Meu primeiro Studio R

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte Teste de Equipamento publicado no Som ao Vivo:

Meu primeiro Studio R
http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=9

Aqui está um pequeno trecho do teste:
"<p>Quando alguém cita os grandes nomes do áudio brasileiro, pode ter certeza que o nome do engenheiro Ruy Monteiro estará na lista. O "seu Ruy", como é chamado, trabalha com áudio há 40 anos. Mais especificadamente, amplificadores e potências. Participou do projeto de amplificadores notórios, como o Gradiente A-1, Nashville NA-1600 e..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Olá gente,

após escrever, tive ainda algumas dúvidas. Estou postando aqui tanto a dúvida quanto a resposta da Studio R, que foi muito legal.

-------------
Olá,

estive olhando o site de vocês.

Em uma página (onde tem vários modelos, mostrando um em cima do outro) vocês falam em

Z500 = 500W RMS / Z700 = 700W RMS / Z900 = 900W RMS

Na página que tem uma tabela comparando esses modelos com a concorrência, aparece:

Z500 - 300W RMS/canal (entendo que sejam 600W RMS totais)
Z700 - 375W RMS/canal (entendo que sejam 750W RMS totais)
Z900 - 480W RMS/canal (entendo que sejam 940W RMS totais).

Fui olhar no manual, consta lá 500W RMS totais ou 300W RMS desde que apenas um canal esteja em funcionamento. O mesmo para o Z700.

Gostaria de solicitar a correção, já que as páginas no site não indicam essa diferença, e alguns podem se complicar por causa disso. Eu tive dúvida, e tive a curiosidade de conferir no manual. Muitos não terão, e parecerá um erro do site.

De qualquer forma, pergunto o porquê disso. Nunca vi fabricante algum
especificar potência desta forma. Aliás, deixem-me perguntar o seguinte: sei que os amplificadores, quando em uso somente um canal, costumam entregar mais potência por causa da fonte, superdimensionada para um canal mas fator limitador de potência quando em uso de dois. No caso do Studio R série Z, vocês falam em "fonte superdimensionada", mas parece que não é tão superdimensionada assim. Gostaria de uma explicação técnica, se possível, por causa da diferença entre um só canal em uso e os dois simultaneamente.

Escrevi um pequeno teste do StudioR e postei em um site que administro na internet. Se alguém quiser ir e comentar/corrigir algo que esteja errado, agradeço. O endereço é: http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=9

Fernando
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br">www.somaovivo.mus.br</a><!-- w -->
 
Resposta da StudioR
-----------------------

Caro Fernando,

Muito obrigado por nos escrever, por utilizar nossos produtos e pelos
elogios feitos no texto em sua página!

Parabéns pela redação e pelo conteúdo do artigo. Ficamos realmente felizes em saber de sua satisfação com a marca e honrados por sua iniciativa em relatar suas impressões de forma tão completa, sincera e competente.

Sobre sua observação, devemos dizer que, na tabela comparativa com os
concorrentes, falamos sim que se trata de uma medição separada de canais. Veja o link novamente: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/z500e700.htm">http://www.studior.com.br/z500e700.htm</a><!-- m -->

Repare que consta a observação entre parenteses logo abaixo do item potência por canal: "Potência por canal:(medido separadamente)"

Nós fizemos isso porque os concorrentes citados e testados, originalmente
colocam as especificações por canal medidas separadamente. E isso pode ser facilmente averiguado medindo-se a potência real destes aparelhos. O problema é que muitos deles omitem essa informação.

Repare que sempre declaramos a potência total dos produtos com ambos os canais operando. Sendo assim, o Z.500 é vendido como possuindo 500 watts RMS estéreo. Mas em alguns concorrentes, a potência total especificada é tão somente a soma da potência de cada canal medida individualmente, o que ao nosso ver é incorreto e jogada de marketing. Logo um concorrente com potência estéreo especificada em 600 watts, pode ter na verdade bem menos do que isso. Nós não fazemos isso! Mas achamos necessário demonstrar isso ao consumidor isso de alguma maneira. Por isso medimos esses amplificadores dessa maneira no comparativo, com o devido parenteses.

A fonte é realmente superdimensionada, por isso que ela apresenta essa
diferença de potência quando medidos os canais separadamente. A fonte do Z.500, por exemplo, consegue fornecer sem problemas 500 watts RMS contínuos aos estágios de saída quando estes funcionam simultâneamente. Mas se apenas um canal operar, a potência pode subir para mais de 300 watts RMS neste canal. Outros amplificadores da concorrência funcionam de modo inverso, só dando 300 watts RMS com um canal medido individualmente e cerca de 250 watts RMS com ambos canais operando (pois a fonte "arreia"). Mesmo assim, eles especificam o amplificador como possuindo 600 watts RMS estéreo.

