Microfonia TANTAM

camiloasc

Member
Boa tarde amigos.

Estou com o seguinte problema. Quando eu tento colocar o mic Audix D4 (http://www.audixusa.com/docs_12/units/D4.shtml) na parte traseira do tantam usando clamp para fixação, aparece um microfonia muito esquisita (Zuuuummmmmm), como se o eco produzido, dentro do corpo de madeira, do tantam fosse o responsável pela microfonia.
Será que um corte de frequências basta para resolver o problema ou será necessário reposicionar o mic?
O corte de frequência que eu fiz foi:
-12dB 80Hz passa alta (corte de baixas frequências);
-12dB 16kHz passa baixa (corte de altas frequências);
-12dB 800Hz Bell (curva formato de sino);

Dei uma pesquisada aqui no Forum e não encontrei nada parecido com o meu problema ai resolvi postar.
Att, Camilo Costa.
Na paz do Senhor.
 
Olá!
mesmo problema que acontece com o Cajon, se por o mic muito perto da saída de ar ou dentro da microfonia de grave,, aqui no meu caso afastando do Cajon resouve...
mas se tiver um eq só para o tantan acredito que só o corte resolva!!!!
 
Escolha estranha.
D4 , principalmente sem equalização "especifica" para tantam?Nunca colocaria.Jamais...
D2 ou i5 se for colocar no final de tunel. E com certeza LPF tem que ser aplicado bem antes de 16k (diria 4-5k com roll off).
Abrcs,
andry110
 
Escolha estranha.
D4 , principalmente sem equalização "especifica" para tantam?Nunca colocaria.Jamais...
D2 ou i5 se for colocar no final de tunel. E com certeza LPF tem que ser aplicado bem antes de 16k (diria 4-5k com roll off).
Abrcs,
andry110

Bom dia Andry, Obrigado pela resposta.

Eu mandei um email para os técnicos da Audix e eles me responderam que o D4 tem melhor resposta na faixa de 100 a 450 Hz do que o D2. O tantam por ser bastante grave achei que seria melhor o D4, pois tem melhor resposta que o D2 para baixas frequências.
Minha mesa é analógica, portanto o filtro de passa baixa é fixo em 16 kHz.
Qual seria a posição ideal para colocar o mic no fim do túnel? E vc conhece uma "garra" (clamp) boa para isso? Pois as que eu conheço são todas vagabundas.
Meu eq de médios varia de 250 a 5 kHz e é no formato de sino (bell shape), em qual frequência você faria um corte de correção e de quantos dB?

Muito obrigado pela atenção, que a paz do Sr. esteja convosco.

Att, Camilo.
 
Back
Topo