Olá povo querido que sempre me ajudou !
Tenho adquirido durante os ultimos anos e sofridamente equipamentos para sonorizar eventos, portanto o mesmo não é um som fixo em igreja, mas que uso muito em bailes, eventos, retiros e festivais, e se os adms do fórum acharem que aqui não é a área correta para postar, favor mudar para o local mais adequado.
Recentemente adquiri um kit de line array passivo de um fabricante que para eu ainda era desconhecido, mas devido ao alto conhecimento notado e o suporte na pré-venda, resolvi investir e avaliar, são 8 células Full Range Bi amp, com cada um tendo um 8" MidiRange 10M600 400 rms da italiana eighteen com Drive Drive 2414 - 1/4" - 100 rm da mesma marca, fiquei impressionado com a qualidade e estética do produto, muito bom!!! Com opção para Full Range para eventos menores com placa passiva para o driver.
Acabei de comprar também duas XTI para estes lines, XTI2002 somente para os drives e um XTI6002 para os médio-graves, 250 rms para cada drive de 100 rms e 750 rms para cada médio de 400 rms, pensando em headroom acho que consegui enfim um eficiente, em todas as faixas.
Optei nos crown porque o fabricante dos lines já utilizou de tudo em amplificação e recomendou não sair dos crown ou labgruppen , insisti em StudioR, pela minha confiança e pela potência, mas o seu timbre não foi o que melhor casou com o line, que este line teria que ser usado um ampli digital class I pelo menos nos drives, que nos médios poderia eu escolher, creio ser uma questão de gosto mesmo, já vi muitos elogiarem o brilho das X3 e XD nos drives, então acabei optando nos crown, que de uma coisa eu já gostei, do peso bem menor nas crown...rsss, mas não abro mão das StudioR X8 em meus Subs T18.
Segue abaixo umas fotos e detalhe do processamento, e faço questão de compartilhar com vocês, pois foi aqui no fórum que me abriu a mente para várias decisões.
Pra quem sofria para ter definição num P.A. com 2 Drives TI e 4 falantes de 15", hoje tenho definição de sobra, o que já era bem esperado, usando 8 drives de 1 1/4" e 8 midrange de 10", impossível não se ter um ótimo timbre, brilho e qualidade.
Vista frontal do Line
Detalhes para talha elétrica - O dobro do custo, mas bem mais prática, sobe e desce quantas vezes precisar, rapidamente e sem esforços.
Detalhe para a estética do Line, com as ferragens com corte a laser todas padronizadas.
Detalhe para o case, o volume fica bem mais pesado no conjunto, carregando em dois a coisa fica punk, mas vale a pena cuidar do investimento
Com o Line invertido sobre os Subs - Com cintas de segurança
Com Line suspenso - Com as mesmas talhas elétricas
Detalhe para uma 01V96 com notebook/roteador para acesso remoto por Ipad - Hoje em dia imprescindível quando não se tem um multicabo, mas para quem o, a praticidade do controle dos monitores ao lado dos músicos só vem a somar.
Ao fundo uma Ativa do P.A. (TI + 2X15") antigo com as crown (Line), StudioR (Subs) e uma encabulada guerreira Bheringer EPX3000(monitor/batera)
Ativa sendo usanda como Side - detalhe para os amplis, com as Crown ainda sem case - E a colinha via monitor, artificio muito utilizado para quem não memoriza as letras e cifras...rsss
Ultimo evento utilizado com os Lines suspensos - Sonorização folgada para 500 pessoas - 2 T18 com 2 células dos Lines já seriam eficientes, mas quiz testar e botar o salão abaixo. Este modelo de Line já foi utilizado ao ar livre para 2000 pessoas, mas com o dobro de Subs.
Cortes utilizados utilizando por enquanto um limitado DCX2496 :
HF 1700 Hz a 20 Khz nos drives, com atenuação em 4db, mais duas correções: +6db em 12 Khz com q em 1,3 e -6db em 3,6 Khz com q em 0.9
Limiter está direto na XTI2002 com 28,28v(-6,3 dBFS), estou testando esta opção onde a crown faz com amostragem após a amplificação, e não via DCX antes da amplificação.
LF 136 Hz a 2450 Hz com delay de 500mm nos midirange 10", com uma correção de -3db em 315 Hz com q em 0,9
Limiter também direto na XTI6002 com 56,54v (-4,93 dBFS)
Os limiters para os Subs na Studio X8 ainda não foram muito bem determinados, porque as tabelas da StudioR só relacionam falantes de 8 ohms, e eu optei nos de 4 ohms, são 2000 rms para cada Sub de 1000 rms, mas estou atento e cuidadoso com as possíveis consequências.
É isso, aí !
