Microfone Sm 58 sem fio - Dúvida

Olá pessoal..

Estou com uma dúvida...

como faço o procedimento de ajuste de squelch da base do sem fio?
e o ajuste do ganho do transmissor?

alguém sabe?

um abraço.
 
***********.net disse:
Tente colocar ele no maximo, vai falando com força, depois vai diminuido até que o sinal pare com o led de clip (saturação).
o tiago sobre o ganho do receptor, so pra deixar claro
-------------
nao é legal mexer no squelch.
 
Esse trimpot regula o ajuste do ponto de chaveamento do silenciamento (squelch) de áudio da base receptora de seu microfone. E esse ponto atua em função direta do sinal RF (rádio frequencia) recebido do microfone. Sem sinal -> Silencia, portanto audio fechado. Com sinal -> Audio normal, aberto.

Assim, se voce regular o squelch pra muito pouco sinal, é capaz de repentinamente sua base "abrir" o audio para a mesa, inclusive com interferências, e voce ter chiado/ruiidos de radio fora de estação. E, se voce regular o squelch para muito sinal, sua base não disponibilizará (abrir o sinal) o áudio para a mesa de som, se você estiver longe dela. Ou até nem disponibilizará.

Não recomendaria mexer nesse trimpot. Claro que isso não irá estragar seu equipamento, pois ele nao mexe em ajustes que danificariam seu circuito, mas pode levar seu microfone a ter comportamentos inadequados, causando uso desagradável do mesmo. Apesar de ja ter o feito, não recomentaria mexer neste ajuste. Apenas o faça se voce precise usar o microfone muito longe da base, o que irá ocasionar fadeout de sinal, mas ainda assim terá audio dele, esvanecendo. Se você perdeu a regulagem original, va experimentando se distanciar do microfone falando, e quando achar a distância que o audio x ruido está ok, nao mexa mais.
 
Veja o que é o squelch: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=59915#p59915">viewtopic.php?p=59915#p59915</a><!-- l --> e <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=60108#p60108">viewtopic.php?p=60108#p60108</a><!-- l -->

Saber o que é ajuda a entender as coisas.


Veja o que diz a Shure, em seu guia Escolha e Operação de Sistemas de Microfone Sem Fio:

Se houver um controle de squelch presente, o procedimento de ajuste usual é o seguinte:

1) Desligue o transmissor para eliminar o sinal desejado.

2) Ligue todos os outros equipamentos associados em torno ou em locais próximos, para criar o “pior caso” de condição de sinal.

3) Ajuste o controle de volume do receptor para o mínimo, para evitar ruído excessivo no sistema de som.

4) Ligue a chave de força do receptor.

5) Observe os indicadores de RF e de áudio do receptor.

6) Se os indicadores mostrarem uma condição de ausência de sinal, o ajuste de squelch pode ser deixado como está.

7) Se os indicadores mostrarem uma condição de sinal recebido estável ou intermitente, aumente o ajuste do controle Squelch até que a indicação seja de ausência de sinal. Ajuste o controle squelch um pouquinho além deste ponto, para permitir uma margem de folga.

8) Se, mesmo com ajustes altos de squelch, não conseguir obter uma condição de “ausência de sinal”, ainda assim é possível encontrar e eliminar o sinal indesejado. Do contrário, pode ser necessário escolher uma freqüência operacional diferente.

9) Ligue a força do transmissor.

10) Certifique-se de que o receptor indica uma condição de sinal recebido (ou presente) com o transmissor à distância operacional normal. Lembre-se que ajustes altos de squelch diminuem a distância operacional (alcance).




Sobre o ganho, vai bem pelo que o Tiago disse; varia, obviamente, conforme a pessoa que vai usar o mic, as condições do local, etc.

Se o usuário fala forte demais, o ganho deve ser menor; se o ambiente é propício a microfonias, também.

O ganho do transmissor segue a mesma lógica de qualquer ajuste de ganho: obter a melhor relação sinal/ruído possível. E obviamente evitar distorções de sinal.
 
Back
Topo