Esta na verdade é uma das grandes "peculiaridades" desse novo mercado que acabamos por descobrir, entre outras.

Quanto ao seu excelente artigo, apenas uma pequena retificação: retificação quando fala a respeito das chaves bridge (não trabalham em bridge esses amplificadores. A chave a qual se refere é de seleção de modo estéreo ou paralelo).

Novamente, muito obrigado e estamos à total disposição!

Um forte abraço,

Norberto Iazzetta e equipe Studio R
STUDIO R Eletrônica LTDA.
Tel.: (11) 5031-8660 / 5031-3600
FAX: (11) 5034-1006 / e-mail: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Visite nosso Site: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br">www.studior.com.br</a><!-- w -->
Entrem em nossa comunidade no Orkut:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2316838">http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2316838</a><!-- m -->
 
Ainda, o pessoal da Studio R mandou o seguinte e-mail:
-----------------
Fernando,

Obrigado mais uma vez pelo depoimento.

Em nosso site, temos uma seção onde colhemos depoimentos de usuários de nossos produtos. Tomamos a liberdade de colocar um link para sua página. Ele se encontra no seguinte endereço: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/opine.htm">www.studior.com.br/opine.htm</a><!-- w -->

Abraços,

Norberto Iazzetta
STUDIO R Eletrônica LTDA.
Tel.: (11) 5031-8660 / 5031-3600
FAX: (11) 5034-1006 / e-mail: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Visite nosso Site: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br">www.studior.com.br</a><!-- w -->
Entrem em nossa comunidade no Orkut:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2316838">http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2316838</a><!-- m -->
 
Depois que chegou o aparelho e fiz as comparações com o DBK 3000 ao vivo, pedi para o Norberto dar uma revisada. Ele mandou a seguinte resposta:

A indicação de fusível no aparelho, o manual barato e a falta de anteparos
se devem exatamente ao processo de redução de custos. A nossa idéia, para podermos produzir um aparelho com toda esta potência e qualidade ao custo mais baixo possível, foi a eliminação do que consideramos cosmética ou dispensável em benefício da técnica. A indicação de fusível se encontra no manual do aparelho, bem destacada. Mas para que esta indicação fosse feita no painel, precisaríamos ter uma serigrafia para cada modelo, o que aumentaria seu custo, mão de obra e logística de produção. Pode parecer algo desprezível, mas numa economia de escala representa boa diferença de valor para o usuário final, somada a outros fatores como a impressão de manual com uma apresentação menos elaborada mas conteúdo completo (até demais em alguns pontos, como você observou). Os anteparos também foram suprimidos com vista neste objeto. Todas estas pequenas coisas, que parecem pouco, aumentariam o preço do amplificador se lá estivessem e, na realidade, não compensam seu custo e nos permitem manter a qualidade do amplificador ao preço mais baixo possível de modo que mais pessoas possam adquiri-lo.

No caso de excesso de informações no manual, no que diz respeito à fiação, esta foi uma solicitação de profissionais de áudio para os amplificadores de alta potência. Achamos conveniente manter para a linha toda. Afinal informação nunca é demais! Mas concordamos que pode ser confusa para muitos. Tentaremos tornar o manual mais didático neste ponto e agradecemos a sugestão.

Vale ressaltar que apenas a Série Z de "2 ohms" é toda AB variável. O Z700, bem como toda a Série Z de "4 ohms" são AB puros. No final do texto fica apenas um pouco confusa essa diferenciação entre Série Z de 2 e 4 ohms. Apenas um detalhe.

Fotos internas do aparelho nós preferimos não divulgar ainda, pois existem muitas boas sacadas do ponto de vista técnico que não desejamos que a concorrência veja e copie. Claro que eles sempre podem comprar, abrir e copiar, mas preferimos que eles comprem pra ver pelo menos. ;-)

No mais, agradecemos novamente pela atenção dispensada, pelas retificações e pelos comentários em seus artigos. Esperamos sempre contar com sua preferência por nossos equipamentos.

Abraços,

Norberto Iazzetta e equipe Studio R
STUDIO R Eletrônica LTDA.
Tel.: (11) 5031-8660 / 5031-3600
FAX: (11) 5034-1006 / e-mail: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
 
Só tenho uma coisa a dizer:
ENFÚ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Uau! Bom mesmo! Pena a falta de indicação do fusível e outros pequenos detalhes, como os atenuadores...
É incrível, tanta potência em tão pouco peso.
Acredito que a tendência seja essa. Mas por ser aparentemente frágil, deve ganhar mais algumas proteções externas.

