Minha igreja e nossos problemas de acustica !!!!

unformed

Member
Amigos,

Estou com um problema em nossa igreja, onde o som não está "legal". Temos duas caixas SoundTech CX32C (P.A.), mesa Mackie VLZ 2442, dois retornos também SoundTech, um pequeno antera(não lembro os modelos), dois compressores Alesis, um equalizador ART mod. 341 e um Behringer que também não lembro o modelo, potências Crest Audio CA4, Wattsom dbs3000 e uma Voxman a2500 (se não me engano), 4 fones AKG 414P e 4 PowerClick F10 (que é muito ruim) e microfones, sendo um Beta 58, 4 Senheiser E835, um XingLing qualquer, um SM58 sem fio (com problema) e um kit de bateria da Shure moedloe Pgdmk6.

O problema é que temos um volume muito alto, encima na galeria e embaixo da galeria falta de agudos, como temos apenas 2 caixas no P.A. estou tendo dificuldades em acertar a forma de se resolver este problema.
Esta ocorrendo também um exceso de agudos e de volume na galeria, então quando preciso deixar com mais brilho na parte de baixo, na galeria o volume já está alto e com muito agudos.
A partir do que li aqui no SomaoVivo, estou tendo algumas idéias do que fazer, mas antes eu queria chamar algum profissional de acustica para fazer uma avaliação do local e indicar o caminho mais correto a seguir, acredito que iniciar pela parte acustica seria uma grande vantagem, já que não utilizamos cubos e nossa bateria é isolada no aquário que fizemos, o problema mesmo é as diferença da galeria para a parte de baixo e a sobra de frequências altas.

Estou colocando algumas fotos para o pessoal me ajudar com algumas dicas e também peço a indicação de algum profissional para nos ajudar com a acustica.

Fotos da Igreja
DSC00795.jpg


DSC00796.jpg


DSC00802.jpg


DSC00800.jpg


DSC00801.jpg


DSC00790.jpg


DSC00791.jpg




Aquário da Bateria (em vidro ) isso mesmo vidro
DSC00783.jpg


DSC00798.jpg




Cabine de Som
DSC00805.jpg


DSC00807.jpg




Imagem traseira da caixa do P.A. da SoundTech modelo CX32C
DSC00776.jpg


Temos também um Cubo Peavey Bandit 112 para guitarra e um Galiien Krueger 400RB III para o baixo, paramos de utilizá-los devido ao excesso de volume que os músicos colocavam em seus cubos, pois não tinham uma referência do volume que ia para a igreja e ainda não temos sub-grave.

Outra questão seria sobre nossa mesa de som, estava pensando em vendê-la e pegar uma yamaha 01v96 vcm, o que vocês acham de eu vender junto com a mesa os equalizadores e compressores já que a yamaha tem dentro dela ????? não me crucifiquem pela idéia !! rrrsrsrs


Desde já agradeço por tudo que tenho aprendido no forum e sei que vou aprender ainda mais a partir dos comentários feitos aqui.


Abraços
 
Vou começar agradecendo pelas fotos que ajudam bastante no que a galera vai comentar.

Sua idéia de chamar um profissional da área vai lhe proporcionar um melhor aproveitamento no que vai ser gasto nesse projeto.

Em relação a troca da mesa, se tiver condições eu sugiro a troca, não comparando sonoridade entre as mesas mas sim a maior gama de recursos que a digital vai te conceder. Estamos pra fazer essa mesma troca na minha igreja, temos uma VLZ PRO só que 32Ch, só uso 16ch, então é um "desperdício", além das vantagens ja citadas.

Ja em relação às caixas, o pé direito da igreja é bem alto, sugiro um cluster com 3 caixas bem anguladas, sendo que uma delas "mandaria" som pra galeria.
Minha preocupação é com aqueles bancos que ficam na lateral do templo, embaixo da galeria, talvez seria interessante colocar uma caixa pra reforçar os agudos naquele setor. Mas teria que ter uma pequena correção no volume enviado a ela, dependendo da caixa teria que ser menor.
 
