Mesas de som de 1960 a 1970

bersan

Administrator
Moderador
Olá,

para quem quer ver como eram os equipamentos nas décadas de 60/70, dá uma olhada nas fotos:

mesa_som_antiga1.jpg


Início dos anos 60

mesa_som_antiga2.jpg


Equipamento de um estúdio em 1967. A corrida em direção à Lua estava chegando ao auge, e eles fizeram o anúncio parecer com uma nave espacial. Note a foto de uma parte da lua na parede, como se fosse a janela de uma nave espacial e a mesa de som era o controle da nave!

Só faltou vestir os engenheiros de áudio de astronautas.

mesa_som_antiga3.jpg


mesa_som_antiga4.jpg


Mesas do início da década de 70

mesa_som_antiga5.jpg


Mais para o final da década de 70.

Algumas delas estão funcionando perfeitamente ainda, e são muito procuradas pela "sonoridade ímpar".

Só não vou poder citar a fonte... as fotos já estavam aqui comigo a algum tempo e não lembro onde peguei. Foi no blog de alguém.

Um abraço,

Fernando
 
Jaasiel.

Estes equipamentos eram valvulados. A válvula possui a característica de gerar harmônicos pares a partir do sinal original, que são mais agradáveis ao ouvido... daí a sonoridade ímpar, como disse o Bersan.

[]'s
 
Ficou até legal o trocadilho...

A sonoridade é "ímpar" (no sentido de diferente, única), por causa dos harmônicos "pares" das válvulas.

A última mesa é uma Neve, de Rupert Neve, o melhor projetista de mesas de som do mundo (aliás, até hoje). A assinatura dele em um projeto dá certeza de qualidade sonora fantástica.

Um abraço,

Fernando
 
O duro (dessas) válvulas era ligar de manhã pra usar a tarde...

hehe
(ou não tinha dessa?)
 
oi..
na realidade, em estudios não se desliga nada...fica tudo ligado 24 hs por dia, o ano todo...
é muito difícil algum estúdio desligar o equipo. e so pra comentar, o cartaz 'lunar' que o bersan postou, foi feito pelo abbey road, o estúdio onde os beatles gravaram praticamente todos os seus discos.
abçs
ingo
 
!

Ingo também é cultura!

Desculpe não resisti...

Quanto a não desligar nada, quem me fala isso é o pessoal de suporte da empresa, tem gente que não desliga o pc a mais de 6 meses...
 
Jaasiel disse:
... esse Rupert Neve ta vivo ainda?

Rapaz... vc não pode se referir a Rupert Neve como esse... rssss... mas falando sério... Rupert Neve é uma lenda no mundo do áudio. Ele é o responsável por inúmeras inovações implantadas nas consoles de mixagem... ele é considerado o inventor das consoles de gravação.

E sim... ele continua vivo e trabalhando. Sua empresa atual é a Rupert Neve Designs. A Neve, Amek e Focusrite são algumas empresas associadas a ele. Neve desenha também os captadores dos violões Taylor.

[]'s
 
Olá gente,

achei o site onde tem essas belezas e várias outras (algumas lindas demais).

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.danalexanderaudio.com/index.html">http://www.danalexanderaudio.com/index.html</a><!-- m -->

Mesmo em inglês, vale a pena dar uma olhada. Mas lembrem-se antes de tirar o teclado da frente, para ninguém babar em cima (hehehe).

