Mesa yamaha 01V96 equalizar o bumbo da bateria

zizegaitero

New Member
Pessoal bom dia.

É o seguinte. O som da banda a qual eu trabalho, possuia uma mesa analógica SoundCraft.
Para o som do bumbo ficar legal, eu passava ele por um equalizador primeiro e depois na mesa equalizava e colocava gate nos inserts. O som do bumbo saía bem legal.

Pois bem agora temos uma Mesa digital da yamaha 01v96.
Gostaria de saber se com essa mesa eu poderia colocar mais uma equalização no canal do bumbo ou insertar um equalizador da propria mesa, ou até tentar direcionar para uma saida separada.
O meu objetivo é equalizar o bumbo mais de uma vez sem um periférico de equalizador, simplesmente para definir somente graves e agudos nele. Pois do jeito que ta hoje ela não consegue fazer o corte suficiente dos medios graves.

Desde já agradesco.
 
Seja bem-vindo ao fórum.

Cara, a O1V96 não tem equalizadores gráficos. Apenas paramétricos.
Há a possibilidade de insertar equalizador gráfico externo através do plug INSERT, que fica logo abaixo das conexões MIC e LINE IN da mesa.
Mas se você não quer fazer isso, tem que se virar com a equalização paramétrica do canal.

Nunca tive problemas em conseguir um timbre bacana só pela mesa.
Será que teu problema não está no palco? Qualidade do instrumento, qualidade do microfone, posicionamento correto...
 
William, bem lembrado. É uma carta na manga.
Mas mesmo assim, se tiver um bom instrumento, um bom microfone e um posicionamento correto, não tem porque faltar timbre.
 
Pessoal obrigado pelas dicas.

Realmente o instrumento não é um dos melhorese o microfone é shure da série PG ou seja (2 linha).

Vou tentar intsertar esse EQ601 pra ver se resolve o meu problema.

Agora me surgiu uma idéia.

Tem como eu direcionar somente o canal do bumbo para uma saida BUS e equalizar ela?

Grato.
 
Tente primeiro achar a frequência de ressonância do bumbo,
tanto nos graves quanto no agudo,com o eq da mesa em flat,
coloque o Q em 10 da banda grave, depois aumente o gain em
+ 15, na frequência vai varrendo de 30 hz a 150 hz + ou -,
faça essa varredura enquanto o batera pedala, faça devagar,
vc vai perceber que em uma determinada freqência o som
enche, essa é frequência de ressonância grave do seu bumbo.
faça o mesmo na banda de agudo, mais desta vez faça a varredura
nas frequências altas .Achando as freqências de ressonância fica mais fácil.
Aí é só tirar as freq. que sobram e trabalhar o compressor.
Abraços.
 
Boa noite, Tiago!!!

Gostei muito do exemplo apresentado por vc......olhando para os gráficos pode-se ter uma idéia melhor de todo o processo.

Gostaria de pedir, se possível, que nos envie de igual teor exemplos para o restante das peças da bateria, acredito seria de muita importância para todos, mesmo não sendo uma receita de bolo. Certamente será para mim!!

A PaZ!!!!
 
Boa tarde, Tiago!!


Obrigado por nos atender, certamente será de grande valia essas informações......como vc disse, ter o NORTE é importante para todos e o SAV nunca nos deixa a deriva.VALEU!!!

A PaZ
 
Tiagão!! Abusando um pouco da sua boa vontade rsrsrsrs...
Faz pouco tempo que comecei com a O1v96, e estou com algumas duvidas quanto ao nível de GANHO na entrada dos canais.

Antigamente na A&H eu tinha como base no medidor o 0db. Não sei se estava correto, mas fazia com que todos os instrumentos chegassem a 0db, a partir disso eu eu abria os faders, assim todos os instrumentos chegavam no mesmo nível de som pra mim e eu dava volume de acordo com o desejado.


Enfim, na 01V como voce trabalha com a entrada de volume dos instrumentos?!
 
Back
Topo