Microfones para Cello e Violino

Estive pesquisando algumas opções de microfones para Cellos e Violinos para a minha igreja e me deparei com o seguinte:

Para o violino usaria o Sennheiser 421 - II; a resposta de frequência desse microfone é de 30 Hz - 17 khz, e a frequência que o Violino atua é aproximadamente 220 hz - 1,8 khz. E ouvi muito bem a respeito dele.

Já para o Cello usaria o Sennheiser e602 II que tem uma resposta de frequência de 20hz - 16 khz, e o cello atua aproximadamente em 56hz - 870hz.

Na teoria tudo parece funcionar perfeitamente, só que eles são indicados para aplicação em bateria. Na opinião de vocês há algo que impeça usar eles para esses instrumentos citados?
Lembrando que são para aplicação ao vivo em um ambiente com péssima acústica e com bastante chances de realimentação.
 
Olá Val.
Sinceramente não são os microfones que eu escolheria. São ótimos produtos, mas não para essa aplicação.
Já que está vendo modelos da Sennheiser, que tal o e614? Me parece mais adequado para ambos os instrumentos.

Quanto ao "local com péssima acústica e grandes chances de realimentação", os microfones condensadores realmente não ajudam, mas são os mais adequados a esse tipo de instrumento. A questão aí é trabalhar com o posicionamento dos microfones e caixas de forma a evitar esse problema, além da qualidade do processamento do sistema e da mão de obra do operador, é claro.
 
Gabriel, obrigado pelas dicas e considerações.

Eu atualmente uso o Samson C02 nos violinos, entretanto, só consigo um som satisfatório quando há um grupo pequeno de instrumentos na orquestra. Quando tenho um grupo maior não consigo tirar um som mais limpo e cristalino das cordas com esses microfones, sinto falta de um som mais encorpado, por isso estava pensando em novas opções de microfones. Acredito que o Sennheiser e614 seja semelhante ao Samson, ou não ? Nunca usei o e614.
 
20 violinos com 1 microfone apenas é missão impossível.
Sugiro que você distribua pelo menos 5 microfones entre o pessoal.

E ainda precisa observar a regra de 3:1, como se faz com microfonação de coral.
Estou em um evento aqui agora, e sem tempo de explicá-la com detalhes. Vamos esperar algum colega.
 
Esse final de semana, segui as suas dicas e apliquei mais um microfone aos violinos. Obtive um resultado muito melhor mas ainda não o esperado.

Como seria essa regra 3:1 ?
 
Se você dispor os microfones distantes 1 metro dos instrumentos, eles devem estar distantes entre si 3 metros.
Se estiverem 0,5m distantes dos instrumentos, o correto é que os microfones estejam 1,5m um do outro.

É óbvio que, quanto mais longe dos instrumentos, menos microfones vocês precisarão, mas o som captado sofrerá mais influência da acústica local (e outros vazamentos), o que vai prejudicando a qualidade.

Assim você vai calcular, pelo espaço que vocês têm no palco para os violinos, quantos microfones são necessários.
 
Não sei se vcs terão recursos, mais hoje na minha igreja microfonamos individualmente os violinos, violas e celos (no maximo 7), e sempre alcançamos uma qualidade muito boa.

8) 8)
 
Muito obrigado pela explicação Gabriel, foi de grande ajuda.

Lucas Alvarenga, quais microfones vocês usam para as violas e cellos ?
 
ultimamente temos usado para o cello o mic C2, mais temos conseguidos bons resultados com mics dinamicos tb.

recentemente testamos com o SM57 e ficou show, ate melhor q o c2.

Nos violinos e violas utilisamos mic do tipo auricular da leson, não vou saber de cabeça o modelo, mais são semelhantes a estes da foto.
[attachment=586]

Outros muito indicados ate mesmo na audio list são mic proprios semelhantes ao da segunda foto
[attachment=585]

8) 8)
 

Attachments

  • mic cordas.jpg
    mic cordas.jpg
    44.5 KB · Visitas: 8
  • mic cordas auricular.jpg
    mic cordas auricular.jpg
    16.6 KB · Visitas: 4
Obrigado Lucas!

Algum colega sabe me informar modelos de microfones próprios para violino ou cello como os citados pelo Lucas ?
 
Back
Topo