Artigo Mesa de som nova na igreja. E agora, o que fazer?

bersan

Administrator
Moderador
O Diogo mandou a seguinte mensagem:

“FERNANDO !!! A PAZ DO SENHOR !!!! te contar uma bênção. Você lembra do FRANCISCO, o irmão q comprou os microfones com entrada XLR, então, pois é, ele comprou uma BEHRINGER EURORACK UB 1222 FX-PRO. Então eu queria pedir a sua ajuda, nós já montamos e mexemos vimos muitas outras funções q a Ciclotron MXS não apresentava, descobrimos muitas coisas legais.

Mas estou te enviando esse E-MAIL como um pedido de socorro pq nós precisamos de orientações acerca da mesma. amém ? no mais obrigado e A PAZ DO SENHOR JESUS!!!!
Á E TE FALAR : pq q nela existem 4 canais com dois números ex : 5/6 .ela aparentemente apresenta 8 canais mas estão escritos 12?”

Olá Diogo,

A primeira coisa é agradecer muito ao Francisco, pois essa mesa custa 600,00 (no Mercado Livre, sem nota) a até 1.000 (na loja, com nota).

Você está saindo de um Fusca e entrando em uma Ferrari. Mas a mudança não é fácil. Para quem não sabe, quando você comprar uma Ferrari, a fábrica só entrega o carro após um curso de direção, obrigatório, independente da experiência de direção que você tenha. Isso foi instituído após verificarem que muitos compradores danificavam a Ferrari no início, por não saber trabalhar com ela.

Sair de uma Ciclotron MXS para uma Behringer cheia de recursos como a sua não é algo simples. Se você não tiver o treinamento (o curso de direção), a chance é que o som fique PIOR que com a MXS, pelo menos no começo. Por isso a leitura do manual é tão importante, SEMPRE!

A UB 1222FX-Pro (http://www.behringer.com/en/Products/UB1222FX-PRO.aspx) tem os seguintes recursos:

UB1222FX-PRO_P0231_Top_XL.png

  • Canais 1 a 4 são mono, com conector XLR e P10. Ou instrumentos, ou microfones. Em geral, são usados para microfones.
  • Os próximos 2 canais, o 5/6 e 7/8 são estéreos para instrumento (2xP10) ou mono para microfones (XLR). Como são estéreos, ganham nome assim mesmo, parecendo serem 2 canais, quando na verdade é um só. Em geral, nas igrejas, só o teclado é estéreo. Use estes canais preferencialmente para microfones.
  • Os próximos 2 canais, 9/10 e 11/12 são estéreos (2xP10) e específicos para instrumentos.
Resumidamente, é uma mesa de 8 canais, sendo 6 para microfones/instrumentos e 2 somente para instrumentos.

O óbvio: microfones TEM QUE ser ligado na entrada XLR e instrumentos na entrada P10. Então, você estará limitado a 6 microfones nessa mesa. Se precisar de mais, terá que usar uma mesa ligada em outra.

O primeiro problema a ser resolvido é trocar todos os cabos dos seus microfones para XLR:
  • Não tente usar o lapela no plugue P10 do canal: você não terá um bom volume, mesmo colocando o ganho no máximo. Esse erro é muito comum, as pessoas trocam de mesa para uma XLR e “esquecem” de trocar o plugue do lapela, aí quando vão usar passam a maior dificuldade, porque fica com pouco volume. O correto seria trocar esse microfone por outro com saída XLR balanceada.
  • Os microfones de mão (sorvetões) obrigatoriamente terão que usar cabos balanceados com conectores balanceados. Cabos com 2 condutores internos + malha e conectores XLR em ambas as pontas. Isso porque sua mesa tem Phantom Power, e se você não usar cabos assim, corre-se o risco de “queimar” os microfones dinâmicos se alguém ligar o Phantom. Se tiver microfone sorvetão para as crianças do outro lado da igreja, o cabo que passa embutido na parede terá que ser trocado também, assim como o conector da parede, que terá que ser XLR.
  • O microfone sem fio TSI MS-415 de vocês só tem saída P10. Esse continua sendo ligado na entrada P10 da mesa. O que você vai fazer é usar o volume da base no máximo e colocar bastante ganho no canal. Ainda assim, ficará um pouco baixo, mas NÃO USE esse microfone na entrada XLR. Vai queimar se você acionar o Phantom Power.
  • Vocês tem 2 Behringer C2 over, para captar todo o grupo de louvor. Eles precisam de Phantom, então por isso todo o cuidado. Na maioria das mesas, o Phantom é acionado para todos os canais. Usado certo (cabos e plugues balanceados), o Phantom é inofensivo para os outros microfones. Usado errado, queima!
Uma sugestão de “input list” (uso dos canais) para sua mesa:
  • Lapela no púlpito (é a próxima troca a ser feita: compre um gooseneck). Canal 1
  • Microfone sorvetão com fio para crianças. Canal 2
  • Microfone sem fio (obreiros). Canal 3 (entrar no P10)
  • Microfone sorvetão para o cantor solista. Canal 4
  • Behringer C2 grupo de louvor no canal 5/6
  • Behringer C2 grupo de louvor no canal 7/8
  • Violão ou guitarra ou baixo no canal 9/10
  • Teclado no canal 11/12
Vocês tem um cubo de guitarra/violão, então ligue esses instrumentos no cubo e não na mesa.

