Microfones Sem-fio Shure SM58 (VHF)

mateus.dias

New Member
Pessoal,

Em nossa igreja temos microfones sem-fio meio antigos.

Ontem liguei meu JTS de sax junto (UHF) e, um dos microfones, me parece que começou a dar interferência.

Alguém poderia me dar umas dicas para evitar interferências entre os receptores? Exemplo: Lá na igreja todos os receptores ficam um do lado do outro. Isso é mal? Como devo posicionar melhor os receptores (para que os transmissores - mics) fiquem mais "livres de interferência"?

Um abraço a todos!

Mateus
 
Se há dois microfones trabalhando na mesma faixa de frequência juntos, não tem Cristo que resolva.
Não adianta colocá-los distantes um do outro, colocar Bom Bril na antena... Não vai melhorar.
Se todos os microfones são de frequência fixa, infelizmente não há solução. Só partindo para sistemas mais modernos, multi-frequência.
 
Olá Gabriel, tudo na paz?

Extamente!!! o JTS possui seleção, mas os shure antigos não! Rapaz... tá osso. Tem um mic sem fio desligado. Se ligamos ele, é só interferência no sistema todo! Terrível!!! hahahahahaha. São shure antigos, que ainda usam baterias 9V e, como se não bastasse, já levaram alguns tombos e isso pode comprometer também não só a capsula mas o sistema de transmissão que fica no mic mesmo...

Para saber a frequencia que estão operando, como posso fazer???

Abraços!!!
 
Mateus, não vai ser fácil descobrir em que frequência os Shures trabalham. Só se você tiver o manual (duvido), ou se tiver escrito no receptor.
Se o seu JTS tem várias frequências, é mais fácil ir na tentativa e erro. Troque, e veja se melhora. Se não, troque de novo, até resolver.

Os Shures são excelentes microfones, mas modelos antigos têm tecnologia antiga, não tem jeito.
Tá na hora de pensar em atualizá-los.
 
Deluna, frequência no compartimento da bateria?
Não seria Ganho ou Squelch?

Não pode ser frequência, pois a frequência deve ser mudada tanto no transmissor quanto no receptor.
 
Poxa pessoal TODO microfone Shure vem escrito a frequência de transmissão dentro do compartimento da bateria e na base
receptora
gabriel_equalize disse:
Não pode ser frequência, pois a frequência deve ser mudada tanto no transmissor quanto no receptor.
Microfone Shure VHF antigo tem frequência FIXA
gabriel_equalize disse:
Mateus, não vai ser fácil descobrir em que frequência os Shures trabalham
Só se vc não souber ler....
Em último caso mateus, se vc não achar em nenhum lugar a freqüência de cada microfone é só abrir a base que lá dentro vc vai achar também escrito numa pecinha metálica soldada na placa.

Depois confira as freqüências de cada microfone e veja se tem alguma que bate com outra ou que está bem próximo, se isso estiver acontecendo não tem como arrumar. Mas se for entre um shure e o JTS é só mudar a freqüência dele.
 
Dica: os microfones shure tem um ajuste de Squelch na base que serve pra diminuir interferência do microfone, só que diminuiu o alcance de transmissão.
Faça um teste regulando o squelch com todos os microfones ligados.
Evite colocar uma base em cima da outra.
Pode colocar uma base do lado da outra com as antenas extendidas sem encostar uma na outra.
 
Opa opa, foi um mal entendido.
Achei que o Deluna tava dizendo que no compartimento da bateria tinha um botão que mudava a frequência...
Por isso disse que não podia ser.

Mas ele estava tentando dizer que no compartimento tem um selo com o número impresso.
Aí sim faz sentido.
 
E tem mesmo, os mics que vieram com o meu LX88 DUAL CHANNEL (uma base para dois transmissores) tem a frequência grafada no compartimento da bateria.

Além disso, um técnico de som antigo escreveu-as na própria base, em cada canal, com aquelas canetas que não saem nem com oração rsrs...
 
denesgomes disse:
Em último caso mateus, se vc não achar em nenhum lugar a freqüência de cada microfone é só abrir a base que lá dentro vc vai achar também escrito numa pecinha metálica soldada na placa.

Denes e demais amigos,

Boa noite! Obrigado pelas dicas valiosíssimas! Como leigo, jamais descobriria isso! Abrirei as bases, vou posicioná-las todas uma do lado da outra conforme a dica!

Na igreja temos um mic desligado porque causa muita interferência no sistema todo, talvez, agora eu consiga descobrir exatamente que estão em frequências próximas!

Grande abraço a todos!
 
Back
Topo