Monitor de Palco - Power Play/ Fones In Ear

Olá pessoal, a paz de Deus a todos.

Participo de um grupo musical na Igreja, responsável pelos louvores congregacionais. Este grupo existe já a um bom tempo, porém sua estrutura de equipamentos esta um tanto quanto ultrapassada. Hoje temos retornos de palco em caixas o que "embrulha" muito o som com as caixas/cubos dos instrumentos.
Este ano de 2016 estamos fazendo uma reformulação em todos os sentidos, mas principalmente nos equipamentos de áudio.
E como primeiro passo gostaríamos que cada vocalista (5 pessoas) tivesse seu retorno individual (fone). Sendo assim vendo na internet soluções e alternativas para esta questão encontramos um aparelho chamado "Power Play" da Behringer. Pelo que vi ele é capaz de receber dados da mesa de som, e distribuí-lo para cada fone conforme ajuste do usuário.
Estamos bem limitados quanto ao conhecimento deste equipamento, e por este motivo abro esse tópico para pedir ajuda dos amigos que já conhecem este aparelho.
Pedimos dicas de uso, e macetes gerais.

Outro detalhe é sobre os fones, estamos fazendo uma cotação do modelo "Shure SE-215". Gostaria de receber recomendações do mesmo, e também outras opções que já foram usadas pelos amigos e aprovadas. Lembrando que inicialmente iremos utilizar para os vocalistas. podendo ampliar para os instrumentistas.

Agradeço desde já a ajuda.

Grande abraço!
 
Amém Leandro, olha existem várias formas de utilização do power play.
Vou te dizer como uso no meu PA.
O modelo que uso é o HA 4700 com 4 canais na frente, eu pego o sinal de um Output do Auxiliar da mesa e jogo no Power Play, assim voçe já tem 4 retornos (fones) , o sinal vai sair mono mas voçe tem um botão em cada canal do power play para colocar o sinal em stereo.
OBS: voçe pode usar as saidas traseiras também, assim voçe terá 8 canais.
Espero ter ajudado.
 
Muito Obrigado pelo retorno.
Gostaria de saber se é possível neste sistema a seguinte situação. (microfone do cantor A, mais alto para o fone de ouvido do cantor A) ou então por exemplo (todos os canais audíveis para o fone porém para o fone do cantor A, teclado mais alto)?

no aguardo

obrigado
 
Leandro, o powerplay analógico tem dois modelos: o HA4700 e o HA8000.

O HA4700 permite uma mixagem do "mais do meu". O princípio é o seguinte: você conecta o retorno geral na entrada principal, e em cada um dos canais você conecta a segunda fonte de áudio. Através de um botão no painel você controla se ouve mais o principal (todos os instrumentos) ou a segunda fonte (uma voz ou instrumento isolado). Esse possui apenas 4 canais.

No HA8000 você não tem essa opção, você pode simplesmente conectar um sinal à entrada principal, que será distribuída a todos os canais, ou uma entrada direto no canal. Ao ligar diretamente no canal, ele corta o som da fonte principal nesse canal. Nesse caso, você precisa que o sinal já saia da mesa de som mixado para esse músico.

Existem no mercado outros aparelhos que funcionam como o HA4700 mas com 6 canais, como o Alto HPA 6.

Qual a sua mesa de som?
 
Leando:

O Shure SE-215 é um fone próprio para isso, com qualidade e preço alto (comparado com a média do que vemos nas igrejas hoje).
Se bem que, qualidade sempre custa caro, não tem como fugir disso.
O preço vai de R$ 500,00 (Mercado Livre) à R$ 1.000,00 (Lojas - pesquisei na Playtech).
images

É um fone discreto, mas deixa o usuário isolado do ambiente (o que para alguns é bom e para outros é ruim).
Pode ser que algum vocalista tenha dificuldade em adaptar-se.

Um dos fones mais utilizados para este fim é o Koss - Porta Pro
koss-porta-pro.png

Como vc pode ver não tem nada de discreto (comparado com o Shure SE-215), mas, pelas suas características não isola o usuário do ambiente.
 