Precisando ligar mais coisas, faça o seguinte: ligue a Ciclotron MXS na entrada 11/12 (os masters L e R da MXS nos dois P10 do canal 11/12, e ligue na MXS o que precisar.

Em todos os canais, existem Ganho (Gain), Agudo, Médio e Grave (High, Mid, Low) e Mute. Uma característica muito legal é que os canais tem uma luz indicadora de nível de sinal, chamada “Level Set” – amarelinha, do lado do ganho. Essa luz ajuda a regular o ganho: você deve ir subindo o ganho até que a luz acenda. Então, abaixa um pouco, para que a luz só acenda nos picos mais fortes da pregação ou hino. Nesse ponto, você terá a máxima qualidade com a mínima distorção. De quebra, serve para o sonoplasta saber se está chegando sinal no canal, e se alguém está cantando mais forte que os outros (a luz “acende” mais que as outras).

Atenção aos Masters Out da mesa, que também são XLR, e os conectores terão que ser trocados. Como o amplificador é P10, é só trocar o plugue do cabo atual, usando o mesmo padrão de pinagem que descrevi para o lapela. Continuará o master L servindo à nave principal e o master R servindo à lateral e retornos.

A sua mesa tem Auxiliar Pré – Monitor, muito útil, mas você precisaria de outro amplificador para aproveitar o recurso.

A sua mesa tem ainda Efeito embutido. O uso é baseado em experimentação: alguns são bons só para guitarra, outros para flauta/violão, outros para a voz. Use com cuidado: um pouco de efeito pode “encorpar” uma voz e deixá-la mais bonita, muito pode estragar tudo. Lembrando que o efeito é para ser usado para uma voz de cada vez, nunca para o grupo inteiro. Muito ensaio até encontrar a melhor forma de uso.

Já o equalizador embutido da mesa é para ser usado para corrigir defeitos na caixa de som ou na acústica do local. A atuação de qualquer equalizador altera o som de todos os canais, pois atua na saída dos masters. Como sua igreja tem boa acústica e caixas razoáveis, você pode deixar tudo no meio. Se quiser experimentar, vá devagar e sempre aos poucos: uma pequena mexida e altera-se o som bastante.

Quanto a equalização dos canais, comece com tudo em flat, e corrija sempre aos poucos e bem devagar. Você notará que quase não há necessidade de se equalizar os canais.

Você notará, com o tempo, que o som da igreja vai mudar para melhor; todos os microfones ficarão mais “claros” e que até a ocorrência de microfonias diminuirá. E mesmo sendo a mesa muito mais “complicada”, será muito mais fácil de trabalhar. E nunca mais vai querer voltar para a MXS.
 
Editado por um moderador:
Olá, Meu nome é Levi e preciso que me ajuda na parte da montagem do som. Preciso de ajuda com interligação de equipamento, na igreja tem esses equipamentos Compressor Multicom Pro-xl Mdx4600, Yamaha MG 32, 2 Behringer Fbq3102 Ecualizador Grafico Fbq-3102, 1 Fbq 6200 Beringer / Fbq 6200 Equalizador Behringer ,PROCESSADOR BEHRINGER DCX2496 ULTRADRIVE PRO. O senhor pode me ajudar com alguma apostila mostrando a ligação de cada equipamento sendo ligado na mesa ?
 
