Artigo MIC IN e LINE IN em mesas de som: uma tremenda confusão

Galera,
Ao ligar instrumentos na mesa de som no MIC IN usando Direct Box, ao ligar o Phantom da mesa existe o risco de queimar o DI ou o canal da mesa?
Sds.
Iriel
 
Bom dia!
Tenho uma dúvida sobre conectores P10 e XLR.
comprei os cabos e os conectores P10 fêmea e P10 macho, para montar um multe cabos.
A utilização desse multe cabos é para conectar 12 microfones Lapela, que estão ligador nos instrumentos de cordas da orquestra(violinos,violas,cellos e contrabaixos), à mesa de som yamaha 01V96.
Está correta essa montagem do multe cabos? Não seria o certo, P10 fêmea stereo e P10 macho stereo? ou P10 fêmea e XLR macho para conectar a mesa de som?
Um grande abraço! Fiquem na Paz!
 
Olá, Bersan!

Em primeiro lugar, quero lhe parabenizar pela riqueza dos conteúdos que você compartilha.
Não é o primeiro texto primoroso que vejo de sua autoria.
Em segundo lugar, é a primeira vez que participo de um fórum.
Então, se eu cometer algum equívoco, peço a compreensão (e aceitarei as críticas).

Estou para montar um home studio, e a interface de áudio é o próximo item da lista.
Esta é uma das placas em que estou interessado: http://tascam.com/product/us-16x08/overview/

Minha dúvida é quando as entradas P10 que ficam na parte traseira da interface (que, pelo que consta no site do anunciante, são balanceadas). A finalidade da placa será também para gravar bateria acústica, utilizando o máximo de canais possíveis. Sei que as oito entradas dianteiras, próprias para microfones e com o recurso Phantom Power, serão utilizáveis para a ligação dos mics (condensers ou não, já fiz gravações com placas com menos canais, com entradas XLR).

A dúvida é: além dos 8 canais dianteiros, vou poder microfonar as peças da bateria e conectar os microfones nestas entradas balanceadas P10? Terei então de fato 16 canais para microfonação da bateria?
Veja que elas tem uma chave de mudança do ganho de entrada, com -10dB ou +4dB.

Grato e um abraço!
 
@Ricardo Rocha Floripa;

Isso tem que ser consultado no manual da placa. Uma olhada rápida nas especificações diz que as entradas XLR tem preamps diferenciados para microfone e as entradas P10 são para nível de linha ( duas delas selecionáveis entre guitarra e baixo ), logo acho que não vai dar pra vc usar as entradas p10 para microfones.
 
Se as entradas forem de linha, a depender do microfone até funciona, mas com um sinal bem pequeno.
Para microfones usa-se sempre as entradas de microfone.
Mas você pode driblar isso com uma mesa recebendo os microfones e você usa AUX, DIRECT-OUT, INSERT ou qualquer outra saída para entrar na sua TASCAM.
 
Se as entradas forem de linha, a depender do microfone até funciona, mas com um sinal bem pequeno.
Para microfones usa-se sempre as entradas de microfone.
Mas você pode driblar isso com uma mesa recebendo os microfones e você usa AUX, DIRECT-OUT, INSERT ou qualquer outra saída para entrar na sua TASCAM.

Acho que entendi.
Devo então utilizar uma mesa de som, com a quantidade equivalente de 8 canais line como da placa, e então plugar os mics que vem das peças da batera na mesa, e então ligar estes 8 canais da mesa nos canais line da placa através do Direct Out, certo?

Só uma dúvida: qualquer mesa serviria neste caso? Ou teria que ser uma amplificada?

Sei que minhas questões são elementares... Mas é porque sou iniciante mesmo.

De toda forma, quando for gravar, testarei primeiro diretamente nos canais, até porque eles tem o controle de ganho (+4dB), que talvez seja justamente pensando nessa possibilidade.

Grato, pTjz!
 
Última edição:
Qualquer mesa serve, lógico que quanto melhor ela for, melhor será sua gravação.
E ela também deve oferecer a possibilidade de ter as 8 saídas que você precisa.

O mais fácil seria uma mesa com 8 canais de MIC que tivesse INSERT ou DIRECTOUT.
 
Quanto às mesas com saídas P10 não balanceadas...
1) há portanto perda de sinal e risco de interferências no envio do sinal para as caixas, certo?
2) quanto mais longo o cabo, mais perda, e portanto deve-se usar o menor cabo possível, certo?
3) é possível/razoável a utilização de Direct box entre a saída (não balanceada) da mesa e a entrada balanceada da caixa ativa?
4) considerando a saída da mesa não balanceada e a entrada da caixa balanceada, qual a melhor alternativa de cabo?

desculpem a ignorância e obrigadíssimo pelo compartilhamento de conhecimento!!!
 
Última edição:
Por isso que é importante agente estudar procurar conhecer o equipamento que usa, e sempre buscar mais informações, eu comecei a usar uma mesa de pela primeira vez na minha vida rs... ela tem 8 canais sendo os 2 primeiros line, e os 04 do meio mic e os 02 últimos line novamente, e eu conectava o violão na line que no caso é o certo e conectava o mic no canal 02 line também rs... e achava o mic muito fraco de resposta kkk depois que li esse artigo do bersan clareou tudo pra mim, obrigado a todos os colaboradores e membros deste. Estou aprendendo muito aqui!
 
Bom dia!
Tenho uma dúvida.
Uma saída da mesa está queimada. (Right). A igreja adquiriu outras caixas de som ativas. eu posso ligar as caixas que estão do lado esquerdo (da igreja) na saída xlr left e as que estão do lado direito (da igreja0 na saída p10 letf? Todas as caixas são ativas.
 
Última edição:
Sim, pode.
Você só perderá a imagem stereo pois estará usando tudo em MONO (apenas LEFT)
 
Olá amigos! Por favor, me ajudem. Tenho um pré amp MIC200 da Behringer. Eu ligo o microfone nele. Minha dúvida é se plugo o pré-amp na entrada MIC ou LINE da mesa de som. Tenho medo de queimar a entrada MIC, na dúvida estou ligando em Line. O manual da Behringer não deixa isso claro.
Desde já obrigado.
 
Back
Topo