Melhores Caixas Ativa e Passiva Atualmente (Out-2014)

Savio_RJ

New Member
Amigos,

Sou músico, saxofonista, e tenho um trabalho de sax solo com uma banda e também me apresento sozinho com playback.
O meu equipamento de audio, atualmente, é um par de caixas CSR-4000 (ativa + passiva) e uma mesa Staner BUX-12. E acho que chegou o momento de evoluir um pouquinho esse equipamento. Estou vendendo tudo.
Hoje fui a uma loja aqui no centro do Rio de Janeiro e, após conversar bastante com o vendedor, ele me recomendou 2 caixas:

a) JBL Selenium - SPM1503 - 400W (R$ 2.398,00 mas podendo ter desconto)
b) Peavey - PVXp 15 - 400W (R$ 2.206,00 mas podendo ter desconto)

Ele me disse que a SPM1502 apresentou alguns problemas com a fonte chaveada bivolt e que na SPM1503 isso foi corrigido.
Disse que num evento de motoqueiros no interior do Estado, sonorizado pela loja, eles usaram a Peavey PVXp 15 em ambiente aberto (havia cerca de 600 pessoas e o calor era infernal durante o dia) e essa caixa suportou bravamente, com um som incrível.

Também pesquisei na internet e vi algumas marcas/modelos que se destacam:

a) RCF Art325A ou Art315A MKII ou Art415A MKII ou Art425A MKII (?)
b) Yamaha DXR-15
c) Milan M15
d) StudioR Sky Sound 700 Fly
e) Samsom Auro D415
f) Attack VRF1550A
g) Stage Audio ST 1015 TI

Bem, estamos no fim de 2014. Considerando que quero comprar 2 caixas ativas iguais, com falantes de 15" e por volta de 400W RMS de potência, pergunto aos gurus do querido somaovivo.org:

- Qual a melhor marca/modelo de caixa ativa para se comprar hoje (com falante de 15" e 400W RMS)?

Obrigado antecipadamente!
 
Se For De Nacional, Meu voto é Para Studio R
Se For Importada, Meu Voto é Para RCF.
Yamaha DRX, Esta Eu Vi Na Disconildo, A Caixa Estava No chão e Já Estava Descascando Nas Quinas, Com Uma Impressão De Ser Agromerado, Até Agora Não Quero Acreditar Nisso, Mas Que Parecia Parecia.
 
Turbosound Milan m15


Sobra as caixas que vc viu, a spm é boa, tem timbre legal e costumam ser resistentes, mas o preço está alto demais. Veja as rcf que estão mais baratas e são muito melhores. Liga pra Cborges.
 
DJH Garam,
Qual delas estava com descascado parecendo ser de aglomerado? A StudioR ou a RCF?

alessandrofabio,
As RCF têm assistência técnica no Brasil? Qual modelo da RCF eu devo comprar? Art325A ou Art315A MKII ou Art415A MKII ou Art425A MKII ?
 
Savio_RJ

Me desculpa a Falha de Informação Na Mensagem. ( Já Editei Para Esclarecer ) A Caixa Que Vi Com Este Problema Foi a DRX Yamaha.
Agora Me Informe Por Favor, Pois Já Procurei Muito e Não Achei, Onde Viu RCF e Studio R Linha Sky NO Rj ?
 
DJ Garam, eu acho que não encontram essas caixas no RJ não. A StudioR tem uma representação em São Gonçalo, mas RCF eu nunca vi já rodei muito atrás de equipamentos pra igreja que faço parte. Savio, o problema que eu vejo nas RCF são exatamente este, só tem representação pela NinjaSom em SP e pela CBorges, em Manaus. Quem já precisou, que eu vejo aqui no SAV, fala muito bem do atendimento da Cborges. As da minha igreja são 2 310a, são novas, nunca tivemos problemas. Você usaria a caixa com a banda também? Neste caso, para usar sem Subgrave falantes de 15" são uma boa pedida, pois descem mais o som, porém não são tão legais nos médios. Se não precisar que desça até uns 45hz, poderia usar caixas com falantes de 12" que tem médios mais nítidos. Poderia tentar a 412a ou ir logo na 712a, pois a diferença é cerca de 500 reais.
 
DJ GARAM,
Eu não as encontrei no Rio não. Mas também nem cheguei a procurar. Antes de qualquer coisa, eu resolvi vir ao SAV tirar opiniões com o pessoal, para só depois procurar. Já anotei a dica da CBorges!

alessandrofabio,
Pois é, fico com medo de a RCF dar problema e não ter onde consertar. Das nacionais você não recomenda nenhuma? E eu uso com banda sim, mas não tenho espaço para carregar caixas extras de subgrave, então por isso quero de 15 polegadas mesmo (como o par de CSR-4000 que eu tenho aqui e estou vendendo, com falantes de 15").

1) Das importadas, qual vcs indicariam (RCF, Yamaha, Milan, Peavey, Samsom)?