Olha, problemas de acústica de ambientes realmente são muito complicados de resolver.
Como já disse antes, eu ñ sei fazer isso, mas te garanto que vc tá no caminho certo, que é exatamente buscar ajuda profissional p/ resolver a questão. Remendos ou pseudo-soluções são terríveis nesses casos.

O ambiente só tem esse problema, da diferença entre térreo e galeria? Não reverbera muito?

Um chute aqui quanto a uma eventual solução (talvez só sirva em conjunto com outras medidas): de repente, pode ter a ver com a dispersão sonora das caixas, já que "em cima" sobra agudo, e "embaixo" falta agudo. Talvez reposicionamento das caixas principais e uso de caixas de reforço na galeria resolvam (mas algo muito leve, pq pareceu uma área pequena).

Espera os mestres falarem, vão te ajudar muito mais.
-------------------------------------------------------------

Só confirmando, esse sistema ñ é adequado à amplificação da bateria e do baixo, já que falta o subgrave. Pelo que pude ver, as caixas têm woofers de 12 polegadas (resposta de 70 a 20k Hz, mas ñ sei a "linearidade" disso - perto dos 70 Hz deve ser uma resposta "não-nula", mas pouco significativa). Confere? Voltar a usar o amp do baixo (o GK), mas educando o baixista pode ser uma boa p/ amenizar essa questão até a chegada do sistema "completinho". Quanto à bateria, só esperando, mesmo (creio eu :D).

Quanto a vender a mesa, sinceramente, não sei o que te indicar, hehehe. Mas se esse conjunto aí atende bem, talvez seja melhor investir exatamente no sub.


Abraço.

Tailan
 
Olá amigo...

Discordo um pouco de algumas opiniões.
Quanto a trocar a mesa, só mais pra frente mesmo, agora acho que seu som tem de ficar bom do jeito que está, para a mesa só completar. Ah, e a 01V NÃO POSSUI equalizadores gráficos para serem usados, teria de ser um externo.

Achei a altura muito baixa para o uso de um cluster central e o mesmo atender a galeria.

Por mim, trocaria essas caixas por duas de falante de 10", mais um sub, no local que estão as atuais ou com pouca diferença para atender em baixo.
Acho estranha essa disposição de bancos laterais do templo, mas... Fazer o que. Para atendê-las colocaria pequenas caixas (isso se ainda tiver o problema de agudos) estilo as Staner LW3 (ou coisa assim, nunca ouvi, é só um "chute" de caixas) para suprir os agudos, mas com beeem pouco volume. - (Essa parte nunca vi implementada -> não sei se funcionaria)

E na galeria poderia tentar um cluster central bem alto no meio da igreja para reforçar apenas os agudos, viradas para o lado que tem bancos e o fundo.

Não acho a idéia de voltar os cubos interessante, sua ireja é muito pequena para tanto SPL.
Como dito, estou apenas especulando, nem sei se isso funcionaria na prática. Contrata um bom profissional que já vai ser seu melhor investimento.
 
vc domina bem equalização e equalizadores?
achei meio estranho estar todos os médios atenuados.
não que não seja possível, se necessário. mas, pergunto só pra confirmar.
 
Essa igreja aparenta ter uns 8m de altura, daria sim pra implementar um cluster, como disse: "bem anguladas".

A 01V96 possui EQs paramétricos que, dependendo do caso, pode resolver alguns problemas. Para ajudar a equalizar o ambiente caso seja necessário, pode-se usar um dos seus EQs.

Usar caixas como reforço é muito usado na minha denominação devido ao projeto físico das igrejas (quase todas iguais). No caso dessa igreja daria pra fazer também, exige um pouco mais de trabalho no processar do som.

Sobre voltar com os cubos concordo que não compensa voltar a usar.
 
emartinspereira disse:
vc domina bem equalização e equalizadores?
achei meio estranho estar todos os médios atenuados.
não que não seja possível, se necessário. mas, pergunto só pra confirmar.

Ja foi falado aqui, se tiver que atenuar mais que 7 ou 8 frequencias no EQ tem que se revisar o sistema.
 
