Minha central de AC

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Galera...

Em um tópico que o Tiago fez, ele apresentou meu equipamento, e o Bersan deu um destaque pra central de AC.
Hoje eu desmontei ela, para fazer uma manutenção preventiva, e resolvi tirar algumas fotos.

Aí vão elas:

Essa foi a foto postada pelo Tiago no tópico... Ela em uso, em um evento.
94cbdb7931dd78ff1ce52f4a845e22c0.jpg


Vista de cima, sem a tampa protetora.
OgAAAOF-w_Om7JfWP7QXAAPDNJNpkiBpx8Mv8EsNXYunV6GAQf0z_pm8E3UA6pGBgIkFZMh91tCCruCLxuhejQjokg4Am1T1UIURYhhUH05wEhCrnx2JodRl1xbf.jpg


Destaque na ligação Disjuntor -> Tomada.
OgAAALzOXc1YfLac0MV6yPnrJrmHBcrPfE7_DirNXERyst_Q9JS_XWOqZ5S6BY7coRfmqujUIW1LaFeQVAjI8VwtORAAm1T1UKwby7ICPdEUHo-_Qks73HXh7jtC.jpg


Sistema "tampa não caia pra trás". Hahaha
OgAAADX51YmgErHVY7PkAhzKi2k3vpRBoNJHYzqeVfpNpiCAFbhGWgw1YiYbkFjgD3_bzv5WsY6Ji5ym8P2Qpu2xnVsAm1T1UK6GPjLLJl-DtrUM9LmW1pShQ4kv.jpg


Visão mais próxima do transformador. A foto tá ruim, mas dá pra ver alguma coisa. Trancil de 2kVA
OgAAAKXUs-0oAoZI2D3yifMsfukA8E4L7HnB8c1fApRL66bfMTMNNkA5podYlUnW6mdNsHHu0S36B2K1I7_mLMKPqs4Am1T1UHuoq47QPRRNxP--1cyQ9zq810ao.jpg
 
Vamos lá...

para você que mora em cidade 220V, a existência daquele transformador deve ser um tremendo "peso" a ser carregado, hehehe. 2kVA??? Puxa!

Está bem montada, bem organizada. Mas uma abraçadeiras Hellermann para juntar os fios poderiam cair bem, hehehe.

A decisão de um disjuntor para cada tomada é interessante. Se fechar curto em um circuito, só aquele disjuntor cai, o restante ficará funcionando (são outros disjuntores). Muito bom.

Os fios são todos 2,5mm², correto?

Um abraço,

Fernando
 
Parabéns Gabriel, ficou muito legal.
A propósito, ficaria interessante se voce colocasse aqueles perfis de alumínio e rodinhas nela, ajuda no transporte e no acabamento né...

E parabéns também pela atualização (que as vezes deve dar um pouco de dor de cabeça) todas as tomadas no novo padrão.

Esses dias eu precisei construir uma "micro central de energia" para ligar 2 moovings (aqueles canhões de luz robotizados), apesar de feita na ultima hora e de ser bem simples (apenas 1 disjuntor bifásico e 4 tomadas) ficou legal.

Você utiliza algum tipo de aterramento?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma pergunta,
é aconselhável usar estanho nas imendas em cabos que transmitem AC? Faço a pergunta porque uma imenda feita com estanho praticamente perde o posto de gambiarra. Mas as vezes fico pensando se algum excesso de calor não poderá derreter a solda.
 
digosoul disse:
E parabéns também pela atualização (que as vezes deve dar um pouco de dor de cabeça) todas as tomadas no novo padrão.
Isso foi involuntário. Não achei mais para comprar no padrão antigo.
As tomadas no padrão novo eu só uso "internamente", para ligar o rack, por exemplo. A tomada que cai na mão dos músicos é no padrão antigo.

digosoul disse:
Você utiliza algum tipo de aterramento?
Quando a casa tem, sim.

digosoul disse:
é aconselhável usar estanho nas imendas em cabos que transmitem AC?
Eu não uso não... Tudo na fita isolante. Mas quando bem feito, não tem porque chamar de gambiarra.

bersan disse:
A decisão de um disjuntor para cada tomada é interessante. Se fechar curto em um circuito, só aquele disjuntor cai, o restante ficará funcionando (são outros disjuntores).
Essa é a idéia mesmo. Se, por exemplo, o tecladista dá um curto, só ele para. O resto do equipamento continua tocando.

bersan disse:
Os fios são todos 2,5mm², correto?
São de 4mm².
 
