Microfone Karsect KST-5U com defeito

everton_cwb

New Member
Olá pessoal!

Estou com um microfone KST-5U da Karsect com problema. Eu não sou técnico de eletrônica, mas fuço bastante no assunto e sou curioso a ponto de abrir qualquer componente eletrônico pra achar o defeito hehe. Normalmente consigo salvá-lo :lol:

Este microfone simplesmente parou de funcionar de uma hora pra outra. Inicialmente pensei que fosse mau contato do contato da bateria com a placa (o outro mic, par deste, estava com este problema), mas não era isso. Percebi que há um componente que está parecendo corroído/queimado. Pela indicação que há do lado dele (1uH) suponho que seja um indutor.

Testei o componente com o multimetro e não está passando corrente de um lado para o outro (há outro componente idêntico na trilha que sai do outro pólo da bateria que está passando corrente normalmente).

Acho que é este o dito cujo que está causando o problema. Pergunto: há possibilidade de troca? Existe alguma forma de eu fazer um teste rápido para verificar se é aí mesmo o problema?

Pra ilustrar, uma foto:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://i48.photobucket.com/albums/f235/everton_machado/indtor.jpg">http://i48.photobucket.com/albums/f235/ ... indtor.jpg</a><!-- m -->
 
Daniel Oliveira disse:
PS: Foi você quem fez a solda daquele diodo retificador? 1N400*?
Não fui eu não. Acho que minhas soldas são um pouco melhores que isso haha

Não tenho informação de que esse mic já tenha ido pra assistência. Se me dissessem que é solda original de fábrica eu não duvidaria hehe.
 
Perguntinha inocente de alguém que não manja muito de eletrônica a nível mais técnico: E se eu isolar esse indutor, fazendo um jump sobre ele, pra testar se é ali o problema, o que poderia acontecer? :?:
 
Amigo, os indutores são inseridos na linha de alimentação a fim de impedir que interferencias passem em qualquer sentido.
Se esse indutor estiver na linha de alimentação cocê pode,a título de teste,inserir um fio .
Se o problema for no indutor,vai funcionar perfeitamente.
Caso funcione,substitua o indutor por outro de mesmo valor.
Você pode colocar o indutor de tamanho fisico maior,o que vai determinar isso é o local onde se encaixa a placa no Mic.
Boa sorte.

William de Araújo
 
everton_cwb disse:
Não tenho informação de que esse mic já tenha ido pra assistência. Se me dissessem que é solda original de fábrica eu não duvidaria hehe.


Cara, essa solda nunca seria original. Repare que o verniz da placa está sujo e queimado.


rafaellerm disse:
Parece que estragaram o indutor na hora de fazer aquela solda.

Realmente, acho que deixaram o ferro de solda quente demais e por muito tempo na placa, ou ainda encostaram no componente na hora da solda.


Olha, será complicado achar algum lugar que venda SMD a granel, ainda mais choque indutor. Eu só conheço um lugar que vende SMD a granel, e mesmo assim só vende de 3 tamanhos e somente capacitor e resistor.
 
William, obrigado pelo esclarecimento. Vou testar isso amanhã.

Daniel, há espaço razoável para instalação de um componente maior.
Pelo que eu entendi, SMD é esse tipo de componente pequeno, que fica sobre a trilha, certo? Não tem necessidade do componente ser assim. Será que eu acho isso em lojas de eletrônica?
 
Não tem necessidade de ser SMD, mas a placa não tem furos, então não da pra ser DIP. Você só conseguirá colocar ali outro SMD.

E pra soldar SMD, tem que ter estação de solda a ar quente e saber soldar, pois os componentes mudam de propriedades se expostos a temperaturas inadequadas.

Minha melhor sugestão, uma assistência técnica.

Posso te passar o contato de uma, na qual faço a manutenção dos meus mics. Pessoal de extrema confiança, honesto e competente.

Mas se ainda quiser se aventurar, posso te passar o endereço de algumas lojas na Santa Ifigênia.
 
Daniel Oliveira disse:
Não tem necessidade de ser SMD, mas a placa não tem furos, então não da pra ser DIP. Você só conseguirá colocar ali outro SMD.

E pra soldar SMD, tem que ter estação de solda a ar quente e saber soldar, pois os componentes mudam de propriedades se expostos a temperaturas inadequadas.

Minha melhor sugestão, uma assistência técnica.

