Melhor combinação: 18, 12 e corneta ou 18, 15 e corneta?

Jairo Klein

New Member
Sou baterista de uma banda de rock progressivo. Sempre que possível, levamos todo o palco, exceto estrutura, luz e vídeo. Nos ouvimos bem e estamos satisfeitos. Agora decidimos investir num PA. Estou estudando o assunto para convidar um técnico de som experiente para integrar nossa banda. Esperamos que ele goste do nosso interesse em aprimorar o som, assim como gosta da banda, e venha conosco. Minha dúvida é sobre qual PA e crossover comprar.

Deve atender a seguinte situação:

- público 300 pessoas.

- sistema ativo pela portabilidade e agilidade.

- ambiente fechado.

O monitoramento é in ear, com o som dos cubos de baixo e guitarra quase somente nos fones. A bateria tem tambores acústicos, sem aquário. Os instrumentos e microfones são de boa qualidade, geralmente melhores do que os disponibilizados nos eventos.

Gostaríamos de poder expressar dinâmicas que variam de pianíssimos até fortíssimos, com boa pressão sonora nos momentos de clímax. Não nos importamos que as pessoas consigam conversar à uns 20 metros do palco sem forçar demais a voz. Gostaríamos, ainda, de não negligenciar quaisquer grupos de frequências (p.ex. percussão eletrônica aguda até tambores grandes, que são muito “vivos” e tem frequências bastante graves) e de poder contar com uma certa homogeneidade na intensidade sonora até uns 10m do palco (sem necessidade de dar a impressão de estar a 1 m dos alto falantes). Considerar mesa digital Roland M-200i.