Monitor e PA juntos, mas em layers diferentes

ronewdo

Member
Olá...

Bom, não ví um local pra postar isso, se estiver no local errado, por favor moderadores mudem pro local certo. Olha só, o que acham da idéia de fazer PA e monitor numa mesa só (m-400), só que mandando a fonte sonora pra dois canais, canal 01 e canal 30 sitado em outra layer, sendo assim mandando um canal 01 pro PA, e o outro canal 30 pro monitor? Dá certo, é vantagem fazer isso em todos os instrumentos e vozes? Terei um regulagem de eq, compressor e etc pro PA e outra diferente pro monitor. É válido isso ? Porque as vezes o som fica bom no fone do cara, mas no PA fica ruim demais, isso seria uma solução ?

Fiquem com Deus
Rone
 
É valido sim...
Muita gente usa já usa isto até mesmo em outras mesas.
Na última webnar da GIGPLACE o kalunga falou sobre isto fazendo alusão a uma atualização que a VENUE recebeu.

Funciona desta forma mesmo que você falou e tem estas vantagens de poder timbrar diferente para PA/MONITOR.
 
Ola ronewdo,

Eu utilizo dessa forma chamo de dobrar a mesa, mas uso na 01V96 pra mim que uso 16 canais e tenho o ADA sobrando teve uma funcionalidade tremenda pois equalizo o P.A de uma forma e o monitor de outra totalmente diferente, posso brincar com a mixagem do PA sem que os musicos fiquem me torrando os "Pacová" dizendo que o som nos fones monitores estao ruins.

Outro ponto forte é poder colocar o compressor na voz do preleitor sem que saia no monitor dele, os demais da mesma forma !


Com Relacao a M400 e M480 nao tenho nenhuma experiencia com elas, quem sabe o David Fernandes ou outros usuários da Roland !


Abraços
 
Pow, valew pelas respostas. Já me ajudaram bastante. O meu único problema é que não conseguirei dobrar todos os instrumentos. Só a percurssão que não conseguirei dobrar e os mic's sem fio (são 2) que são usados normalmente pelos pastores e eles não pedem nada, só volume mesmo, nem sabe se tá bom, se tá sem grave ou agudo a gente que vai lá ouvir e verificar se tá bom. Mas o restante dá pra dobrar fácil. Vou fazer isso e ver o resultado e posto aqui..

Valew pelas respostas.
Rone
 
Vinicius busc'art disse:
Ola ronewdo,

Eu utilizo dessa forma chamo de dobrar a mesa, mas uso na 01V96 pra mim que uso 16 canais e tenho o ADA sobrando teve uma funcionalidade tremenda pois equalizo o P.A de uma forma e o monitor de outra totalmente diferente, posso brincar com a mixagem do PA sem que os musicos fiquem me torrando os "Pacová" dizendo que o som nos fones monitores estao ruins.

Outro ponto forte é poder colocar o compressor na voz do preleitor sem que saia no monitor dele, os demais da mesma forma !


Com Relacao a M400 e M480 nao tenho nenhuma experiencia com elas, quem sabe o David Fernandes ou outros usuários da Roland !


Abraços
Como se faz essa dobra de canal na O1V96?

Tem como dobrar o canal e colocar um enviando sinal para o PA (saída estereo) e outro pra uma saída auxiliar (aonde estão meus retornos)?
 
andregui7 disse:
Tem como dobrar o canal e colocar um enviando sinal para o PA (saída estereo) e outro pra uma saída auxiliar (aonde estão meus retornos)?
Não entendi sua dúvida... Você está perguntando EXATAMENTE o que ele perguntou no tópico?
 
gabriel_equalize disse:
andregui7 disse:
Tem como dobrar o canal e colocar um enviando sinal para o PA (saída estereo) e outro pra uma saída auxiliar (aonde estão meus retornos)?
Não entendi sua dúvida... Você está perguntando EXATAMENTE o que ele perguntou no tópico?
Na verdade queria saber como se faz essa dobra na O1V96.
 
No Patch da mesa.
Se você entender como funciona o Patch, fica fácil entender essa duplicação.
Se não entende como funciona o Patch, é uma ótima oportunidade de aprender :D

Se eu passasse a receitinha de bolo aqui, até funcionaria, mas você ia se embolar no dia-a-dia.
Melhor dar uma fuçada e aprender direitinho.
 
gabriel_equalize disse:
No Patch da mesa.
Se você entender como funciona o Patch, fica fácil entender essa duplicação.
Se não entende como funciona o Patch, é uma ótima oportunidade de aprender :D

Se eu passasse a receitinha de bolo aqui, até funcionaria, mas você ia se embolar no dia-a-dia.
Melhor dar uma fuçada e aprender direitinho.
Ok, vou verificar.
 