Abçs!
 
Oi Rafa,

atenuadores eles tem, só que ficam atrás. A solução da Ciclotron (e Staner também) de fazer atenuadores na frente em baixo perfil é mais elegante, mas apenas isso. Não se usa muito os atenuadores de amplificador.

Ele não tem aparência frágil nem precisa de reforço. Ele precisa é de um rack. O Studio R é um amplificador profissional, e profissionais usam racks. Equipamento no rack dura muito, fora do rack não dura nada.

Fernando
 
Me espressei errado!
Não quis dizer que não tenha atenuadores, maissim o modo como eles estão.
E sobre a aparente "fragilidade", o problema é empresas de sonorização sempre estão viajando, já ouvi casos de equipamento danificado em Case, foi um amp de uma empresa daqui de Vila Velha. Foi essa a preocupação que tentei transmitir.

Abçs!
 
Cara parece ser show mesmo!! Se não tivéssemos comprado um Oneal (na verdade nunca tinha ouvido falar desse studior), tinha que ser um desses!! Que bom que uma empresa brasileira está tão preocupada com a qualidade e durabilidade dos seus produtos... 8) 8)
 
Olá Mateus,

estranho um baiano não conhecer os StudioR. 7 em cada 10 trios elétricos baianos usam Studio R.

Dados apresentados na palestra.

Fernando
 
hehehe :D :D :D não estranhe tanto... se vc me perguntar o nome de um bloco que saiu este ano eu não sei....
 
Simplesmente ... Studio-r

Olá a todos.
Comprei meu primeiro Studio-r Z700 há cerca de 4 meses e estou MUITO satisfeito com a sonoridade, peso (em kg e em graves).

A linha studio-r já conheço bem, desde os pesados BX, ANTARES e HOMMA , que já usei e simplesmente mandavam MUITO nos woof de 15 na época, cerca de 12 anos atrás.

Há pouco vendi um dos meus antigos aparelhos e comprei um Z500, usado mas em perfeito estado e ainda com garantia de 2 anos..rss

Parabéns ao pessoal da Studio-r pela excelência em equipos.
Estou muito satisfeito.
 
Olá Studioefestas, seja bem vindo ao SomAoVivo.

pagou quanto no Z500? Achou onde?

Eu estou atrás de um bicho desses à tempos, mas não encontro usado para vender. Estou querendo aposentar um DBS 1500 e reduzir 10kg no peso de um rack, trocando o DBS por um desses.

Um abraço,

Fernando
 
Muito bom, também possuo um DBK3000, e sei qt um bichinho desse pesa, principalmente qnd tenho que guardar todo equip. para ir embora.
Já tinha lido algo sobre a série X, os cara arrebentam, são muito bons mesmo!!!

Parabéns som ao vivo, o artigo é show...

Gerson.
 
Após as caixas, nosso plano (meu, no caso) é pegar um Z500 pros nossos retornos e passar pra frente nossa DBL 2000...

Aliás, alguém sabe quanto conseguiríamos na nossa DBL 2000???
 
Hoje NOVEMBRO DE 2010 vale a pena dar 1.200,00 em um STUDIO R Z700 ?
para montar um pequeno som de festa !
abraços pessoal!
 
Adquiri um StudioR Z700 com a fonte queimada. Quero substituí-la por uma fonte convencional, para usar em meu set residencial. Contudo, não sei qual a tensão de alimentação para encomendar o trafo. Já fiz consulta à StudioR e não obtive qualquer resposta. Não pretendo usar a fonte original, em vista de incompatibilidade com meu equipamento atual. Alguém poderia me ajudar, informando essa tensão?
 
O contato foi via e-mail e já faz algum tempo. Creio que deve ter acontecido realmente algum problema, em razão da seriedade dessa empresa. Agradeço muitíssimo pelo retorno.
 
Amigos da StudioR,
Devo entender que a corrente total seria de 9A, correto? Quero também pedir desculpas a essa empresa, por te-la citado de forma depreciativa, injustamente. Mais uma vez obrigado.
 
Boa Tarde Pessoal,

Alguém sabe se a Studio R Antares tem como usar em Bridge? Como que faz?

Estou querendo comprar uma, mas ela não tem chave seletora pra "bridge", mas no site da fabricante indica que é possível ligar...
 
Back
Topo