Mesa de som EURODESK 3242. Peguei o som montado mas está ruim!!!

Rony Ribeiro

New Member
bom dia amigos, assumi o som da igreja sem ver nada do som, quando cheguei uma EURODESK 3242, com vários recursos de ajustes e o som não esta bom, possui potencias e caixas passivas, gostaria de alguma sugestão de mudança!

vou anexar as imagens para terem uma ideia como está e a possível mudança!
 

Attachments

  • amplificador-min.jpg
    amplificador-min.jpg
    1.1 MB · Visitas: 27
  • caixa PA 1-min.jpg
    caixa PA 1-min.jpg
    996.9 KB · Visitas: 28
  • entradas-min.jpg
    entradas-min.jpg
    902.6 KB · Visitas: 29
  • grave-min.jpg
    grave-min.jpg
    973.8 KB · Visitas: 27
  • layout-min.jpg
    layout-min.jpg
    904.1 KB · Visitas: 28
  • mesa 1-min.jpg
    mesa 1-min.jpg
    840.5 KB · Visitas: 28
  • PA e retorno-min.jpg
    PA e retorno-min.jpg
    1 MB · Visitas: 28
  • potencias 1-min.jpg
    potencias 1-min.jpg
    810.9 KB · Visitas: 27
  • potencias-min.jpg
    potencias-min.jpg
    969.4 KB · Visitas: 27
  • retorno-min.jpg
    retorno-min.jpg
    1.3 MB · Visitas: 27
Rony, encontrei várias coisas que podem melhorar gastando pouco:

1. As caixas de som devem estar viradas para as pessoas, não para as paredes.
2. Verifique se a frequência de corte do subwoofer está correta, essa informação você encontra na própria caixa ou no manual dela. Ligar para o fabricante também pode ajudar, em último caso. Provavelmente esse crossover deveria estar dividindo sub e altas frequências entre 90 e 140 Hz, ele está dividindo em 215 Hz, o que me parece bem alto.
3. Depois de efetuar essas alterações, faça o teste de som. Se continuar abafado, baixe um aplicativo gerador de tons para android ou iphone e ligue na mesa no lugar do computador. Identifique por meio do gerador de tons a frequência que você vai cortar no equalizador. LEMBRANDO que essas mesas mais antigas da Behringer não tem filtros muito bons, a Behringer tem uma fama muito ruim com mesas analógicas, esses dias liguei uma mesa dessas menores e antigas nas minhas caixas e o som ficou pior do que com o computador ligado direto nas caixas, rs
 
Rony, encontrei várias coisas que podem melhorar gastando pouco:

1. As caixas de som devem estar viradas para as pessoas, não para as paredes.
sim as caixas que estão viradas pra trás estão com retorno pro grupo de louvor, pois temos quatro vocal oq me deixa bem doido, pois eu escuto cada um deles e eles insistem em dizer que não os ouve!

Provavelmente esse crossover deveria estar dividindo sub e altas frequências entre 90 e 140 Hz, ele está dividindo em 215 Hz, o que me parece bem alto.
vou ver o crossover.

cara na verdade eu não gosto dessa mesa também, prefiro mto mais a Yamaha que eu trabalhava , mas enfim "é o que tá tenu" como diz meu amigo, então tenho que melhorar isso!
 
Como é novo e não conhece o sistema por um todo, sempre pode ter algo errado que não vai enxergar.
Eu faria um passo a passo.
Primeiro refaça todos os cabos, aposto de :cool: que tem conectores ou cabos zuados ali.
Segundo verifique todos os componentes das caixas, 1 por 1 , para ter certeza, que todos estão funcionando.
Terceiro verifique a bitola e distância que os cabos, que ligam as caixas estão certos.
Reorganize a quantidade de caixas por amplificador, tem caixas demais ali, para apenas 2 amplificadores destes.
Tem bastante trabalho ali, mas vai ser divertido, e bem educativo, esta com uma cartilha de B.A.BA nas mãos, valorize
tem ensinamentos ali, que vai levar para sempre ;)
 
Como é novo e não conhece o sistema por um todo, sempre pode ter algo errado que não vai enxergar.
Eu faria um passo a passo.
Primeiro refaça todos os cabos, aposto de :cool: que tem conectores ou cabos zuados ali.
Segundo verifique todos os componentes das caixas, 1 por 1 , para ter certeza, que todos estão funcionando.
Terceiro verifique a bitola e distância que os cabos, que ligam as caixas estão certos.
Reorganize a quantidade de caixas por amplificador, tem caixas demais ali, para apenas 2 amplificadores destes.
Tem bastante trabalho ali, mas vai ser divertido, e bem educativo, esta com uma cartilha de B.A.BA nas mãos, valorize
tem ensinamentos ali, que vai levar para sempre ;)
obrigado! sim Garam eu tambem gosto muito de aprender, e realmente mta caixa mesmo, e os cabos vou revisalos um a um! obrigado pela dica e pelo tempo disposto a me ajudar!
 
