Mesa DMX , esquema de iluminação.

concerteza a tecnologia tende a mudança para os led, pouco consumo de energia e menos calor nos palcos, mas em relação a performance, mesmo os cahões de led mais potentes que usam lámpadas de 5w não dão o efeito de um par 64, sem falar no custo, um canhão 64 com lámpada foco 1 sai na faixa de R$ 120,00 já o led de 5W R$ 850,00. O que vejo frequentemente aqui na Bahia é as locadoras tranbalharem com par 64 e rack digital, sendo tudo controlado por dmx, tanto os par 64 como os Moving, strobos e fumaça.
 
paz...

... cheguei aqui agora e complicada a situação também .... querem instalar 6 canhões de Led RGB - desconheço esse termo ,não sei se RGB é o mais adequado , porém é aquele de 3 cores - estou lendo esses artigos , procurando informar com pessoas do ramo mas também não consigo "sair do lugar" ... querem fazer fixo esses canhões principalmente no palco e dois que sejam móveis na galeria no fundo da igreja para acompanhar pessoas andando durante apresentação por exemplo ... o que me identificou nesse tópico foi o termo "esquema de iluninação" ... gostaria de ter acesso a algum ... talvez algumas coisas se esclareciam para mim nesse sentido.
... a igreja está em reforma , a parte de áudio pelo menos está "um doce" com caixas e processadores Bose, bem como amplificadores e alguns componentes agora, porém querem esse detalhe e se fosse para fazer uma "bateria" de dimmers e interruptores eu faria sem problemas ,mas haja consumo... mas a questão é programar isso tudo ...
... exsiste alguma literatura específica ou site nesse sentido ? gostaria de me informar antes de "cair na lábia" de comerciante ...
 
Esses canhões de LED são controlados por DMX. Geralmente tem-se um canal para o "master", 3 canais para cor (intensidade de vermelho, verde e azul), e alguns ainda têm alguns efeitos automáticos e etc, controlados por outros canais. Vai precisar de um controlador DMX para isso.
 
To madrugando aqui sem conseguir dormir. :D

O par led mesmo assim tem que ser ligado em uma mesa chaveada e uma mesinha dmx de qualquer marca,já que é tudo igual por dentro.

Concluindo o que eu já estava falando antes acho que as locadoras vão colocar par led de boa potência (pelas cores variaveis e o custo de transporte) e colocar moving head para iluminar mais o palco,os movings chineses estão vindo com qualidade legal,pelo menos alguns.
 
V. do FLY PA disse:
O par led mesmo assim tem que ser ligado em uma mesa chaveada e uma mesinha dmx de qualquer marca,já que é tudo igual por dentro.

O que seria a "mesa chaveada"? Se for um dimmer, NÃO, os canhões de LED não precisam e não devem ser colocados em dimmer, eles vão direto na tomada e na DMX.
 
Já foram dadas várias respostas, vou dar só a minha contribuição, pelo que eu entendi das dúvidas:

1- Dimmer é um dispositivo que é capaz de controlar a intensidade das lâmpadas ligadas a ele. O Dimmer vai modificar a tensão para cada canhão, permitindo não apenas ligar ou desligar, mas mudar a intensidade da lâmpada. Existem dimmers analógicos, e alguns têm faders neles para controlar as luzes sem uma mesa separada. Existem também os dimmers que recebem os valores por DMX.

2- DMX512 é um protocolo digital de comunicação (bastante simples por sinal, tem a descrição na internet). Ele apenas carrega sinais de controle para as lâmpadas, movings e etc. Ele sozinho não pode controlar o canhão, mas ele envia a intensidade de cada canal para o dimmer, que é quem faz todo o controle de potência. Geralmente usa-se uma mesa de luz para gerar os sinais DMX, mas existem também interfaces para PC (por sinal, eu estou fazendo uma na faculdade...).

3- Outros aparelhos, como canhões LED e moving lights, têm a parte de potência integrada, e recebem o sinal DMX diretamente. Geralmente usam mais de um canal, pois têm vários parâmetros a serem controlados.
Aproveitando o tópico, no caso de um rack dimmer normal sem dmx, tem como utilizá-lo com algum equipamento para poder utilizá-lo com uma mesa dmx? O rack normal não é compatível com a mesa dmx?
 
Aproveitando o tópico, no caso de um rack dimmer normal sem dmx, tem como utilizá-lo com algum equipamento para poder utilizá-lo com uma mesa dmx? O rack normal não é compatível com a mesa dmx?
Não...
A única coisa que poderia ser feito é ligá-lo a outro Rack DMX e este desligaria/ligaria por completo o Rack sem DMX, mas pode ser que isso venha a danificá-lo.
 
Não...
A única coisa que poderia ser feito é ligá-lo a outro Rack DMX e este desligaria/ligaria por completo o Rack sem DMX, mas pode ser que isso venha a danificá-lo.
ok...andei pesquisando na net ontem umas 3 horas, até que achei este site de Portugal :http://www.acusticafes.com/index.php?cat=84&item=477&PHPSESSID=04f7fe1a9ac2d9b84bf29ce9c7602bd7
Alguém saberia dizer algo conforme as especificações?Por ser importado, deve ser meio carinho...rsrsrs...
 
Olá Pessoal!
Minha contribuição, simplificando:
Para usar somente Refletor PAR64 (canhão com lampadas halogenas):
2176_1_20140516100053.jpg

Este equipamento nao aceita DMX, nela somente se usa refletores halogenos, tem a mesa com dimmer que controla o RACK DIMMER.

Este equipamento é uma chaveadora, e o que ela faz? Somente liga e desliga Refletores PAR64 Canhões halogenos:
mesa-chaveadora-c-rack-sc-8-elation-american-dj-14409-MLB222717006_7307-O.jpg

Este proximo equipamento, é chamado de Rack Dimmer DMX. São usados para poder usar Refletores halogenos na rede DMX. Eles funcionam como um novo equipamento DMX na rede DMX. Podendo até por outro rack na sequência, bastando configurar corretamente o endereçamento, e cada refletor será de um canal do endereçamento.
2082_1_20140512112447.jpg

Como ele funciona? pode-se usar uma simples mesa DMX:
mesa-dmx-512-controladora-192-canais-efeitos-cabo-dmx-bivolt-466211-MLB20506420937_122015-F.jpg

Ou as mais profissionais, este modelo mais usado em teatro:
21563_sq.jpg

Conectando as mesas pelo cabo DMX neste RACK hibrido. Configura-se estes Rack Dimmer DMX para usar os canais de 1 a 12, por exemplo, que serão as saidas para os refletores halogenos. E sai outro cabo dmx para o primeiro equipamento DMX (Refletor Led DMX, algumas maquinas de fumaça, Moving, etc.) configurados para trabalhar a partir do canal 13.

Este equipamento mensionado:
http://www.acusticafes.com/index.php?cat=84&item=477&PHPSESSID=04f7fe1a9ac2d9b84bf29ce9c7602bd7
É mais um conversor, e só. Apos ligar a mesa DMX nela sela preciso ainda um Rack Dimmer Analogico e que este teria que se comunicar por um cabo de 25 pinos.

Por que falo tanto em refletores halogenos e nao PAR64? Bem, explico:
PAR vem de Parabolic Aluminized Reflector, e o numero sequinte, 64, é o tamanho, existe os 32 tambem, e tambem podem usar lampadas halogenas.

Bem acho que era isso para simplificar.

Ate mais,

Vladimir
 
Última edição:
Ola, pessoal!
Só para corrigir, editei a mensagem anterior sobre o Rack Dimmer DMX.

Ate mais,

Vladimir
 
Última edição:
Back
Topo