Essa igreja aparenta ter uns 8m de altura, daria sim pra implementar um cluster, como disse: "bem anguladas".

Desculpe, não vi o bem anguladas.
Estava pensando, e também dá pra ser um cluster com dois níveis, o superior para a galeria e o inferior, para a parte térrea.
 
Acho que agora voce "captou a minha mensagem". :D :D :D

De uma olhada no site da LC Diniz, eles tem muitas fotos de projetos feito por eles, tem muita coisa la que exemplifica o que quero sugerir.

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.lcdiniz.com.br">www.lcdiniz.com.br</a><!-- w -->
 
Obrigado pelasresposta !!

Vamos lá então:
TSA > O ambiente encima reverbera sim, e dá um agudo também, mas quando eu o tiro no equalizador, em baixo faltam agudos.

Só confirmando, esse sistema ñ é adequado à amplificação da bateria e do baixo, já que falta o subgrave. Pelo que pude ver, as caixas têm woofers de 12 polegadas (resposta de 70 a 20k Hz, mas ñ sei a "linearidade" disso - perto dos 70 Hz deve ser uma resposta "não-nula", mas pouco significativa). Confere?
Sim, confere.

Isinho > minha idéia erade colocar um cluster central lá no alto, direcionando cada caixa para atender um ponto da igreja (galeria, meio/fundo e frente), como o Raphael disse e posteriormente reforçar os agudos no corredor debaixo da galeria,a posição dos bancos laterais se dá devido aos pilares, que são extremamente grossos e dificultando a visão e fluxo de pessoas para o banheiro da igreja que fica a direita doaquário da bateria.

emartinspereira > sua pergunta caiu bem, pois estas fotos foram feitas há uns 2 meses atrás e eu havia por curiosidade (burrice mesmo) pensado em tirar aquele fusível que fica atrás da caixa do P.A. e ele justamente atenua as frequências altas, então hoje estou rodando sem o fusível e então as frequências altas estão passando sem processamento do crossover interno da caixa, só percebi isto agora !!!!!!!!!! estarei recolocando eles e ver o que melhora, estarei atenuando em -6 e compensarei pelo equalizador pra ver o que acontece.

Raphael > A igreja se não me engano tem de 7 a 8 metros de altura.

Amigos, obrigado até o momento, já ajudou em muitos os comentários.
Hoje pela manhã estive na Teodoro Sampaio e conversei com um vendedor da Reference (Riomey) e marquei com ele de vir no próximo sábado em nossa igreja para fazer uma avaliação e propor algumas mudanças, sei que nossas caixas do P.A. já estão um pouco antigas e estão "cansadas", não pretendo trocar elas, pois acho que em grande parte o problema não está nelas e sim na forma de trabalharmos e na acustica do templo, pois vocês sabem que conseguir dinheiro para melhorar o som sempre é dificil, tentarei obter o máximo resultado com elas. Lembrando que preciso comprar o sub que vai sair uns R$1500 e estarei tentando trabalhar com isopor nas paredes, cobertos com tecido (sonofletores) e pensarei em alguma coisa com lã de vidro também.

Abraço !!
 
Isopor não, pelo amor de Deus! Se for fazer alguma coisa desse tipo use chapas de lã de rocha ou lã de vidro.

Isopor é isolante térmico.
 
Raphael, estava pensando em utilizar placas de isopor de uns 100 milimetros (10cm), com uma ferramenta qualquer, fazer uma caixa onde nessa parte interna eu a revestiria com lã d vidro e cobria com algum tecido bonito por fora, acho que ficaria mais barato e prático do que fazer um quadro em madeira, o que você acha da idéia ?
 
Sugiro a madeira com uma chapa de lã de vidro revestida com um tecido ortofônico.

Ja ja posto algumas fotos. Vou procurar.
 
Olá a todos,

As pessoas que estão embaixo da galeria não ouvem os agudos porque não estão na direção das cornetas.