É Rony, essa ideia de ter duas caixas de frequências médias e altas pode trazer várias interações destrutivas, principalmente cancelamentos indesejados
 
Duas caixas em posições muito diferentes, digo... Se houvesse uma finalidade para isso, até poderia fazer algum sentido, mas pelas fotos parece ser outro caso. Dê uma lida sobre cancelamento de frequências e acústica de ambientes ;)
 
Olá @Rony Ribeiro;

Tô chegando na área, seja bem vindo á família do SAV!
Reforço as recomendações já feitas. Acrescento que, no seu lugar a primeira coisa que faria seria relativa á cabos e conectores, revisando ( os cabos ) e trocando ( os conectores ) todos eles, todos mesmo, os plugs, nas caixas, na medusa ( se tiver ).
Troca tudo por Amphenol, Neutrik ou Switchcraft ( minha preferência é nesta ordem ). Tem plugs na sua mesa que são ching ling e já estão enferrujados por fora e provavelmente estão zuados por dentro. Faça um teste segure o plug e veja se vc consegue rodar a ponta dele ( TIP ) , se conseguir, troque-o e jogue fora. Enquanto estiver revisando os cabos verifique tb todas as soldas dos plugs, garanto que vai achar alguma ruim. Refaça. Ainda nos cabos, e como foi dito, é extremamente importante que a bitola dos cabos entre os amplificadores e as caixas seja a correta, verifique no manual dos amplificadores a bitola recomendada. Tb confira que os cabos dos microfones sejam realmente "cabos de microfone" ou seja, com 2 condutores e malha, e estejam balanceados.
Verificou todo o cabeamento? Lembrou de, já que vc está mexendo com cabos mesmo, verificar tb todos os cabos de alimentação elétrica do sistema e o aterramento? IMPORTANNNTE ISSO!!! Aqui vc vai eliminar todas as gambiarras e plugs ruins, velhos ou frouxos, afinal isso não é coisa de varão, não é mesmo?!
Acabou esta parte? Agora vc vai aproveitar que desmontou o cabeamento todo, claro que antes vc fez um desenho de como tudo estava ligado e de em que valor estavam ajustados, e confere que tudo seja ligado conforme os manuais dos equipamentos recomendam e que os ajustes sejam os adequados. Por exemplo, corte do sub em 215 Hz não chega a ser assim um absuurdo, mas realmente não costuma ser o usual, que normalmente fica entre 100/120 Hz. Vc pode ir testando em qual valor o som ficara mais agradável. Recomendo que antes de resolver o problema dos seus sub ajuste primeiro as suas caixas top, ponha o corte em, digamos 80Hz e deixe o sub desligado. Coloque uma música que vc conhece bem deixe a equalização do canal em flat, ou seja, tudo no meio. Vá ajustando a equalização procurando sempre atenuar do que reforçar, que dizer, tá muito agudo? Diminua os agudos ao invés de aumentar os graves. Tá muito grave? Diminua os graves ao invés de reforçar os agudos. Um pouco mais chatinho serão os médios que geralmente possuem 2 ou 4 botões para ajuste. No primeiro botão vc escolhe a frequência que quer reforçar/atenuar e no segundo o quanto dessa frequência quer reforçar/atenuar. Depois disso feito, com o sentimento de como suas caixas e seu ambiente respondem á equalização, passe para o ajuste de seus subs. detalhe tb acho que as caixas encima dos subs são desnecessárias e que os subs estariam melhor posicionados se centralizados na frente do púlpito, melhor mesmo seria embutidos na alvenaria, ou nas laterais mas no piso, respeitando em ambos os casos, tanto quanto possível, o alinhamento com as caixas top.
Falei muita coisa mas tudo isso tem na apostíla e muita coisa vc encontra tutorial no Youtube.
 
Olá,

O Som muito abafado é quase sempre frequências graves em excesso ou endereçamento errado das frequências (Ex. tentar reproduzir médios/agudos em falante de graves). Tente verificar primeiramente como estão as frequências graves.

Essa sua mesa tem uma saída MONO com corte de frequências (Low Pass Filter), tente usar ela para enviar sinal para as caixas de grave e faça o corte de frequências usando essa função LOW PASS FILTER, use o master para enviar sinal para os médios/agudos.

Ou quiser continuar usando o MASTER LR e trabalhar com Crossover, tente endereçar os graves e médios/agudos usando o PAN da mesa, verifique a regulagem do crossover em que frequências estão acontecendo os cortes tanto para graves como para médios/agudos.

Segue um artigo muito bom sobre frequências, ele é voltado para equalizadores, mas o conceito é de uso geral no mundo do áudio, depois de entender onde cada frequência atua, fica mais fácil de regular qualquer equipamento.
 
Segue um artigo muito bom sobre frequências, ele é voltado para equalizadores, mas o conceito é de uso geral no mundo do áudio, depois de entender onde cada frequência atua, fica mais fácil de regular qualquer equipamento.[/QUOTE]

valeu alach, mas onde esta o artigo?
 
Back
Topo