Posso te passar o contato de uma, na qual faço a manutenção dos meus mics. Pessoal de extrema confiança, honesto e competente.

Mas se ainda quiser se aventurar, posso te passar o endereço de algumas lojas na Santa Ifigênia.
Ops,nãoé bem assim não.
Eu sempre realizo manutenção em placas com SMD ,tem caso que uso ar quente e tem caso que uso estação de ponta fina para SMD.
Existe até um ferro da Hikari,com ponta especial que pode ser usado em SMD.
Quanto ao componente convencional,basta que você tenha habilidade e saiba manusear corretamente o ferro que você consegue.
O maior problema que você pode encontrar é o espaço para o componente convencional mas pela foto o espaço deve dar.
Você deve soldar o componente convencional em outros pontos que façam contato com os pontos de solda do SMD.
O local onde ficava o SMD ficará livre.
É dificil mas não é impossível.

William de Araújo
 
Mandei email pra Sonotec. Vamos ver se respondem.

Achei o mesmo transmissor por R$215,00. Se o preço do reparo + frete ficar próximo disso não vai valer a pena o reparo.

Agradeço mais uma vez as dicas!
 
Fiz um jump no dito cujo e agora o led voltou a acender quando liga/desliga o mic!

Quero ver agora na prática como fica. Vou testá-lo daqui a pouco, se não ficar com muita interferencia pela falta do indutor, vai ficar assim mesmo hehe.

Em tempo: aquele diodo retificador que comentaram que estava mal soldado, acho que nem pertence ao projeto original. Pelo jeito que a outra ponta dele estava soldada, deve ser alguma gambiarra feita anteriormente.
 
everton_cwb disse:
Fiz um jump no dito cujo e agora o led voltou a acender quando liga/desliga o mic!

Quero ver agora na prática como fica. Vou testá-lo daqui a pouco, se não ficar com muita interferencia pela falta do indutor, vai ficar assim mesmo hehe.

Em tempo: aquele diodo retificador que comentaram que estava mal soldado, acho que nem pertence ao projeto original. Pelo jeito que a outra ponta dele estava soldada, deve ser alguma gambiarra feita anteriormente.
Se funcionar,adquira um indutor convencional de mesmo valor e ponha no lugar.
Pode PARECER gambiarra em função do tamanho mas o circuito funciona em função do valor do componente não pelo formato ou tamanho.
Geralmente os indutores pra isso são do tamanho de um resistor de 1/8 de watt.
Ele será pouca coisa maior que o indutor original mas terá terminais.
Se você não tiver habilidade para soldar,peça a alguem que tenha.
Ainda tem um detalhe,por que o indutor original se queimou?
Se foi por motivo de curto você tem que procurar primeiro o curto.
Se funcionar direito,você vai gastar pouco mais de R$ 5,00 pra consertar.
Bem menos que o frete até a assistência.

William de Araújo
 
nilrosewilliam disse:
Se funcionar,adquira um indutor convencional de mesmo valor e ponha no lugar.
Pode PARECER gambiarra em função do tamanho mas o circuito funciona em função do valor do componente não pelo formato ou tamanho.
Geralmente os indutores pra isso são do tamanho de um resistor de 1/8 de watt.
Ele será pouca coisa maior que o indutor original mas terá terminais.
Se você não tiver habilidade para soldar,peça a alguem que tenha.
Ainda tem um detalhe,por que o indutor original se queimou?
Se foi por motivo de curto você tem que procurar primeiro o curto.
Se funcionar direito,você vai gastar pouco mais de R$ 5,00 pra consertar.
Bem menos que o frete até a assistência.

William de Araújo
William,

Está funcionando! O jump que fiz foi sobre o indutor, pelo que disseram ele serve para filtrar algum tipo de interferência, correto? Testei lá na igreja, tá funcionando perfeitamente. Instruí que por enquanto eles utilizem este microfone no pulpito dos leitores, em caráter de teste, deixando o outro mic que está bom com o celebrante (que fala mais e que não pode ter falhas). Quando eu for para o centro de Curitiba vou procurar por um componente convencional e coloco no lugar do jumper para que ele fique zero bala. Não foi tão difícil fazer a solda, até que ficou bem apresentável haha.

Um abraço!
 
everton_cwb disse:
serve para filtrar algum tipo de interferência, correto?
Sou leigo, mas creio que a citada "interferência" nesses casos seja elétrica, não de rádio. Algo sobre o funcionamento do circuito do mic.
 
Back
Topo