@leviduyu;

Seja bem-vindo ao SAV.
Vc pode ir na seção de downloads do site e baixar uma ou várias apostilas sobre sonorização disponíveis lá. Como orientação vc pode tb consultar o manual da sua mesa, geralmente vem com algumas sugestões para ligação.
Se entendi sua listagem vc possui 3 equalizadores, um processador e um compressor. Com isso vc tem várias opções para equalização do seu sistema e tb várias opções de processamento.
No DCX vc tem além da equalização tb crossover, delay e limiter, com 3 entradas e seis saídas. Vc poderia fazer muito mais com ele do que com seus equalizadores.
Sem saber como é seu sistema ( quantas caixas e quais suas aplicações ) e qual seu objetivo fica meio difícil opinar quais ligações deve fazer e quais equipamentos usar. A princípio eu usaria os equalizadores para os retornos e o DCX para o PA. O compressor vc pode usar para o pregador e para o baixo por exemplo.
 
Ola meu nome marcos gostaria de tirar umas duvidas.
tenho uma mix 01v96i, 2 caixas de "12" PA Yamaha, duas caixas de retorno da Yamaha de "10" e um sub da Yamaha de "15" , 2 mic Shure e 3 mic AKG. So que estamos tendo conflito de frequências no templo com um piso de mármore uma parede toda de blindeks e o mix esta dando uns loops o que fazer?
me ajuda ai.
 
boa noite, sou novo aqui e estou com duvidas para criar meu post.
é o seguinte, compramos uma
mesa behringer Xenyx X1832USB para igreja mas ñ estamos conseguindo controlar o volume do som do notebook no USB da mesa, alguém pode me ajudar?
 
Olá pessoal, meu nome é Ricardo. Sou novo aqui e nem sei se esse é o lugar certo para tirar minha dúvida rs. Pois bem, gostaria de comprar uma mesa para uso em igreja com pelo menos 20 canais. Qual mesa vocês me indicariam num valor de até R$ 5.000,00?
 
Olá @Ricardo Vilela Mendonça , seja bem vindo!

Vou fazer algumas perguntas para vc:
- 20 canais mono? (input de mic - XLR)
- Quantos auxiliares?
- Se vc fosse comprar uma TV hoje, qual vc compraria: TV de tubo ou TV LED 4K?

Vamos começar só com essas, no resto vamos conversando.
 
Olá @Ricardo Vilela Mendonça , seja bem vindo!

Vou fazer algumas perguntas para vc:
- 20 canais mono? (input de mic - XLR)
- Quantos auxiliares?
- Se vc fosse comprar uma TV hoje, qual vc compraria: TV de tubo ou TV LED 4K?

Vamos começar só com essas, no resto vamos conversando.

Sou bem leigo no assunto, mas vamos lá:
- Seriam pelo menos 20 canais mono;
- Com relação aos auxiliares, a mesa que temos hoje é uma Ciclotron com 16 canais e, salvo engano, só possui auxiliares para retorno e efeitos ( como disse, sou bem leigo RS);
- Compraria uma TV de LED 4K rsrs
 
- Seriam pelo menos 20 canais mono;
Desta forma, comece a ver mesas de 32 canais, pois tem algumas coisas que vc acaba usando nas vias estéreo.

- Com relação aos auxiliares, a mesa que temos hoje é uma Ciclotron com 16 canais e, salvo engano, só possui auxiliares para retorno e efeitos ( como disse, sou bem leigo RS);
Aqui percebo que vc não está ciente da sua necessidade, mas vou te explicar de forma básica:
Se vc tem 5 músicos, pense sempre em ter no minimo 6 vias de auxiliares, pois seria 1 para cada musico e 1 via para o retorno do pregador / púlpito. Isso de forma bem simples!

- Compraria uma TV de LED 4K rsrs
Ah, agora sim..... impossível permanecer no passado nos dias atuais.... então, considere pegar uma mesa digital! não fique no passado!
 
Desta forma, comece a ver mesas de 32 canais, pois tem algumas coisas que vc acaba usando nas vias estéreo.


Aqui percebo que vc não está ciente da sua necessidade, mas vou te explicar de forma básica:
Se vc tem 5 músicos, pense sempre em ter no minimo 6 vias de auxiliares, pois seria 1 para cada musico e 1 via para o retorno do pregador / púlpito. Isso de forma bem simples!


Ah, agora sim..... impossível permanecer no passado nos dias atuais.... então, considere pegar uma mesa digital! não fique no passado!

Obrigado pelas orientações!
 
Não quero copiar resposta mais pensei a mesma coisa kkk mais quando vi que precisava de 20 canais mono desisti.
 
Boa noite amigos compramos recentemente uma mesa de som Alto Profissional ZMX 164 FX/USB e estou com uma certa dificuldade de usar os auxiliares 3 e 4 pois conecto um componente nestes canais e não sai som já tentei de tudo.
Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, obrigado.
 
Back
Topo