Microfonação caixa e chimbal

roneids

New Member
Olá Pessoal!!!

Quero tirar uma duvida sobre microfonação de caixa e chimbal!!
Tinhamos aqui na igreja ambos os microfonados, mas devido a um problema como mic da caixa, tive a idéia de microfonar ambos com apenas um mic!!
Tenho um pg 81 na shure e estou usando ele pra microfonar a caixa e o chimbal.
Minha duvida é sobre o uso de gate e comp e a forma de captação,(posicionamento) o q podem acrescentar?
 
Usar gate em chimbal? Faz isso não.
Trabalhe com equalização, talvez compressão, e, principalmente teste vários posicionamentos do mic.
 
Usar gate em chimbal? Faz isso não.
Não tenho usado, pra fala a vdd nem na caixa uso gate somente compressão!!

Não é possível adquirir um mic para a caixa? Ainda que provisório...
O nosso deu problema a menos de um mês e não puder comprar outro, pois investimos em cabos conectores, teremos verba pra compra somente em fevereiro!!
 
Bom dia!

roneids,

Para usar uma citação, utilize o botão "Citar" ou então o "Quote" no editor completo... :wink:


O nosso deu problema a menos de um mês e não puder comprar outro, pois investimos em cabos conectores, teremos verba pra compra somente em fevereiro!!
Entendido. Bom, então até lá o jeito é se virar como pode mesmo.

É nessas horas do "aperto" que conseguimos descobrir posicionamentos e captações interessantes. Como captação não possui receita de bolo, vá experimentando até achar uma posição que lhe agrade. Contudo, considere as demais peças da bateria.

Vou lhe dar uma sugestão que acredito ser muito viável e que pode te trazer resultados bem interessantes. Em áudio, menos é mais! Sendo assim, que tal aproveitar para usar menos microfones na captação da bateria e quem sabe ainda assim conseguir um "sonzão"? Utilize o método Glyn Johns.
http://www.audioreporter.com.br/dicas/gravando-bateria-com-4-microfones/

Leia o texto, e se ainda ficar com dúvidas, poste aqui.

Se não gostar da opção acima, vá posicionando o mic até achar uma captação de ambas as peças que te agrade. Ou então, desconsidere a caixa e dê uma preferência para o HH. O nível de volume da caixa é muito maior que o de um HH, e a depender do tamanho da igreja, disposição do instrumento e quantidade de pessoas, a caixa pode até preencher bem. Ou ainda, faça a captação dos overs em mono e posicione o mic mais próximo do HH. Assim sobra uma para usar na caixa.

Se ainda assim optar por captar ambas as peças com o mesmo mic, em relação aos dinâmicos, esqueça. Como você já não usa noise-gate na caixa mesmo, não irá fazer nenhuma diferença. Em relação ao compressor, talvez seja útil, mas apenas por conta da caixa.

Faça os testes e poste aqui depois.

Grande abraço!
 
Eu botaria o microfone apenas na caixa, afinal de contas o HAT vai sair nele de qualquer jeito mesmo hahahahahaha!

Você usa overs? Pode tentar combinar o vazamento do HAT no mic da caixa com o reposicionamento provisório do over, já usei esta técnica em um ar livre, não ficou 100% pois senti falta de mais HAT no PA e se aumentasse mais a caixa ou os overs sobraria muita caixa ou muito prato, mas no final gostei do resultado.
 
Back
Topo