do subou da caixa :

1 - Aproxime o microfone o maximo possivel da caixa de grave (ou via)
2 - Ajuste o gerador de ruido rosa ou o volume do amp, para um nivel relativamente baixo.
3 - Faça a medição, copie e cole a figura por aqui

Depois que eu tiver esses dados, prosseguiremos com nossa "super-ultra-mini-aula" ...

Enqto isso, caso vc leia ingles, seria interessante dar uma olhada em alguns paper a seguir :

JBL, em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.jblpro.com/catalog/general/technicallibrary.aspx?CatID=27&Run=1">http://www.jblpro.com/catalog/general/t ... D=27&Run=1</a><!-- m --> baixar os seguintes textos :
Application Note #1 (52kb) Transfer Function Measurement Configurations
Application Note #2 (115kB) Using The JBL-Smaart Delay Locator

Rational Acoustics, em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rationalacoustics.com/pages/Smaartv7_getting_started">http://www.rationalacoustics.com/pages/ ... ng_started</a><!-- m -->
Getting Started with Smaart v7: Basic Setup and Measurement (updated for v.7.2)
Getting Started with v7 Chapter 1: Configuring Smaart v7
Getting Started with v7 Chapter 2: Interface Tour
Getting Started with v7 Chapter 3: Spectrum Measurements
Getting Started with v7 Chapter 4:Transfer Function Measurements
Getting Started with v7 Chapter 5: Impulse Mode

Em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rationalacoustics.com/pages/New_Documentarium">http://www.rationalacoustics.com/pages/ ... umentarium</a><!-- m --> , pode baixar o manual do 6, e os titulos na caixa TECH NOTES, Não se preocupe com o fato de ser da R 7, pois os principios basicos de funcionamento não se alteraram.

Entenda que é virtualmente impossivel ensinar a mexer no Smaart, e o que é mais serio, COMO FAZER AS MEDIÇÕES, apenas pela internet, mas vamos ver até onde conseguimos ir.

Agora, se me permitem, farei meu MOMENTO MERCHAN, mode ON , no workshop a ideia basica é ensinar como medir e entender o que esta acontecendo nas medições e depois alem de debulharmos (eu e as vitimas, ups, digo os alunos) os processadores, passamos à parte essencialmente pratica que é fazer as medições em si e programar o processador (ou os .. ) usando tanto o Smaart, qto o SpectraLAB, e eventualmente alguns outros similares. MOMENTO MERCHAN, mode OFF

A PAZ e boa diversão ...
 
Back
Topo