Como o pessoal já disse você tem duas opções, ou reforçar os agudos através de caixas pequenas embaixo da galeria ou uma outra possibilidade seria colocar as caixas de PA mais para baixo de forma que a corneta fique um pouco abaixo do teto da galeria e se for o caso reforçar a galeria.

Acho que a idéia do Raphael de dois cluters centrais e bem direcionados é muito boa, fazendo duas caixas em baixo direcionando o som para quem está no piso com as cornetas abaixo do teto da galeria e um outro cluster direcionado para que está em cima.

Mas pelo que disse sobre a reverberação acredito que se você somente posicionar as caixas mais para baixo não vai nem precisar de colocar mais duas caixas para a galeria.

Eu tiro isso pela minha igreja que tem uma pequena galeria no fundo, estou com uma caixa central bem baixa, olhando quase para o chão e lá em cima da galeria se ouve o som nitidamente e até mais agudo do que em baixo, vai saber... coisas da acústica.

abç,

Marcelo
 
Bom, quando eu disse "voltar a usar o amp do baixo", ñ estava me referindo ao problema acústico, mas sim à questão da resposta do sistema. Como disse, só funcionaria corretamente se houvesse educação nesse uso. Caso ñ seja possível, realmente é melhor deixar assim mesmo.

Fábio, se der, aproveita e conserta todos os problemas acústicos que vcs tiverem aí (como a reverberação que vc disse). Sem dúvida é um investimento (não só de grana, mas tb de tempo, se vc resolver fazer alguma solução por si mesmo) que vale a pena.


Abraço.

Tailan
 
Achei esse aqui também, muito interessante.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.angelfire.com/sports/RCcars/acoustic_panels.htm">http://www.angelfire.com/sports/RCcars/ ... panels.htm</a><!-- m -->
 
Olá Unformed, olá a todos,

primeiro, eu demorei um pouco a acessar o tópico, e acabei não lendo as respostas já dadas. Ou seja, só me baseio na pergunta original e fotos.

O problema é que temos um volume muito alto, encima na galeria e embaixo da galeria falta de agudos, como temos apenas 2 caixas no P.A. estou tendo dificuldades em acertar a forma de se resolver este problema.

Siga uma regra simples: se você enxerga o falante, você o ouve. Isso é fácil com o woofer (graves), mas nem sempre fácil com o driver (agudos).

Dessa regra, podemos concluir várias coisas:

1) a sua nave principal é bem atendida pelas duas caixas de PA. As duas fotos iniciais mostram claramente que as duas caixas abrangem bem. Talvez a única consideração a fazer é que, dado a baixa altura delas, o som na frente deve ser bem alto, enquanto atrás seja mais baixo.

Caixas instaladas em maior altura poderiam lhe atender melhor, mas para se certificar disto, é importante fazer alguns cálculos (coisa simples, Teorema de Pitágoras). Por favor, leia o artigo "A Lei dos Inversos dos Quadrados" que tem tudo explicado lá.

2) Na terceira foto, provavelmente tirada do seu lugar de visão/audição, eu não gostei do que vi. Não deu para ter ideia clara da caixa, mas se ela for uma SoundTech típica, com cobertura vertical de 40°, você estará fora da área de dispersão da caixa. Traduzindo em miúdos: você está no local errado: deveria estar embaixo, não em cima.

Posso estar errado. Se você conseguir ver o "furo" do driver na corneta (o centro do falante), estou errado. Se você não conseguir ver esse "furo", estou correto.

Se eu estiver correto, o sintoma seria o seguinte: você, por não ouvir os agudos bem, compensaria na equalização. Haveria excesso de agudos na nave principal, enquanto para você estaria bom. Pelo que você falou, não parece ser bem isto que acontece.

3) A quinta foto, tirada da posição dos bancos lateriais, embaixo da galeira, mostra um problema claro. Há diversos obstáculos (pilastras) entre a caixa e os ouvintes, que "desviam" os agudos. Há duas alternativas possíveis:

a) instalar caixas de reforço de agudos para esse pessoal. Uma Staner PS-100 em cima do que parece ser uma porta, no final da galeria, atenderia bem, ou mesmo algumas caixinhas pequenas distribuídas.

b) o melhor mesmo era ninguém sentar ali. Não se escuta bem nem se ouve bem. Seria algo a se "educar" o povo: só sentar ali quando não tiver mais lugar na nave principal. Tirar os bancos não seria má ideia, só voltando com eles para o local naqueles cultos com previsao de encher a igreja toda. Se isto fosse possível, eu nem faria nada (caixas, nada) no som do local.