Criticas, sugestões e perguntas...estamos aí
Grande abraço
Deig
Tenho adquirido durante os ultimos anos e sofridamente equipamentos para sonorizar eventos, portanto o mesmo não é um som fixo em igreja, mas que uso muito em bailes, eventos, retiros e festivais, e se os adms do fórum acharem que aqui não é a área correta para postar, favor mudar para o local mais adequado.
Recentemente adquiri um kit de line array passivo de um fabricante que para eu ainda era desconhecido, mas devido ao alto conhecimento notado e o suporte na pré-venda, resolvi investir e avaliar, são 8 células Full Range Bi amp, com cada um tendo um 8" MidiRange 10M600 400 rms da italiana eighteen com Drive Drive 2414 - 1/4" - 100 rm da mesma marca, fiquei impressionado com a qualidade e estética do produto, muito bom!!! Com opção para Full Range para eventos menores com placa passiva para o driver.
Acabei de comprar também duas XTI para estes lines, XTI2002 somente para os drives e um XTI6002 para os médio-graves, 250 rms para cada drive de 100 rms e 750 rms para cada médio de 400 rms, pensando em headroom acho que consegui enfim um eficiente, em todas as faixas.
Optei nos crown porque o fabricante dos lines já utilizou de tudo em amplificação e recomendou não sair dos crown ou labgruppen , insisti em StudioR, pela minha confiança e pela potência, mas o seu timbre não foi o que melhor casou com o line, que este line teria que ser usado um ampli digital class I pelo menos nos drives, que nos médios poderia eu escolher, creio ser uma questão de gosto mesmo, já vi muitos elogiarem o brilho das X3 e XD nos drives, então acabei optando nos crown, que de uma coisa eu já gostei, do peso bem menor nas crown...rsss, mas não abro mão das StudioR X8 em meus Subs T18.
Segue abaixo umas fotos e detalhe do processamento, e faço questão de compartilhar com vocês, pois foi aqui no fórum que me abriu a mente para várias decisões.
Pra quem sofria para ter definição num P.A. com 2 Drives TI e 4 falantes de 15", hoje tenho definição de sobra, o que já era bem esperado, usando 8 drives de 1 1/4" e 8 midrange de 10", impossível não se ter um ótimo timbre, brilho e qualidade.
Vista frontal do Line
Detalhes para talha elétrica - O dobro do custo, mas bem mais prática, sobe e desce quantas vezes precisar, rapidamente e sem esforços.
Detalhe para a estética do Line, com as ferragens com corte a laser todas padronizadas.
Detalhe para o case, o volume fica bem mais pesado no conjunto, carregando em dois a coisa fica punk, mas vale a pena cuidar do investimento
Com o Line invertido sobre os Subs - Com cintas de segurança
Com Line suspenso - Com as mesmas talhas elétricas
Detalhe para uma 01V96 com notebook/roteador para acesso remoto por Ipad - Hoje em dia imprescindível quando não se tem um multicabo, mas para quem o, a praticidade do controle dos monitores ao lado dos músicos só vem a somar.
Ao fundo uma Ativa do P.A. (TI + 2X15") antigo com as crown (Line), StudioR (Subs) e uma encabulada guerreira Bheringer EPX3000(monitor/batera)
Ativa sendo usanda como Side - detalhe para os amplis, com as Crown ainda sem case - E a colinha via monitor, artificio muito utilizado para quem não memoriza as letras e cifras...rsss
Ultimo evento utilizado com os Lines suspensos - Sonorização folgada para 500 pessoas - 2 T18 com 2 células dos Lines já seriam eficientes, mas quiz testar e botar o salão abaixo. Este modelo de Line já foi utilizado ao ar livre para 2000 pessoas, mas com o dobro de Subs.
Cortes utilizados utilizando por enquanto um limitado DCX2496 :
HF 1700 Hz a 20 Khz nos drives, com atenuação em 4db, mais duas correções: +6db em 12 Khz com q em 1,3 e -6db em 3,6 Khz com q em 0.9
Limiter está direto na XTI2002 com 28,28v(-6,3 dBFS), estou testando esta opção onde a crown faz com amostragem após a amplificação, e não via DCX antes da amplificação.
LF 136 Hz a 2450 Hz com delay de 500mm nos midirange 10", com uma correção de -3db em 315 Hz com q em 0,9
Limiter também direto na XTI6002 com 56,54v (-4,93 dBFS)
Os limiters para os Subs na Studio X8 ainda não foram muito bem determinados, porque as tabelas da StudioR só relacionam falantes de 8 ohms, e eu optei nos de 4 ohms, são 2000 rms para cada Sub de 1000 rms, mas estou atento e cuidadoso com as possíveis consequências.
É isso, aí !
Criticas, sugestões e perguntas...estamos aí
Grande abraço
Deig