Mixagem dos instrumentos

Atalaia1973

New Member
Olá pessoal o fórum tem me ajudado muito, minha duvida é a seguinte o pessoal do louvor tá me cobrando que no som no PA tem que aparecer todos os instrumentos tocando. Mas eu vi tem músicas que os instrumentos aparecem só algumas vezes tipo violão guitarra etc...
Se alguém puder me dar umas dicas de mixagem ao vivo ou indicar algum material fico grato.
 
Olha, não entendi bem a sua dúvida... Os instrumentos não parecem porque os músicos não tocam, porque eles não liberam muito volume, porque o som deles no PA realmente está baixo, porque a música original (do CD que estão tocando) não tem esses elementos...

Por enquanto talvez possa te ajudar (ou não) com a minha própria experiência, onde tenho buscado esse resultado que envolve basicamente uma boa equalização. Pra isso ser bem resolvido (a sua satisfação com a sonoridade final) é preciso um sistema alinhado e bem equalizado de uma forma geral e você saber bem no tipo de som que você quer chegar. Além de tudo isso a acústica do local irá interferir bastante no que está procurando.

O ponto de estudo (pela minha experiência atual) está em saber captar e equalizar bem cada fonte sonora além de se ter um sistema alinhado.

Só não consigo elencar pra você somente um material de estudo, visto que cada fonte sonora (voz, instrumento, etc) tem uma particularidade na equalização que varia com o timbre de cada pessoa que canta/toca. Então minha dica por enquanto é: procure estudo sobre equalização.

É um trabalho de tentativa e erro, mas quanto mais estudo e mais vejo os efeitos desses estudos em prática, vejo que a cada tentativa tenho menos erros!
 
Obrigado Benko, minha duvida era saber se todos os instrumentos tem que estar sempre aparecendo na mix do PA, ou seja a banda tá tocando tem que estar todos os instrumentos sendo ouvidos no PA?
 
bom Atalaia,
Se o instrumento esta tocando o ideial que que o publico o escute, rssss.
No entanto muitas vezes o som do palco ( cubos,retornos,..., quando o local como o todo é pequeno) atingi o publico que esta ouvindo, onde você pode apenas suprir as faltas com o PA.
Exemplo, na minha igreja os instrumentos ficam só nos retornos, no PA coloco só as vozes.

Mais isso você tem que ir testando assim como disse nosso amigo @Benko, tentativas e erros que com o tempo irão ficando menos erro rsss.
Se ainda tiver duvida post ai que vamos conversando.

8) 8)
 
Última edição:
Olá!

Parte 1 da resposta:

Uma coisa que as pessoas esquecem, é que o cara da mesa de som (nós todos) não faz mágica. Um arranjo bem bem feito e uma boa execução por parte dos músicos, já é mais que meio caminho andado. Afinar bem seus instrumentos, escolher bem os efeitos e timbres, saber a hora de soltar a mão e de segurar a onda, não é tarefa do operador de áudio, é tarefa dos músicos. Muitos não conhecem nada de música e não sabem que ela também é feita de pausas.
Muito comum encontrar bandas onde teclado, guitarra e violão, por exemplo, estão tocando a mesma coisa, do começo ao fim da música (e muito mal tocado, ás vezes). Complica ou não complica nossa vida? A tendência é sempre que fique embolado e alguém reclame que não está ouvindo esse ou aquele instrumento, quando na verdade, ele está lá, escondido entre os outros. Enquanto isso alguém executa um baixo (com cordas velhas, lógico) que metralha notas desnecessariamente, juntamente com uma bateria desafinada, tocada também com um monte de exageros e, normalmente, de forma ensurdecedora. Alguém aí se identificou com a situação? Ops! Já ia esquecendo dos dez "cantores" que estão em cima do altar, cantando (mal) a mesma coisa.
Casos assim me ensinaram o valor incomensurável do botão "mute". Se não presta para ser ouvido, então é melhor que ninguém ouça mesmo.
 
Parte 2

Sugestões:
Guia de Mixagem 1 e 2 do Fábio Henriques
O Poder da Mixagem (esqueci o autor)

Você encontra os três livros nos sites musitec.com.br e backstage.com.br. Não são exatamente sobre mixagem ao vivo, mas te dão excelente noção de como trabalhar os sons. Gosto, especialmente do Guia de Mixagem 2, pois aborda cada um dos instrumentos de forma bem completa, incluindo equalização, compressão, efeitos, etc.
 
Obrigado Benko, minha duvida era saber se todos os instrumentos tem que estar sempre aparecendo na mix do PA, ou seja a banda tá tocando tem que estar todos os instrumentos sendo ouvidos no PA?

Então, o que se espera é que o som dos que estão se apresentando seja ouvido pelo público rsrsr. Se o público consegue ouvir por outros endereçamentos além a da PA é outro assunto... mas a premissa básica é: As pessoas vêem um cara tocando bateria e esperam ouvir um som de bateria. O mesmo com todo o restante. Se tiver um violão que não tá fazendo a menor diferença na banda, com atuação irrelevante, o caso não é sonorização mas como explicou o @andrecorrea é "problema" de ordem musical.

Se for essa mesmo a dificuldade, e pelo que me parece todos são quase aprendizes (esteja a vontade pra me corrigir se estiver enganado). Se for MESMO esse o caso, te adianto que você terá um loooongo caminho a percorrer JUNTO com todos eles! Um prazeroso caminho!

O crescimento da Igreja se dá em comunidade, através de seus membros. Sempre existirá aquele pessoal mais acomodado e outros mais interessados como você pra "resolver o problema" ou melhorar ministerialmente. Independente da situação, os dois lados devem caminhar juntos pra que ambos entendam as limitações pessoais e técnicas um do outro e favorecerem o crescimento mútuo.
 
Não Benko pelo contrário a minha dificuldade é porque são macacos velhos. Ai entra aquele outro probleminha "eu sempre fiz assim". kkkkk
 
O mascaramento de sons muitas vezes trazem consequências terríveis, e na igreja é muito comum por poluição sonora, muitos instrumentos usando a mesma faixa audível, e o cara não consegue se ouvir porque ele está competindo com os demais. A minha igreja é pequena, tem teclado, baixo, violão, guitarra e bateria. Eu toco violão, divido com uma menina, dou preferência a ela, pra poder ficar na mix, mas quando falta alguém, eu toco ou raramente pego a 2° guitarra. Até faço, mas tento sempre sair das mesmas regiões que estão os outros, senão só ajudo a piorar. Tem que ter consciência do que está fazendo, e aceitar opinião dos demais.
 
Back
Topo