JÁ "dobrei" a mesa inclusive em analógicas, retirando o sinal de inserts, pelo menos para as vozes, em uma Mackie 32 VLZ que eu tinha. As pessoas achavam estranho, cheio de fios atrás da mesa parecendo um central telefônica, uma porção de cabos curtos com as duas pontas ligadas na mesma mesa... Bons tempos...
 
Ronewdo.

Como várias pessoas já disseram, é possível sim e muita gente usa assim. Só tenho duas considerações:

  1. Dá muito mais trabalho e vc precisará de uma readequação mental no seu modo de operar a mesa;
  2. O ganho será o mesmo para os dois canais duplicados. Se alterar um, altera o outro. Se vc precisar aumentar ou diminuir o ganho de apenas um canal (dos que foram duplicados), use o ganho digital.

[]'s
 
eu trabalho com uma m-300 e infelismente uso todos os canais, mais como utilizo um PHA4700, se eles sentirem alguma diferença eles mixam no PHA e pronto, geralmente rola ensaio no sábado e quando chega no domingo, muda pouca coisa ai eles tiram a difernça no PHA
 
Valew pelas informações galera.
David Fernandes disse:
Ronewdo.

Como várias pessoas já disseram, é possível sim e muita gente usa assim. Só tenho duas considerações:

  1. Dá muito mais trabalho e vc precisará de uma readequação mental no seu modo de operar a mesa;
  2. O ganho será o mesmo para os dois canais duplicados. Se alterar um, altera o outro. Se vc precisar aumentar ou diminuir o ganho de apenas um canal (dos que foram duplicados), use o ganho digital.

[]'s

Então, eu estava pensando nisso também, na parte mental da coisa, pois vai mudar o modo de operar da mesa, e isso será só na minha cena, na dos demais fica normal. E essa dica do ganho eu nem tinha pensado no ganho digital que ela tem mesmo, aí nem preciso mexer no outro, mexo na atenuação que já é um adianto. Antes de mandar pra mesa, coloquei tudo no papel e deu pra fazer em todos menos nos 5 canais da percurssão, mas também nem tem problema. Porque assim, as vezes aparece uns caras lá com umas pedaleiras de baixo e guitar que nem tá timbrada e no fone tá lindo, mas no PA fica ruim demais, assim eu deixo ele com o gosto dele e o Pa fica com o meu de acordo com a acústica que ainda é meio ruim.. Mas vou botar em prática e testar...
Valew pelas respostas de todos.
Fiquem com Deus
Rone
 
Rone.

Levando-se em consideração, que os canais utilizados para retorno não terão seus faders levantados, como precaução, inverta a fase em todos os canais replicados. Por exemplo: o sinal que vem da entrada 1 do REAC A entra no canal 1 e 25 da mesa. Inverta a fase do canal 25 e assim sucessivamente. Isso vai impedir, que por engano, vc levante o fader de um canal, cujo sinal esteja replicado em outro já com o fader aberto, e provoque microfonia.

Se acontecer de vc levantar os faders de dois canais com o mesmo sinal, haverá um cancelamento de fase e o volume vai diminuir. Isso chamará sua atenção, indicando que algo está errado. Mas é melhor o som sumir por alguns instantes do que ocorrer microfonia, concorda?

[]'s
 
David Fernandes disse:
Rone.

Levando-se em consideração, que os canais utilizados para retorno não terão seus faders levantados, como precaução, inverta a fase em todos os canais replicados. Por exemplo: o sinal que vem da entrada 1 do REAC A entra no canal 1 e 25 da mesa. Inverta a fase do canal 25 e assim sucessivamente. Isso vai impedir, que por engano, vc levante o fader de um canal, cujo sinal esteja replicado em outro já com o fader aberto, e provoque microfonia.

Se acontecer de vc levantar os faders de dois canais com o mesmo sinal, haverá um cancelamento de fase e o volume vai diminuir. Isso chamará sua atenção, indicando que algo está errado. Mas é melhor o som sumir por alguns instantes do que ocorrer microfonia, concorda?

[]'s
Puxa vida, por isso que eu agradeço a Deus pela vidas de vocês, cada dia é uma nova informação que aprendo por aqui. Realmente é melhor baixar o som do que vir a microfonia na orelha. Vou fazer isso com certeza. Quinta feira passada, nós realinhamos o PA, agora ficou muito legal, a reverberação sumiu uns 80% só de descer 1 metro. Passamos um analisador de espectro e o que nos preocupa é o 63hz que não tem jeito, temos que abaixar um pouco ele, e pra resolver só com solução acústica mas tivemos um ganho legal, ganhamos também uma fatia maior de alcance das caixas em lugares onde não estava chegando som. Depois eu posto as fotos de como ficou.... Valew pelas dicas

Fica com Deus
Rone
 
Back
Topo