Um abraço,

Fernando
 
olá,

bom, em estúdio, é costume não se desligar equipamentos como console, periféricos e etc por duas questões básicas. a primeira tem a ver com eletricidade. os maiores picos de tensão e corrente ocorrem justamente ao se ligar (desligar tb, mas menos) os equipos. logo, o liga-desliga-liga pode em algum momento danificar algum componente mais sensível. é como um colega falou sobre informática, servidores de sites de acesso NUNCA são desligados. só param em caso de pane mesmo, alias, um fator de compra deles é a capacidade de trocar as peças, hds e placas com ele funcionando, o chamado hot-swap. a mesma coisa em áudio, já pensou uma neve, ssl ou midas queimando uma placa interna pq qdo ligou curtou algum componente??
a segunda, mais funcional em rádio e tv, é que nunca se sabe quando vc vai precisar do estúdio pronto. já imaginou ter que entrar com um plantão ao vivo e ter de esperar a mesa de som ligar (no caso de uma digital, demora ate 1 mim.,....), ou a mesa de corte de camera ligar?? já perdeu o furo!!!!
e pra complementar, uma vez um amigo, técnico de manutenção me disse uma coisa engraçada... estava em início de carreira e perguntei pra ele pq não desligava nada, a resposta: ' oras, pq esses trecos foram feitos pra funcionar, se fosse pra ficar no liga desliga, o botão de power ficava a vista, já reparou que sempre fica escondido??? então, foi tudo projetado pra não precisar desligar!!! ' nunca mais perguntei isso...rsrsrs
abçs
ah, pra babar um pouco:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://rupertneve.com/">http://rupertneve.com/</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://rupertneve.com/company/history/">http://rupertneve.com/company/history/</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://rupertneve.com/products/">http://rupertneve.com/products/</a><!-- m -->

ingo
 
esqueci esse:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://rupertneve.com/products/analogue-mixer/">http://rupertneve.com/products/analogue-mixer/</a><!-- m -->

detalhe nos transformadores dentro da placa do canal...
ingo
 
já pensou uma neve, ssl ou midas queimando uma placa interna pq qdo ligou curtou algum componente??

Vlw ingo, entendi direitinho... rssss

Agora galera, tava aqui vendo essas fotos e tal...

Tem umas mesas grandes nas fotos, que levam o nome NEVE... Mas vendo o site dele, não tem hoje nenhum console grande, somente o de 16 canais que o Ingo mostrou. A empresa dele não produz mais consoles como esse?
Neve8068plant.jpg


Abs, Jaasiel
 
pis eh...ele não produz mais consoles neste nível....
que fazia era muito a amek

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.amek.com/">http://www.amek.com/</a><!-- m -->

detalhe, que observar o 'pure path', é com ele que trabalhamos aki na record.

se vc olhar a console bb100, é outra que tem aki na record.

em suport te uma lista de várias consoles, entre as quais algumas que o neve fez...

com o advento dos protools e parceiros, não há mais necessidade de consoles tão grandes em estúdios. na verdade, com uma controladora tipo control 24 vc mixa um cd ou dvd muito bem. estes produtos, neve, focusrite e deste calibre, são em sua maioria analógicos, com circuitos eletrônicos mesmo. pra quem não manja muito de digital, uma mesa digital nad amais é que um computador dedicado a áudio. é como se o seu micro de casa só rodasse o protools ou semelhantes. uma mesa digital é isso. uma mesa analógica, até pode ter programações, telas de lcd e tudo, mas todo o processamento dela é feito em circuitos, não em chips microprocessadores.
mas como foi falado, uma mesa neve, focusrite, ssl analógica não tem igual. ou alguem acha que o som de hoje é melhor que uma gravação dos beatles??????
abçs
ingo
 
Blz, tow entendendo como é a coisa...

mais duas perguntas entao,



com o advento dos protools e parceiros, não há mais necessidade de consoles tão grandes em estúdios. na verdade, com uma controladora tipo control 24 vc mixa um cd ou dvd muito bem

Que tipos de recursos vc precisa ter numa mesa dessa? pra mixar cd ou dvd...

AngelaII_r1_c2.gif


Vi em várias mesas das fotos, esse espaço no canto direito, vazio... tem alguma razao de ser isso ai?