1 de 80A no geral
3 de 20A para os PAs
7 de 10A para o palco (cubos, monitores, instrumentos) e house mix (rack, mesa, dvd)
 
Gabriel, sobre o transformador... afinal nós sempre passamos por esse problema. Não insere ruído? Pergunta que não quer calar: quanto e onde?
 
O que?
Disjuntor geral de 80A com cabos de 4mm² que suporta até 30A.
O correto seria a utilização de cabos de 25mm² para a entrada da central de AC, pois eles suportam até 90A.
Por acaso teve problemas com o aquecimento do cabo?
Vc pode estar pondo em risco seus equipamentos!

Aqui segue uma tabela relação bitola x amperagem:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cadoff.com.br/backend/repositorio/noticias/TabelaEletricista.jpg">http://www.cadoff.com.br/backend/reposi ... icista.jpg</a><!-- m -->
 
Galera,pergunta que não quer calar para nós leigos no assunto: Como se faz uma fonte AC,alguem tem algum esquema ?

Seria: rede > dijuntor > tomadas ? Como um quadro de chaves de uma residência ?
 
Helio disse:
Galera,pergunta que não quer calar para nós leigos no assunto: Como se faz uma fonte AC,alguem tem algum esquema ?

Seria: rede > dijuntor > tomadas ? Como um quadro de chaves de uma residência ?

Bom acho que você quiz dizer uma central de AC e não fonte de AC, se foi isso tem um artigo da attack que da uma uma ideia de como se fazer uma, muito bom mesmo.

Mais pelo final tem uma figura descrevendo como se deve ser feita, ou melhor da uma luz para os leigos, começarem a desenvolver uma central de AC.

Abaixo o link.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.attack.com.br/artigos_tecnicos/geracao_da_energia.pdf">http://www.attack.com.br/artigos_tecnic ... nergia.pdf</a><!-- m -->

Até mais.
 
Ih galera, desculpa pela demora... Dormi nesse tópico.

carlosecg disse:
Não insere ruído? Pergunta que não quer calar: quanto e onde?
Nunca tive problemas de ruído. Sobre o preço, não me recordo de cabeça, mas comprei na 109 sul.

Jeanderson disse:
quais potencias você usa no seu transformador que é de 2kva?
Meu sistema é todo ativo. Os PAs, ligo em 220v, não passando no transformador.
No 110v, só ligo caixinhas ativas, como as RCF art310A, como monitor.

brank!nho disse:
Disjuntor geral de 80A com cabos de 4mm² que suporta até 30A.
Todo o equipamento junto não usa os 30A. Os disjuntores tem bastante folga. Servem apenas para segurar os curtos.

Helio disse:
Como se faz uma fonte AC,alguem tem algum esquema ?
A minha eu fiz: Rede -> Disjuntor principal -> Disjuntores individuais -> Tomadas.
Logicamente só os positivos passam pelos disjuntores. Os negativos e terras vão direto.
 
Patricio neri disse:
Mais pelo final tem uma figura descrevendo como se deve ser feita, ou melhor da uma luz para os leigos, começarem a desenvolver uma central de AC.

Cara li o artigo muito completo, aprendi muito sobre elétrica e como influencia mais q o esperado no áudio, aprendi ate como se calcula bitolas de fios para cabos de sinal e cabos de caixa, mais n vi nada específico de " como montar uma central de AC", mais no geral, com o conhecimento adquirido no artigo vc consegue montar uma tranqüilo rsss

Só ter calma pra fazer todos os cálculos.


Parabens pela indicação

8) 8)
 
Gabriel não consegui ver as outras fotos DA CENTRAL DE AC só a primeira !
Se puder por favor envie as fotos para o meu email ou poste élas novamentes
para abrirem não tem jeito de abrir
[email protected]
Obrigado
 
Gabriel teria como vc colocar fotos da sua central AC ! Pois o link das fotos que vc postou são Orkut e não abre mais ! Poste fotos para podemos ver como éla foi feita em Detalhes!
 
Back
Topo