Artigo Microfonia: como controlar este incômodo

Se pudesse polemizar ia dizer que praia, PRAIA mesmo é aqui em Angra dos Reis. Já fui à Búzios e à Arraial do Cabo e em ambas tive que tomar anti-alérgico por causa do salinidade da água ( eu e minha família temos alergia a iodo ). Em dos casais que convidamos quase teve hipotermia por causa da temperatura da água e quando a gente mergulha fica deslumbrado com com aquela imensidão de areia sob a água translúcida ( tinha que ter alguma qualidade né ), mas... deserta e árida.
Aqui é outra história...
 
Hahahahaaa você tem alergia e a praia de Angra é melhor por causa disso? Meu tio é PRF aí em Angra, vive nas praias daí, mas sempre que ta de folga vem pra casa da minha mãe e fica em Arraial, cabo frio, búzios! Ele já morou fora, já morou em Copacabana, ele conhece de praia! Rs
 
É tenho alergia, mas só fui descobrir que a salinidade da água pode causar tb aí...rssss.
Cara as praias do Rio de Janeiro, da cidade, não tem comparação não. Aqui na usina tá cheio de gente que vem do Rio pra cá e não volta nunca mais... pelo menos por causa de praia.
 
Mas vamos resolver isso de forma definitiva: Vc vem com sua esposa e passa um final de semana prolongado aqui. Vamos fazer só dois passeios de escuna: O de Parati e o da Ilha Grande ( pode pesquisar por imagens aí no Google ). Depois eu vou praí e vc me leva pra fazer dois passeios de escuna tb : O de Búzios ou o de Arraial do cabo ( os quais já fiz ) ou quaisquer outros aí de Macaé. Vamos ver quem dá o braço a torçer ( mas todo mundo sai ganhando, kkkkkkk ).
 
kkkk

Somaovivo viagens....

@grpst outra coisa que adianta muito contra microfonias: Em equalização, menos é mais.
Prefiro sempre atenuar que reforçar.
 
Concordo Isinho. No geral, só fiz os low cuts de cada voz ( 80 pra homens e 120 pra mulheres) e tira um pouco em 100hz pra duas pessoas, devido ao bendito EF PB. De resto, equalizo o MINIMO possível. Geralmente jogo as mulheres num sub grupo e faço um rolloff suave nos agudos, pró som ficar mais agradável, se não fica muito "ardido".
E temos sobrevivido!

Abraço
 
Também. Engraçado que eu sempre useino bus da 01v como mono e sempre sobrevivi! Hhahaahhahaa da diferença no nível de sinal, usando o sub como mono? Nossa mix é mono mesmo!

Usando em mono tenho 8 subgrupos: 4 naipes e banda. Usando em estéreo, tenho que fazer homens, mulheres e banda!
 
Não que esteja errado, mas se o cara não tiver pegada vc acabará aumentando d+ o ganho e o resultado será uma bela de uma microfonia! (lembrando que estamos falando de som ao vivo, ok!?).

E outro ponto, se alterar a mesa, altera-se a estrutura também, tudo muda, não existe regras (ou melhor, receita de bolo)!
Mas então como proceder? digo , como fazer quando se está ao vivo com 3 pessoas, visto que cada uma vai falar como É a sua voz, natural...enfim, tem de regular o ganho conforme o que indica nos leds do master (não passando do verde), e ir atenuando se for voz mais forte, e se for voz fraca como vc disse como se procede? diminuíndo ganho?
 
Cara, se a voz for forte mas não clipar, só baixar o fader.
Se a voz for fraca, caso aumentarnno fader nao resolva, ganho no compressor ( Máximo de 5db, conforme ensinamentos de Monsenhor Everton). O ganho no compressor vai dar um ganho no canal mas com maior controle.
De resto, conversei converse Muito com os cantores. Eles precisam aprender a usar o microfone!
 
Última edição:
ALGUÉM SABE QUANTO CUSTA UM SERVIÇO DE ALINHAMENTO DE SISTEMA DE SOM?
OBRIGADO.
Amigo, se busca apenas alinhamento sem viés profissional, sugiro que busque um técnico renomado em sua região ou estude bastante sobre alinhamento e softwares como smart. Pensando em algo mais "profissa", você pode contratar um engenheiro de acústica, basta informar seu estado queno pessoal daqui recomenda. Aqui no rio conheço Joel Brito!

Enviado de meu XT1039 usando Tapatalk
 
Bom dia.

Geralmente na igreja onde vez por outra ajudo a ajustar o som, as maioria das vezes, o problema esta na sobra de frequência, junto com o excesso de volume, dai não tem outra, tem que trabalhar na equalização e volume das frequências, e com isso consigo chegar a um bom resultado.
 
Back
Topo