Mix em fones

Benko

Member
Boa tarde pessoal!

Tenho usado na minha igreja a mais ou menos 1 ano um sistema de retorno através de fones com a 01v96i e ha4700.

No entanto até o momento não consegui fazer com que os retornos soassem de forma natural, ou seja, com conforto sonoro. A forma que penso é que a mix nos fones deveria soar como que usando um monitor de palco, com ambiência inclusive.

Porém não consigo realizar bem essa tarefa, pois sempre sinto uma diferença muito grande do que ouço nos fones pro que realmente está acontecendo fora deles.

Estou certo em pensar uma mix dessa forma? Se estou, como faço pra consegui-la? Tenho pensado/tentado fazer essa sensação de "não estar usar fone" utilizando um mic shot gun e fazer dele como que o som base do retorno e apenas acrescentar bem aos poucos o que cada músico sentir falta.

Nessa minha ideia também não tenho muita ideia sobre o posicionamento dele, se próximo aos músicos (porque corresponderia à relação real do som externo que chega a eles), se direcionado ao público (para uma captação direta sobre o público) ou se no meio do salão (onde captaria uma mistura do público e do som das caixas). Nenhuma dessas 3 opções podem estar certas também rsrsrsr.


Mas então, o que me dizem a respeito? 

Sei que a nossa resposta "padrão" (padrão porque sei que é verdade viu gente?) é que varia o gosto de cada um e etc, mas queria uma opinião de como vocês fazem pra ter esse conforto sonoro e o que me recomendariam.

Obrigado!
 
Olá Benko...

A sua idéia de usar um microfone de ambiência é muito utilizada mas não da forma que vc imaginou...

Vamos lá:

Existem várias formas de se fazer isso, mas o princípio é que, o mic de ambiencia vai dar apenas a referência do que tá rolando no palco, ou seja, um adicional a sua mixagem... Nesse caso você iria apenas adicionar aos poucos em cada fone a ambiencia até que soe natural...

Uma forma bem interessante se você estiver fazendo as mixagens pros fones em estéreo é usar dois mics de ambiência no palco... um em cada lado, e enviar o sinal de cada um pro lado equivalente do fone... isso serve muito bem pro batera já que geralmente fica no centro da banda...
 
Olá Benko...

A sua idéia de usar um microfone de ambiência é muito utilizada mas não da forma que vc imaginou...

Vamos lá:

Existem várias formas de se fazer isso, mas o princípio é que, o mic de ambiencia vai dar apenas a referência do que tá rolando no palco, ou seja, um adicional a sua mixagem... Nesse caso você iria apenas adicionar aos poucos em cada fone a ambiencia até que soe natural...

Uma forma bem interessante se você estiver fazendo as mixagens pros fones em estéreo é usar dois mics de ambiência no palco... um em cada lado, e enviar o sinal de cada um pro lado equivalente do fone... isso serve muito bem pro batera já que geralmente fica no centro da banda...
 
Olá Benko...

A sua idéia de usar um microfone de ambiência é muito utilizada mas não da forma que vc imaginou...

Vamos lá:

Existem várias formas de se fazer isso, mas o princípio é que, o mic de ambiencia vai dar apenas a referência do que tá rolando no palco, ou seja, um adicional a sua mixagem... Nesse caso você iria apenas adicionar aos poucos em cada fone a ambiencia até que soe natural...

Uma forma bem interessante se você estiver fazendo as mixagens pros fones em estéreo é usar dois mics de ambiência no palco... um em cada lado, e enviar o sinal de cada um pro lado equivalente do fone... isso serve muito bem pro batera já que geralmente fica no centro da banda...
 
Olá Benko...

A sua idéia de usar um microfone de ambiência é muito utilizada mas não da forma que vc imaginou...

Vamos lá:

Existem várias formas de se fazer isso, mas o princípio é que, o mic de ambiencia vai dar apenas a referência do que tá rolando no palco, ou seja, um adicional a sua mixagem... Nesse caso você iria apenas adicionar aos poucos em cada fone a ambiencia até que soe natural...

Uma forma bem interessante se você estiver fazendo as mixagens pros fones em estéreo é usar dois mics de ambiência no palco... um em cada lado, e enviar o sinal de cada um pro lado equivalente do fone... isso serve muito bem pro batera já que geralmente fica no centro da banda...
 
deneripr disse:
Olá Benko...

A sua idéia de usar um microfone de ambiência é muito utilizada mas não da forma que vc imaginou...

Vamos lá:

Existem várias formas de se fazer isso, mas o princípio é que, o mic de ambiencia vai dar apenas a referência do que tá rolando no palco, ou seja, um adicional a sua mixagem... Nesse caso você iria apenas adicionar aos poucos em cada fone a ambiencia até que soe natural...

Uma forma bem interessante se você estiver fazendo as mixagens pros fones em estéreo é usar dois mics de ambiência no palco... um em cada lado, e enviar o sinal de cada um pro lado equivalente do fone... isso serve muito bem pro batera já que geralmente fica no centro da banda...

Entendi. Então o pensamento é realmente o contrário né... Em "primeiro plano" fica o som direto dos instrumentos e em "segundo plano" que vem a ambiência. 

Estou fazendo a mix em mono mesmo, devido a "limitação" de auxiliares pra isso, pois são um total de 5 ou 6 entre músicos e vocais, 1 para efeito e mais uma outra pra aplicações diversas, como envio pra câmera e tal. Minha mesa só me dá 8 aux.

Contornando um pouco a questão do stereo, dois mics posicionados em locais diferentes e dosando a quantidade de cada um é uma solução boa ou não faz diferença quanto ter apenas 1 mic de ambiência?

Meu ministério atua basicamente num salão de 10mx10m. Por questões de pouco espaço o ministério fica todo junto em um canto do salão, enquanto o cantor ou ministro ou pregador ficam ao centro do salão conduzindo. 

Penso que posicionando o mic na frente (junto com o cantor) a referência de audição que teremos é próxima a do cantor. Se posicionarmos junto ao ministério a referência será nossa, mas ele deve captar bastante do som da bateria também.

Tem mais um conselho? :)
 
Em mono, dá pra fazer como você disse, dosando.... a questão é que pra banda não vai precisar da ambiência de onde o cantor estiver, mas o cantor é interessante ter a ambiência da banda (bem dosada) pra se sentir junto da mesma...

Sobre o posicionamento terá que esperimentar... como dica, digo que tente evitar captar a bateria... de todo jeito elá irá entrar pelo alto SPL, então tente focar nas outras fontes, caso contrário só irá ter bateria na referencia...
 
Em mono, dá pra fazer como você disse, dosando.... a questão é que pra banda não vai precisar da ambiência de onde o cantor estiver, mas o cantor é interessante ter a ambiência  da banda (bem dosada) pra se sentir junto da mesma...

Sobre o posicionamento terá que esperimentar... como dica, digo que tente evitar captar a bateria...  de todo jeito elá irá entrar pelo alto SPL, então tente focar nas outras fontes, caso contrário só irá ter bateria na referencia...
 
Back
Topo