meduza com cabo de rede cat5 cat6 - PBE-202 Audio Snake

robertoewerton

New Member
Eae galera do SAV,
dando uma olhada pela net entrei em um site que tinha uma meduza para cabo cat5 aquele de rede,
acho q ja vi algum topico , com pessoas peguntando sobre isso ,mais n lembro sobre essa meduza,se ja tem sobre ela me deem o link do topico e apaguem esse
aqui esta o site
http://www.vtx.co.uk/product.aspx?id=161 se alguem conhecer,ou ja fez o teste de opniao porque parece ser uma soluçao barata pra quebra galho nas ocasioes de furadas rs, n consegui ver o esquema eletrico dessa meduza , mais acredito q deve ser fio com fio mesmo e segundo o anuncio funciona rs
a e o site tem umas bugingangas interessantes
abraçao


161_large.jpg

161_large_2.jpg

161_large_3.jpg
 
Será que funciona mesmo? O cabo de rede é blindado como os Santoangelo ?

Com certeza , se funcionar acho que vou querer um...
 
Já fiz alguns testes com cabo de rede para mic, não gostei dos resultados.

Se não me engano a Roland transforma o sinal de áudio (in-mic) para dados antes de transmitir via cabo de rede, ou seja, transmite dado e não sinal de áudio.

Este aparelho faz o mesmo?

Adolfo Egidio Zanotto
CCRJ
 
Olá gente,

funciona assim.

Na caixa que fica junto ao palco, há conversores A/D, ou seja, de Analógico para Digital.

O sinal é transportado então por cabo de rede.

Chega em outra caixa, que fica junto à mesa de som, onde sofre nova conversão: D/A. De digital para analógico, entrando em qualquer mesa de som analógica.

A empresa brasileira DS Pro, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.dspro.com.br">www.dspro.com.br</a><!-- w -->, tem um produto desses. Só que custa caro, bbbbeeeemmm caro.

Se me lembro (tem sobre isso nos artigos da AES), era coisa de R$ 18.000,00 por 36 ou 48 canais, um negócio assim. Quase o valor de uma mesa digital completa, tipo LS-9.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Na caixa que fica junto ao palco, há conversores A/D, ou seja, de Analógico para Digital.

O sinal é transportado então por cabo de rede.

Chega em outra caixa, que fica junto à mesa de som, onde sofre nova conversão: D/A. De digital para analógico, entrando em qualquer mesa de som analógica.

Bersan,

Nesse produto não é assim. Seria impossível fazer um aparelho desses sem qualquer alimentação. Pelo que entendi este é apenas um adaptador para usar um cabo de rede - é só ver a quantidade de canais e a quantidade de pares no cabo. Veja também o requerimento de cabo de rede blindado para o Phantom Power - senão, não há condutor para o terra, necessário para ter o PP, já que são 48V entre os dois condutores de sinal e o terra.

Tem também a questão dele aceitar sinais digitais também - os níveis de tensão e frequências de transmissão são bem diferentes, não dá pra colocar um sinal AES em um pré e esperar que funcione.

Este é primeiro produto desse tipo que eu vejo, e frisando bem, ele não tem nada a ver com os outros produtos no mercado, como o DSnake brasileiro e o Digital Snake da Roland. Esses sim fazem a conversão AD/DA do sinal e transmitem o sinal digital.
 
Rafaellerm,

você está correto. Não havia visto o link, o texto, apenas vi a figura e imaginei que fosse um produto semelhante ao DSPRO.

Você está correto. Não necessita de alimentação, então não há conversores A/D e D/A, pois não há como se fazer isso (eletronicamente) sem alimentação de energia.

E pesando apenas 400g, não deve haver mais que a própria caixa e os conectores.

Acredito que nada mais nada menos que seja uma peça onde cada pino do XLR é encaminhado a um fio diferente:

XLR-A- PINO 2 - encaminhado para o RJ45, branco do verde
XLR-A- PINO 3 - encaminhado para o RJ45, verde
XLR-B- PINO 2 - encaminhado para o RJ45 - branco do laranja
XLR-B -PINO 3 - encaminhado para o RJ-45 - laranja
XLR-C -PINO 2 - encaminhado para o branco do azul
XLR-C -PINO 3 - azul
XLR-D- PINO 2 - branco marrom
XLR-D- PINO 3 - marrom

Os Pinos 1 de todos os XLR devem ser interligados, e estes são interligado à malha do cabo (cabo STP, Shielded Twist Pair- Par trançado blindado).

Deve ser isso mesmo, pois cada unidade tem 4 XLR, e são 8 os condutores de um cabo CAT-5/6

Meus Deus! Incrível! Porque ninguém pensou nisso antes? Porque outros fabricantes não lançaram um produto revolucionário como este?

Então, vejamos...

-------------------
Quanto ao pino 1, não há problema serem todos interligados, porque é tudo interligado na mesa mesmo... Resolvido.

Quanto aos pinos 2 e 3, eles aproveitam do trançamento do cabo para rejeição de sinais de RF (rádio frequência). Na verdade, esse princípio é muito conhecido e usado há muito tempo, em telefonia (aqueles cabinhos cinza de telefone são trançados sobre si), em redes, etc.

Funciona? Acredito que sim, mas tem seus limites. Duvido muito que funcione bem a partir de uns 30 ou 40 metros, e ainda mais próximo a motores e outras fontes de RF. O fato de usar um cabo Shielded ajuda muitíssimo (eu não arriscaria usar com um cabo UTP de maneira alguma).

Mas ainda assim, acredito ser uma boa ideia, interessante, fácil de usar. Alguém aí (que esteja de férias) se habilita a fazer um?

Um abraço,

Fernando
 
Há um porem...
Como interligar o terra do utp ao snake?
...Só se o conector for o próprio condutor do terra(mas não vai servir qualquer plugzinho de plástico, vai ser um especial para conecção do fio terra)...
 
Deluna disse:
Há um porem...
Como interligar o terra do utp ao snake?
...Só se o conector for o próprio condutor do terra(mas não vai servir qualquer plugzinho de plástico, vai ser um especial para conecção do fio terra)...

Tá aí uma boa pergunta.
 
Ok.. aceito a fazer.
Respondendo ao chefe.. Bersan.. - entrarei de ferias dia 3.. e topo fazer o esquema.. vou procurar pelos componente aqui na minha city.. depois mostro com fotos como ficou e se funciona.. farei um de 20 mts.. não mais que isso..

[]'s.
 
Que tal o pessoal das férias pegar uns AD, uns DA, queimar alguns neurônios e tentar brincar com um multicabo digital?
 
Gostei bastante da idéia, estou pesquisando sobre o assunto, achei mais alguns modelos.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.svideo.com/instasnake.html">http://www.svideo.com/instasnake.html</a><!-- m -->

Tem que fazer os cálculos para saber se realmente compensa.

Por aqui o cabo analógico 4 vias custa em torno de US$1/ft, ja o Cat5E STP tipo o da Roland custa US$0.44/ft.

Conectores XLR/RJ45, caixa de conexão...e por ai vai...
 
Achei mais uma coisa.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/document/Yr7mdWg6/etherCON_RJ45_Receptacles.html">http://www.4shared.com/document/Yr7mdWg ... acles.html</a><!-- m -->

A blindagem do STP pode ser ligada no conectores RJ45 "femea". Agora to pesquisando sobre como ligar a blindagem no conector macho.
 
Realmente, caríssimo!

Mas se for fazer DIY...

4 XLR painel femea - US$10,00
2 RJ45 - US$16,00
4 XLR macho - US$10,00
2 caixas de montagem - US$12,00

Total - US$48 pelas duas caixas...

Compensa? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
A alimentaçao poderia vir por "poe" tb, muitos euipamentos já utilizam essa metodologia de alimentação, e o adaptador tambem é bem bartinho se vc não tiver um switch já com "poe"
 
JediRoquer disse:
A alimentaçao poderia vir por "poe" tb, muitos euipamentos já utilizam essa metodologia de alimentação, e o adaptador tambem é bem bartinho se vc não tiver um switch já com "poe"
Não entendi esse tal de "poe".
 
Back
Topo