Microfone usado por Roberto Carlos em seu show comemorativo

Olá gente,

O Roberto Carlos usa, há décadas, microfones da marca Beyerdynamic. O modelo é um pouco difícil de dizer, pois muitos mics são erxternamente parecidos. No Orkut, já li que usa o modelo TGX-580. Procurei informações e parece que está fora de linha (site meio fraco esse da Beyerdynamic), mas consta que é hipercardióide, bem sensível e que responde de 32Hz a 18KHz.

Alguns artistas, como o RC e o Silvio Santos, com carreiras de décadas, acabam tendo sua voz associada à sua imagem, e usam o mesmo microfone por anos e anos, nunca mudando, mesmo que haja coisa mais moderna no mercado. O SS usa um Sennheiser já fora de linha desde o início dos anos 80. Mas ele foi na fábrica e pediu para fabricarem 10 "de reserva" especialmente para ele. Faustão usa Beta 58A da Shure nos 18 anos de programa na Rede Globo.

Agora, vejam a Sandy, do Sandy & Júnior. Uns anos atrás, ela trocou o Shure 58A por um AKG Elle C. É possível claramente notar mudanças nas nuances da voz em uma música antiga (Shure) e uma música nova (AKG). Mas poucos notam isto, muitos atribuem tais diferenças pelo fato dela estar envelhecendo (ok, saindo da juventude para a fase adulta), o que provoca pequenas mudanças na voz também.

Um abraço,

Fernando
 
Provavelmente deve sair na proxima Audio Musica e Tecnologia, quais foram os equipos usados e como tudo foi feito

Eu chutaria Gabisom como locadora e mesas da Digidesign no PA, monitor, gravação e TV. Li num artigo sobre esse show que foram usadas 100 caixas de line array, entre PA, Sidefill, Frontfill e Delays. 250 mil watts de som.

Fiquei impressionado em ver um dos musicos com um sax Conn 30M. É um instrumento rarissimo, fabricado em 1936. Melhor de todos os Conn ja fabricados ate hoje. Uma coisa que literalmente "nao tem preço". Ninguem venderia um desses, se conseguisse um...heheheheh

[]´s
Bustillos
 
Se foi a globo..com certeza Gabi...ñ assiti o show...tava em gravação...as dizem q foi bom...na M&T dificil sair...ultimamente anda mto ruim..assino por 4 anos....e não vou mais renovar...to fazendo backstage agora ta bem melhor....chuto mais p Midas Pro6, XL8, ou Venue..digico mto dificil..ou talvez possa ser até analogica...como DDA Q2, Midas...
 
guiga disse:
O microfone é um Beyerdynamic Opus 89...

O mic que ele usou no show não me pareceu o Opus 89 não... ele era todo preto como o Opus 39... a menos que haja uma versão toda preta do 89... ou um mic customizado para ele...

[]'s
 
Já vi em um outro forum um garoto perguntando que microfone de karaoke é aquele usado pelo Roberto Carlos. rsrsrsrsrsrsrsrs

David
A parte do globo parece um pouco maior que o Opus39. Eu acho que é uma versão customizada para ele.


sds

Toninho
 
tive a mesma duvida do mic dele...pensei ate de fazer o top na hora mas desisti e o davi passou na frente heehe :D , mas o pedestal dele, design muito show mas... me deu uma agonia na hora... ele naum para de torcer alquele troço, o tempo todo... ! ehehe
 
Quanto ao Mic, ter certeza do modelo só por reportagem, mas podemos ter certeza que é super(ou hiper) cardióide já que possui aberturas na parte de trás da capsula... (Lembram da aula do David a alguns tópicos?)

Abraços

isinho
 
Isinho,

Faz sentido o que você diz. Ele canta mas ao lado que na frente do microfone de tanto que ele meche naquele suporte. Só um super ou hiper para captar....


sds

Toninho
 
oi gente..
a console de pa era uma digico d5....
no monitor eu não sei, mas posso perguntar por ai...
para a globo, com certeza era digi, acredito que uma venue.
sobre o mic do RC, como vcs comentaram, realmente ele usa um beyer mesmo. o 1 modelo que ele usou foi dado a ele por um amigo meu, o geraldo ribeiro, da área de captaçaõ de som direto e mix de cinema. realmente não me recordo o modelo. mas atualmente acredito que seja algum da serie tgx mesmo...
abçs
ingo
 
OLIVEIRA disse:
Isinho,

Faz sentido o que você diz. Ele canta mas ao lado que na frente do microfone de tanto que ele meche naquele suporte. Só um super ou hiper para captar....


sds

Toninho

e outra os retornos estão ao lado do microfone, só um hiper ou super da pra colocar ali se não me engano

Abraços
 
Teoricamente o Leandro está correto Isinho, se o mic for super-cardióide os monitores devem ficar lateralmente posicionados.
 
Desculpe, entendi tudo COMPLETAMENTE diferente...

Confundi bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha!

Desculpem...
 
Leandro disse:
... e outra os retornos estão ao lado do microfone, só um hiper ou super da pra colocar ali se não me engano...

Não necessariamente. Se o sistema de monitor estiver bem equalizado, pode-se usar um mic cardióide tranquilamente.

[]'s
 
Uma coisa...

isso eu nao sabia e acho que muitos também não sabem..
quem fez a gravação do roberto carlos e da rede Globo foi o Sr. Roberto aqui da Sonkey de Londrina... ele é sempre chamado para fazer gravaçoes na globo com outros eventos.. fiquei sabendo disso quarta-feira... com um tecnico de som que conversa com ele..e me disse isso ai em cima..
[]'s..
 
Olá. Roberto usava o Beyerdynamic M88 N (c) até 1999. Passou a usar o TG-X 580 a partir daí. O TG-X 580 está fora de linha ha mais de 20 anos. Foi substituido pelo modelo TG-X 80 que possui as mesmas especificações técnicas. Roberto nunca usou um microfone que não estivesse fora de linha desde o Semprini, um mic de uma fabricante italiana que já não exite. Semprini é a marca do microfone que Roberto usou de 1969 até 1972. Aquele que aparece em preto e branco na capa do LP de 1970 e em videos da época. Os Microfones do Studio de Roberto são quase todos Beyerdynamic. Nas fotos do ensaio para o show do Maracanã feitos no studio, (vide site do cantor - fotos) aparecem os TG-X 80. Com exceção da foto em que aparece a Wanderléia que usou um M 88 TG. Roberto prefere Beyerdynamic pelo timbre.

O TG-X 580 é muito raro. Levei quase 4 anos para comprar um.

Qualquer dúvida:

<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
 
Back
Topo