Melhoria no Som - Briga de Ego

gustavo2104

New Member
Fala galera. Blz?!
Seguinte, vou dar um breve relato da minha situação hoje.

Atualmente eu congrego em uma igreja média no interior de SP, mas apesar de não ser nenhum técnico/engenheiro de som, sempre critiquei o som da igreja.

A minha teoria é que temos muita infra de som pra pouca acústica/estrutura. Nos cultos o som fica sempre embolado, sem conseguir distinguir nada perfeitamente. Além disso o som é totalmente diferente da frente para a traseira da igreja. Resumindo, nosso som é sempre ruim nos cultos!

Nosso "técnico de som" infelizmente não é qualificado, mas é amigo do pastor...então ja viu né!

Atualmente o templo tem as seguintes dimensões (foto da estrutura anexa):modelo_acustica_nissi.png
  • Altura: 3,40m;
  • Largura: 10m;
  • Comprimento: 36m;
A igreja é grande, mas é muito baixa. E temos um grupo até que grande de louvor. Com muitos instrumentos e vozes tocando junto.

A minha crítica sempre foi:
  • Temos muitas caixas de retorno e cubos para um altar pequeno (3,4 x 10 x 4);
  • Nosso sub é gigante. E além disso temos 2;
  • Nossas caixas de PA da frente são 2 Mackies enormes completamente desproporcionais ao tamanho da igreja;
Resumo da ópera: Estou enviando a foto anexa de como é o nosso templo hoje, e gostaria muito que voces me dissessem o que fariam diferente ou até mesmo se esta estrutura é a ideal!

A proposito, se algum engenheiro de som quiser nos visitar, será muito bem vindo. Ficamos em Paulínia!


Abraços
 
Vc saberia informar o modelo das caixas?
A princípio tiraria os side, púlpito pequeno eles acabam mais atrapalhando que ajudando. Inverteria a fase dos retornos. Usaria os cubos como retorno para seus respetivos instrumentos. Revisaria o posicionamento do vocal, mataria os ângulos da quinas das paredes e veria a possibilidade de usar algum absorvedor onde incidirem os retornos. Isso deve melhorar a inteligibilidade no palco pois acredito que deve estar ocorrendo muito cancelamento nele entre os retornos e o side.
Verificaria o alinhamento entre os subs e os PA`s e tb a adequação do tamanho deles ao seu ambiente. Sua igreja é comprida mas é baixa, acho que subs de 12" ou 15" se dariam melhor.
 
Back
Topo