4) Claramente também, a região da galeria superior não tem caixas que atendam. O correto seria haver caixas também para esta região.

Duro é escolher as caixas para esta parte de cima. Sabe por que? Primeiro, porque o ideal seria ter as mesmas caixas embaixo e em cima, para você ter sonoridades semelhantes. Ou seja: você teria que abandonar as SoundTech. Segundo, porque sua igreja iria ficar ótima com um line-array! Sua arquitetura favorece claramente a instalação de line. Só que é caro, muito caro!!!!!

Esta ocorrendo também um exceso de agudos e de volume na galeria, então quando preciso deixar com mais brilho na parte de baixo, na galeria o volume já está alto e com muito agudos.

De analisar as fotos, eu esperaria o seguinte:
- som bom embaixo
- som em cima pobre em agudos, baixa inteligibilidade
- volume bom embaixo
- volume em cima reforçado nos graves pela reverberação de graves, dada a acústica. (construção) do local.

Mas, pelo que entendi, você relata o contrário. Excesso de agudos na galeria! Estranho...qual a causa disto? Duas explicações possíveis:

a) Os bancos estão refletindo parte dos agudos para cima. Sim, totalmente possível, já que o formato deles provocaria isto. Mas tal situação só aconteceria se igreja estivesse vazia, pouca gente.

c) alguém está acrescentando agudos em excesso (o operador de som). Entretanto, quando estivesse com muito agudo embaixo, estaria bom em cima, e não o contrário.

Esta eu fiquei muito na dúvida, talvez você possa esclarecer melhor.

Fora isto, temos mais algumas coisas a comentar.

potências Crest Audio CA4, Wattsom dbs3000 e uma Voxman a2500

Rapaz, é como ter Ferraris e Golzinhos, hehehe. Entendo que a Crest atende ao PA, mas não vi as outras... atendem retornos?

mas antes eu queria chamar algum profissional de acustica para fazer uma avaliação do local e indicar o caminho mais correto a seguir

Sempre boa ideia, ainda mais que você está do lado de Sampa.

acredito que iniciar pela parte acustica seria uma grande vantagem

Sua acústica é muito ruim. Você está dentro de uma "caixa de sapatos", como eu costumo definir uma igreja que é parede e vidro em tudo quanto é lugar. O mais correto é sim, começar por aí. E só um profissional para fazer o projeto. Sugestões:

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.vibrasom.ind.br">www.vibrasom.ind.br</a><!-- w -->
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.akkustic.com.br">www.akkustic.com.br</a><!-- w -->

já que não utilizamos cubos e nossa bateria é isolada no aquário que fizemos

Legal a bateria e legal que esteja dentro de um aquário. Problema algum fazer em vidro. Geralmente é feita em acrílico para ser móvel, mas se não precisa ser móvel...

Mas, se vocês não usam cubos, o que é aquelas duas caixas (um tem marca, Peavey) nas últimas fotos?

Temos também um Cubo Peavey Bandit 112 para guitarra e um Galiien Krueger 400RB III para o baixo, paramos de utilizá-los devido ao excesso de volume que os músicos colocavam em seus cubos, pois não tinham uma referência do volume que ia para a igreja e ainda não temos sub-grave.

Venda-os e coloque uma solução por fone de ouvido. Vai atendê-los bem e ninguém mais vai reclamar do volume deles. E com a venda dos dois você consegue dinheiro para os fones e acho que até sobra!

PERIGO: EQUALIZAÇÃO ERRADA!!!!