Abs, Jaasiel
 
ah....a primeira eh simples...rsrs
o que se precisa, tudo uai!!
vamos la...em um sistema baseado em protools, temos tudo no programa. na verdade, é tudo computação. não existe áudio como sinal elétrico. existe informação digital. um cd inteiro não é diferente de uma foto, um vídeo ou um texto, como este que estamso escrevendo, para o computador. é tudo linguagem de computador. quando vc abre o protoosl e carrega as faixas para mixar, coloca os efeitos, compressores, gates e por ai vai, para o sistema, é tudo somente bits e bytes.nada mais.se vc fizer isso com uma foto, é igual. não há processamento dedicado. não há componente só pra audio. quando vemos que o protools tem hardware dedicado, podemos fazer um paralelo com uma placa de vídeo. ela processa vídeo apenas, mas isso pq ela foi PROGRAMADA pra apenas receber vídeo. nada impede que vc a programe pra trabalhar como auxiliar do processador principal. antigamente era diferente. eu não sei postar imagens aki, mas com certeza vc já viu fotos de estúdios com racks enooormes cheios de equipos. era tudo feito ao vivo, na mão mesmo, usando equipos reais. o cara gravava em fita, algumas com, 24 tracks (na época dos beatles, acho que so tinha ate 8 canais. se mixava de 8 em 8 canais, mas ai já eh papo pra outro dia..rss), se abria os canais na mesa, as vezes mais de 1 fita ao mesmo tempo, e se gravava em uma fita master de 2 canais. toda a mixagem era feita ali, na hora. o engenheiro dava play nas máquinas, rodava as fitas e mixava os canais, fazia isso até ficar bom, gravando na automação das mesas as mudanças de volumes. nas neves das fotos, isso já era possível!! claro, não como se faz hoje, mas o 'pai' do recal das digitais de hoje em dia. em outros casos, se anotava cada mudança e o time-code em que ela acontecia. marcado tudo, acertadas as automações, se dava rec na fita master e play nas com as trilhas gravadas e se mixava. se errasse, fazia tudo de novo. não tinha 'undo'!!!
claro, se demorava mais e era necessário um baita conhecimento, que ia desde como gravar até como alinhar eletro-magneticamente as cabeças do gravador.
ufa...falei muito ja...rsrs
respondendo a 2 pergunta....na maioria das mega consoles, existia esse espaço para colocação das réguas de patch, de modo a que o engenheiro não tivesse que ficar indo atrás de racks plugar o equipo desejado. como o nímero de periféricos era imenso, foi mais fácil instalar as réguas logo ali, no canto da mesa. o cara ia, escolhia a saida, o equipo e a volta dele na console. tudo ali...
espero ter ajudado...
qq coisa, pergunta ai...
abçs
ingo
 
Só pra recordar
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.orkut.com.br/AlbumZoom.aspx?uid=2500031200498475437&pid=1201613914494&aid=1">http://www.orkut.com.br/AlbumZoom.aspx? ... 4494&aid=1</a><!-- m -->
Este rack era de um estudio onde trabalhei.
Pm 5000
Crown DC 300
Eqs MXR 31 bandas
Orban parametrico
Urei 1176, de verdade.
Reverber SDR 1000 da Ibanez, muito bom e na epoca menos ruidoso que as SPXXXXXXxxxxxxXXXXXxxxxx.
Outro Orban,reverber de mola
e pasmem redutores de ruído da DBX
Pacthbay telefonico com jack duplos rs rs rs.
um Pultec de verdade.
E ao lado uma Ampex 8 canais modelo parecido com a que os Beatles gravavão.
Fita de 1".
Caramba quanto tempo.
Abs.[/img]
 
O PM5000 é uma lenda, um amp muito bom. Muitos, com mais de 30 anos de uso, ainda funcionam (tem que trocar os capacitores, fora isso, funcionam).

Eu tenho um reverb de mola em um cabeçote que uso às vezes. Quando mostro o "feito" para a rapaziada mais nova, ninguém acredita em como as coisas eram feitas na pré-história.

Os "redutores de ruído" da dbx eram necessários para melhorar o chiado das fitas. Aqui no Brasil, a Cygnus lançou um, o NR-800 (Noise Deduction 800), dizem que o projeto foi copiado de uma revista de eletrônica americana.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo