mesa mark audio

grpst

Well-Known Member
a um tempo atraz qu participei de um coral, ele possuia uma mark audio m12sx, 12 canais...só que é muito limitada, só tem hih, mid low, monitor e effect..não tem pan, e outras coisas..fora que quando vou gravar no meu home estúdeio,puxando do rec da mesa, ela ja da xiado antes da metade do master!
quanto vocês acham que eu consigo vende-la num balcao da vida por exemplo?
e qual pegar no lugar dela?
tenho uma banda,são 3 microfones pra voz, 2 lines pra teclado, 2 pra violão, e 2 guitarrs e line + baixo, da uns 10 canais, mas se possível, botem 2 meses legais, custoxbenefício bom, que tenham 12 À 24 canais!
abração galera!
 
Grpst,

as mesas Mark Audio na verdade são fabricadas pela Attack, um dos mais conceituados fabricantes nacionais. Mas aqui na minha terra são raras, não sei dizer quanto custam.

tenho uma banda,são 3 microfones pra voz, 2 lines pra teclado, 2 pra violão, e 2 guitarrs e line + baixo, da uns 10 canais, mas se possível, botem 2 meses legais, custoxbenefício bom, que tenham 12 À 24 canais!

São 3 canais com entrada XLR, depois se entendi bem são 2 canais de linha estéreos (teclado/violão), 2 canais Line de guitarra (podem ser mono ou estéreos), e um canal Line para baixo. Na verdade, você precisa de uma mesa com 6 canais mono (3 mics + 2 guitarras + baixo) + 2 canais estéreos. Escrevi porque existem mesas de 8 canais que lhe atendem perfeitamente, mas até que uma de 12 canais vai bem. Mas 24 canais... exagero!

Nessa configuração de 6 mono + 2 estéreos, temos Yamaha, Mackie, Alto, Behringer, Staner, Ciclotron... Tudo dependerá de quanto quer gastar. Sugestão:

Behringer Xenix 1832FX

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/1832FX/index.cfm?lang=eng">http://www.behringer.com/1832FX/index.cfm?lang=eng</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Vou tentar esclarecer melhor, fui muito complicado no outro post!
essa, tenho 12 canais, dos quais uso 2 pra teclado pelo line, 1 pra violão, e 3 à 4 para voz..no caso, uso 4xlr-xlr, 3line! ou seja, 7 canais, mas preciso de uma mesa, de modo que eu não precise comprar outra tão cedo...nem precisa ter efeito embutido, tipo reverb, chorus e etc!
essaa que vocÊ me indicou parece excelente, no geral, preciso mesmo de....entradar XLR pra microfone, pra microfonar a bateria(mas serve P10), umas 6, mais 4 XLR pra microfone, 6 lines para 2 teclados, 2 guitarras, um violão e 1 baixo
ou seja...
4XLR
6 P10
6 p10 line
essa mesa ai que vocÊ me recomentou tem 14 canais...sendo que todos tme line, e 6 deles XLR..acho que ia dar pra me virar sim com ela..
ela tem equalizador próprio e efeitos também?
onde é o melhor lugar para compra-la? vi no mercado livre a 800, mas tenho um pé atraz!
er se eu fosse trazer dos EUA? me indique uma de 24 boa! tem na <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.musiciansfriends.com">www.musiciansfriends.com</a><!-- w -->
da uma olhada pra mim e ve!
abração!
 
Grpst,

eu também vou tentar me explicar melhor.

essa, tenho 12 canais, dos quais uso 2 pra teclado pelo line

Sua Mark Audio tem 12 canais mono. Você usa 2 canais para teclado porque são 2 canais mono. Muitas mesas tem canais estéreos, como essa que indiquei. Logo você só vai usar um canal da mesa.

preciso mesmo de....entradar XLR pra microfone, pra microfonar a bateria(mas serve P10)

Primeiro, P10 NÃO SERVE! Tipo de ligação amadora. Se vai comprar uma mesa, procure uma com entradas profissionais, ou seja, XLR. Um kit de bateria tem até 7 peças, logo você estará precisando de 10 canais mono, com XLR (3 vozes + 7 bateria).

