Microfonar Bateria

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Olá pessoal, sempre tive esta dúvida... O que é necessário para microfonar bateria? Quantos microfones, quantos canais na mesa etc etc tec...

Help me please... :lol: :lol:
 
Olá Mateus.

Se vc quiser fazer algo legal, use um mic por peça. Nos tambores (tons, surdo, caixa e bumbo) use mics dinâmicos e naqueles mics que vão por cima (overall) para captar o som da bateria como um todo e os pratos (condução e ataque) devem ser condensadores. Vc tb pode colocar um mic condenser no chimbau... fica muito bom.

Se vc não tiver muitos microfones disponíveis, coloque um no bumbo, um entre os dois tons, um na caixa e os dois overall.

Mas não existe uma receita de bolo... vc pode tentar outras configurações de acordo com a sua disponibilidade de mics.

[]'s
 
Mateus,

muitos fabricantes de microfones vendem um kit próprio para bateria. Em geral são compostos de 7 peças:

- 2 "overs" (os microfones finos), situados por cima, captando o som dos pratos e a ambiência de toda a bateria.
- 1 mic para o bumbo, de diafragma grande, para captar melhor os sons graves
- 4 microfones para captação de caixa e tons.

Achei esta foto, ela pode ajudar bastante a entender:

bateria1.jpg


E sim, é um microfone em cada canal da mesa de som.
 
Mateus.

Vc escreveu:

é um mic por canal na mesa?

Como o Bersan disse, pode ser sim... mas vc tb pode usar uma pequena mesa de oito canais junto à bateria e plugar os mics nela... daí vc manda o sinal LR prá mesa principal.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Mateus.

Vc escreveu:

é um mic por canal na mesa?

Como o Bersan disse, pode ser sim... mas vc tb pode usar uma pequena mesa de oito canais junto à bateria e plugar os mics nela... daí vc manda o sinal LR prá mesa principal.

[]'s

ótima idéia
 
Mateus.

A desvantagem deste processo é que o operador fica sem controle sobre as peças da bateria... por exemplo: se ele achar que a caixa está mais alta dos que as outras peças, ele não tem como diminuir... vai precisar pedir ao batera prá fazer isso. O operador só tem controle sobre o volume geral da bateria.

[]'s
 
Mateus,
Outra boa idéia, que já vi ser usado até em estúdios,
são colocados apenas 3 mics:
Dois "overs" captando a bateria toda
e um no bumbo,
Mas para isso vc precisa escolher muito bem os mics e posicioná los de forma adequada.
Ah! as vezes também colocam um mic para a esteira da caixa, já que a parte de cima será captado pelo over.
Teste e teste, obedeça seus ouvidos, se ficar bom com 25 mics, ponha 25 mics, mas se ficar melhor com 3,coloque 3. Vá por vc, veja o que tem disponível e vá a luta!
Teste, ouça, teste, ouça...

Abçs!
 
Ressuscitando!! rs

Quais são os efeitos ideais para cada peça, e quais equipamentos são necessários para tirar um som legal?

Fiquem na paz!
 
Emerson Silva disse:
Ressuscitando!! rs

Quais são os efeitos ideais para cada peça, e quais equipamentos são necessários para tirar um som legal?

Fiquem na paz!

Emerson isso é muito pessoal, vai depender do que vc acha som legal, tem gente que microfona usando poucos mics outros muitos tem gente que usa compressor, gate outros não, algumas coisas são muito pessoais, isso leva tempo, até vc achar o som que vc quer! No SAV tem muitas maneiras de microfonar a batera cada um usa uma tecnica, da uma pesquisada!
 
Bom dia!

Emerson,

Emerson Silva disse:
Ressuscitando!! rs

Quais são os efeitos ideais para cada peça, e quais equipamentos são necessários para tirar um som legal?

Fiquem na paz!

Receitinha de bolo e algo mais? :)
Não existe o efx ideal para cada peça, bem como o dinâmico ideal e muito menos a equalização ideal. Existe além de um ouvido bem preparado, algumas técnicas e muitas possibilidades (dentre elas não se prender a técnicas)!

Idem em relação aos equipamentos necessários. Não existe o melhor microfone, com o melhor cabo, com o melhor pré e etc. Existe a melhor bateria? Não. Mas existe aquela que mais se adequa ao projeto. Existe aquele microfone que mais agrada em termos de timbre, uso e claro, $$$.

Eu diria que para tirar um som legal, você deve primeiro definir qual o objetivo do seu som. Pegue uma referência e vá para cima! Inclusive, a técnica de captação, qtde de mics, tipo de pré, etc., etc., e etc., todos esses fatores são decididos também pelo resultado final que se quer obter.
Uma bateria mais pegada, típica de rock, hip-hop e alguns outros estilos, geralmente pede uma captação com close mic, muita compressão e equalização. Já uma bateria clean, típica de jazz, samba, uma captação com o mínimo de mics é mais apreciada.

Existem técnicos que gostam de acrescentar um rev no BB... outros que fazem dobra no HH com um delay... existem baterias que pedem uma caixa extra apenas para revs longos.

