microfone de lapela

lim

New Member
Lá na igreja compraram um microfone Karsect duplo sendo um de lapela e um auricular,mas,o problema é que não dá pra usar o de lapela devido a muita microfonia a qual não conseguimos controlar,mesmo quando cortamos o ganho , uma pessoa lá, disse que esse tipo de microfone só é usado em estúdio fechado,pois,ele é muito sensivel.
Oque vocês acham ???
 
Re: micofone de lapela

lim disse:
Lá na igreja compraram um microfone Karsect duplo sendo um de lapela e um auricular,mas,o problema é que não dá pra usar o de lapela devido a muita microfonia a qual não conseguimos controlar,mesmo quando cortamos o ganho , uma pessoa lá, disse que esse tipo de microfone só é usado em estúdio fechado,pois,ele é muito sensivel.
Oque vocês acham ???

Já assistiu o Jornal Nacional? Eles usam lapela pois lá é um estúdio preparado para isso. Em igrejas onde a maioria não tem acústica tratada torna-se uma tarefa muito difícil usar esse tipo de mic, na minha igreja por exemplo onde a acústica é péssima, eu uso lapela por preferencia do pastor e de vez em quando eu passo aperto por causa desse mic que é omni. Semana passada eu tirei um tempo pra tentar dar uma melhorada no som de lá, peguei um EQ dbx que tava parado desde a nossa mudança de local e insertei na mesa, peguei um mic e uma interface de audio usando o Impulse e coloquei ruído rosa pra tocar e fui cortando as frequencias que estavam sobrando, depois muitos testes consegui melhorar bastante a qualidade do som na minha igreja, mesmo usando o lapela dá pra tirar um som legal.
 
camarada, o lapela é somente a porta de entrada, por se omni ele capta de todos os lados.

sugestão: olha o posicionamento dos retornos, veja a altura do lapela(digo isso pois já vi pessoas colocarem o mic no último botão do terno, quase no cinto), e tenha em mão um bom equalizador de 31 bandas, tente encontrar no equalizador a frequência que esta favorecendo a microfonia e reduza ela.

esse qualizador é somente para os monitores.

abraço
 
Olá, os microfones de Lapela tem o padrão de captação ominidirecional (capta som de todos os lados), por isso a microfonia ocorre facilmente.

Deixo aqui duas dicas:
Oriente as pessoas para usarem o microfone logo abaixo do nó da gravata e não no paletó, nesta posição o microfone fica na posição mais perto da boca possível (acredite, está é a melhor posição para o microfone, melhora muito).

Não utilize retorno, não tem como utilizar retorno em microfones ominidirecionais.

Fazendo isto você conseguirá um melhor som.
Eu consigo usar um microfone de lapela em uma igreja, que digamos, é uma verdadeira câmara de eco. Não fica 100% mas ajuda bastante.
 
Ola

Eu ja usei lapela em estudio, na rua, pra captar voz de uma pessoa de varias e ate de baixo da camisa eu ja usei ele mas, tudo sem retorno. Em todos os caso ele me serviu bem e sem problemas, mas para uso em som ao vivo e principalmante com muito retorno como muitos pregadores gostam esse microfone não é o indicado.
 
o pastor da minha igreja gosta de pregar com o lapela, normalmente eu nao tenho problemas. Só quando ele pede pra aumentar o retorno (aí complica) passo a pregação toda com as mãos nos faders do canal que ta o lapela

Lendo aqui o topico, eu tive a idéia de insertar um equalizador de 31 bandas no canal do lapela
o que acham?


abraço

Rodrigo
 
Olá a todos,

estava eu acompanhando de longe as mensagens. Tudo muito correto: um lapela ominidirecional é complicado mesmo. E sim, colocar um equalizador ajuda muito a "domar" as frequências que estão dando microfonia.

Mas...

puxa vida, quanto custa um equalizador? Quatrocentos, seiscentos reais? Ainda que seja só um canal (e o outro possa ser usado para outras coisas), mas não seria mais fácil conversar com o pastor e explicar os motivos dos problemas? Propor outras alternativas?

E se ele insistir no lapela, que libere a verba para a aquisição do eq.

Um abraço,

Fernando
 
Ou se ele estiver querendo pregar com as mãos livres e se incomoda com o visual que um handset apresenta, indique pra ele um cowtrymam e mostre pra ele alguma pregação da RR Soares.
Ai ele vai gostar, mas tem outra o cowtrymam tambem não pode ser omini direcional.

Ai se ele gostar fala pra ele preparar o bolso.

Um abraço
 
Mas um bom earset custa caro...


A AKG disponibiliza um microfone de lapela bem interessante, cardióide, o CK55L. E não é tão caro assim. Custa em torno de R$260,00.


Grande abraço.
 
W. Christian disse:
Mas um bom earset custa caro...


A AKG disponibiliza um microfone de lapela bem interessante, cardióide, o CK55L. E não é tão caro assim. Custa em torno de R$260,00.


Grande abraço.

To doido querendo adquirir um lapela Shure cardióide e ver como ele se comporta na minha igreja...
 
Olá Pedro,

Se vc tiver chance, dar uma olhada no 892 da AT. Ele tem a mesma espessura de cápsula e tem a mesma resposta que o Countryman, porém ele é totalmente flexível e custa bem menos aqui no Brasil. Inclusive, foi nomeado ao Prêmio TEC na categoria de "Melhor Tecnologia de Microfone":

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audio-technica.com/cms/wired_mics/e4999a573994f22d/index.html">http://www.audio-technica.com/cms/wired ... index.html</a><!-- m -->

Abs
 
raphael leal disse:
To doido querendo adquirir um lapela Shure cardióide e ver como ele se comporta na minha igreja...


Seria muito interessante. Geralmente o microfone de lapela que incorpora os kits básicos da Shure é o WL93, que é omnidirecional. Complicadinho mesmo de trabalhar com ele.


AMI Music disse:
Se vc tiver chance, dar uma olhada no 892 da AT


Esse microfone é omnidirecional também, com um preço um pouco mais elevado que os microfones de lapela AKG CK55L e Shure WL185, que são cardióides. Mas esteticamente é muito bonito.


Grande abraço.
 
Se vc tiver chance, dar uma olhada no 892 da AT. Ele tem a mesma espessura de cápsula e tem a mesma resposta que o Countryman, porém ele é totalmente flexível e custa bem menos aqui no Brasil.

De quanto estamos falando? Os que já vi (não sei se desse modelo) eram aproximadamente R$ 1.500,00, só o mic!!!

Um abraço,

Fernando
 
Isso mesmo Fernando,

O Countryman esta saindo por volta de R$2.200-2.400 dependendo da loja. Então é cerca de R$700-1.000 mais caro que o AT892.

Abs
 
Isso mesmo, o WL93 é omni, mas o que eu to querendo tem a opção de comprar o mic ou só a capsula e usar no mesmo corpo do que ja tenho...
 
Back
Topo