Microfonação.

larieloy_

New Member
Bom dia a todos participantes do forum.
Gostaria de descrever um problema acontecido em um evento.
Durante um sarau musical e teatral fui solicitada a microfonar 03 cantoras com head seat shure SM58, dois microfones shure sem fio e um shure com fio. porem na hora das falas o som ficou muito embolado, gerando inclusive uma grande microfonia. Logo apos fui solicitada a microfonar um violão através de um hot box com a entrada XLR na mesa, 01 violão microfonado por shure 58 com fio, um violino com um shure 58 sem fio e duas vozes, uma masculina com um shure 58 sem fio e uma voz feminina com um shure 58 com fio, gerando o mesmo transtorno de microfonia.O evento foi realizado dentro de um ginásio de esportes com telhado de zinco, mas aberto nas laterais e todos estes componentes foram ligados em uma Yamaha 01v96.Podem por favor me ajudar neste problema.
 
Larieloy, esses problemas que você mencionou, conhecido popularmente por "microfonia", ocorrem quando um microfone é realimentado com determinadas frequências. Isto poder ser proveniente do próprio ambiente, que devido a reverberação acentuam algumas frequências especificas, também pode ocorreu do microfone estar posicionado na frente das caixas, causando a realimentação ou mesmo o excesso de ganho na mesa de som.

Sua mesa de som Yamaha 01v96, tem prés com ruidos muito baixos, ou praticamente inexistentes, então você pode deixar o controle de ganho bem baixo para evitar estes problemas. Os mics com capsula SM58, são mics dinâmicos com padrão polar cardioide. Simplificando são microfones que captam aquilo que está próximo e na frente dele, rejeitando bem o que está ao lado e paticamente tudo que fica atrás dele, no entanto, quando eleva-se bastante o ganho deste microfone (normalmente para captar-se fontes que não estão próximas ou pessoas que falam longe do mic ou muito baixo) ele passa a se comportar como um microfone omnidirecional (captando tudo que está próximo e o que está longe também), ficando desta forma muito suscetível a microfonias. Se for este o caso, abaixe o ganho e aproxime o microfone da fonte. Se for pessoas falando, peça para elas falarem mais próximos e nunca longe do microfone.

Espero ter te ajudado de alguma forma.
 
Eu tinha digitado um textão, mas quando reli o seu relato me veio em mente o seguinte: vc conseguiu identificar qual microfone estava gerando a microfonia ou eram todos?
 
Back
Topo