Meu Som não ficou bom... Preciso de Ajuda!...

Silvio Fonseca

New Member
Boa noite amigos!

Estou com problemas no meu som, e preciso de uma ajuda de vocês.
A dimensão do templo da minha igreja é de 14m x 27m (378m²) e 6m de altura.

Meus equipamentos:
Mesa Behringer X18
1x Caixa Ativa Attack Vrf 1550 A
1x Caixa Attack Passiva Vrf 1530 P
2x Caixas Staner Upper 500t P
2x Caixa Sub Attack Passivo Vrs1880
Potencia Ciclotron Dynamic 12000 (toca os SUB)
Potencia BLG 2300 digital (toca as 2 caixas stanner)

Explicando o uso:
Mandei uma foto de como as caixas ficam posicionados, eu mesmo fiz o projeto inicial, mas não ficou conforme eu esperava o resultado sonoro. Uso duas torres, cada uma com uma staner na parte superior angulada para atacar mais do meio para o fundo da igreja e a Attack na parte de baixo angulada mais para a frente até o meio, os dois subs posicionados abaixo do palco.

Os PA são caixas já cansadas, tem em torno de 10 anos de uso, usávamos no nosso templo antigo aonde foram colocadas desde novas, já os subs foram comprados recentemente quando fizemos a mudança para o novo espaço (acredito que esteja até sobrando SUB, pois uso 30% e já treme o coração kkkk). Tenho um grande problema de equalização pois são 4 caixas duas de cada modelo, tentei deixar uma equalização legal na mesa e tirar a diferença no painel ativo da Attack, mas não ficou legal, é notável a diferença do som.

Não temos problema com retorno, pois usamos fone e apenas duas caixas para quem está ministrando.

Estou com um projeto pequeno, mas será grande comparado ao valor que temos à gastar.

Neste projeto penso em:

2x Electro Voice Ev Zlx12p Zlx (somente as duas para a frente)
https://produto.mercadolivre.com.br...-zlx12p-zlx-1000w-electrovoice-_JM?quantity=1

1x Processador Dbx Driverack 6 Vias By Harman Venu360 (mais para os Subs, pois fazer os cortes no EQ acho que não fica tão bom)
https://produto.mercadolivre.com.br...vias-by-harman-venu360-android-_JM?quantity=1

Tocando com a mesma Mesa e os mesmos SUBS.

Vamos fechar 100% a bateria, ai precisamos de uma resposta melhor do PA pois tudo passara por ele, não teremos mais cubos, passando direto pelo DI ULTRA para a mesa.

Tenho um budget de até R$ 10k.

Amigos me ajude nessa incógnita, farei uma boa mudança ou será melhor fazer de outra forma?
 

Attachments

  • unnamed.jpg
    unnamed.jpg
    484.1 KB · Visitas: 20
Seja bem vindo @Silvio Fonseca;

Não ficou muito claro pra mim a forma como vc posicionou as caixas. Parece que cada "torre" tem uma Attack e uma Staner, e que angulou cada uma pra atender uma parte da audiência como se fossem peças de Line.
Se for isso não vai dar certo. Lines são extremamente direcionais e tem uma dispersão diferente das caixas convencionais, o que permite que atinjam o público na distância pretendida sem causar alto SPL no local onde estão posicionadas. Tb tem duas marcas de caixas com timbres, creio, bem diferentes tocando juntas, ou seja, vc terá problema sério pra conseguir uma equalização que atenda. Estou pressupondo que vc levou em consideração os ângulos de dispersão quando colocou as caixas na posição "deitada".
Tb não ficou claro pra mim o que vc vai fazer em seu novo projeto, o que pretende tirar e o que pretende manter.
Precisamos que vc nos informe qual a distância da primeira fileira de bancos até o final da igreja e quantas pessoas cabem no máximo. A princípio eu no seu lugar venderia as Attack, as Staner e o amplificador usado com elas e inteirava, se for preciso, pra pegar 2 RCF ART732 MKIV pra ir na segurança e colocaria em fly, centralizada na largura da igreja uma na frente e outra no meio em relação ao comprimento entre a primeira fileira de bancos e o final da igreja. Talvez até mesmo um par de ART 712 te atenda, mas isso eu vou deixar pro professor @tonreb avaliar.
 
Obrigado @AltVan13;

Isso mesmo, uma Staner e uma Attach coloquei elas deitadas para tentar ter uma estetica legal, porem não ficou bom e assim muito dificil de conseguir calibrar elas...
Tive auxilio de uma amigo que é representante da ONEAL atravez de um app que ele usa, conseguiu passar o angulo que deveria usar para atender toda a igreja.
No novo projeto queria tirar as attack e as staner e ficar apenas com as EV no mesmo local das que uso hoje (apenas ideia, gostaria da opnião de vocês).
A primeira fileira de cadeiras fica a 20 metros do final da igreja, as ultimas fileiras ficam a 4 metros da parede final, cabem + ou - 300 pessoas no templo.
O que vcs acham sobre os SUBs, dá para manter e tocar junto com as RCF ou as EV?

