Medidor de Nível Sonoro.

MarceloCavic

Active Member
Pessoal, tudo bem?

Estou querendo adquirir um medidor de nível sonoro, alguém poderia me indicar um bom modelo de uma boa marca?

Abç,
 
Re: Decibelímetro

Marcelão.

Vai depender da aplicação. Se vc precisar do aparelho para fazer laudos, ele precisará atender a alguns requisitos, que o tornam um pouco mais caro. De acordo com a NBR 10.151, o medidor de nível sonoro deve atender às especificações da IEC 60651 para os tipos 0, 1 e 2. Este medidor deve ser calibrado de acordo com a IEC 60942, com aparelho classe 2 ou maior.

Se for apenas para vc manter o controle do volume durante os cultos, um Radio Shack serve muito bem (eu tenho um). Esse vc compra pela internet ou pede para algum conhecido que for pros States trazer. Dá uma olhada no link abaixo.

http://www.radioshack.com/product/index.jsp?productId=2103667

[]'s
 
Re: Decibelímetro

Tenho um ICEL DL-4020

dl4020.jpg
 
Re: Decibelímetro

OPA!!!

Minha vez de responder...hehehe

como esta amigo.

Bom amigo.. pra começar você deve pensar no seu orçamento e na aplicação.
Pois temos Medidor de Nível Sonoro ((NUNCA DIGA DECIBELÍMETRO!!) Recomendação do Sr. Walter Hoffman do Laboratório de Acústica do INMETRO.) de 500,00 até 85000,00 (sim, oitenta e cinco MIL) então o orçamento disponível tem grande peso.

Com relação as normas, existem duas: a IEC 651 e IEC 61679 que é a norma nova, ainda esta em fase de construção mas já existem equipamentos que atendem a esta norma.
no seu caso eu recomendo um MNS que atende a norma IEC 651.
Boas escolhas: Minipa 1352 Bom, bonito e barato!!!
Quest (sound pro) "Caro" e muito bom..

olha concluindo os medidores novos da minipa são muito bons e normalmente passa direitinho na calibração.
!!!eu não vendo nada, sou imparcial, não se preocupehehe!!

e se voce tem mais $$$$.. Cogite um bruel & Kjaer que é a ferrari dos sonhos....
kjaer_2236.jpg


Minipa citado acima
1248809914308_bigPhoto_0.jpg
 
Re: Decibelímetro

Então Pessoal,

Primeiramente obrigado pelas respostas. Quero adquirir um para controlar o nível sonoro nos cultos e ensaios. Sim ensaios, estes me preocupam! Preciso conscientizar o pessoal sobre os danos auditivos, no ensaio como a Igreja está vazia e com as portas fechadas temos muita sobra.

De qualquer forma irá me servir para fazer algumas medições, agora a pergunta é:

Para comparar com a medição de um suposto fiscal da lei do silêncio, preciso de um que atenda as normas IEC 651 e IEC 61679? Não seria o caso de emitir laudos, mas para não ser simplesmente ignorado em alguma suposta situação.

Tiro como exemplo quando contratamos alguém para fazer serviços em eletricidade que envolva algum tipo de medição, se o multímetro não for True RMS eu peço para esperar para pegar o nosso. Entendem?

Com relação ao orçamento, estou por fora dos preços, mas acham que com R$ 500,00 dá para pegar alguma coisa aceitável às condições acima?

David, já fiz a correção. Hehehe

Abç,
 
bom....apenas uma correção........

As normas 61651 e a 61679......... são referentes as características de funcionamento dos MSN, tais como: respostas de frequencia nas ponderações A, B, C, tolerâncias de erro nas curvas, tolerâncias nas linearidades de nível e nas Classes 0,1,2,3 etc......Isto pra 651...

Na 61672 não existe ponderação B e não existe TIPO 0 que seria o estado da arte...Só existe tipo 1 e 2. A norma é mais apertada quanto a tolerâncias e na calibração deste tipo de eq, é necessário fazer outro tipos de teste como trem de pulso específico, (burst),,Fast Slow Peak Impulse. Isto pra 61679.

As normas NBR citadas pelo carlosecg dizem respeito a niveis toleráveis em areas residenciais ou não, instruções pra medição e etc. ou seja não tem a ver com o MNs e sim com a legislação do Ruído.

Mas voltando as vacas magras.....

Com 500,00 acho que você não consegue muita coisa..
Eu sei que o MSL-1352 custa em média 1200,00... mas tem data loger, microfone destacável, (O que facilita muito a calibração), Fast Slow, Ponderação A e C.. e auto range.
Acho que é isso ai...Bote a mão no bolso RAPAZ!!!! hehehehe brincadeira...

Mas sempre vale a pena compra um MNS completinho...
E não se preocupe que apesar da 651 estar com os dias contados, os MNS que atendem a 61679 ainda vão demorar bastante pra tomar o mercado pelo preço elevado.

Abraço.
 
Re: Decibelímetro

Correto, David. Estava apenas complementando, mas esqueci de especificar que era sobre controle de ruído. São as normas a serem seguidas para esses casos:

MarceloCavic disse:
controlar o nível sonoro nos cultos e ensaios.
MarceloCavic disse:
Para comparar com a medição de um suposto fiscal da lei do silêncio

Além das características do medidor, é preciso observar a metodologia e os níveis máximos de exposição.
 
David Guimarães disse:
Com 500,00 acho que você não consegue muita coisa... Eu sei que o MSL-1352 custa em média 1200,00
... uma opniao: nao faria um investimento de R$ 1.200,00 em apenas um "decibelimetro", tentaria algum desconto e acho que daria para comprar um PAA3, para audio eh uma ferramenta mais completa.

... nao estou comparando as ferramentas e sim a utilidade.

[ ]'s
 
... olha que curioso eu descobri fucando a net :

Galaxy Audio CM150 Checkmate Pro Portable SPL Meter
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.zzounds.com/item--GXYCM150">http://www.zzounds.com/item--GXYCM150</a><!-- m -->

Decibelímetro Digital MSL-1352C Minipa
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.severoroth.com.br/adminv1/upload/idProduto_maior_134.jpg">http://www.severoroth.com.br/adminv1/up ... or_134.jpg</a><!-- m -->

... sera mera coincidencia ? sao os OEM dominando o mundo.

[ ]'s
 
Chegando suuuuuper atrasado, diretamente da lojinha do pequeno ping em Shenzhen, medidores de pressão sonora!

O medonho:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.3085">http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.3085</a><!-- m -->

O melhorzinho:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29751">http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29751</a><!-- m -->

O supimpa!:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.12116">http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.12116</a><!-- m -->

Preços esses em dólar e já com o frete para o nosso continental país já incluído!

___

Mudando de água pra coca-cola, comprei várias coisas lá chegaram na boa (e não cobraram imposto, mas eram coisas baratas).
Agora olha isso:

Para todos os gostos e medidas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.28550">http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.28550</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.28551">http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.28551</a><!-- m -->

Não vou nem comentar que é pros amigos clicarem... Eu mesmo comprei um pra mim lá...

Agora quem não quiser (ou tiver pressa) continue pagando 35 reais mais frete...

Amplexos
 
isinho disse:
Mudando de água pra coca-cola, comprei várias coisas lá chegaram na boa (e não cobraram imposto, mas eram coisas baratas).

demorou quanto tempo pra chegar? e o pagamento, cartao internacional?
 
Se comprar na "Dealextream" vai uns 30 dias pra chegar, na Focalprice vai uns 45...

E sempre com cartão internacional via Paypal
 
Back
Topo