Enfim... Primeiro defina qual a intenção, e daí fica mais objetivo o post.

Grande abraço!
 
(((Sel))) disse:
Bom dia!

Emerson,

Emerson Silva disse:
Ressuscitando!! rs

Quais são os efeitos ideais para cada peça, e quais equipamentos são necessários para tirar um som legal?

Fiquem na paz!

Receitinha de bolo e algo mais? :)
Não existe o efx ideal para cada peça, bem como o dinâmico ideal e muito menos a equalização ideal. Existe além de um ouvido bem preparado, algumas técnicas e muitas possibilidades (dentre elas não se prender a técnicas)!

Idem em relação aos equipamentos necessários. Não existe o melhor microfone, com o melhor cabo, com o melhor pré e etc. Existe a melhor bateria? Não. Mas existe aquela que mais se adequa ao projeto. Existe aquele microfone que mais agrada em termos de timbre, uso e claro, $$$.

Eu diria que para tirar um som legal, você deve primeiro definir qual o objetivo do seu som. Pegue uma referência e vá para cima! Inclusive, a técnica de captação, qtde de mics, tipo de pré, etc., etc., e etc., todos esses fatores são decididos também pelo resultado final que se quer obter.
Uma bateria mais pegada, típica de rock, hip-hop e alguns outros estilos, geralmente pede uma captação com close mic, muita compressão e equalização. Já uma bateria clean, típica de jazz, samba, uma captação com o mínimo de mics é mais apreciada.

Existem técnicos que gostam de acrescentar um rev no BB... outros que fazem dobra no HH com um delay... existem baterias que pedem uma caixa extra apenas para revs longos.

Enfim... Primeiro defina qual a intenção, e daí fica mais objetivo o post.

Grande abraço!


Falou tudo!!!
 
Valeu (((Sel))) e gope!

Mas qual periférico atenderia legal com tais FX para usar em canais diferentes?
O que devo comprar, o que indicariam??

Tenho uma Odery privilege e uso o kit da CAD 2 over e 3 dinâmicos.
mesa behringer 2442usb eq 1502 e futuramente um dcx 2496, 4 altas e 2 sub 1k watts cada.
Abraço! felicidades em 2013!!!
 
Boa tarde!

Emerson,

Mas qual periférico atenderia legal com tais FX para usar em canais diferentes?
O que devo comprar, o que indicariam??
De fato, receita de bolo e algo a mais MODE ON! :|

Primeiramente Emerson, qual a sua intenção em usar efx na bateria? Ao que me parece, você está em dúvida sobre o porque de usar efx e qual efx adquirir... Sendo assim, já presumo que logo você irá perguntar sobre os parâmetros dos efx e qual a melhor forma de usar. Daí vamos partir para o que é pré-delay, delay time, wet/dry, e por aí vai...

Qual efx você quer na bateria? Reverb ou Delay? (os mais comuns) Se quiser um rev, basta adquirir uma máquina de efx dedicada a revs. Se quiser um delay, idem. Ou então, pode adquirir qualquer processador de efx, que lhe dará uma gama de efx para ser usado. Contudo, se adquirir apenas uma máquina, terá de ser o mesmo efx para todas as peças (o que por um lado é bom pois cria-se o mesmo ambiente para as peças que vão receber o efx).

Tenho uma Odery privilege e uso o kit da CAD 2 over e 3 dinâmicos.
mesa behringer 2442usb eq 1502 e futuramente um dcx 2496, 4 altas e 2 sub 1k watts cada.
A bateria é massa! Os mics não posso dizer... Como você está microfonando?
A mesa e os periféricos não são os melhores, talvez com exceção do futuro DCX que é um razoável processador.
 
A bateria é massa! Os mics não posso dizer... Como você está microfonando?
A mesa e os periféricos não são os melhores, talvez com exceção do futuro DCX que é um razoável processador.

vlw pelas dicas!
Falam muito bem desses mic´s aqui no SAV. http://somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=2328
Uso um over no HH uns 20cm, um over pagando um geral +1m, um dinâmico na caixa, outro entre os tons 10" e 12" e o do Bb que uso no interior. O que seis acham?
 
Boa noite!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.297395170360587.54343.100002703180987&type=3
Continuo não podendo dizer nada pois ainda não os ouvi.

Uso um over no HH uns 20cm, um over pagando um geral +1m, um dinâmico na caixa, outro entre os tons 10" e 12" e o do Bb que uso no interior. O que seis acham?
Se está agradável, então está bom.

Grande abraço!
 
Boa noite!

Falam muito bem desses mic´s aqui no SAV. <!-- m --><a class="postlink" href="http://somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=2328">http://somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=2328</a><!-- m -->
Continuo não podendo dizer nada pois ainda não os ouvi.

Uso um over no HH uns 20cm, um over pagando um geral +1m, um dinâmico na caixa, outro entre os tons 10" e 12" e o do Bb que uso no interior. O que seis acham?
Se está agradável, então está bom.


Grande abraço!
 
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