Amigo, porque usar suas mesas de som? Usar os retornos por fone na x32 te dará muita liberdade de uso, visto que ela tem 16 aux. Na mg166 o sistema não funcionará tão bem
 
Obrigado Ronaldo, porém tenho duvidas no que se refere a instalação e manuseio.
Por exemplo: os Microfones e instrumentos do grupo são ligados na mesa MG166, que manda para a X32 dois sinais. Um de Mic In (microfones) e outr de Line In (Instrumentos). ja o power play recebe o sinal da X32 e distribui para os fones.

esta correto meu exemplo, ou sugere outros meios?

agradeço
 
Leandro, boa tarde. Creio que o ideal, seria colocar os microfones direto na X32, e usar um auxiliar para cada canal do amplificador de fones, direcionado o que a pessoa quiser ouvir em maior ou menos intensidade na saída auxiliar que vai para o Powerplay. Você tem 16 Aux, a não ser que sua mesa esteja completamente ocupada, é possível fazer.
 
Lukinha obrigado pela ajuda

A mesa X32 fica no fundo da Igreja aproximadamente uns 30 metros do palco.
Mas e se enviarmos via Medusa, os sinais de microfone e instrumentos para a X32. E pelos auxiliares da X32 enviamos para o Power Play.

Porém pelo que verifiquei as entradas do Power Play são em P10 e as saídas da Medusa em canal XLR. Adaptadores resolvem esta questão?
 
@Leandro Marques Vieira , você é próprio técnico da sua igreja ou você está coletando possibilidade de melhoras para repassá-lo? Ter uma X32 recebendo 2 sinais de um local de 30 metros me parece meio estranho. Acho que seu investimento mais imediato deveria ser a arrumação de equipamentos de modo que possibilite a mesa ter o controle real do que está acontecendo.

No mínimo, o que eu faria seria inverter a localização das mesas, deixando a X32 no palco, recebendo e tratando todos os sinais diretamente nela e DA X32 enviaria o sinal pra MG166 (caso tenha alguém controlando apenas pequenas necessidades, como volume ou eq geral de um grupo de equipamentos/vozes). Isso se vocês não dispõem de dinheiro para algo maior no momento.

Acredito que somente isso já trará uma qualidade maior ao som nos retornos e, sobretudo, na PA.

A X32 no palco te possibilitaria inclusive fazer os retornos individuais como deseja, já com a MG166 não.
 
@Benko Obrigado pelo Retorno

Como voce disse, não sou o técnico, estou apensas coletando informações para melhorias.
Também acho estranho, mas na atual conjuntura dos fatos não poderemos mudar a mesa de local.

O que você acha da minha sugestão: se enviarmos via Medusa, os sinais de microfone e instrumentos para a X32. E pelos auxiliares da X32 enviamos para o Power Play.

Abraço
 
Controle deve estar com o operador. Põe tudo na x32. Manda os aux para o powerplay no palco. Um tablet ou notebook via rede pode fazer a mix dos retornos, caso queira ter alguém dedicado para isso.

Sent from my ASUS_Z00AD using Som ao Vivo mobile app
 
O @Fabio_Portella fez pra você uma análise dos fones e suas características. Eu como cantor prefiro o uso de um in ear como o SE215, inclusive o tenho. O fato de ser in ear me faz "perceber" (me faltam termos técnicos pra descrever melhor) melhor minha própria voz, mas ele realmente isola bastante o ambiente e isso pode ser um grande dificultador para quem está de frente no louvor. Ele não ouvirá a resposta da assembléia adequadamente, não haverá uma interação boa nesse sentido exatamente pela falta do ambiente (que pode ser melhorada com um microfone exclusivo para essa captação).

Enquanto músico eu gosto também do Porta Pro, pois colocar e retirar para eventuais comunicações no palco é mais tranquilo e tem uma ótima sonoridade, além de permitir uma melhor referência do ambiente.

Minha resposta foi um mais do mesmo, mas..... rsrsr
 
Obrigado mais uma vez @Benko . e @Fabio_Portella pela ajuda.

Essa falta do som ambiente pode prejudicar o entendimento com a assembleia como voce disse.
porém andei vendo que os fones da xtremeears vem com um dispositivo que permite o usuario ter esse ambiente tambem em um fone In ear
 
Back
Topo