Benko
Member
Boa tarde pessoal!
Tenho usado na minha igreja a mais ou menos 1 ano um sistema de retorno através de fones com a 01v96i e ha4700.
No entanto até o momento não consegui fazer com que os retornos soassem de forma natural, ou seja, com conforto sonoro. A forma que penso é que a mix nos fones deveria soar como que usando um monitor de palco, com ambiência inclusive.
Porém não consigo realizar bem essa tarefa, pois sempre sinto uma diferença muito grande do que ouço nos fones pro que realmente está acontecendo fora deles.
Estou certo em pensar uma mix dessa forma? Se estou, como faço pra consegui-la? Tenho pensado/tentado fazer essa sensação de "não estar usar fone" utilizando um mic shot gun e fazer dele como que o som base do retorno e apenas acrescentar bem aos poucos o que cada músico sentir falta.
Nessa minha ideia também não tenho muita ideia sobre o posicionamento dele, se próximo aos músicos (porque corresponderia à relação real do som externo que chega a eles), se direcionado ao público (para uma captação direta sobre o público) ou se no meio do salão (onde captaria uma mistura do público e do som das caixas). Nenhuma dessas 3 opções podem estar certas também rsrsrsr.
Mas então, o que me dizem a respeito?
Sei que a nossa resposta "padrão" (padrão porque sei que é verdade viu gente?) é que varia o gosto de cada um e etc, mas queria uma opinião de como vocês fazem pra ter esse conforto sonoro e o que me recomendariam.
Obrigado!
Tenho usado na minha igreja a mais ou menos 1 ano um sistema de retorno através de fones com a 01v96i e ha4700.
No entanto até o momento não consegui fazer com que os retornos soassem de forma natural, ou seja, com conforto sonoro. A forma que penso é que a mix nos fones deveria soar como que usando um monitor de palco, com ambiência inclusive.
Porém não consigo realizar bem essa tarefa, pois sempre sinto uma diferença muito grande do que ouço nos fones pro que realmente está acontecendo fora deles.
Estou certo em pensar uma mix dessa forma? Se estou, como faço pra consegui-la? Tenho pensado/tentado fazer essa sensação de "não estar usar fone" utilizando um mic shot gun e fazer dele como que o som base do retorno e apenas acrescentar bem aos poucos o que cada músico sentir falta.
Nessa minha ideia também não tenho muita ideia sobre o posicionamento dele, se próximo aos músicos (porque corresponderia à relação real do som externo que chega a eles), se direcionado ao público (para uma captação direta sobre o público) ou se no meio do salão (onde captaria uma mistura do público e do som das caixas). Nenhuma dessas 3 opções podem estar certas também rsrsrsr.
Mas então, o que me dizem a respeito?
Sei que a nossa resposta "padrão" (padrão porque sei que é verdade viu gente?) é que varia o gosto de cada um e etc, mas queria uma opinião de como vocês fazem pra ter esse conforto sonoro e o que me recomendariam.
Obrigado!