Meu Projeto de Main Power AJUDA

brunobar12

New Member
Salve amigos!

Estou a projetar um main power para alimentar meu PA e os monitores. Segue o que eu pretendo ligar nele:
4 Sub Attack S218D
12 Line Attack VRS112A
2 Monitor Attack M112D

Pelas minhas contas, 50% do dimensionamento total, etc. Esse sistema precisa de 85A no total, dividido em 5 tomadas:
2 de 20A para os Sub L e R
2 de 15A para os Line L e R
1 de 15A para os monitores

No projeto tenho um disjuntor de 100A no geral e vou dividir em mais 5 de 20A. Vou usar 2 voltímetros nas entradas e um na saída junto com um amperímetro. Main Power Bifásico 220v (Duas fases de 110v). Acham interessante o uso de uma barra de aterramento?

O questionamento principal é quanto às bitolas dos cabos. Para alimentar o Main Power precisaria mesmo de dois cabos de 25mm? É que dificilmente por aqui eu vejo disjuntores, barramentos, etc. ligados em cabos de tamanha espessura.

Quais os conectores que devo usar na alimentação? Granada? e na outra ponta?

O que eu uso para dividir a corrente nos disjuntores menores, um barebone?

Estou começando nisso, já tenho noção do que preciso, estou querendo apenas confirmar aqui e ajudar outros a montarem seus próprios Main Power's. Primeiramente vou montar esse só pro PA e depois monto outro 110v regulado, filtrado, etc. para os periféricos e backline.

Desde já, outra questão, é possivel usar um transformador para regular e usar outros componentes para filtrar a energia nesse main power 220v?
 
Não Me Recordo Dos Cálculos Necessários Para Te Responder Com Certeza.
Sempre Que Preciso De Algo Relacionado Vou No PESQUISAR, Lá Tem Uma Material Muito Farto Sobre o Assunto.
 
brunobar12 disse:
O questionamento principal é quanto às bitolas dos cabos. Para alimentar o Main Power precisaria mesmo de dois cabos de 25mm?

De onde você retirou essa informação? Para definir a bitola dos cabos você precisará conhecer o seu comprimento. A informação da corrente você já dispõe. Os fabricantes de cabos disponibilizam uma tabela para que você dimensione corretamente.

Desde já, outra questão, é possivel usar um transformador para regular e usar outros componentes para filtrar a energia nesse main power 220v?

Se entendi corretamente a sua pergunta, transformador serve apenas para aumentar ou reduzir a tensão da rede elétrica e não para filtrar a energia.
 
Sim, pela NBR 5410, você precisaria de condutores de 25mm², mas te adianto logo que não é nem um pouco usual um main power monofásico (você está chamando de bifásico, mas é monofásico, apenas é de fase a fase, em vez de fase a neutro). O mais normal seria um main power trifásico (sem neutro, já que lhe interessa apenas 220V), assim você distribuiria melhor a carga em delta entre as fases. Quanto ao aterramento, não é apenas recomendável; é obrigatório. Você está trabalhando com pessoas com seu equipamento, se alguém toma um choque num microfone e morre por uma falha na isolação de algum componente, você responde judicialmente por isso. Todas as tomadas do seu main power deverão ser conectadas ao barramento de aterramento, que por sua vez deve estar ligado com condutor de mesma bitola dos condutores fase à haste de aterramento, que deve ter as dimensões mínimas de 16mm² x 2,40m.

[]'s
 
Certo, vou usar o terra e os cabos de 25mm. Só não entendi pq vc chamou meu main power de monofásico, se eu tenho dois cabos de fase.. Como vou distribuir a carga em delta se a rede na minha cidade é estrela? Será que vc não está confundindo amigo?
Na minha cidade, só tenho 110v em cada fase = 220v entre fases. Trifásico em delta, seria 3 fases de 220v + neutro. Como vou ter trifásico de 110v em cada fase pra ter 220v balanceado? Não tem como, se fosse trifásico meu main power, seria 2 fases pra fazer os 220v entre fases, e a outra fase só pra 110v + neutro.
 
Back
Topo