Então, a sugestão de mesa vai para:

Yamaha MG 24/14
Behringer SL2442FX-Pro

Ambas com 16 canais mono + canais estéreos (Yamaha 2, Behringer 4). Vão lhe atender bem. A Yamaha é melhor, mais resistente para a estrada, mas mais cara.

Um abraço,

Fernando
 
Beleza Petrônio, obrigado pelo conserto.

Descrição da MG24:

"MG 24 14FX - Mixer Analógico de 24 = 16 mono (mic/linha) , 4 canais estéreo (linha); 16 pré-amplificadores de microfone de com phantom power; Insert I/O nos canais mono ; 2 Processadores de Efeitos SPX com 16 presets cada; 14 Barramentos de saída (4 estéreo + 6 auxiliares + Saída Máster ST); 6 auxiliares (4 pré/pós-fader ,2 pós fader para efeito); 3 bandas de equalização(semi-paramétrico nos médios); Entrada para Talkback;LPF chaveado em todas as saídas mono;Chaves ON/OFF de canais com indicação luminosa. MG 24 14FX - Mixer Analógico de 24 = 16 mono (mic/linha) , 4 canais estéreo (linha); 16 pré-amplificadores de microfone de com phantom power; Insert I/O nos canais mono ; 2 Processadores de Efeitos SPX com 16 presets cada; 14 Barramentos de saída (4 estéreo + 6 auxiliares + Saída Máster ST); 6 auxiliares (4 pré/pós-fader ,2 pós fader para efeito); 3 bandas de equalização(semi-paramétrico nos médios); Entrada para Talkback;LPF chaveado em todas as saídas mono;Chaves ON/OFF de canais com indicação luminosa. "

mg24fx.jpg


Na foto, são os 4 últimos canais.

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.yamahamusical.com.br/paginas/produtos/audio_digital/serie_mg.htm">http://www.yamahamusical.com.br/paginas ... rie_mg.htm</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
bom, só citando algumas coisas:

minha mark audio, pela descrição do site, tem todas as entradas mic, TRS, ou seja, aceitam sinais balanceados, logo, aceitam P10 estéreo!
e ela tem 4 XLR!
preciso de 2 lines pra teclado, mas uso 2 teclados com um saída, logo, a saída deles é estéreo, então não deveria eu, usar cabos p10 balanceados, ou as entradas line não são TRS:
Alguém poderia me informar o preço que eu conseguiria vender esse mesa:
ela ta em perfeito estado!

ABRAÇÃO GALERA
 
Grpst,

as entradas line não são TRS

Existir até existe, mas é raro. Pelo simples fato de que instrumentos não possuem saídas balanceadas.

Alguém poderia me informar o preço que eu conseguiria vender esse mesa: ela ta em perfeito estado!

Preço de equipamento usado deve sempre estar entre 40 e 60% em relação ao novo. Se estiver muito bem conservada, 60%. Se estiver mal conservada, 40%. Na média, 50%.

