Microfones "Resistentes"

ls.bastos

Active Member
Senhores,

Existem alguns microfones que são conhecidos no mercado por ter cápsulas bem resistentes aos tombos?

Digo isso pois, quem conhece os cultos na Assmbleia de Deus, sabe como um mic pasa de mão em mão durante um culto. Durante o culto de domingo usamos 5 microfones. Na verdade esses microfones, 3 deveriam ser somente para o Ministéiro de Louvor. Mas quando os grupos (jovem, adolescentes, etc) vão louvar, acaba que o grupo pega os 5 microfones, um exagero as vezes.

E de vez em quando, naquele embaralhamento, um vai ao chão. Atualmente temos 2 Shure Lyrics e 3 Behringer XM8500. Já to percebendo que tem um Behringer que não tá com um som muito bom (perdendo agudo). Já os Lyric estão há mais tempo e estão com um som normal.

Resumindo, existem marcas que são mais resistentes a tombos?
 
Sim! E isso é uma das grandes diferenças entre mics de primeira e segunda linhas!

Fabricantes melhores (Shure, AKG, Audio Technica, Beyerdynamic, Audix, Neumann, etc) tem algo que os outros não tem: décadas de experiência! Isso faz uma diferença enorme.

Entenda que todo fabricante, ao iniciar seus trabalhos, procura fazer uma boa cápsula, boa sonoridade. E alguns conseguem! Mas são os anos de vendas, e retorno de modelos quebrados, que fazem os fabricantes pararem para analisar o motivo da quebra e fazer novos modelos mais resistentes.

Um exemplo simples. Em muitos mics, a cápsula é presa ao corpo por uma peça plástica. Ou então a borracha que envolve a cápsula é rígida. Em caso de queda, toda a força do impacto vai parar na cápsula, podendo desde "tirar alguma coisa do lugar" quanto quebrar mesmo. Já em mics de primeira linha, a cápsula é presa ao corpo por peça metálica (mais resistente, não quebra) e a borracha é flexível, absorvendo impactos (e protegendo a cápsula).

Por isso o Shure Lyric tem mais resistência mecânica que o Behringer XM8500, ainda que o som do XM8500 seja melhor que o do Lyric.

Logo, há vários fatores a se levar em conta na aquisição de um microfone. Sonoridade é apenas um deles.

Mas guarde isso: na minha opinião, se bem cuidados, o Behringer e o Shure vão durar praticamente a mesma coisa. O grande problema é o cuidado - não deixar cair, guardar de forma correta, etc. Se mal cuidado, o 1ª linha vai durar mais. Cada um conhece os seus usuários (o cuidado que eles tem), e sabe o que dá ou não dá para comprar.

Ah, sou feliz dono de 12 Behringer XM1800S há 4 anos. Todos absolutamente como novos! Todos muito bem cuidados. Uma única vez um deles levou uma queda no chão.

Um abraço,

Fernando
 
microfone

bom eu gostaria de comprar os sm87Beta ou neumann kms 105 .
se eu for pedir esses ao pastor ele me manda embora :lol: :lol: , brincadeiras a parte ,mais ele tem razao de nao concordar em ipotese alguma .
1°: perola ao porcos pois ele e eu sabemos q nao teria cuidado algum pois nao saiu do bolso deles(diretamente).
2° ; com a equipe que temos :cry: :cry: instrumental legau mais voz.... a igreja certa vez começou a pagar aulas de canto para a equipe mais em 10 aulas teria q dar 10 pessoas dava 2 ,3 ate 4 . teve q parar para nao peerder mais dinheiro.
3. a questao e que se eu comprasse isso eu ficaria muito enjuado e os pastores tambem.
por isso na proxima compra de microfones vou comprar sm58 shure e o kit de bateria acho q sera o pg. abs!
 
Fernando,

Sempre estou comprando alguma coisa lá para a igreja, acabei de comprar os suportes para guitarra, baixo e um suporte para 6 microfones, fora 2 pedestais. Agora estou pensando em comprar um microfone e fiquei na dúvida se compro o 1800 ou 8500 da Beringher, qual que seria melhor para canto, voce q gosta agudos, qual dos dois respondem melhor aos agudos ( a maioria dos louvadores são mulheres)
 
É, entendi, as vezes da vontade de investir em microfones melhores (eu vejo que os lyric e xm8500 deixam a desejar um pouco, mesmo para aplicações que nao são profissionais), só que quando você vê 3 ou 4 microfones na mão da criançada quando vai louvar, eu desisto. As próprias responsáveis do grupo distribui os microfones.

Agora me diz, pra que um grupo de criança vai precisar de 3 microfones? Mas se o pastor não reclama, eu é que não posso ditar as regras né.

Fora que as vezes o próprio pessoal do som deixa o microfone cair na arrumação, na embolação de fio.

Por isso perguntei de microfones mais resistentes. Talvez em cultos onde o microfone fique no máximo com uma ou duas pessoas, e os outros somente com o ministério de louvor, seja mais fácil investir em algo melhor.

Abraços!
 
Back
Topo