2) E das nacionais, qual vcs indicariam (Staner, StudioR, Selenium/JBL, StageAudio, Attack)?
 
O que posso ti dizer é que a RCF ART 410 MK II é uma baita caixa. Ouvi ontem a do Robert Dassaev. O timbre, a pressão são excelentes. Um timbre profundo.

Fui ouvir as RCFs dele porque estou em duvida entre RCF ART 712A MKII, RCF HD 12A e FBT Promaxx 14A.
 
Nacional: StudioR é excelente, muita qualidade, resistência, ótimo som. Se tiver mais grana pode procurar pela FZ audio, incríveis produtos....
Importado: O pessoal aqui gosta muito da Milan M15 e da FBT promaxx 14a. As RCF art estão mais baratas e a CBorges é muito boa no pós-venda também.
Se os graves são importantes, o pessoal fala da Samsom que é quase um Sub, mas nem de perto tem a qualidade das que foram citadas.
 
Ok, estou me convencendo então em comprar duas ativas da RCF.
Eu consigo encontrar alguns dos modelos abaixo (todos com falante de 15")? Onde? Só na CBorges?
Dos 4 modelos abaixo, alguém sabe dizer quel é o mais recomendado?
O que é "MK2"? O que as MK2 tem de diferente para as normais?

RCF Art325A
RCF Art315A MKII
RCF Art415A MKII
RCF Art425A MKII
 
MK é a série da caixa, as 310a estão na mk3. Apenas para designar as novas series que estão lançando. E cada novo produto tem novas atualizações, um drive melhor ou apenas diferente da anterior, coisas do tipo.
 
Achei as JBL-Selenium SP1503 por R$ 1.727,00 cada uma, em até 12x sem juros, aqui no centro do Rio de Janeiro. Vale a pena?
 
Então, prefiro as Rcf art310a, pois tem 124db SPL, 400RMS também e vão desde os 57hz, numa caixa que pesa apenas 13kg, com falante de 10 pol, custando 2000 e também parcela pela CBorges. MAS, como vc está atrás de caixas de 15", a linha SPM é muito boa. Se possível tente ouvi-la, principalmente com seu instrumento e vê se o som te agrada.
 
Savio_RJ disse:
Achei as JBL-Selenium SP1503 por R$ 1.727,00 cada uma, em até 12x sem juros, aqui no centro do Rio de Janeiro. Vale a pena?

Savio, uns meses atrás estava nessa dúvida achar uma caixa ativa de 15, com preço bom. Não é fácil, sabemos que as importadas são imbatíveis mas nem sempre está no orçamento.

Veja bem fui na loja aqui da cidade e testei algumas caixas entre elas a Selenium que são boas mas não foram minha escolha. Testei Behringer, Attack entre outras.

Eu comprei duas Staner SR315a, que já tinham alguns relatos aqui.

Tente escutar essas caixas e veja se te agrada. Pra mim foi um tiro certo.

Embora não sejam badaladas, as caixas tocam muito forte. E tem um bom grave, me surpreendi. Claro que não é um grave de Sub, mas rola tranquilo.


Vantagens que eu achei na Staner:

Muito leve, uma pessoa levanta e põe no pedestal sozinha. A Selenium pesa quase o dobro.

Bivolt automático. Pode ligar em qualquer tomada sem ter ficando conferindo voltagem ou virando chavinha.

Elas só são ativas, não tem passiva. Mas eu achei vantagem pois se uma parar você ainda terá outra ligada. Com ativa e passiva, se a ativa parar você fica sem as duas.
E tem assistência em minha cidade, o que as vezes pode facilitar na hora do sufoco.

O preço tá nessa faixa, procurando bem você acha elas mais baratas que a Selenium.

Eu não conhecia, mas agora fiquei até querendo conhecer a Staner PS520a que tem mais potência.

Não estou dizendo que são top, mas dependendo do uso vale a pena experimentar. Tudo é aplicação, nem sempre o mais caro é melhor. Nem tudo que é mais barato é ruim.

Mas torno a repetir, tente ouvir as caixas e veja se atendem ao que você precisa. No meu caso deu certo e estou muito satisfeito.
 
Tenho um par de Turbosound Milan M15a e um par de FBT Promaxx 14a (adquirido recentemente na CBorges), utilizo em conjunto com uma mesa Studio Live 16.4.2 e microfones Sennheiser, Shure, Akg; cabos Santo Ângelo sc30 e conectores Amphenol, Neutrik, Santo Ângelo. Produção de Samba e Pagode (de mesa), não utilizo sub pois, as caixas me fornecem o grave necessário "surdo / tantam de marcação", timbres fantásticos! Todos os músicos, ficam extasiados com a qualidade sonora, inclusive eu que sou percussionista. Ah, meu set antigo eram duas SoundBox Impact 15a e 3 retornos Antera m12.1a...Nem se compara
 
Back
Topo