Aguardo a ajuda de vocês... Obrigado...
 
@Silvio Fonseca ;

Como eu disse, da forma como vc está pretendendo fazer, o som na frente vai ficar alto em comparação com o de trás. Vc tem então, pelos dados que passou, 16 m de comprimento na área de audição e cerca de 300 pessoas em local fechado. Isso eu atendo co minhas Art310 ( 1 par ). Como vc ainda tem uma área de 4 m que pode vir a necessitar de sonorização vamos contemplar este espaço em nosso projeto. Temos então 20 m de comprimento por uns 12 de largura ( supondo que vcs tenham corredores de circulação nas laterais da igreja ), mesmo que sejam 14 m acho que 1 par de RCF ART710 já te atenderiam muito bem. Ambas em fly no centro meio da igreja uma atendendo os 10 primeiros metros e outra os 10 metros finais. Deve dar pra vc comprar bo DBX ainda deve sobrar uma graninha.
 
Boa noite, Paz seja convosco

Olha @Silvio Fonseca , seguindo o teu raciocinio em relacao as EV, olha eu ja instalei algumas caixas deitadas Antera e Attack e dependendo da largura do templo ~ produndidade, de repente duas de cada lado (como vc tem hj) seria o ideal ativa alimentando uma passiva (caso encontre) .

Como vc ta trampando com esse Sub, mandada separada? Pergunto isso em relacao ao Sub pq um DBX pra melhorar o corte com uma mesa digital boa dessa.... eu dispenso o processador, acho que vc tem bastantes recursos na mesa pra despender uma grana num periferico de apoio, vou mandar um PA de duas Attacks dessas ai que vc tem que realoquei aki no RJ e nao usam nem metade da potencia ... mas ja tinham e me pergunataram onde guardar pois nao venderiam.... no lugar delas ja que nao vao vender, daki a poko vao quebrar...
IMG-20180406-WA0026.jpg

IMG-20180406-WA0033.jpg

Eu, poria uma ativa e uma passiva dessa EV de 12 de cada lado como ta hj e passaria toda EQ novamente com um corte sinistro no SUB ! Nao compraria periferico de apoio.

Abc e Sucesso
 
@Elieserfilho ;

Qual seria o motivo e a vantagem de usar 1 par ativa/passiva da ZLX12 por lado ao custo de aproximadamente R$ 9.300,00 se com 1 par de Art710 ( já que ele tem sub ) da maneira sugerida atende com custo de R$ 5.036,00 mais impostos ( comprando na CBorges )? Não teria tb como harmonizar o SPL entra a 1ª e a ultima fileira de bancos. Não trabalhei com a ZLX12 mas acho que está abaixo das Art, mesmo das 310 que tem 127 dB ( as ZLX tem 125dB ). A série ELX o modelo 115P da EV eu trabalhei muito tempo e era meu timbre predileto até eu ouvir as Milan M15, tem um som gostoso, quente e aveludado, lembrando som de equipo valvulado ( eu atribuo isso ao seu gabinete de madeira, mas é achismo meu ), mas tb são bem mais caras.
Quanto a mesa realmente acho que dá pra fazer os cortes e delay por ela, mas como estou trabalhando a noite não consegui fuçar o Xedit pra conferir. Ainda assim, se há recurso disponível e sendo pra igreja, acredito que um processador poderia vir e ser bem útil e tb permitir mais proteção para as caixas em caso de operações Kamikazes. Aliás, falando em proteção, e imaginando que o @ Silvio Fonseca consiga uma graninha com a venda das caixas antigas, acrescentaria ao sistema pelo menos um PM 1.2 da Pentacústica pra parte elétrica dos equipos. Dependendo de quanto conseguir com a venda dos equipamentos antigos e pra fechar um sistema top, troca tb os retornos, coloca 1 par ART708. O pessoal do louvor vai pirar.
 
Valeu @Thiago Barbosa, tamos juntos!

Puxa reler os tópicos antigos chega a encher os olhos de água. Galera era fera e muitos estão sumidos, como o Chefão.
Quanto a conselhos fico até constrangido, mas a gente troca experiências e estou certo que poderemos desenvolver um projeto legal.
@Silvio Fonseca, recomendo fortemente que leia os tópicos que o @Thiago Barbosa sugeriu. Nele vc encontrará os motivos da recomendação do Fly central, uma caixa na frente e outra no meio.
 
Back
Topo