Um abraço,

Fernando
 
na loja, ela ta na base de 500 reais!
teria que vender ai na casa dos 300, pois todos os conectores tão em perfeito estado, sem faltar nenhum, tudo perfeito, só não tenho o manual e a caixa, mas o manual consigo na net, ela só tem um risco em baixo, mais nada!
caso eu não consiga vende-la a 300 e investir numa melhor agora, qual é a melhor forma de usa-la? veja a que vou descerver aqui!
4 microfones XLR-XLR (2 SAMSOM Q7, e outros 2)
2 teclados em line(um line para cada um) e um violão, com cabos mono, porem soldado o (+) na ponta e o (-) e o aterramento no meio.
Cabos mono, soldados da mesma forma dos cabos de guitarra e teclado para ligação entre meso e equalizador, equalizador e amps, e cabos paralelos, do amplificador pras caixas!
abri minhas caixas e vi a potência dos falantes, 2 acusticas de 100w rms, e 1 retorno de 200w rms.
tenho 2 amps da mark audio, um 1000 e outro 2000, o de 1000 tem 1.5 amperes à 120 e o de 2000, 5 amperes em 120...fazendo as contas, o mk1000 libera 180w, por canal, e o mk2000 600w por canal.
o lance é que esses amplificadores tem grupo A e B, sendo que tem 2 imputs e 2 outputs no A, e no B!
qual a melhor forma de ligar, as acusticas e o retorno? em qual eu ligo as de 100(as duas no mesmo grupo ou em grupos diferentes), e em qual a de 200?

abração!
 
grpst disse:
... preciso de 2 lines pra teclado, mas uso 2 teclados com um saída, logo, a saída deles é estéreo...

Não... a saída é mono... qd um teclado é estéreo, ele tem duas saídas (L&R).

grpst disse:
... então não deveria eu, usar cabos p10 balanceados, ou as entradas line não são TRS...

Também não. São pouquíssimos os instrumentos que têm saídas balanceadas. No geral, as saídas dos teclados (mesmo quando são estéreo), guitarras, baixos, violões etc são desbalanceadas... por esta razão usa-se direct boxes.

[]'s
 
o DI no caso só evita que hajam interferências né?, no geral o som não melhora!correto?
pois o fato de um bom, tipo o da behringer que ta 210 e o da samsom 110, complica a vida, então acaba tornando-os dispensáveis!
abração
 
grpst disse:
... o DI no caso só evita que hajam interferências né?, no geral o som não melhora!correto?

Acho que evitar interferências já é um grande serviço. Ainda mais se vc levar em consideração que a banda toca cada dia em um lugar diferente onde vc não sabe o que vai encontrar.

Mas o DI não faz só isso não... ele faz o casamento de impedâncias e a adequação do nível do sinal de saída do instrumento com a entrada da mesa.

grpst disse:
... pois o fato de um bom, tipo o da behringer que ta 210 e o da samsom 110, complica a vida, então acaba tornando-os dispensáveis!

Se vc trabalha com os instrumentos a uma distância máxima da mesa em torno de 7 metros, eles são mesmo dispensáveis. Para distâncias maiores que esta, eles são indispensáveis para a qualidade do som.

Se vc acha o DI 100 da Behringer caro (este modelo é ativo e nem é tão bom assim), vc pode adquirir um DI passivo. Há DI's passivos a partir de R$ 50,00 até R$ 200,00 (os melhores, claro). O CSR-DBP, por exemplo, custa algo em torno de R$ 80,00 e é bem razoável. Tem inclusive uma chave para atenuação de sinal em -20 dB e -40 dB. Veja figura abaixo.

DICSRDBP03538x403.jpg


Se vc não pode comprar tudo de uma vez, vá comprando aos poucos, mas não abra mão deles.

[]'s
 
Grpst,

Andou lendo os tópicos de eletricidade, heim!

tenho 2 amps da mark audio, um 1000 e outro 2000, o de 1000 tem 1.5 amperes à 120 e o de 2000, 5 amperes em 120...fazendo as contas, o mk1000 libera 180w, por canal, e o mk2000 600w por canal.

Essa conta Amperes x Volts dá como resultado o consumo elétrico, não a potência RMS. Esta depende da classe do amplificador. A mais comum é a classe AB.

Classe AB tem eficiência média de 66%. Logo, a potência efetiva do amplificador equivale a 2/3 do consumo elétrico. Assim sendo:

Mark Audio 1000 => consumo = 180W x 2/3 = 120 W RMS de potência efetiva (60W por canal).

Mark Audio 2000 => consumo = 600W x 2/3 = 400 W RMS de potência efetiva (200W por canal).

Isso serve como noção de potência, não o valor exato, pois os projetos podem ser mais ou menos eficientes que a média. Assim, só para comparar, fui lá no site da empresa e baixei os manuais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.markaudio.com.br/dados_tecnicos/descontinuados/mk1000.pdf">http://www.markaudio.com.br/dados_tecni ... mk1000.pdf</a><!-- m -->

MK-1000 = potência = 140W RMS em 4 Ohms, 70W por canal

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.markaudio.com.br/dados_tecnicos/descontinuados/mk2000.pdf">http://www.markaudio.com.br/dados_tecni ... mk2000.pdf</a><!-- m -->

MK-2000 = potência = 440W RMS em 4 Ohms, 200W por canal.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Grpst,

Andou lendo os tópicos de eletricidade, heim!

tenho 2 amps da mark audio, um 1000 e outro 2000, o de 1000 tem 1.5 amperes à 120 e o de 2000, 5 amperes em 120...fazendo as contas, o mk1000 libera 180w, por canal, e o mk2000 600w por canal.

Essa conta Amperes x Volts dá como resultado o consumo elétrico, não a potência RMS. Esta depende da classe do amplificador. A mais comum é a classe AB.

Classe AB tem eficiência média de 66%. Logo, a potência efetiva do amplificador equivale a 2/3 do consumo elétrico. Assim sendo:

Mark Audio 1000 => consumo = 180W x 2/3 = 120 W RMS de potência efetiva (60W por canal).

Mark Audio 2000 => consumo = 600W x 2/3 = 400 W RMS de potência efetiva (200W por canal).

Isso serve como noção de potência, não o valor exato, pois os projetos podem ser mais ou menos eficientes que a média. Assim, só para comparar, fui lá no site da empresa e baixei os manuais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.markaudio.com.br/dados_tecnicos/descontinuados/mk1000.pdf">http://www.markaudio.com.br/dados_tecni ... mk1000.pdf</a><!-- m -->

MK-1000 = potência = 140W RMS em 4 Ohms, 70W por canal

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.markaudio.com.br/dados_tecnicos/descontinuados/mk2000.pdf">http://www.markaudio.com.br/dados_tecni ... mk2000.pdf</a><!-- m -->

MK-2000 = potência = 440W RMS em 4 Ohms, 200W por canal.

Um abraço,

Fernando

A gente mete a cara né sahusa a parte de eletricidade tava muito interessante nem resisti! to lendo agora a apostila de sonorização ao vivo pra igrejas, to na pagina 30, tenho estado sem tempo!
Só uma dúvida persiste!
Vamos tomar por exemplo o MK2000 que tenho, 440 w RMS em 4 ohms, 220 por canal!
No caso esse AMP tem o grupo A e B, ambops com 2 in e 2 out
se o amplificador tem 440 RMS com 220 por canal, então se eu ligar 2 caixas no grupo A, o grupo A vai liberar no máximo 110 por canal, e se eu conectar apenas 1 no grupo A, ele vai liberar no máximo 220 pra ela correto?
se Eu ligar uma em cada canal, tanto A quanto B, vai liberar 110 por cada canal correto?
mais uma dúvida!
como o lado A e o B, ambos tem 2 imputs e eu só tenho uma mesa, como eu posso usar?
conecto L/R da mesa nos In de um grupo apenas, e no out as 2 caixas(no caso no mk2000 que libera 110 por cada canal, e as minhas tem 2 tem 100 cada).
Ai eu ligo o retorno no outro canal, atravez do monitor out, ligando em apenas 1 in do grupo e deixando o outro vazio, e ligando a caixa de retorno no out desse grupo, pois como cada canal libera 110 e no grupo vai ter um canal sobrando, ele vai liberar 220 direto nesse canal, e mais 220 no outro grupo, nos quais tão as caixas acusticas!
meu raciocínio está correto?
só pra terminar, se eu ligo só uma caixa, e deixo o grupo B vazio, ela vai liberar até 440 RMS por uma saída?

abração
 
Terminei de ler o manual sonorização ao vivo para igrejas, esclareci a maioria de minhas dúvidas
Só gostaria da ajuda de você para o seguinte!
a mesa que vocês me indicaram ta acima de 1000 reais!
não existe nenhuma mesa, nem que seja usado, com entradas XLR, subgrupos, entrada/saída insert, phantom power individual com bons prés e de no mínimo 12 canais? de preferência 16 ou 24!
o que você me dizem da Ciclotrom CSM 16?
tem VUs, phantom power, entrada/saída insert, tudo individual, masters balanceados, equalizador de 4 bandas por canal, chave mute e PFL!
achei uma a 900 reais, só tem um amaçado na ponta direita, mas em perfeito estado!
o que vocês me dizem?, não vale a pena?!
abração
 
reavivando o tópico!
já havia comentado em outro que, minha mesa ta com os line e mic do canal 12 queimados ou sei lá o que.
abri, vi as soldas, estavam perfeitas, só me sobrou o plug, tentei retirar a solda de um pra comprar um igual na loja e trocar, PORÈM, o único jeito de tira-lo é retirando a placa do canal 12 inteira, pelo fato da disposição que colocaram o p10 fêmea não permitir a saída dele sem que a placa esteja desconectada.
só pra avisar, ele tem uma placa por canal, e nessa tá ligado os controles e eq. o fader e os p10-fêmea.
conhecem alguma assistência técnica da mark audio em DUQUE DE CAXIAS-RIO DE JANEIRO?
se tiver me passem o endereço e o tel, e se alguém tiver experiência, pensando na pior hipótese da placa ter queimado, quanto seria uma placa nova do canal?
abração
 
Grpst,

a mesa que vocês me indicaram ta acima de 1000 reais!
não existe nenhuma mesa, nem que seja usado, com entradas XLR, subgrupos, entrada/saída insert, phantom power individual com bons prés e de no mínimo 12 canais? de preferência 16 ou 24!
o que você me dizem da Ciclotrom CSM 16?

Eu compro muita coisa, muita coisa mesmo pelo MercadoLivre. Sempre encontro boas ofertas lá. Esses dias comprei uma Soundcraft perfeitinha com 10 canais por R$ 330,00! Tô feliz da vida com ela!

Gosto da CSM 16. É a melhor linha da Ciclotron, boa mesa. Mesmo que ela esteja com um amassadinho (sinal que levou tombo), ela deve estar toda funcionando, porque são mesas com muito espaço interno, logo nada deve ter sido danificado. Antes de comprar, peça antes para desmontar e verique se alguma coisa saiu do lugar. Se não, tranquilo.

Quanto à MarkAudio, só olhar na página da empresa o telefone da assistência técnica. Tem vários, veja o que for mais fácil para você. <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.markaudio.com.br">www.markaudio.com.br</a><!-- w -->.

A placa, em si, não queima. Quem queima são os componentes. Basicamente é só trocar o que estiver ruim. É trabalhoso, mas até um técnico de rádio/TV conserta, mesmo sem esquema.

Um abraço,

Fernando
 
brigadão fernando!
o cara da loja aqui de caxias me disse que ´nomáximo na pior das hipoteses da 100 reais!
vou levar e fazer um orçamento!
to pensando numa soundcraft mf20 acho que é essa, tem 20 canais, todos com entrada XLR, tem subgrupos e tudo, vou ver se minha tia traz lá de fora na metade ou no fim do ano!
ela ta saindo a 700 dolares...como são 200 que exedem o límite de cota que é 500, tenho que pagar a alfandega+ICMS que da 80%, isso sobre 200 ta 160 dolares...ou seja, 860 dolares...o dolar ta 1.8 em média...1.448 acho que ta excelente não?
abração!
 
Back
Topo