Na penúltima foto tem algo que está errado, erradíssimo. Você tem equalizadores péssimamente regulados. Desculpe a "sinceridade", mas aquilo não é regulagem de eq. Você está reforçando graves em um ambiente reverberante, o que só aumenta ainda mais a reverberação, sem falar do restante (inclusive de você reforçando os agudos que tanto lhe sobram). Você precisa urgentemente dar um jeito nisto. Opções:

a) desligue o equalizador. Seu som irá aparentemente piorar, a princípio, mas use a equalização da mesa, que é ótima, para chegar a um bom resultado. Você verá que consegue (ok, mas vai "apanhar" por alguns cultos, avise isto às lideranças).

b) Chame um profissional para fazer um RTA do local e aí sim regular o equalizador. Dica: quem mexer com acústica faz o RTA também (aliás, faz ANTES para ver o que sobra) e DEPOIS para ver como ficou.

Outra questão seria sobre nossa mesa de som, estava pensando em vendê-la e pegar uma yamaha 01v96 vcm, o que vocês acham de eu vender junto com a mesa os equalizadores e compressores já que a yamaha tem dentro dela ????? não me crucifiquem pela idéia !! rrrsrsrs

Eu acho sua mesa ótima e sua igreja muito pequena, ou melhor, eu acho sua mesa até exagerada para esta igreja. Você pode até trocar, mas não vai resolver o problema de som dela. E a 01V96 não tem equalizador gráfico.

Melhor gasto é investir em fones e acústica. E um line.

Um abraço,

Fernando
 
posição dos bancos laterais se dá devido aos pilares, que são extremamente grossos e dificultando a visão e fluxo de pessoas para o banheiro da igreja que fica a direita doaquário da bateria.

Rapaz, se mal se vê, se mal se ouve, e ainda é passagem, para que ter banco ali? Eu não gastaria um centavo nesse local, a não ser que a igreja esteja todo dia lotada.

minha idéia erade colocar um cluster central lá no alto, direcionando cada caixa para atender um ponto da igreja (galeria, meio/fundo e frente)

Você acabou de descrever o que um line-array faz.

emartinspereira > sua pergunta caiu bem, pois estas fotos foram feitas há uns 2 meses atrás e eu havia por curiosidade (burrice mesmo) pensado em tirar aquele fusível que fica atrás da caixa do P.A. e ele justamente atenua as frequências altas, então hoje estou rodando sem o fusível e então as frequências altas estão passando sem processamento do crossover interno da caixa, só percebi isto agora !!!!!!!!!! estarei recolocando eles e ver o que melhora, estarei atenuando em -6 e compensarei pelo equalizador pra ver o que acontece.

Boa! Nem reparei na foto da SoundTech.

Hoje pela manhã estive na Teodoro Sampaio e conversei com um vendedor da Reference (Riomey) e marquei com ele de vir no próximo sábado em nossa igreja para fazer uma avaliação e propor algumas mudanças, sei que nossas caixas do P.A. já estão um pouco antigas e estão "cansadas",

Tenho ressalvas em conversar com vendedor. O interesse deles é o que é bom para a loja, não para você.

Bons alto-falantes (e sim, os Soundtech são bons) tem a incrível capacidade de durar 20 (no mínimo) a 30 anos, quando só então as colas começam a se desfazer. Você pode até trocar de caixas, mas não porque estão cansadas. Se o vendedor que lhe disse isto, fuja!

Lembrando que preciso comprar o sub que vai sair uns R$1500 e estarei tentando trabalhar com isopor nas paredes, cobertos com tecido (sonofletores) e pensarei em alguma coisa com lã de vidro também.

NÃO USE SUBS. SUA ACÚSTICA NÃO PERMITE

ISOPOR!!!!!! JESUS TEM MISERICÓRDIA. Isopor é isolante térmico, e não acústico. E isopor pega fogo fácil. Não serve para tratamento acústico.

Existem "carpetes acústicos" e Sonex, ambos são tratados para evitar propagação de chamas. Esqueça qualquer vendedor e contrate alguém especilizado!

pois vocês sabem que conseguir dinheiro para melhorar o som sempre é dificil

Cada igreja tem o som que merece, né? Sem investir, não tem como fazer coisa boa.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo