Melhor combinação: 18, 12 e corneta ou 18, 15 e corneta?

Jairo Klein

New Member
Sou baterista de uma banda de rock progressivo. Sempre que possível, levamos todo o palco, exceto estrutura, luz e vídeo. Nos ouvimos bem e estamos satisfeitos. Agora decidimos investir num PA. Estou estudando o assunto para convidar um técnico de som experiente para integrar nossa banda. Esperamos que ele goste do nosso interesse em aprimorar o som, assim como gosta da banda, e venha conosco. Minha dúvida é sobre qual PA e crossover comprar.

Deve atender a seguinte situação:

- público 300 pessoas.

- sistema ativo pela portabilidade e agilidade.

- ambiente fechado.

O monitoramento é in ear, com o som dos cubos de baixo e guitarra quase somente nos fones. A bateria tem tambores acústicos, sem aquário. Os instrumentos e microfones são de boa qualidade, geralmente melhores do que os disponibilizados nos eventos.

Gostaríamos de poder expressar dinâmicas que variam de pianíssimos até fortíssimos, com boa pressão sonora nos momentos de clímax. Não nos importamos que as pessoas consigam conversar à uns 20 metros do palco sem forçar demais a voz. Gostaríamos, ainda, de não negligenciar quaisquer grupos de frequências (p.ex. percussão eletrônica aguda até tambores grandes, que são muito “vivos” e tem frequências bastante graves) e de poder contar com uma certa homogeneidade na intensidade sonora até uns 10m do palco (sem necessidade de dar a impressão de estar a 1 m dos alto falantes). Considerar mesa digital Roland M-200i.

Dispomos de 16.000,00, mas podemos chegar nuns 20.000,00. Pensamos em somar no PA algo em torno de uns 3.000 Watts RMS em 4 caixas (duas cada lado), duas no chão e duas elevadas apoiadas em hastes fixadas nas subs. Li sobre os sistemas portáteis e vi que as caixas RCF são muito elogiadas. Pensamos em Rcf ART712a e Rcf 905-as. Essa é a idéia inicial e estamos abertos a aprimorá-la, conforme sugestões. No futuro pretendemos dobrar o PA para atender um público de 500 pessoas.

Finalmente, as perguntas:

1 - Qual combinação é melhor para atender todas as frequencias: 12, 18 e corneta ou 15, 18 e corneta? (achamos caros para nosso bolso os sistemas array com sub 18” e três falantes de 8” na vertical e análogos: http://www.rcf.it/image/image_galle...0-5512e4c53c51&groupId=216492&t=1438265760455 )

2 – De um modo geral, quem tem comprado usado, com preço em torno de 70% do novo, tem feito o melhor negócio?

3 - Qual crossover e divisão de frequências seria o mais indicado?

4 - Alguns modelos de caixas disponíveis no Brasil que nos atenderiam em qualidade similar e nessa faixa de preço?

Agradeço muitissimamente a ajuda dos profissionais membros do fórum.
 
1 - Qual combinação é melhor para atender todas as frequencias: 12, 18 e corneta ou 15, 18 e corneta? (achamos caros para nosso bolso os sistemas array com sub 18” e três falantes de 8” na vertical e análogos: http://www.rcf.it/image/image_galle...0-5512e4c53c51&groupId=216492&t=1438265760455 )

Isso depende muito da qualidade dos componentes, hoje, não da pra se dizer que existe uma regra, veja os sistema da Karray.

2 – De um modo geral, quem tem comprado usado, com preço em torno de 70% do novo, tem feito o melhor negócio?

Se for de boa procedência, tem sim, eu mesmo ja comprei varias coisas usadas que estão comigo ate hoje.

3 - Qual crossover e divisão de frequências seria o mais indicado?

Novamente, depende do modelo.

4 - Alguns modelos de caixas disponíveis no Brasil que nos atenderiam em qualidade similar e nessa faixa de preço?

Esse é um ponto complicado, caixa nacional são poucas, as poucas são caras, marcas boas e não tão caras são JBL (tirando as Selenium), FBT, RCF, EV, Yamaha, Turbosound (antes da Behringer comprar), Fz Audio, LS Audio, DB etc etc...

Pensamos em Rcf ART712a e Rcf 905-as.

É uma ótima escolha, pode ter certeza que vai lhe atender muito bem.
 
Isso depende muito da qualidade dos componentes, hoje, não da pra se dizer que existe uma regra, veja os sistema da Karray.



Se for de boa procedência, tem sim, eu mesmo ja comprei varias coisas usadas que estão comigo ate hoje.



Novamente, depende do modelo.



Esse é um ponto complicado, caixa nacional são poucas, as poucas são caras, marcas boas e não tão caras são JBL (tirando as Selenium), FBT, RCF, EV, Yamaha, Turbosound (antes da Behringer comprar), Fz Audio, LS Audio, DB etc etc...



É uma ótima escolha, pode ter certeza que vai lhe atender muito bem.

Isso depende muito da qualidade dos componentes, hoje, não da pra se dizer que existe uma regra, veja os sistema da Karray.



Se for de boa procedência, tem sim, eu mesmo ja comprei varias coisas usadas que estão comigo ate hoje.



Novamente, depende do modelo.



Esse é um ponto complicado, caixa nacional são poucas, as poucas são caras, marcas boas e não tão caras são JBL (tirando as Selenium), FBT, RCF, EV, Yamaha, Turbosound (antes da Behringer comprar), Fz Audio, LS Audio, DB etc etc...



É uma ótima escolha, pode ter certeza que vai lhe atender muito bem.
Caro
 
Prezado, mbenedito, obrigado por responder.
Vou sim conhecer os sistemas da Karray. Vou pesquisar sobre crossovers nos tópicos do fórum. Obrigado pela dica sobre equipamento usado ser bom negócio, se tiver boa procedência, pela lista de marcas de caixas ativas e por sua avaliação da escolha das RCF.
Saber que podemos economizar e que nossa escolha atende nossas necessidades ajudar muito a dar o próximo passo. Grato!
 
Caro Alt-Van 13, obg por responder. Sim, esse orçamento é só para as caixas. Temos uma mesa analógica que será substituída assim que possível. O modelo M-200i é citado como exemplo. Poderá ser uma Mackie, Yamaha, etc, digital. Não quis perguntar sobre a mesa pois estenderia demais o tópico.
 
Mas é uma parte importante do seu sistema acho que vc deveria incluir tudo de uma vez pois os amigos aqui do SAV talvez possam te fazer uma sugestão mais vantajosa. Por quanto vc está vendo esta Roland?
Para 300 pessoas seu orçamento está muito bom pra 500 com mais 10K acho que vc consegue. Negócio aqui é fazer a compra de uma forma que possibilite a expansão do sistema com o maior custoxbenefício possível.
2 712 te atenderiam pra 300 pessoas mas pra 500 teria que comprar mais um par. Eu compraria logo caixas que atenderiam as 500 pessoas e um sub, depois completaria com mais um sub. Vc ganharia em portabilidade e acho que tb seria mais barato.
Então te indicaria 2 RCF Art 732 MKIV mais um FBT SubLine 18Sa, ou 2 FBT Promaxx 14 mais um FBT SubLine 18SA. Ambos sistemas atenderão com muita sobra 300 pessoas, atenderão tb 500 pessoas mais vai faltar grave, embora iso deve ser pouco amenizado por ser ambiente fechado. Aí depois vc completa com mais um FBT SubLine 18SA e seu sistema, bem compacto até, atenderá 500 pessoas, em local fechado tranquilo. Vc também pode optar por subs da RCF mas acho que vão custar mais caro para um mesmo SPL, embora da mesma forma que em relação as 732 e as Promaxx14, a diferença de timbre possa contar a favor desses.
Preços:
Caixa Preço P/ 300 pessoas P 500 pesoas
Art712MKIV 3K7 ( x2 ) 7K4 ( x4 ) 14K8
Art732MKIV 5X1 ( x2 ) 10k2 ( x2 ) 10k2
Promaxx 14 4k94 ( x2 ) 9k88 ( x2 ) 9k88
Os preços dos subs não sei mas acredito que com 10k vc consegue comprar um que se encaixe no sistema como estamos concebendo. Em tempo, os preços são todos para compra á vista e na CBORGES, que quando vc comparar verá que é o local mais barato pra comprar estas marcas.
 
Obrigado, AltVan13

Essa Roland vi por 10.000,00. Tbm vi mackie 32 por 8.500,00, etc. Com certeza seria bem vinda uma sugestão sobre qual mesa comprar, considerando o que vc disse. 32 canais dá certo para o equipamento que utilizamos.
Vou fazer como disse, comprar as duas caixas para 500 pessoas e dois subs; então, mais dois subs. Sensacional essa dica.
Vou pesquisar na CBORGES quando chegar a hora. Show sua tabela com os preços e modelos. Grato!
 
Back
Topo